Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

16 de junho de 2008, segunda-feira

COMEÇA O FESTIVAL DE CANNES

Bem, amigos da Fenêtre Publicitaire, na verdade o festival começou ontem mas eu, como todo brasileiro, fui pra Barcelona que tava bem mais animado.
Só não estava mais animado que esse Pato Donald que foi me receber na porta do Palais. Cannes é mesmo a Disneylândia dos Publicitários. E taí o que você queria, o primeiro trocadilho/jogadinha da coluna!
Do lado de fora do Palais também chama atenção a disputa entre Brasil e Argentina por produções internacionais. É que a FilmBrazil e um grupo de produtoras argentinas colocaram suas empenas gigantes lado a lado na fachada. E a briga vai em frente, pelas produções, pelos leões e no futebol essa semana, né? Se bem que com essa turma comandada pelo Dunga aí, não sei não.
Aliás fiquei sabendo aqui agora que o investimento do FilmBrazil, o pool brasileiro de produtoras que vem aqui não só caçar leões como Euros, foi de 1 milhão de dólares na divulgação, participação do festival e montagem no lounge na cobertura do prédio em frente ao Palais. Depois eu vou lá tomar umas caipirinhas por conta.
Enfim, só cheguei hoje que é quando saíram os milhões de shortlists do Festival. Em 4 horas andando pelo Palais, só consegui ver Press e Outdoor. E foi cansativo pra caraca.

CHAMEM O LOMBARDI!

Cannes virou uma feira. No bom ou no mal sentido, como queiram. É tanta categoria que tinham que chamar o Lombardi para anunciar os resultados, que nem ele faz com a telesena: "De hora em hora, o Cannes Lions divulgam o resultado do festival..."
Pensa bem, se são 10 categorias (Film, Press, Outdoor, Radio, Cyber, Promo, Direct, Media, Design, Titanium), mais 4 de Youngs, são 24 divulgações de resultados (shortlists + leões) em 6 dias.
Eu nem cheguei direito e hoje já tem entrega de prêmios Direct e Promo!
Então, para você não se perder, acompanhe aqui o que vai rolar, no horário de Brasília (5 horas a menos do que aqui).

Segunda
- Manhã (cerca das 4h no Brasil) : Short de Direct, Promo, Media, Press, Outdoor e Radio
- Tarde (perto de 12h no Brasil): Vencedores de Direct e Promo.
- "Noite" (14h30 aí, 19h30 aqui): Entrega dos leões de Direct e Promo
Terça
- Manhã: Short de Cyber e Design.
- Tarde: Vencedores de Media, Outdoor e Radio
- Noite: Entrega dos leões de Media, Outdoor e Radio
Quarta
- Manhã: Necas de pitibiriba
- Tarde: Vencedores de Press, Design e Cyber
- Noite: Entrega desses leões acima.
Quinta
- Necas de pitibiriba, dia de viajar e coçar o saco.
Quem não tem saco, pode coçar o do amigo.
Sexta
- Manhã: Shortlist de Film
Sábado
- Desde cedo, desespero dos jornalistas para saber quem ganhou em Film.
Eles devem liberar a lista pouco antes da cerimônia que começa aqui às 17h45, aí às 12h45.

FÔLEGO DE LEÃO

E Cannes não pára por aí. O número de Seminário, Workshops e - novidade chique - Master Classes, este ano chegou a, atenção, 85!
É muita atividade e tem muita coisa boa, inclusive duas empresas brasileiras promovendo Workshops na sexta: a Tátil e a Mixer.
As tais Master Classes são 10. Mas só para quem tem credencial de estudante ou Young. E tem muita gente boa: Piyush Pandey, David Droga e Bob Isherwood, todos ex-presidentes de júri, e o brasileiro Alexandre Gama, da NeogamaBBH, estão na lista.

O BORINGLIST

Não sei se é o cansaço ou é o fato de vir aqui direto, mas foi o pior shortlist de Press e de Outdoor que eu vi desde 2000. Muita fórmula repetida, muita piadinha sem conceito, muita coincidência.
Para tirar a má impressão conversei com os brasileiros que foram Young Lions por Portugal (Jean Zamprogno, da Leo Burnett), Romênia (Pedro Américo, da Tempo) e Dubai (Rafael Rizuto, da Ogilvy) que estavam vindo pela primeira vez. E a impressão foi a mesma. Shortlist mais batido que o milkshake do Bob´s.
Como estão fechando a porta da sala de imprensa no meu nariz, comento o short list. Amanhã de manhã, tá?

ALÔ, É DA TELERJ?

Hein, meu filho? Cannes tá com uma novidade mobile agora (desculpe o termo em inglês, mas se eu falasse móvel, conheço nível de quem lê isso aqui, ia ter gente achando que era móvel mesmo, mesa, cadeira, armário...). Enfim, um serviço de informações pelo celular com as últimas notícias do Festival.
É só você ligar o Bluetooth do celular que você NÃO recebe as últimas informações do festival. Não, não funciona.
Aí você usa uma alternativa, manda um SMS para (0021) 44 779 780 5340 e aí recebe uma mensagem dizendo que se você tem um iPhone o serviço só está disponível via web.
Então você acessa a internet e descobre que pode ver tudo que está no site deles.
Mas isso, cá entre nós, eu já sabia.

A SEGUNDONA

Judiado de ter sido rebaixado para Press B, fui tentar subir de divisão no tapetão, isso é dando uma idéia na francesa que manda no barraco aqui.
Expliquei, que o que dá audiência é mostrar os japorongas bêbados na festa, as suecas peladas de madrugada na praia, as fotos dos malucos que invadem o palco da entrega dos prêmios fantasiados e, principalmente, que ordenado que o Marcio Ehrlich e a Janela Publicitária Corporation me proporcionam não dá para jantar fora aqui todo dia. Sendo assim, eu precisava estar nas festas de gala do Festival e de um passe para fotografar tudo que eu quisesse.
A francesa me olhou e tal e foi bem simples na resposta.
- Hmmmmm, deixa eu ver...Não. Desolée.
Toin-oin-oin-oinnnn....
Mas calma, que eu sou brasileiro e não desisto nunca. Amanhã prometo novidades.

