Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

18 de junho de 2007, segunda-feira

Artplan, Quê, Publicis e Script garantem o Rio nos shortlist

"Roy Lichtenstein. Venha ver de perto", da Quê para o MAM-RioDivulgados os shortlist de Radio, Direct, Mídia, Radio, Outdoor e Press, o Rio de Janeiro conseguiu emplacar 9 peças, sendo 3 delas da Script, para uma campanha da Surfrider Foundation, na área do Press Lions, e 3 da Publicis, que aparecem na lista como sendo de São Paulo, para a Gráfica DRQ
Outras duas foram para a Artplan, com a ação de fachadas do Banco do Brasil, na área de Media Lions, e a peça "Rage", da Eurocolchões. Fechando a lista do Rio, Quê emplacou uma peça para o Museu de Arte Moderna, promovendo a exposição de Roy Lichtenstein (ilustração acima).
No total (peças de campanhas contam com uma medalha), o Brasil ficou com 19 finalistas em Outdoor, 39 em Press, 1 em Rádio, 13 em Direct, 2 em Promo e 13 em Mídia.
Vejam a seguir todos os trabalhos brasileiros nos shortlists de Cannes divulgados até o momento. Para facilitar a consulta, ordenamos pelo nome da agência em primeiro lugar. (ME)

RADIO LIONS – SHORTLIST DO BRASIL 

AGÊNCIA

TÍTULO

CLIENTE

PRODUTO

PRODUTORA

TALENT PROPAGANDA SP*

BLUES

SEMP TOSHIBA

ULTRA BASS AUDIO SYSTEM

A VOZ DO BRASIL SP

TALENT PROPAGANDA SP*

HARD CORE

SEMP TOSHIBA

ULTRA BASS AUDIO SYSTEM

A VOZ DO BRASIL SP

TALENT PROPAGANDA SP*

RAP

SEMP TOSHIBA

ULTRA BASS AUDIO SYSTEM

A VOZ DO BRASIL SP

 DIRECT LIONS – SHORTLIST DO BRASIL

AGÊNCIA

TÍTULO

CLIENTE

PRODUTO

ARTPLAN RIO

PAGE

EUROCOLCHÕES MATRESSES

MATTRESS STORE

BUZZ SP

COOL

DHL

THERMO EXPRESS DELIVERY SERVICE

FALLON SP

PORTFOLIO

FALLON SP

ADVERTISING AGENCY

LEO BURNETT BRASIL SP

FOOTBALL – JOY FOR ALL

LEO BURNETT BRASIL

FOOTBAL PHOTO EXHIBITION

MATOSGREY/G2 SP

FREEDOM BOX

GRUPO IZZO

HARLEY-DAVIDSON

MATOSGREY/G2 SP

FREEDOM BOX

GRUPO IZZO

HARLEY-DAVIDSON

McCANN ERICKSON BRASIL SP

T-SHITS.COM

YAZIGI

ENGLISH SCHOOL

SALEM SP

NETWORK

CPM/CISCO

NETWORK SOLUTIONS

SALEM SP

SHOTS

EDITORA ABRIL

GREAT WARS COLLECTION

SALEM SP

DEATH CERTIFICATE

UNICEF

BRAZILIAN INFANT MORTALITY AWARENESS

SUN MRM WORLDWIDE SP

WHAT IS MORE SHOCKING?

