Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

20 de junho de 2007, quarta-feira

E O QUE É QUE ELES GANHARAM, LOMBARDI?

Foi divertida a cerimônia de premiação de Mídia, Rádio e Outdoor na noite de ontem.
Os trabalhos começaram pela categoria de Rádio. E como a Fênetre já havia antecipado ontem, só deram os países anglófonos que raparam 90% do tacho.
Destaque para um bom trabalho das agências da África do Sul e para uma surpresa no GP, quando esperava-se, de novo, a campanha Real Men of Genius da DDB para Budweiser. Que é absolutamente brilhante e hilárias, mas leva Leão há tantos anos que poderia ser elevada a hors-concours. Para vocês terem idéia, essa campanha, criada há 4 anos, no último Clio levou 13 dos 17 prêmios distribuídos na categoria. Aqui eles sapecaram ouro com 10 spots, Mas que desta vez, depois de 3 horas muita conversa, sendo o próprio presidente do Júri, o GP foi para a BBDO Australiana, com um jingle longo, mas engraçado, para Snickers.
Na categoria Mídia, ficou no ar um clima de A Vingança dos Nerds. Os japoneses, que durantes anos e anos foram sacaneados por seus filmes incompreensíveis, estão mandando muito, mas muito bem na categoria que hoje, envolve basicamente...inovação. Confesso que não entendi muito bem do que se tratava o GP, já que passaram um case em 15 segundos. Fica pra próxima.
E ainda sobem no palco para receber o prêmio de quimono, fantasiados de Jaspion e o escambau. Serinho.
Marcio JuniotJá quem não subiu foi a F/Nazca, apesar do Ouro ganho em Outdoor para sua campanha para a loja de brinquedos Plastik. Fabio Fernandes não veio a Cannes este ano.
Isso acabou deixando as atenções divididas apenas entre a Publicis de Guilherme Jahara, que recebeu o Ouro para o Liquidificador Arno ao lado de Rodolfo Sampaio (agora na DM9) e a Neogama de Alexandre Gama, que levou pela campanha Seu Corpo é Sua Casa, para ADESF. Guilherme Jahara e Rodolfo SampaioA Publicis (parabéns Mega e Adriano!), diga-se, numa fase fantástica, levando, pelo quarto ano seguido, ouro para casa. E hoje, se tudo se confirmar, ainda devem subir para mais um em Press. O GP de Outdoor acabou indo para a África do Sul, que criou um outdoor com placas que captavam energia solar e transformavam em energia para uma comunidade.
Do lado de fora, enquanto dava os parabéns aos ex-colegas de Publicis, Marcio Juniot, da Africa, recebeu este telefonema aí da foto (sério, a foto foi em tempo real) informando que a agência tinha faturado 5 leões. O resultado, somado aos 15 shortlists de ontem, coloca a Africa, até agora, na posição de agência brasileira mais premiada em Cyber e do Festival entre todas as categorias, mesmo só tendo participado de uma. Agora é esperar a categoria Filmes para ver se alguém vira o jogo.

RITMO, É RITMO DE FESTA

A superestrutura montada para a Gala Oficial de Abertura do Festival na noite desta terça não conseguiu esconder que a festa foi meio chatolas. Foi boa para bater papo, mas só. Teve pouca gente encharcando a caveira, rolando pelas escadas ou ficando apenas em trajes sumários como no ano passado. Mas para um acontecimento que já pareceu as bodas da minha Tia Avó anos antes, até que foi bom.
Tinha comida e bebida a rodo, isso tinha. Tinha até uns brasileiros achando que isso aqui era o Prémio Colunistas e malocando umas garrafas de vinho (fiquem frios que eu não entrego), mas não muito mais do que isso.
Mas que fique claro que a culpa não é da organização nem dos DJs (que tocam o trivial das FMs) mas do fato disso estar virando festa de gente muito rica e que não quer passar vexame. Uma pena.
Na festa dos Youngs, ao lado desta, o som estava melhor, a freqüência estava melhor, tudo estava tão melhor que o segurança pareceu querer preservar a qualidade e não me deixou entrar. Nem eu nem vários Not-so-Young Creatives, que ouviram a mesma ladainha: c’est fermé, desolé, vai se f..., monsieur.
Fui para o Martinez, estava melhorzinho: tinha carro de bombeiro resgatando gente, um outro sujeito acionou o sistema de irrigação dos jardins e encharcou a galera e a rua toda, carros passavam transformando as taças e garrafas de vidro que estavam no chão em mísseis perfurantes.
Teve até um francês malandro que se tocou a afluência de turistas sem ter o que comer abriu uma barraquinha de crepe e doces na esquina. Genial. Ano que vem, se o Marcio Ehrlich continuar regulando mixaria e Cannes continuar inflacionando os preços, vou trazer uma van Topic vendendo Dogão com direito a ervilha, vinagrete, purê e queijo Xéder (uma vez fui comer um em São Paulo e o cara disse isso, provavelmente se referindo a cheddar). Promoção de dogue mais refresco por dôrreal. Para delegado do festival, um é dois, três é cinco.

