Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

19 de junho de 2007, terça-feira

MAIS ANIMADO QUE CACHORRO EM PERNA DE VISITA

Cannes é uma festa. Uma não, várias. E mesmo que não tivesse festa, os Youngs Brasileiros iam inventar uma. O grupo ontem tomou conta da Festa dos Youngs Holandeses, que tradicionalmente abre os serviços da esbórnia na riviera.
A festa estava lotada e nem o copinho de cerveja a 5 Euricos intimidou a sede da galera por diversão. Teve gringo que chegou a achar que a festa era nossa.
No evento, que rolou no Bar D’Okey, a poucos metros do Palais, conversei com o gente boa João Livi, da Talent, nosso jurado em Rádio. Quis saber sobre a diferença de nível entre o material de língua não inglesa e o material dos americanos e ingleses, já que nós temos que traduzir nossos spots para mandarmos. E mesmo assim, no short list, apareceram muitos paises de língua não-inglesa.
João disse que é na hora de distribuir os Leões que a diferença aparece mais. Contou também que apesar de quase 30% a mais de inscrições, o número de Leões deve ser 50% menor do que em 2006. E que não foi fácil chegar a um consenso sobre o Grand Prix que conheceremos logo mais.
Aliás, Cannes mexeu novamente na programação. A entrega dos prêmios de Rádio vai ser junto com Mídia e Outdoor, talvez para aumentar a audiência nesta cerimônia. Amanhã tem a entrega de Mídia Impressa e Cyber. E Sábado, Filmes.
Ontem tivemos Promo e Direct. Você foi? Pois é, o pessoal aqui também não.

MARTINEZ, SEMPRE O MARTINEZ

Brasileiros no Martinez Artplan, NBS, Margarida Filmes, Nuclear, YB, CGCom, DM9, Neogama...todo mundo bem representado no Martinez.
Depois da festa dos Holandeses, a procissão de Nossa Senhora do Pé na Jaca saiu em direção ao Hotel Martinez, também conhecido como Baixo Cannes. E a comemoração era da Artplan, por ter o primeiro leão desta edição confirmado.
Rodolfo Medina, sócio da agência e Roberto Vilhena, diretor de criação, estavam que nem pinto no lixo. Também se comentava a possibilidade de um bom resultado da Publicis, com um ou dois ouros em Press, mas ainda não sacramentados oficialmente.
Foi uma oportunidade para muita gente que não se encontra em seus mercados e no dia-a-dia das suas cidades bater um papo e tomar aquela cerveja quente e cara que só os franceses sabem fazer.

DR. JEKILL & MR.HYDE

Duas de um publicitário só na noite de ontem.
- Cara, entrei numa festa ontem aqui em Cannes e quem estava lá era a Paris Hilton!
- O que é isso? A Paris Hilton está presa, bicho!
- Está? Então de repente ela saiu da cadeia, deu um pulo aqui e voltou pra lá.

Um amigo apresentando um outro.
- Fulano, Beltrano... Beltrano, Fulano.
- Hello, nice to meet you.
- Nice to meet you too.
- Where are you from?
- Brasil.
- Brasil? Então porque você está falando inglês comigo, cara?
- Sei lá, olhei para você assim e achei que você era um desses caras importantes que estão por aí.

MANCHESTER AND ADVERTISING UNITED

Bobby Charlton e Fabio SeidlAcabei de chegar do Seminário do Manchester United apresentado pelo publicitário e Diretor Comercial da Marca, Lee Daley e por Sir Bobby Charlton, lenda do futebol britânico com quem tive a honra e a cara de pau de tirar essa foto como papagaio de pirata. Valeu, Accioly.
A palestra foi uma aula de 45 minutos sobre marketing esportivo, com cases fantásticos como o de um cartão de crédito do Man United na Coréia do Sul que conseguiu 750 mil clientes só no seu lançamento e os 100 milhões de espectadores semanais que eles tem, por jogo, no mundo todo.
Falaram sobre a importância de gerar conteúdo e experiência de marca nesse meio e fez este torcedor que vive no país do futebol se sentir na idade da pedra.
Sir Bobby Charlton, que começou como titular do clube aos 15 anos, sobreviveu ao acidente aéreo que matou quase todo o time e foi o herói do único titulo mundial da Inglaterra, em 66, entrou no segundo tempo da palestra. Contou casos do futebol e do fanatismo do Manchester no mundo todo. Simples, solícito, fcou mais tempo atendendo os fãs e dando autógrafos depois da palestra do que durante sua apresentação.

RÁDIO PARA DIRETORES DE ARTE

O Workshop de maior sucesso no festival até agora foi falar da importância dos diretores de arte ampliarem o raio de alcance da sua criatividade. O princípio é básico, pensar visualmente em situações como princípio de se criar para rádio. Você, diretor de arte, já tinha pensando nisso?