AACD

HANDICAPPED CHILDREN'S CHARITY

SUN MRM WORLDWIDE SP

CLUB MED AGE REVERSE

CLUB MED

TOURIST RESORTS

WUNDERMAN BRASIL SP

FACES ALL TERRAINS

LAND ROVER

LAND ROVER FREELANDER 2

PROMO LIONS – SHORTLIST DO BRASIL

AGÊNCIA

TÍTULO

CLIENTE

PRODUTO

LODUCCA SP

LOCKS

FORT KNOX

HOME SECURITY SERVICES

McCANN ERICKSON BRASIL SP

T-SHIRTS

YAZIGI

ENGLISH SCHOOL

MEDIA LIONS – SHORTLIST DO BRASIL

AGÊNCIA

TÍTULO

CLIENTE

PRODUTO

AGENCIACLICK SP

THE FIRST EVER INTERACTIVE CINEMA CAMPAIGN

FIAT AUTOMOVEIS

FIAT IDEA ADVENTURE

ARTPLAN RIO

ENTRANCE BANNERS

BANCO DO BRASIL

BANK

B\FERRAZ FULL PROMOTION SP

EQUALIZER BUILDING

AMBEV

ELECTRONIC MUSIC FESTIVAL

B\FERRAZ FULL PROMOTION SP

SKOL BEATS EQUALIZER BUILDING

AMBEV

SKOL BEATS ELECTRONIC MUSIC FESTIVAL

F/NAZCA S&S SP

MUB SKATEBOARD

NIKE

NIKE SB

LEO BURNETT BRASIL SP

SHOPPING

BOEHRINGER INGELHEIM DO BRASIL

MUCOSOLVAN COUGH SYRUP

LODUCCA SP

FABRIC

KM CASA

COQUEL LAUNDRY DETERGENT

LODUCCA SP

ALARM BELT

FORT KNOX

SECURITY COMPANY

MPM PROPAGANDA SP

EXCLUSIVE TRAFFIC FM

SULAMÉRICA

CAR INSURANCE

SANTA CLARA SP

FUNK

SOM LIVRE

SOM LIVRE MUSIC CD

TALENT SP

I@SONYERICSSON

SONY ERICSSON

SONY ERICSSON MOBILE PHONES

TALENT SP

THE WORLD'S LARGEST PORTRAIT

SONY ERICSSON

SONY ERICSSON MOBILE PHONES

TBWA\BR SP

DAY OF THE FRIEND

PEDIGREE

DOG FOOD

OUTDOOR LIONS – SHORTLIST DO BRASIL

AGÊNCIA

TÍTULO

CLIENTE

PRODUTO

ALMAPBBDO SP

IF YOU WERE IN A JETTA......