O LOBBY MAL

Tá certo que todo mundo quer que o seu país se saia bem no Festival. Mas e essa produtora italiana que colocou um anúncio numa revista especializada dizendo que esperam que os jurados italianos tragam para casa um leão, não é meio demais?

ORELHADAS

De um gaiato, gringo, chegando numa menina numa festa aqui:
-Você parece aquela atriz de cinema, a Scarlett Johanssen.
-Jura? E você parece...parece que está precisando de óculos.

De um amigo meu que só aprecia os pratos mais “requentados”:
- Aí, Fabinho, vou pra um jantar agora, tudo na conta da agência X. Vou pedir até aquele negócio...Como chama? “Videiras”?
- Você quer dizer VIEIRAS?
- Pobre é foda, né?. Quer pedir um prato mais legal e não sabe nem o nome...

MOMENTO AMAURY

Se o Amaury Junior estivesse aqui com certeza ia bater um papo rechado de elogios com essas pessoas. E com certeza estaria de smoking. No máximo de blazer azul e t-shirt branca para parecer mais descolado.

Marcos Pedrosa (CGCOM), com Oscar Rodrigues Alves e Diane Maia da produtora Nuclear curtindo a festa de abertura.
Brasileirada que trabalha fora se reencontra em Cannes: Álvaro Naddeo (DDB Lima, que também marcou presença entre os finalistas), Daniel Prado (DraftFCB NY), Carlos Ia Murad (Leo Burnett Colômbia) e Ícaro Dória (Saatchi NY).
Os presidentes Álvaro Rodrigues (Agência3) e Flavio Medeiros (CCRJ e redator da NBS) no Martinez.

PARABENS AOS YOUNGS!

A organizacao brasileira dos Young Creatives está comemorando bastante. Até para não deixar de acompanhar os próprios Youngs, que não conseguem parar de festejar.
Pelo quinto ano consecutivo o Brasil tem duplas entre os 3 primeiros lugares. Este ano fomos ouro em cyber e bronze em press. 

MANDARAM MENSAGENS DIZENDO QUE LÊEM A JANELA
MAS JÁ ADMITEM PROCURAR UM MÉDICO.

O diretor de arte Bruno Ribeiro (que hoje vai faturar uma prata pela Leo Burnett Portugal, parabéns!), o grande Gláucio Binder (Binder), Rafael Simi (Extra), Fernando Freitas (Quê), Ricardinho Weissman (NBS) e Daiana Lobão (PomPom).

Brasil garante 7 Leões em Press

Mais 7 Leões entram na contabilidade do Brasil no Festival de Cannes 2007, mais uma vez somente para agências de São Paulo e na competição do Press Lions. A Almap, como tradicionalmente acontece, fez a festa com Havaianas. Desta vez levando um ouro e um bronze. A DDB também soma dois Leões, com uma prata e um bronze. E F/Nazca, agência brasileira que entrou com o maior volume de inscrições do país, ficou com um leão de bronze.
Veja abaixo a relação dos premiados brasileiros.

Gold Lion Campaign: “Ideal For Seduction, Millimeters Thinner, If He Praises Your Eyes, Delicate And Feminine Things, Size Of The Straps, Havaianas Make You More”, da ALMAPBBDO SP para São Paulo Alpargatas (Havaianas Slim)
Gold Lion Campaign: “Benjamin Franklin, Leonardo Da Vinci, Winston Churchill”, da Publicis SP para a Mackenzie University
Gold Lion Campaign: “Living Room, Bedroom, Kitchen, Shelf, Tv, Books”, da Neogama/BBH SP para Adesf (Anti-smoking message)
Silver Lion Campaign: “Sky, Grass, Lake”, da DDB SP para Terra Portal (Web parental control)
Bronze Lion Campaign: “Flowers, Democracy, Southern Hemisphere, Shoes Say A Lot”, da ALMAPBBDO SP para São Paulo Alpargatas (Havaianas flipflops)
Bronze Lion Campaign: “Wow, Gosh, Really”, da DDB SP, para Masp Museum
Bronze Lion Campaign: “Jaguar, Monkeys, Sloth, Alligator”, da F/Nazca Saatchi & SaatchI SP para SOS Mata Atlântica Foundation
(ME)

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2007.