Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

06 de junho de 2008, sexta-feira

CANNES PREDICTIONS | PREVISÃO: NUBLADA

Sabe quando você liga no Sexytime naqueles dias que só aparece baranga?
Pois é. Foi meio assim a votação do Cannes Predictions, a "prévia" do Cannes Lions da qual tive a honra - ou me beneficiei de algum mal-entendido, ainda não descobri - de ser convidado para ser jurado.
Tanto foi mazomeno que mereceu um comentário de Ruy Lindembergh, VP de criação da Leo Burnett, agência que organiza o evento no mundo.

Ruy Lindembergh (Leo Burnett) na votação

Disse ele aos jurados, no encerramento da votação:
"Queria agradecer ao tempo de todos no julgamento desta prévia (...) e fazer um pedido aos criativos, produtores e anunciantes aqui presentes: ajudem a melhorar o nível, porque está fraco."

Fraco e cansativo. Foram 60 comerciais (50 internacionais e depois, 10 brasileiros) na noite da última quinta, na Cinemateca de São Paulo, num evento caprichado, mas com um ponto negativo: um sistema de som precário na sala de votação. Bem, vamos aos destaques.

OS GRINGOS

Dos 50 filmes internacionais, indicados por diretores de criação da Leo Burnett pelo mundo, estavam todos aqueles que a gente já sabe que tem chances:

O Gorilla, da Fallon para a Cadbury,
http://youtube.com/watch?v=TnzFRV1LwIo

O diorama criado para a campanha Believe, da McCann San Francisco para Halo3,
http://youtube.com/watch?v=vjhSp7xGsMc

A ótima idéia da Coca-Cola processar a Coca-Cola Zero por ter plagiado o seu sabor (e fazer uma pegadinha com advogados reais:
http://youtube.com/watch?v=p-s_TAgM2_M

E as piadas brilhantes de FedEx, 2o lugar no Predictions.
http://youtube.com/watch?v=1asa8v2KWng

Mas tinha algumas coisas orientais um pouco além da compreensão e do humor de nós, latino-americanos:

Como, por exemplo, o filme "Picnic" da Jeh Bangcoq para Sylvania...
http://youtube.com/watch?v=T7mqTwfUwnU

A Cinemateca de São Paulo. Lugar bonito, mas som deficiente.

O "Melody Tunes/Pussy Cat Dolls", da Leo Burnett Cairo
http://youtube.com/watch?v=U4SUjnIaHnA

Por outro lado, da Malásia veio um ótimo filme. Bem diferente do que a gente está acostumado a ver. Um achado: Tan Ho Ming, da Leo Burnett para Petronas.
http://youtube.com/watch?v=UNxliL4LxJs

E teve o ótimo "Do the test", da WCRS para Cycle Safety. Mas esse, acho que só eu não vi, tem 3,7 milhões de visitas no Youtube:
http://youtube.com/watch?v=Ahg6qcgoay4

Dos que eu não tinha visto ainda, a ótima campanha da HBO, "tem histórias e histórias...: de onde vem esse filme, "Surprise", 2o lugar no Predictions
http://youtube.com/watch?v=EpTGI0sQYMQ

"Aniversariante", da JWT para Thrifty, 1o. lugar no Predictions
http://youtube.com/watch?v=CopmDA47QPU

DUAS SURPRESAS

Uma boa: o filme brasileiro "Nascido para correr" da Santa Clara para Fila estava na pré-seleção internacional dos 50 favoritos (era o único).
http://youtube.com/watch?v=zlCxZ6uIMjw

A outra, só surpreendente mesmo, nem boa, nem ruim: os jurados não classificaram o badaladíssimo Gorila da Fallon nem entre os 3 favoritos a Leão. Eu tinha a impressão de que 9 entre 10 publicitários davam como certo que o macaco, além de beliscar um gatinho com certeza, fosse brigar, de baqueta e tudo, pelo Grand Prix.

Em pouco mais de duas semanas, saberemos.

OS BRASILEIROS

Parece que muitas agências acabaram não mandando todo o seu arsenal o que contribuiu para que o termômetro do que vai a Cannes não tenha sido 100% preciso.

Rodrigo Strozenberg (Publicis) assistindo a tudo com a galera

De qualquer maneira, confira os 3 mais premiáveis na opinião dos jurados:

1o. lugar: DM9 para WWF
http://youtube.com/watch?v=1JR8CjAYxmc

2o. lugar: F/Nazca para PlayTV
http://youtube.com/watch?v=_oowd1K8nts

3o lugar: Ofertas, da Leo Burnett para o Instituto Akatu que eu não achei no Youtube de jeito nenhum, vamos ver se o Marcio está com disposição de procurar isso. (N.R. Xi, Fábio, tô não... Será que o Ruy tem disposição de mandar pra gente?)

Agora, na minha opinião do que vi apor lá do que o Brasil está mandando, a idéia mais brilhante é da Bullet para Kibon: o iPod no palito. É leãozinho certo. Merecia Titanium. Só não estava em votação, porque a gente só votou em Film.

http://youtube.com/watch?v=Gm8eFTiZ7gs

Boa sorte a todos!

 

 

OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA.

NÃO, NÃO É VOCÊ. ESTOU FALANDO COM O JUIZ DA MINHA CONDICIONAL.

Se existe gente que lê até obituário, porque não haveria quem lesse a Fenêtre?
Já na primeira coluna, recebemos missivas desta gente simpática:

José Christão (comecei bem, hein?), Fabio Caveira (Agência 3), Charles Nobili (Nova Onda), Chiquinho Lucchini (da Quê, que mandou dizer que quem é vice pra sempre tem mais é que ser Press B. Quanta gentileza...), Krysse Mello (Fulano Filmes), Rafael Simi (Heads Rio). Algumas dessas mensagens o Marcio vai publicar na Janela.
E, claro, o pessoal da "XXX Perverted Girls", da "Enlarge Your Penis Now!" e da "Fique Rico Sem Sair de Casa", que sempre mandam vários emails para a coluna.
Mas mais comovente do que todos vocês, foi a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que baixou em peso ontem no email do Marcio Ehrlich, dando explicações do arco velha sobre a primeira Fenêtre do ano. Valeu: Saci, Cuca, Marques de Rabicó (no bom sentido), Garnizé, e claro, a sempre solícita Dona Benta.

CRÉDITOS

Tá estranhando a qualidade boa das fotos? Claro que não foi Fabinho quem tirou.
Obrigado, Patrícia Luz e Rita Elisa Durigan da Editora Referência pelas ótimas imagens do fotógrafo Alexandre Oliveira.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2008.