MOMENTO AMAURY NO SHORT LIST

Nas quase 4h que fiquei vendo o shortlist, encontrei muita gente.
São eles os personagens do Momento Amaury Júnior na Fenêtre de hoje. E você, claro, pode ver as imagens cantando a música de abertura do Amaurizão: Keep it Coming Love do KC and the Sunshine Band.

Clique aqui para ver as fotos ao som de Keep it Coming Love, de KC and the Sunshine Band, a música tema de Amaury Júnior.

E, claro, cantar junto:
Keep it comin' love, keep it comin' love
Don't stop it now, don't stop it, no no
Don't stop it now, don't stop it.
Keep it comin' love, keep it comin' love
Don't stop it now, don't stop it, no no
Don't stop it now, don't stop it.

  Robeto Vilhena, da Artplan, e Antônia Zobaran, da F/Nazca
Mauro Silveira, da Giovanni e Leonardo Servolo, da Yes. Cristina Amorim, Mauro (de novo) e Fernando Barcelos, da Giovanni;
Bruno di Celio e Marcos Pedrosa, da CGCom Romeu Loures e Marcelo Santos, da Percepttiva.

AO RESGATE

"To the Rescue" é o tema da festa dos Youngs Holandeses que tradicionalmente abre as festividades na Croissete. A estragação rola no Bar dOkey e é comandada por essa gente louca dos países baixos que vem de Amsterdam até aqui nesse busão colorido. Se eu não voltar, é só irem me resgatar lá na praia.

TENSÃO PRÉ-VIAGEM

Estou na agência e toca o telefone.

- O senhor Fabio, por favor?
- O senhor está no céu, mas é o Fabio quem fala.
- Aqui é do cartão Visa Platinum, é uma confirmação sobre seu novo cartão...
- Pois é, tem duas semanas que vocês disseram que iam mandar, que enquanto isso eu poderia usar o que eu tenho. Mas não chegou.
- O senhor NÃO recebeu?
- Não...
- Mas o cartão está em uso, tem duas compras nele já e eu estou ligando pra confirmar.
- Cuma?? Cacildis!
- É um cartão que foi feito através do Smiles da Varig, certo?
- Certo.
- Então..consta que o novo cartão está sendo utilizado.
- Não por mim!
- Bem...neste caso eu vou ter que cancelar os seus cartões, o novo e o antigo, deve ter havido um extravio ou um roubo.
- Como assim? Meu amigo, estou indo viajar, não posso ficar sem cartão de crédito.
- Mas é que não tem outro jeito.

Fiquei em silêncio alguns segundos, pensando em como matar o inocente operador de telemarketing sem deixar provas para a polícia.

- Senhor Fabio?
- Grrrrrr...
- Senhor Fabio Victoria, o senhor está aí?
- Fabio Victoria? Não, aqui é o Fabio Seidl.
- Ah, mas...o senhor Fabio Victoria não é mais desse ramal?
- Ele era, mas agora está em outra agência.
- E vocês dois tem o mesmo nome, o mesmo ramal e o mesmo cartão?
- Quase isso, anota aí o novo telefone dele...E me manda o meu novo cartão!

TENSÃO PRÉ-VIAGEM 2

AcciolyEu não sei se vocês conhecem o Accioly, produtor da Margarida Filmes.
Me liga o figuraça:
- Fala, Fabinho.
- Fala, Accioly, beleza?
- E aí, tá indo lá pra Cannes?
- Bora.
- Vai quando? Vai de quê?
- Sexta, de Varig.
- Ih, cara, acabou de dar no jornal que a Varig cancelou os vôos todos pra Europa.
- Tá maluco.
- Juro por Deus.

Lá fui eu ver. Varig VAI CANCELAR os vôos para a Europa...até o final do ano.

- Cacete, Accioly. Ainda não cancelou, não.
- Então, toma cuidado porque tu tá arriscado a ir e não voltar.
- Obrigado pelo otimismo.
- De nada. A gente se vê lá então. Se a Varig...
- Tchau, Acci!

Sem cartão, sem passagem, achei melhor tirar o telefone do gancho antes que eu recebesse a notícia de que eu mesmo tinha sido cancelado.
(Em tempo: acabo de encontar o Acci aqui na sala de imprensa. E ele: Aaaaaah, você tinha razão, só vai cancelar em agosto...)

RECUERDOS DE BARCELONA

Para quem sente saudades do Janela Internacional, onde eu fazia a mesma bobagem que faço aqui só que mensalmente, dois cartazes curiosos que flagrei em Barcelona.
O primeiro é esse que agradece a pessoa por botar a mão no cocôzinho do totó (ô, seu designer, não faltou um saquinho plástico aí não, meu querido)?
O outro é a santificação da nossa calipigiosa Garota Melancia, que na Catalunha virou santa e nome de rua. E ao lado da Igreja da Gracia.

OBRIGADO!

Sou obrigado a agradecer a gentileza das pessoas que fingem ler essa coluna como bons amigos que são. Caso por exemplo de Bruno Richter (Camisa 10), Priscila Serra (Agência 3 e minha madrinha no calunismo, com "a" mesmo, de Cannes), Luiz Guilherme Coimbra (Citi Group), Shirlei Gonçalves (Capitão Musical) e André Pellenz (diretor da hotel:filmes)

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2008.