VOLKSWAGEN

VW JETTA

BORGHIERH/LOWE SP

WHALE

MILK PRODUCERS ASSOCIATION

MILK

DDB BRASIL SP

CHEERLEADER

EDITORA REFERENCIA

YOUNG CREATIVES COMPETITION

DDB BRASIL SP

SWIMMING POOL

EDITORA REFERENCIA

YOUNG CREATIVES COMPETITION

DDB BRASIL SP

TYPEWRITER

EDITORA REFERENCIA

YOUNG CREATIVES COMPETITION

DDB BRASIL SP

MONSTER

TERRA PORTAL

MULTIPLAYER GAMES

DDB BRASIL SP

GIRAFFE

ZOO SAFARI

ZOO SAFARI

DDB BRASIL SP

LION

ZOO SAFARI

ZOO SAFARI

DDB BRASIL SP

TIGER

ZOO SAFARI

ZOO SAFARI

DDB BRASIL SP

ZEBRA

ZOO SAFARI

ZOO SAFARI

F/NAZCA S&S SP

CHEMISTRY GENIUS

CAFÉ SUPLICY

COFFEE

F/NAZCA S&S SP

EMPLOYEE OF THE MONTH

CAFÉ SUPLICY

COFFEE

F/NAZCA S&S SP

MOGUL

CAFÉ SUPLICY

COFFEE

F/NAZCA S&S SP

ACID

PLASTIK

TOYS

F/NAZCA S&S SP

CHERNOBYL

PLASTIK

TOYS

F/NAZCA S&S SP

LITTLE FLOWER

PLASTIK

TOYS

F/NAZCA S&S SP

ROTTEN EGG

PLASTIK

TOYS

F/NAZCA S&S SP

WAR

PLASTIK

TOYS

FALLON SP

INVENTING

FALLON SÃO PAULO

ADVERTISING AGENCY

FALLON SP

SIMPLIFYING

FALLON SÃO PAULO

ADVERTISING AGENCY

FALLON SP

UNDERSTANDING

FALLON SÃO PAULO

ADVERTISING AGENCY

FAMIGLIA SP

FAT LADY

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN SURF FESTIVAL

FAMIGLIA SP

GANGSTERS

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN SURF FESTIVAL

FAMIGLIA SP

MISSILE

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN SURF FESTIVAL

FISCHER AMERICA SP

FIRE ENGINIE

NIVANA

TRAVEL AGENCY

FISCHER AMERICA SP

TRUCK

NIVANA

TRAVEL AGENCY

FISCHER AMERICA SP

BEATLES

PANASONIC

CAR AUDIO

FISCHER AMERICA SP

KISS

PANASONIC

CAR AUDIO

FISCHER AMERICA SP

MACAW

PANASONIC

DVD THEATRE SYSTEM

FISCHER AMERICA SP

MANSON

PANASONIC

CAR AUDIO

FISCHER AMERICA SP

MONKEY

PANASONIC

DVD THEATRE SYSTEM

FISCHER AMERICA SP

PANDA BEAR

PANASONIC

DVD THEATRE SYSTEM

FISCHER AMERICA SP

TURTLE

PANASONIC

DVD THEATRE SYSTEM

FISCHER AMERICA SP

WHALE

PANASONIC

DVD THEATRE SYSTEM

JWT BRASIL SP

SUPERMAN ELEVATOR

WARNER BROS.

