Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

9 de junho de 2008, segunda-feira

Sérgio Valente2 ½ PERGUNTAS PARA SÉRGIO VALENTE, DA DM9DDB

Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, é o primeiro jurado a representar o Brasil na categoria Titanium&Integrated do Cannes Lions desde que ela foi criada.
Uma indicação que valeu outro privilégio: ele é jurado pela 2ª vez no Festival, já tinha sido de Filmes em 2004, um feito que poucos criativos conseguem.
Valente inaugura a seção 2 ½ PERGUNTAS que a Fenêtre Publicitaire vai fazer como "esquenta" até o começo do Festival.
Por quê 2 ½ perguntas? Porque na verdade a última pergunta a gente fica repetindo para todos os entrevistados. É, vem mais gente por aí. Aguardem.

FABIO SEIDL: Sérgio, no início da categoria Titanium, faz bem pouco tempo, ninguém entendia bem o que ela era. Hoje ela é uma das mais prestigiadas, todo mundo quer ter uma idéia fora da caixa premiada.
Você acha que Cannes inspirou as agências a pensarem mais nesse tipo de idéia ou isso veio do mercado pro festival, de fora pra dentro, sem duplo sentido?

SÉRGIO VALENTE: Olha, eu não sei se Cannes inspirou as agências ou se foram as próprias agências que evoluíram.
No fundo, o conceito da categoria, que é ser Integrado ou Inovador, é realizar uma grande idéia e integrá-la à toda a comunicação por várias mídias ou ter uma grande idéia que saia do lugar comum e que ninguém nunca tenha pensado. E tudo isso é uma necessidade do mercado.
Hoje, se você acreditar que você vai surpreender única e exclusivamente com comercial, anúncio, outdoor e internet, você não consegue dar o próximo passo.
As agências que buscam acima de tudo pensar desta maneira, são agências Titanium.

FS: Pois é, mas esse Leão de Titanium o Brasil ainda não tem. Nem shortlist. Você vê uma razão para isso? Acha que temos chances esse ano?

SV: Eu acho que o Brasil não tem porque muito pouca gente tem esse leão no mundo. Quer ver só?
No primeiro ano, criaram a categoria para premiar a série BMW Films.
Depois, criaram uma limitação da campanha ter obrigatoriamente uma verba de milhões de dólares. Depois, mudou o jogo, quando os brasileiros ainda não tinham entendido a regra. Aí os japoneses ganharam com um código de barras redesenhado.
Então, eu acho que o Brasil não ganhou porque as regras não eram claras. Aí dependia de sorte e das cabeças dos jurados.
E não ganhou ainda, mas vai acabar ganhando.
Eu acho que só temos menos chances no Integrated. A despeito de termos grandes idéias integradas, as campanhas integradas internacionais que envolvem milhões de dólares chamam, óbvio, muito mais atenção.
Mas no Titanium, não vejo motivo pelo qual uma idéia que venha do Brasil, seja de Caruaru, Feira de Santana onde for, não possa surpreender com uma inovação, porque isso o brasileiro sabe fazer. Acho possível. Tudo depende de como o júri for conduzido.

FS: Que coisas que você já viu, fora da sua categoria, que acha que tem chances de levar Leão?

SV: Tem muita coisa bacana. E graças ao Youtube, à internet, a gente acaba tendo acesso a muita coisa antes e os jurados também.
Tem o filme espanhol para Audi (da DDB Barcelona), "Strings" eu acho que tem boas chances: http://youtube.com/watch?v=ZB7MFM0HDWg
O lançamento do Halo 3 (da McCann San Francisco) também. http://youtube.com/watch?v=vjhSp7xGsMc
Tem oi Night Drive (da DDB Londres) para VW: http://youtube.com/watch?v=zHzhptiDxtE
O filme da Freixenet em que chamaram o Scorcese para filmar um roteiro perdido do Scorcese (TBWA/Chiat/Day): http://youtube.com/watch?v=P5nAxzH4OPs
Eu vi também um site de protecao da Mata Atlantica que quanto mais pessoas entravam no site mais ele ia se destruindo para lembrar que quando mais as pessoas entram na floresta, mais destroem.
Enfim, muita coisa interessante. Eu estou extremamente ansioso e curioso do que vou ver em Cannes. Um grande abraço para você e até lá.

---
Em tempo: Se você gostou dessas campanhas destacadas pelo Sergio Valente, veja também o making of de algumas delas.

AUDI, Cuerdas, DDB Barcelona: http://youtube.com/watch?v=oSXqeAGFy6Q
HALO 3, Believe, McCann San Francisco: http://youtube.com/watch?v=rnCs46FEtqA.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2008.