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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

24 de junho de 2009, quarta-feira

BRASIL FICA COM MAIS 22 LEÕES NA CONTAGEM

No terceiro dia do Festival de Cannes, praticamente todas as áreas já tiveram seus Leões divulgados. Agora, já são oficiais também os resultados de Cyber, Design, Press e Mídia, nos quais o Brasil somou mais 22 Leões.

"Pule Mais Alto", Leão de Bronze da DM9DDB para Cia.Athlética. Criação do redator Moacyr Netto e dos diretores de arte Marcelo "Jesus" Mariano, Pedro Gravena e Leo Ehrlich.

CYBER LIONS

A expectativa do Brasil de levar mais leões nesta área acabou não se concretizando e o país ficou mesmo com apenas dois prêmios, uma prata e um bronze. O júri foi muito rigoroso, concedendo apenas 80 Leões entre os 2205 trabalhos inscritos.
A área de Cyber é a que dá mais GPs, premiando Site, Publicidade Online e Viral. "O Melhor Emprego do Mundo", que já havia ganho os GPs de Promo e RP, ganhou também o de melhor site.

PRATA
- "Casa", da Sun MRM para IHDI Estação Bem-Estar (Homeless Lodge)

BRONZE
- "Pule mais alto, sinta-se melhor", da DM9DDB para Cia Athletica


DESIGN LIONS

Os melhores resultados brasileiros, até agora, foram em Design e Press, em que as agências brasileiras conquistaram 7 Leões, inclusive com ouro. Para o Rio, o Design Lions foi motivo de festa, com a Tátil, a Indústria Nacional e a Diálogo Design trazendo dois bronzes na bagagem. Aliás, Bruno Bertani, da Indústria, se confirma como uma das estrelas do design no Rio, com seu segundo Leão consecutivo.
Interessante de se notar aqui a presença da AgênciaClick conquistando Leão, ela que, apesar de ter participado com 21 inscrições em Cyber -- sua área de origem --, acabou ficando de fora do shortlist. Cada vez mais os limites de atuação das agências se expandem.
Na categoria, a Alemanha foi o país mais premiado, com 12 Leões, seguida dos Estados Unidos, com 11 e a Inglaterra com 10.
O GP de Design ficou com Hong Kong, na peça "Paper Battlefield", da McCann de Sauseway Bay para a Liga de Basquete da Nike.

OURO
- "Identidade Havaianas", da AlmapBBDO para Havaianas

PRATA
- "Convite SPFW", da AlmapBBDO para Havaianas
- "Toda imagem tem seu som", da DM9DDB para Sax So Funny
- "Identidade Claro", da GAD para Claro

BRONZE
- "Veja mais longe", da AgênciaClick para Fiat Stilo
- "Identidade não homofóbica", da Indústria Nacional e Diálogo Design para o grupo Arco-Iris
- "Mídia Natural", da Tátil para a Tátil

PRESS LIONS

O desempenho do Brasil em Press foi tão bom (considerando, claro, as vacas magras de Cannes 2009), que o país liderou a competição com o maior número de Leões, seguido da França, Inglaterra e Argentina, que tiveram seis.
A DM9DDB -- que sai do evento como a brasileira mais premiada -- garantiu três prêmios, ficando a AlmapBBDO com dois.

"Circulos", Leão de Ouro da AlmapBBDO para Escola Panamericana. A campanha propõe: até onde vai a sua criatividade?
OURO
- "Circulos", "Cruzes" e "Linhas", da AlmapBBDO para Escola Panamericana
- "Boxe", "Napalm" e "Tanque", da DM9DDB para Image Bank
- "Praia/Neve" e "Cidade/Campo", da DM9DDB para Terra

BRONZE
- "Pássaros", da AlmapBBDO para Greenpeace
- "Trompete", "Robô" e "Vaso", da DM9DDB para Fedex
- "Frango", "Porco" e "Peixe", da Publicis para Oral-B
- "Sleeve Button", da Talent para Sony Ericsson

MEDIA LIONS

O Brasil ficou com seis Leões no Media Lions 2009, um deles, curiosamente, para a África, agência de Nizan Guanaes, que em 2008 garantiu a todo mundo que não participaria mais de nenhuma premiação.
Quem levou o GP foi JWT Tokyo, com um case para os chocolates Kit Kat, da Nestlé. A Dentsu, também do Japão, ficou como a Agência do Ano de Media.
Acostumados com a dureza nos julgamentos os delegados se surpreenderam com a benevolência do júri de Media Lions. Foram concedidos 121 leões, para 1840 inscrições. Com 20 Leões de ouro, um deles para o Brasil.

OURO
- "Seja a notícia", da Lew'Lara/TBWA para Nissan

PRATA
- "Fora de Risco de Extinção", da DM9DDB para WWF
- "Coração de aprendiz", da New Content para Becel/Unilever.
- "Vivemos para contar estórias", da Wunderman para Land Rover

BRONZE
- "Veja 40 Anos", da África para a revista Veja
- "Tomadas", da Ponto de Criação para Smart/Daimler

 


A AlmapBBDO pode ter a chance de empatar em Leões com a DM9DDB, agora que foram confirmados seus três trabalhos no shortlist do Film Lions, enquanto sua concorrente teria ficado com dois. Os outros dois trabalhos são da Borghierh Lowe e a Leo Burnett:

"Círculos", da AlmapBBDO para Escola Panamericana "Caixa", da AlmapBBDO para Caminhões VW
"Cachorro Peixe" para AlmapBBDO para VW "Massagista", da Borghierh Lowe para UOL

"Mapa Mundi", da DM9DDB para Revista Brasileiros "Mouse", da DM9DDB para Tok&Stok

Além destes, também está no short list o comercial "Gotas de Chuva", da Leo Burnett para Fiat, que não encontrei no Youtube.

Jonathan Benarrós says (quinta-feira, 25 de junho de 2009, 17:51:39)
“Márcio, "Gotas de Chuva", da Leo Burnett para Fiat tá aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ePnsZw-XfWQ
um abraço

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.