SUPERMAN MOVIE

LEW LARA SP

NIRVANA

PHILCO

CLOCKS

LEW LARA SP

SPAIN

PHILCO

DVD PLAYERS

McCANN ERICKSON BRASIL SP

CHOPPER

SALVATION ARMY

CHARITY

NEOGAMA/BBH SP

BEDROOM

ADESF

SMOKING AWARENESS

NEOGAMA/BBH SP

BOOKCASE

ADESF

SMOKING AWARENESS

NEOGAMA/BBH SP

KITCHEN

ADESF

SMOKING AWARENESS

NEOGAMA/BBH SP

RED SOFA

ADESF

SMOKING AWARENESS

PUBLICIS BRASIL SP

BUSH

ARNO

BLENDER

PUBLICIS BRASIL SP

CLINTON

ARNO

BLENDER

PRESS LIONS – SHORTLIST DO BRASIL

AGÊNCIA

TÍTULO

CLIENTE

PRODUTO

ALMAPBBDO SP

DELICATE AND FEMININE THINGS

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS SLIM

ALMAPBBDO SP

DEMOCRACY

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS FLIPFLOPS

ALMAPBBDO SP

FLOWERS

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS FLIPFLOPS

ALMAPBBDO SP

HAVAIANAS MAKE YOU MORE

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS SLIM

ALMAPBBDO SP

IDEAL FOR SEDUCTION

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS SLIM

ALMAPBBDO SP

IF HE PRAISES YOUR EYES

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS SLIM

ALMAPBBDO SP

MILLIMETERS THINNER

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS SLIM

ALMAPBBDO SP

SHOES SAY A LOT

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS FLIPFLOPS

ALMAPBBDO SP

SIZE OF THE STRAPS

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS SLIM

ALMAPBBDO SP

SOUTHERN HEMISPHERE

SP ALPARGATAS

HAVAIANAS FLIPFLOPS

DDB BRASIL SP

GOSH

MASP MUSEUM

MUSEUM

DDB BRASIL SP

REALLY

MASP MUSEUM

MUSEUM

DDB BRASIL SP

WOW

MASP MUSEUM

MUSEUM

DDB BRASIL SP

ARMY

TERRA PORTAL

NEWS CHANNEL

DDB BRASIL SP

GRASS

TERRA PORTAL

WEB PARENTAL CONTROL

DDB BRASIL SP

LAKE

TERRA PORTAL

WEB PARENTAL CONTROL

DDB BRASIL SP

LINE

TERRA PORTAL

NEWS CHANNEL

DDB BRASIL SP

SKY

TERRA PORTAL

WEB PARENTAL CONTROL

DDB BRASIL SP

GIRAFFE

ZOO SAFARI

ZOO

DDB BRASIL SP

LION

ZOO SAFARI

ZOO

DDB BRASIL SP

TIGER

ZOO SAFARI

ZOO

F/NAZCA S&S SP

ARMANI

FORD MODELS

MODEL AGENCY

F/NAZCA S&S SP

GUCCI

FORD MODELS

MODEL AGENCY

F/NAZCA S&S SP

PRADA

FORD MODELS

MODEL AGENCY

F/NAZCA S&S SP

CHRIS

PERFECT

PLASTIC SURGERY

F/NAZCA S&S SP

WENDY

PERFECT

PLASTIC SURGERY

F/NAZCA S&S SP

ACID

PLASTIK

PLASTIK TOYSTORE

F/NAZCA S&S SP

LITTLE FLOWER

PLASTIK

PLASTIK TOYSTORE

F/NAZCA S&S SP

ROTTEN EGG

PLASTIK

PLASTIK TOYSTORE

F/NAZCA S&S SP

WAR

PLASTIK

PLASTIK TOYSTORE

F/NAZCA S&S SP

ALLIGATOR

SOS MATA ATLÂNTICA FOUNDATION

NATURE PRESERVATION

F/NAZCA S&S SP

JAGUAR

SOS MATA ATLÂNTICA FOUNDATION

NATURE PRESERVATION

F/NAZCA S&S SP

MONKEYS

SOS MATA ATLÂNTICA FOUNDATION

NATURE PRESERVATION

F/NAZCA S&S SP

SLOTH

SOS MATA ATLÂNTICA FOUNDATION

NATURE PRESERVATION

F/NAZCA S&S SP

PAEDOPHILE

TEMPEST

INTERNET SECURITY

FAMIGLIA SP

FAT LADY

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN SURFING FESTIVAL

FAMIGLIA SP

GANGSTERS

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN SURFING FESTIVAL

FAMIGLIA SP

MISSILE

SCHINCARIOL

NOVA SCHIN SURFING FESTIVAL

FISCHER AMERICA SP

MECHANICAL BULL

PANASONIC

LUMIX DIGITAL CAMERA

FISCHER AMERICA SP

PANDA BEAR

PANASONIC

DVD THEATER

FISCHER AMERICA SP

POLICEMAN

PANASONIC

CAR AUDIO

FISCHER AMERICA SP

TREADMILL

PANASONIC

LUMIX DIGITAL CAMERA

FISCHER AMERICA SP

WASHING MACHINE

PANASONIC

LUMIX DIGITAL CAMERA

JWT BRASIL SP

ADAM

KRAFT FOODS

ROYAL BLEND TEA

JWT BRASIL SP

EVE

KRAFT FOODS

ROYAL BLEND TEA

LEO BURNETT BRASIL SP

DO NOT PRESS THE RED BUTTON

CLS

ENGLISH COURSE

LEO BURNETT BRASIL SP

RISK OF EXPLOSION

CSL

ENGLISH COURSE

LEO BURNETT BRASIL SP

CONTAINER

FIAT

FIAT DUCATO CARGO

LEO BURNETT BRASIL SP

COUPLE

FIAT

SKYWINDOW (SUNROOF)

LEO BURNETT BRASIL SP

FACTORY

FIAT

FIAT DUCATO CARGO

LEO BURNETT BRASIL SP

HANGAR

FIAT

FIAT DUCATO CARGO

LEO BURNETT BRASIL SP

LUMBER

FIAT

FIAT DUCATO CARGO

LEO BURNETT BRASIL SP

TOM CRUISE

FIAT

FIAT DARK-TINTED CAR WINDOWS

LEO BURNETT BRASIL SP

WOMAN

FIAT

SKYWINDOW (SUNROOF)

