Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/DEZ/2007
Marcio Ehrlich

 

BR coloca R$ 60 milhões em concorrência

A Petrobras Distribuidora recebe, no próximo dia 20 de dezembro, as propostas das agências interessadas na sua nova concorrência, que irá selecionar duas agências para cuidar de suas contas publicitárias a partir de março. Segundo comunicado da empresa, entre ações institucionais e mercadológicas, o valor estimado do contrato poderá chegar a R$ 60 milhões/ano, renovado anualmente até o prazo máximo de 2013.
O edital já está disponível na sede da Petrobras da Rua General Canabarro 500, 6º andar, no Maracanã.
A última licitação de agências pela BR aconteceu em 2003. Atualmente, a Petrobras Distribuidora é atendida pela DPZ (Conta mercadológica/B2C) e pela Quê Comunicação (Institucional e Mercadológica/B2B).

NBS e Script trazem GPs do Colunistas Brasil para o Rio

A festa do 40º Prêmio Colunistas Brasil, realizada na noite de quarta-feira, 12, em São Paulo, confirmou a qualidade da criação brasileira mesmo distante da capital paulista. Dois 8 Grandes Prêmios de trabalhos concedidos pelos jurados, 3 foram entregues a agências do Rio, 3 a agências de Curitiba, 1 para Porto Alegre e apenas um para São Paulo.
A NBS garantiu dois dos Grand Prix cariocas: um de Fonograma do Ano "Quem Ama Bloqueia", criado para a Oi, e outro de Grand Prix de Website do Ano para "Milk Shake Carente", do Bob's. O outro Grand Prix conquistado por uma agência carioca foi o de Mídia Exterior do Ano, para a peça "Fuga", da Script para o Universal Chanel (foto à direita). Estes trabalhos haviam conquistado Ouro no Prêmio Colunistas Rio 2007 e também venceram em suas categorias no prêmio nacional, competindo com outros vencedores regionais das medalhas de Ouro.
O resultado completo do 40º Prêmio Colunistas Brasil está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.br.

Prestação de Contas do Rio - Novembro de 2007

AGÊNCIA3
A Agência3 passou a cuidar de toda a comunicação institucional do Instituto Bola Pra Frente, encabeçado pelos tetracampeões, Jorginho e Bebeto. Atualmente, o Instituto atende 920 crianças entre 6 e 17 anos. Inaugurado em 2000 e localizado em Guadalupe, assina o slogan “Por um placar social justo". Luciana Vasconi, sócia e diretora de Atendimento da Agência3, explica que a emprea já tinha a intenção de assumir uma conta social. "O Bola Pra Frente caiu como uma luva por vários motivos. É diretamente ligado à educação de crianças e adolescentes, favorecendo a formação de cidadania e futuros profissionais”, disse.

BINDER/FC+M
A agência carioca Binder/FC+M conquistou a conta da Universidade Veiga de Almeida (UVA). A primeira campanha, Vestibular 2008, será lançada esta semana.
Esta é a primeira etapa da divulgação que a Binder/FC+M prepara para a UVA. A proposta da agência para a universidade inclui também pesquisas de mercado. A campanha do vestibular será veiculada em mídia impressa, internet, rádio e mídia exterior.
A agência, aliás, continua firme e forte atendendo a Cervejaria Cintra. Após criar a campanha “Tô Dentro” no início deste ano, a Binder lança esta semana um novo filme para a TV, visando manter a marca durante a alta estação.

HAVANA
A Agência Carioca Havana venceu a concorrência para o atendimento à conta das Revistas Coquetel, líder no mercado de passatempos, da Ediouro Publicações. A agência será responsável pela comunicação institucional, varejo e trade. A primeira ação de comunicação nacional já está sendo desenvolvida pela agência.

SPIRIT
A Spirit conquistou a conta online e offline do Clube das Estrelas Avon, programa de relacionamento voltado para as melhores revendedoras da marca. O projeto envolveu todo o planejamento de campanha 2008, composto de hotsite, email marketing, newsletter e agenda da revendedora, entre outras peças. A Avon é sinônimo de beleza há 120 anos e líder mundial em vendas diretas.