MAIS UM

Ontem quando falei dos brazucas que estavam entre os finalistas por agencies gringas faltou citar o diretor de arte Bruno Ribeiro, que colocou no short list a ótima campanha “Ler te dá respostas” da Leo Burnett Portugal para a Texto Editores. Nossas desculpas e parabéns!

MOMENTO AMAURY

Olha aí a galera que foi flagrada pelo Flash da Fénetre ontem.


Rodolfo Medina e Roberto VIlhena, da Artplan, com Antônia Zobaran, da F/Nazca, conferindo na exposição o bronze em mídia para o Banco do Brasil.

Serginho Lobo, a turma da Santa Clara e a vidinha mais ou menos de tomar champagne às margens do Mediterrâneo.

Marcinho Juniot, da Africa, queria saber como o jurado de cyber, o gente boa Hugo Rodrigues, da Salles Chemistri, faz pra manter o penteado.

Edu Garretano, da Binder, curtindo o Stimulibox da JC Decaux que conheceu pela dica da Fenêtre.

Os Young Creatives, quando não estão perturbando o “tio” deles, Emanuel Publio Dias, estão tomando conta de todas as festas.

SERÁ O GP?

Fortes rumores de que a campanha da Saatchy NY para o sabão em pó Tide leva o prémio máximo em Press.
A campanha é realmente diferente e o que parece ser um tecido com uma mancha de ketchup de longe, revela-se de perto um grupo de jogadores de futebol americano encurraldos por um time bem maior. Há outras execuções. O conceito é As Manchas Não Vão Ter Chance.

HOJE TEM GALA

Brasileiro é fogo. Está numa festa sempre pensando em ir para a outra. Os que tem convite para a Gala de Abertura Oficial do Festival querem convite para a Festa dos Young Creatives. E vice-versa. Tudo rola hoje, 21h, horário francês. Haja fígado. Amanhã eu conto.

São Paulo faz a festa no Short de Cyber

Como sempre, o Brasil se divertiu no Cyber Lions de Cannes, com a África classificando 16 trabalhos e a AgênciaClick seis. Foram 49 finalistas, no total, para 17 agências, nenhuma delas do Rio de Janeiro. Aliás, só de São Paulo, neste festival que teve uma baixíssima participação de agências de fora do eixo Rio-SP.
As peças concorrentes e finalistas podem ser vista em http://cannes.codegate.co.uk/cyber/index.php .
Vejam a relação dos trabalhos brasileiros que disputarão Leões:

Agência

Título

Anunciante

Produto

141 SP

CLOCK

AVON

AVON RENEW SKINCARE

141 SP

TOASTER

WICKBOLD

WICKBOL LIGHT BREAD

A1. SP

SOUNDS OF THE STREETS

PIRELLI

TYRES

AFRICA SP

AFRICA AUDITORIUM

AFRICA

CANNES FILM PRESENTATION

AFRICA SP

PENCIL

AFRICA

ADVERTISING AGENCY

AFRICA SP

TRAY

BRAHMA

BEER

AFRICA SP

SOCCER BALL

BRAHMA

BRAHMA BEER

AFRICA SP

STILL ALIVE

CVRD - CIA VALE DO RIO DOCE

VALE FLORESTAR AMAZON FOREST CONSERVATION

AFRICA SP

BURNING

CVRD - CIA VALE DO RIO DOCE

AMAZON FOREST CONSERVATION

AFRICA SP

REWIND

CVRD - CIA VALE DO RIO DOCE

VALE FLORESTAR FOREST RECOVERY

AFRICA SP

CINE MOBILE

GRADIENTE

GF930 MOBILE PHONE

AFRICA SP

SOLIDARY DOWNLOAD

HOSPITAL DA CIDADE

BLOOD DONATION APPEAL

AFRICA SP

CRYING

ITAÚ BANK

ITAÚ SOCIAL FOUNDATION

AFRICA SP

TISSUE

MANTECORP

CORISTINA D FLU MEDICINE

AFRICA SP

FLAG

MITSUBISHI

MITSUBISHI ECLIPSE

AFRICA SP

TRACKS

MITSUBISHI

MITSUBISHI TR4

AFRICA SP

PASSWORD

PARMALAT

MILK WITH IRON

AFRICA SP

MAGNET

PARMALAT

MILK WITH IRON

AFRICA SP

PIG

RURAL CHANNEL

TV CHANNEL

AGENCIACLICK SP

COMMA

ESTADAO

BRAZILIAN NEWSPAPER

AGENCIACLICK SP

CHINESE WHISPERS

ESTADAO

BRAZILIAN NEWSPAPER

AGENCIACLICK SP

EMOTION

FIAT AUTOMOVEIS

FIAT PALIO 2008

AGENCIACLICK SP

BEER

FIAT AUTOMOVEIS

ANTI-DRINK-DRIVING MESSAGE

AGENCIACLICK SP

TETRIS

FIAT AUTOMOVEIS

FIAT DUCATO

AGENCIACLICK SP

MICHAEL JACKSON

SKY DO BRASIL

VH1 CHANNEL

AGENCIACLICK SP

TEST-DRIVE

WHIRLPOOL-BRASTEMP

BRASTEMP SIXTH SENSE WASHING MACHINE

ALMAPBBDO SP

AIR GUITAR

PEPSI

PEPSI-COLA

DDB SP

EVOLUTION

COMPANHIA ATHLETICA

GYM

DDB SP

RETOUCHER WOMAN

COMPANHIA ATHLETICA

GYM

DDB SP

KID'S WORLD

TERRA PORTAL

PORTAL WITH PARENTAL CONTROL

DDB SP

BILBOQUE CATCHER

TERRA PORTAL

VOIP SERVICES

DDB SP

MUSIPHONE

TERRA PORTAL

VOIP SERVICE

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI SP

50 GRAUS

50 GRAUS.ORG

GLOBAL WARMING CAMPAIGN

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI SP

SPIN

ARIEL

DETERGENT

F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI SP

SELECTION

CAFÉ SUPLICY

COFFEE

FABRA QUINTEIRO COMUNICACOES SP

TREE

INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS

ENVIRONMENT RECYCLING

LE PERA ADVERTISING SP

SCROLL

LE PERA ADVERTISING

ADVERTISING AGENCY

LEO BURNETT SP

BARBECUE

P&G

ORAL-B DENTAL FLOSS

LEW LARA SP

HARD FEELINGS

J MACEDO

CAKES

LODUCCA SP

DANDRUFF

BERTIN COSMÉTICOS

OX ANTI-DANDRUFF SHAMPOO

McCANN ERICKSON SP

WHEELCHAIR

AACD

DISABLED ACCESS CAMPAIGN

McCANN ERICKSON SP

TEST LIFE

GM

CHEVROLET PRISMA

McCANN ERICKSON SP

MEMORIES

GM

CHEVROLET PRISMA

McCANN ERICKSON SP

FUN

JOHNSON & JOHNSON

JONTEX CONDOMS

McCANN ERICKSON SP

CONTROL Z

SALVATION ARMY

HOMELESS CHARITY

OGILVY SP

SCREENSAVERS CRAZY ABOUT KETCHUP

HELLMANNS/UNILEVER

KETCHUP

OGILVY SP

REAL MUSIC

MOTOROLA

ROKR E2 MOBILE PHONE

OGILVY SP

SPRITE WEBSITE

THE COCA-COLA COMPANY

SPRITE

RAPP DIGITAL SP

MONEY

BANCO ITAÚ

INTERNET BANKING

WUNDERMAN SP

FRONTIERS

LAND ROVER

LAND ROVER

WUNDERMAN SP

FLAT WORLD

LAND ROVER

LAND ROVER

WUNDERMAN SP

DAY OFF

LAND ROVER

LAND ROVER

WUNDERMAN SP

SILENT MODE

NOKIA

MP3 PHONES

Y&R SP / WUNDERMAN SP

GRIP

GOODYEAR

TYRES

Brasil traz 7 Leões em Outdoor

A delegação brasileira está vibrando desta vez em Cannnes, com a confirmação dos 3 Leões de Bronze para Media Lions (um dos quais da Artplan Rio, veja nota da Janela) e por mais 7 Leões na premiação de Outdoor, sendo 3 deles Leões de Ouro.
Mais uma vez só deu São Paulo nesta área, com a F/Nazca -- a agência brasileira que mais trabalhos levou para Cannes -- conquistando um Ouro e um Bronze.
Estes foram os Leões do Brasil:

Gold Campaign: “Acid, Chernobil, Little Flower, Rotten Egg, War”, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Plastik
Gold Campaign: “Bedroom, Bookcase, Kitchen, Red Sofa”, da Neogama/BBH para Adesf
Gold Campaign: “Bush, Clinton”, da Publicis para Arno.
Bronze Campaign: “Chemistry Genius, Employee Of The Month, Mogul”, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Café Suplicy
Bronze Campaign: “Macaw, Monkey, Panda Bear, Turtle, Whale”, da Fischer America para Panasonic
Bronze: “Superman Elevator”, da JWT Brasil para Warner Bros.
Bronze: “Chopper”, da Mccann Erickson para Salvation Army. (ME)

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2007.