LEW LARA SP

ARGENTINA

PHILCO

DVD PLAYERS

LEW LARA SP

GOLDVILLE

PHILCO

TELEVISIONS

LEW LARA SP

PARKING

PHILCO

TELEVISIONS

LEW LARA SP

SKIPPING ROPE

PHILCO

CLOCKS

LEW LARA SP

STALINGRAD

PHILCO

TELEVISIONS

LEW LARA SP

USA

PHILCO

DVD PLAYERS

LODUCCA SP

PEELED

BERTIN COSMÉTICOS

OX AFTER SUN LOTION

LODUCCA SP

ZOOM OUT

MTV

NATURE DEVASTATION MESSAGE

MATOSGREY SP

FINES

GRUPO IZZO

DUCATI MOTORCYCLES

MATOSGREY SP

VEINS

GRUPO IZZO

HARLEY DAVIDSON

MATOSGREY SP

YANG

GRUPO IZZO

TRIUMPH MOTORCYCLES

McCANN ERICKSON BRASIL SP

SUBWAY

DORINA NOWILL FOUNDATION FOR THE BLIND

FUNDRAISING FOR THE BLIND

McCANN ERICKSON BRASIL SP

BEDROOM

YAZIGI

ENGLISH SCHOOL

McCANN ERICKSON BRASIL SP

CLOSET

YAZIGI

ENGLISH SCHOOL

McCANN ERICKSON BRASIL SP

DINING ROOM

YAZIGI

ENGLISH SCHOOL

NEOGAMA/BBH SP

BEDROOM

ADESF

ANTI-SMOKING MESSAGE

NEOGAMA/BBH SP

BOOKS

ADESF

ANTI-SMOKING MESSAGE

NEOGAMA/BBH SP

KITCHEN

ADESF

ANTI-SMOKING MESSAGE

NEOGAMA/BBH SP

LIVING ROOM

ADESF

ANTI-SMOKING MESSAGE

NEOGAMA/BBH SP

SHELF

ADESF

ANTI-SMOKING MESSAGE

NEOGAMA/BBH SP

TV

ADESF

ANTI-SMOKING MESSAGE

PUBLICIS BRASIL SP

ICONS

DRQ PRINTING HOUSE

PRINTING HOUSE

PUBLICIS BRASIL SP

KEYS

DRQ PRINTING HOUSE

PRINTING HOUSE

PUBLICIS BRASIL SP

MENU

DRQ PRINTING HOUSE

PRINTING HOUSE

PUBLICIS BRASIL SP

BENJAMIN FRANKLIN

MACKENZIE UNIVERSITY

UNIVERSITY

PUBLICIS BRASIL SP

LEONARDO DA VINCI

MACKENZIE UNIVERSITY

UNIVERSITY

PUBLICIS BRASIL SP

WINSTON CHURCHILL

MACKENZIE UNIVERSITY

UNIVERSITY

QUE COMUNICACAO RIO

ROY LICHTENSTEIN

MUSEUM OF MODERN ART - RIO

EXHIBITION

SCRIPT RIO

GARBAGE

SURFRIDER FOUNDATION BRAZIL

ENVIRONMENTAL AWARENESS

SCRIPT RIO

GREENHOUSE EFFECT

SURFRIDER FOUNDATION BRAZIL

ENVIRONMENTAL AWARENESS

SCRIPT RIO

SEWAGE

SURFRIDER FOUNDATION BRAZIL

ENVIRONMENTAL AWARENESS

TALENT PROPAGANDA SP

LIFE

DOE VIDA

ORGAN DONATION APPEAL

TALENT PROPAGANDA SP

DOVE

O ESTADO DE SÃO PAULO NEWSPAPER

CORPORATE IMAGE

Y&R SP

EVENTS

DAIMLERCHRYSLER

JEEP 65TH ANNIVERSARY

Y&R SP

BROCCOLI

PERDIX

BEEF BURGER

Y&R SP

CAULIFLOWER

PERDIX

BEEF BURGER

Artplan deve trazer o primeiro Leão para o Rio

Segundo ouvido na "Rádio Croissete", a emissora do boca-a-boca do calçadão de Cannes, o Brasil vai comemorar amanhã o anúncio de 3 Leões de Bronze no Media Lions, sendo um deles para a agência carioca Artplan, com o case das mudanças de fachadas do Banco do Brasil.
Este não é o primeiro prêmio do trabalho. Ele foi escolhido o Grande Prêmio de Case Promocional do 1º Prêmio Colunistas Promoção Brasília, julgado no início deste mês. Segundo a ficha técnica na época, a criação foi de Roberto Vilhena, Marcos Hosken, Gustavo Tirre, Sérgio Carvalho e Daniell Rezende, com atendimento de Flávia Freire e Ana Paula Sanchéz e aprovação de Werner Suffert. A produção foi da Novamente Produções e Eventos.
Também estariam com Leão os seguintes cases:
- "Exclusive Traffic FM", da MPM para a SulAmérica Seguros;
- "Shopping", da Leo Burnett para o xarope Mucosolvan, do Laboratório Boeringher. (ME)

