Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

22 de junho de 2007, sexta-feira

BOY GEORGE DEU O FURO

Boy George, ora vejam vocês, deu para trás, nos proporcionando uma série de trocadilhos sensacionais na festa do Terra, ontem no navio Blue Dawn, atracado no Porto Velho de Cannes.
Conversei com o pessoal do Terra, que alias foram grandes anfitriões com o Mercado brasileiro e fizeram uma das melhores festas do ano (parabéns também à B/Ferraz que organizou o evento, conseguiu substituir bem e rápido a falta do DJ e obrigado pelo convite). Segundo eles, já sabendo de possíveis problemas com o ex-Culture Club e DJ da festa, colocaram até um agente para ir atrás dele. Para mim, está aí a explicação do sumiço do Boy. Com um cara atrás dele, ele não quis sair do quarto de jeito nenhum.
Mas quer saber? A festa foi tão bacana que ninguém sentiu falta.

MOMENTO AMAURY ESPECIAL FESTA DO TERRA
Confira agora alguns flagrantes delitos deste grande evento.
As fotos são para ver ao som de Keep it Coming Love, de KC and the Sunshine Band, a música tema de Amaury Júnior.
.


Os irmãos Paulo Bemfica (Y&R Portugal) e Miguel Bemfica (DM9)

O ex-cyberyoung Domenico Massaretto (Africa, de branco) sorrindo de orelha a orelha com a nova geracao dos Youngs.

Luis Nogueira (McCann Rio) tinha acabado de chegar de avião e já entrou no barco.

Pedrinho Utzeri (Neogama), Otavio Schiavon e Carlos Ia Murad (dupla da Leo Burnett Colombia) com Daniela Ribeiro (Fischer Portugal) e Fernando Carreira.

TÁ DIFÍCIL

Cannes chegou a um ponto em que está difícil saber o que fazer. Hoje alem do short list (que não acabei de ver mas estou mandando um resumo tosco aí embaixo), hoje teve uma mesa redonda com gente do quilate de David Droga (Droga5), Jeff Goodby (Goodby Silverstein) e Andrew Robertson (BBDO). Cheguei no final.
Assim não dá. E os caras da assessoria de imprensa ainda querem que a gente chegue aqui e resolva tudo pela internet em 20min.
Agora a dúvida é festa da Leo ou da DDB? Tantas opções, tantas opções.

O LEÃO DO CLIMA

Al Gore tossindoO ar anda tão poluído que Al Gore chegou tossindo.
Não chegou a esgotar a lotação da casa a palestra de Al Gore, mas quem ficou vendo o short list de filmes perdeu uma excelente apresentação do ex-presidente dos EUA.
O mais bacana foi a atitude de Gore deixar claro que veio aqui, acima de tudo, para pedir a colaboração da indústria da comunicação na sua cruzada por um mundo mais responsável com o meio ambiente.
Segundo ele, é através da mídia que as pessoas vão aprender, se sensibilizar e agir. E as marcas podem pensar nisso como uma ação de respeito aos seus clientes. E diz que podemos ter a certeza de que poluir hoje, é mais caro e menos lucrativo.
Completou dizendo que quando se quer chegar a algum lugar rápido, é melhor ir sozinho. Quando se quer ir mais longe, é preciso ir acompanhado. Mas o nosso problema é que precisamos ir mais longe e mais rápido. Logo, todas as ações devem pensar no individual e no coletivo. E temos que passar esta mensagem.
No final, aplaudido de pé, recebeu um inédito Leão Verde do presidente do Festival, Terry Savage no Grand Auditorium, após sua palestra sobre o clima hoje, em Cannes.

O SHORT LIST

Vamos falar de filmes? Bem, para compensar a ausência deles aqui na cobertura selecionei 15 dos que vi hoje por aqui.
Vale dizer que foram sescolhidos totalmente a Bangu, usando o critério “o que eu achei primeiro na internet”. Não são melhores, nem piores, só chamaram a atenção por algum motivo. Queria inclusive ter separado os filmes que achei mais esquisitos, mas no Youtube eles não aparecem assim tão fácil.
Aliás, achei o nível do short lista bem abaixo da critica. Fiquei com a impressão amarga de que o júri fez muitas concessões e que a divisão até agora por grupos de jurados cometeu injustiças. Campanhas boas que estavam no long list entraram com apenas um filme. Outras, horríveis, entraram com vários.
Analisando os concorrentes diretos, não vi o Brasil com uma seleção muito competitiva nesta final. A informação extra-oficial é que a Santa Clara já garantiu um leãozinho com Man´s Life para Discovery Channel (Parabéns, caras!) e parece que ainda vai se tentar caçar mais alguma coisa para o Brasil. Vamos torcendo.
Confiram agora algumas coisas que rolaram hoje nos cinemas do Palais.

Neon Girl, da Santo para Lux:

http://www.youtube.com/watch?v=O6_zmQYXlhc

Paint da Fallon UK para Sony, só que na versão daqui tiraram a música e o palhaço:

http://www.youtube.com/watch?v=GURvHJNmGrc

Golf, da DDB Amsterdam para Lotto:

http://www.youtube.com/watch?v=NTatub_PtdE

Don’t Stop da BBDO Dubai para Snickers:

http://www.youtube.com/watch?v=C6X49siNjzc

Palace, da McCann India para Happy Dent (não levem tão a sério):

http://www.youtube.com/watch?v=260-QCOKC0Y

Hands, da BBDO UK para Guiness:

http://www.youtube.com/watch?v=IQDjynOzgCk

Stuff of Legends, da Crispin Porter Miami para Burger King:

http://www.youtube.com/watch?v=iw--Mz3qc94

But he has Budlight, daDDB Chicago:

http://www.youtube.com/watch?v=7aO3TO5L0bM

Pinball, BBDO NY para Pepsi:

http://www.youtube.com/watch?v=8kj87G2BHDI

Immortal, Grupo Gallegos USA para Energizer:

http://www.youtube.com/watch?v=p9RM8js9jx0

Magician, da Lowe South Africa para Axe:

http://www.youtube.com/watch?v=vgP04Ttq45A

I Feel Pretty, da Wieden+Kennedy USA para Nike (e viva a Sharapova):

http://www.youtube.com/watch?v=_8FAwMpR6D4

Suda el Jamon, da Madre para Nike:

http://www.youtube.com/watch?v=4913hf9RprU

Backseats, da BBDO Dusseldorf para Smart:

http://www.youtube.com/watch?v=eGC1PMK2YuE

E para fechar, o MEU PREFERIDO:
Careca, da Santo para a Arnet, todos por un pelo:

http://www.youtube.com/watch?v=jbJ0OzMc3DA

 

Depois de ver este entre no link do youtube e veja a campanha completa é imperdível.

PESSOAS QUE DIZEM LER A JANELA SÓ PARA USAR ESTA NOTINHA COMO ÁLIBI CONTRA AS ACUSAÇÕES DO PATRÃO DE QUE ESTAVAM ACESSANDO SITES PORNOGRÁFICOS.

Anita Linetzky (Ultra Comunicação), Sergio Cardoso (Cine), Rui Marques (Meios e Publicidade Portugal), Marcelo Ferreira (Arcos). Muito obrigado pelo carinho! Um abração!

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2007.