NBS estréia NDS com prêmios

Com cinco anos de sucesso no mercado, a NBS está oficializando o nome de NDS para sua agência voltada para a área digital. Se NBS significa "no bullshit", NDS significa "no digital shit", prometendo um modelo de agência digital sem enrolação, frescura ou burocracia.
Antes de levar o nome a público, a agência digital já vinha trabalhando há sete meses, atendendo os clientes da NBS. Dirigida por Rogério Bauléo, a NDS deverá fechar 2007 com uma receita de cerca de R$ 1,5 milhão. Para 2008, a previsão de crescimento é de 50%. Segundo Cyd Alvarez, presidente do grupo, "o modelo da NDS foi concebido como uma operação totalmente ligada à NBS, ou seja, um pensamento único, baseado na total integração entre Planejamento e Criação, on line e off line, gerando excelentes resultados para os clientes".
Neste período, a NDS já foi a responsável por alguns prêmios para o grupo. O site do Milk Shake Carente do Bob’s (www.milkshakecarente.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)), um divertido ponto de encontro para as pessoas que se consideram carentes (veja o comercial da campanha em http://www.youtube.com/watch?v=sMkiK4Drjkk), recebeu a Medalha de Ouro do 40º Prêmio Colunistas Brasil, prêmio também vencido pela campanha de lançamento da Aquarius Fresh, da Coca-Cola (http://www.youtube.com/watch?v=ukaSje1iC1A), fortemente baseada no site da Mariazinha (www.dancadamariazinha.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)), onde foram postados vídeos espontâneos de internautas imitando a dança da personagem. A campanha, garante a agência, ajudou a dobrar o volume de vendas da Linha Aquarius em apenas um mês.
Outro trabalho desenvolvido pela NDS, foi o site Bloqueio Não (www.bloqueionao.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)) trazendo vídeos, depoimentos, notícias e o abaixo-assinado do movimento contra as operadoras que bloqueiam o celular para chips da concorrência. O Bloqueio Não reuniu mais de um milhão e cem mil assinaturas e inspirou a dois projetos de lei no Congresso Nacional. Além disso, no mês seguinte ao inicio da campanha, a Oi teve o maior numero de ativação de novos clientes de toda sua história.

ABP entrega seus Destaques Profissionais

Em festa no Clube Caiçaras, com a presença de cerca de 200 convidados, a Associação Brasileira de Propaganda – ABP fez a entrega na noite de terça-feira, 11, dos seus Destaques Profissionais 2007, para nomes votados pelos associados da entidade entre 3 indicados pelos diretores para cada categoria.
Entre as curiosidades da noite, uma que foi interpretada pelos presentes como uma alfinetada de Fábio Fernandes em Nizan Guanaes. Ao receber o título de Publicitário do Ano, Fernandes alertou que "é preciso livrar o mercado carioca dos falsos profetas que dizem querer salvar o Rio de Janeiro". Na opinião do presidente da F/Nazca, publicitário é "aquele que senta e trabalha apenas na busca de projetos consistentes para seus clientes".
Nizan, que coincidentemente foi o vencedor da mesma categoria em 2006, tem aparecido bastante na mídia a partir da transferência da sede do seu grupo YPY -- agora rebatizado de ABC -- para o Rio de Janeiro, com a entrada de Armínio Fraga na sociedade. Nas entrevistas, ele promete realizar grandes eventos para agitar o Rio de Janeiro, entre os quais uma semana de moda que garante será maior que o Fashion Rio.
A NBS foi a agência mais premiada da noite, com 4 de seus profissionais recebendo Destaques, com a F/Nazca em segundo lugar. Os cariocas formaram a maioria dos vencedores nesta festa em que notou-se uma presença menor de paulistas, comparado aos dois primeiros anos em que a ABP passou a ter indicados de outros estados. Aliás, ouvia-se opinião de alguns convidados de que esta festa tem mesmo que ser a alternativa carioca do Prêmio Caboré, que praticamente só premia profissionais paulistas. Os motivos não são difíceis de entender. Enquanto os votantes da ABP são seus associados, na maiora cariocas, no Caboré os eleitores são os assinantes da revista Meio & Mensagem, fundamentalmente profissionais de São Paulo.
Confira os vencedores da ABP:

Publicitário do Ano: Fábio Fernandes – F/Nazca
Executivo de Anunciante: Flávia da Justa – Oi
Executivo de Agência: Rodolfo Medina – Artplan
Executivo de Veículo: Daruiz Paranhos – Bandeirantes
Diretor de Criação: Luiz Nogueira - McCann
Redator: Renato Jardim - NBS
Diretor de Arte: Alessandra Saddock – F/Nazca
Profissional de Atendimento de Agência: Gabriela Ribeiro – NBS
Profissional de Atendimento de Veículo: Pedro Coli – Rede Globo
Profissional de Mídia de Agência: Erica Campbell – NBS
Diretor de Comerciais: Andrucha Waddington – Conspiração
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Carla Sá – Lew,Lara
Profissional de Fotografia: Nana Moraes
Profissional de Produção de Som: Cecelo Froni – Prof. Pardal
RTVC: Ana Ourique – F/Nazca
Produtor Gráfico: Cris Vianna - NBS

Bye bye 2007, preciso de um drink

Com esse tema do título da matéria, um grupo de publicitários cariocas -- mobilizados pelo grande agitador Antonio Carlos Acciolly -- resolveu marcar um bota-fora de 2007 para o próximo dia 19 de dezembro, quarta-feira, no Devassa da Farme esquina com Prudente, em Ipanema.
O encontro vai das 19:00h às 22:00h e, segundo Kiko Fernandes, que fechou a reserva do local, "o gerente falou que os que estiverem portanto iphone, ipod de trocentos gigas ou conversando sobre sua última e genial campanha que foi premiada, enfim algo que o identifique como publicitário, poderá subir para a boite 69 anexa ao bar gratuitamente".
O esquema é o conhecido "cada um paga o seu", controlado por cartela.
Fica combinado assim, então. Na falta de outras festas de fim-de-ano -- o Colunistas e o Festival de Búzios do CCRJ ficaram para 2008 -- os festeiros do mercado se organizaram por conta própria, o que foi do grande cacete.
Bye bye 2007. Este colunista também precisa de um drink...

Reforços do Mercado

Fischer América (São Paulo - SP) - O redator Rafael Merel e o diretor de arte Marcelo Fedrizzi, uma das duplas mais competentes e criativas da publicidade, são promovidos a Diretores de Criação Associados na Fischer América. Os dois já atuam na equipe do Vice-Presidente Flávio Casarotti desde junho de 2006 e de lá para cá vêm participando da criação de trabalhos importantes na agência e de grande visibilidade no mercado. Entre eles, o lançamento da cerveja Sol, a volta do Baixinho da Kaiser, o lançamento do Honda Civic e do novo CR-V e a campanha de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal.

Oi FM (Rio - RJ) - Edivaldo Martins acaba de assumir a diretoria comercial da Oi FM depois de 6 anos e meio na Dial Brasil. E imediatamente contratou Luiz Paulo Bittencourt como Executivo de Negócios para grandes contas, depois de 19 anos no Sistema Globo de Rádio.

Artplan (Rio - RJ) - Livia Marquez é a nova contratada. A publicitária, de 35 anos, que atuou como gerente de marketing e comunicação da Globo.com, da Oi Telemar e da Tim, passa a atuar como diretora de contas. A intenção é que todos compreendam melhor a visão do cliente e seu business para trabalhá-lo por completo. Livia estará à frente do Rio Design, Hebara, Othon e Oi Noites Cariocas, entre outros clientes.