O LONGO SHORT LIST

Acabei de chegar de uma longa peregrinação pela exposição das peças de Mídia Impressa e Outdoor. Ao todo foram 4 horas em pé lendo peça por peça. Minha cabeça está gigante.
O nível está muito bom, não excelente. Mas, achei melhor do que nos últimos anos.
Fato chato: várias agências entraram com continuações de campanhas que já ganharam anos anteriores.
Por exemplo, a campanha de luvas de borracha para mãos sensíveis da TBWA Paris veio de novo com outras execuções. A campanha de vidros à prova de barulho alemã, em que coisas barulhentas ficam pequenas do lado de fora da janela, veio pela terceira vez. Os caminhões comprimidos da DDB alemã pela estrada para falar do poder de ultrapassagem do motor Volkswagen.
Não são evoluções da idéia, não inovam, parece que sobraram do ano passado.
Dos pontos positivos, destaco a volta do Brasil a uma posição de liderança. Fomos o pais com mais peças em Mídia Impressa e o 4o. em Outdoor, que este ano estava mais puxada. Tem se feito muita coisa diferente para mídia exterior.
As peças brasileiras vieram mais maduras, conceituais e melhor produzidas. E criadas para clientes grandes, o que nos dá mais credibilidade.
Fiquei bem feliz também em ver o Rio brilhando de novo, e com peças competitivas.
O anuncio da Quê para a exposição do Lichtenstein é excelente, a campanha da Script para Surfrider também e a da Publicis para a Gráfica DRQ eu já tinha apontado como candidata. O que essas peças tem em comum? São simples sem deixarem de ser criativas. Nem foto elas têm. É o mercado carioca dando a volta, tocando samba em caixinha de fósforo.
Parabéns às agencias e incluo aí também a Artplan que vai tentar buscar dois prêmios em Mídia. Um deles com uma campanha que ficou na boca do povo e que vai ser lembrada por muito tempo: a das fachadas do Banco do Brasil. Há muito tempo isso não acontecia, uma sucesso de público como esse vir brigar em Cannes.

UM "ROLÊ" PELO "PALÉ".

Quem lê a Fenêtre já conhece o esquema, passo lá, vejo, fotografo, sem muita preocupação. Não acho que essas sejam mais ou menos favoritas. Só me deram vontade de clicar quando eu passei por elas.
Curti essa campanha da Fischer para o som que não deixa a sua musica pular da Panasonic. E ainda tem execuções com o Kiss e o Marilyn Manson.
Simples e ótima idéia de mídia outdoor da Y&R Amsterdam. Já pensou em ganhar um Leão com um homem-sanduíche?
A Lowe Mumbai pegou todos os avisos das embalagens de cigarro que rodam o mundo falando dos males do tabaco e fechou com um titulo simples e forte: Fumar Causa Cegueira.
Na verdade não achei taaaanta graça nesta ação de colocar os adesivos de cofre nas latinhas de comida para ajudar quem tem fome. Achei curioso foi o nome do produto ser Koo e a ação ter a ver com cofrinhos.
Já essa idéia é genial: anunciar os carrinhos Smart, famosos pela estabilidade nas curvas, na lateral das tampinhas de rosca dos refrigerantes.
ó Mais carrinhos. Adesivos de chão da Ogilvy México para vender os Matchbox.
Este jornal sueco colocou persianas nos mobiliários urbanos, ao virar o leitor via o outro lado da notícia sobre as eleições no país.
Vem da Inglaterra o primeiro outdoor que usa um moinho de vento para gerar sua própria energia.
Esteira de aeroporto para anunciar o Cassino de Veneza.
Mais uma idéia simples e genial: agora um painel virado para dentro da obra para vender o Peugeot feito para quem precisa de um carro utilitário para o trabalho pesado.
A campanha da DM9 para o Terra Notícias também me chamou a atenção. O conceito é "E de repente você passou a entender melhor o mundo."
E os argentinos não são só bons em filmes não. Cresceram este ano a participação deles em mídia impressa. E com peças boas como este anúncio da CraveroLanis para o Café Noir.
Um dos meus preferidos. A JWT Amsterdam fez um seqüencial para vender dois produtos da Bic. Primeiro a caneta que faz uma barba e um bigode na foto. Depois o aparelho de barbear. Uma foto de banco de imagem, uma caneta, uma marquinha e um pack-shot. Só.

Para fechar, uma peça que, com as pessoas com quem conversei, vem sendo apontadas como forte candidata à ouro e, quem sabe, Grand Prix.
É da DDB Paris para o Canal de Notícias France 24h (Valeu, Junger), essa imagem mixuruca não vai deixar você ver direito, mas os anúncios, que levam a assinatura "Além da Notícia" mostram engrenagens com problemas que movem outros: um político, a fome, a doença e assim por diante.

Porém, fiquei com a impressão de que tudo está tudo muito nivelado. Ninguém está sobrando na turma, como aconteceu com a TBWA no ano passado ou com a Almap anos atrás. Esperem o inesperado.

OS FINALISTAS BRASILEIROS PELO MUNDO

Confira alguns dos brasileiros que trabalham no exterior e fizeram bonito, garantindo presença entre os finalistas de Cannes.

PORTUGAL


O diretor de arte William Silva, ex-FCB, já faturou bronze em Direct pela ótima ação Táxi para Antral.
Se não aparecer aí em cima, veja a ação Táxi aqui: http://www.youtube.com/watch?v=3aA-RD-UFL4
Sergio Lobo, da Leo Burnett colocou sua campanha (3 peças) campanha para a Corbis em duas categorias, Press e Outdoor.
Tico Moraes, da Y&R Portugal, marca presença com o anúncio EarthQuake para AMI.

ESPANHA


Leandro Cacioli, da Contrapunto Madri e que representou o Brasil no Young Creatives garantiu pelo menos 4 (ainda não consegui confirmar se houve mais) dessa campanha para os preçoes que não vão durar do Smart (ótimo varejo).
Ah, ele também formou a dupla que ganhou Bronze no YCs competition.

COLÔMBIA


A dupla Carlos Ia Murad e Otavio Schiavon colocaram 6 em Press & Outdoor pela Leo Burnett Bogotá. Incluindo este anuncio impresso em folha de bananeira para a Toyota que deve sair daqui com um leãozinho na mala.

EUA


O redator e diretor de criação Ícaro Doria, da Saatchi NY, já tem 7 peças no short list. Entre elas a campanha "Difiícil de tirar" para o fio dental da Crest que, por vir de vários prêmios internacionais, vem sendo apontada como favorita à ouro. Ou mais.
E deve ter mais coisa por aí. Assim que eu for descobrindo, vou informando. Quem souber e quiser participar da cobertura, pode ficar à vontade.

JA CI BORRÔ

Já ta dando nhaca aqui em Cannes. Ouvi de duas pessoas, citando casos diferentes que alguns jurados estrangeiros andam com o pé atrás com peças brasileiras com qualquer indício de terem sido criadas, adaptadas ou ampliadas para festival.
Exemplos: clientes pequenos com campanhas extensas ou muito caprichadas, peças que abordam temas polêmicos, cases que indicam repercussões muito grandes, banners bons mas que demoram a carregar. Na dúvida, mandam para a vala. Ou seja: poderíamos ter ido mais longe nos finalistas.
Ainda há pouco o jurado brasileiro de Direct, Flavio Salles, da Sun MRM, passou soltando os cachorros e dizendo que o processo da categoria dele "não foi sério" por culpa do presidente do seu júri. Ai, ai, ai.

ESMOLA GRANDE

O pessoal do Festival tem recebido muito bem a imprensa, aqui. Até jornalistas de quinta categoria como este que vos escreve.
Recebi a credencial Tipo A que dá acesso a tudo, fui reconhecido pelas assessoras de imprensa (o que sera que eu fiz enquanto estava bêbado no ano passado, meu Deus?) e a sala de imprensa praticamente dobrou de tamanho. Uma beleza. Só não temos o mesmo tratamento que os japoneses que, sei lá porque, tem um guichê especial para se inscreverem e não enfrentam essa mega fila aí da foto.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2007.