Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

27 de junho de 2009, sábado

Sérgio Valente
Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, abre uma Möet&Chandon para comemorar o prêmio.
DM9DDB É A AGÊNCIA DO ANO DE 2009

Para quem questiona os critérios do Prêmio Colunistas, aí está o resultado de Cannes. A DM9DDB, Agência do Ano do Colunistas Brasil, foi consagrada a Agência do Ano do 56º Festival Internacional de Publicidade, que termina hoje na França. A contagem é feita a partir dos resultados em Film, Press, Outdoor e Radio, já que Cyber, por exemplo, tem sua própria Agência do Ano.
Em segundo lugar, ficou a AlmapBBDO, pela diferença de uma medalha de bronze. A DM9DDB conquistou em Cannes nove Leões: dois de ouro, em Press; quatro de prata (dois em Outdoor, um em Mídia e um em design); e três bronzes (um no Cyber Lions, um em Press e outro no Film Lions).
Esse é o quarto título mundial da DM9, já que em 1998 e 1999 ela já havia sido também Agência do Ano na contagem geral e em 2005 Agência do Ano em Cyber.

 

FILM LIONS

Uma impressionante produção de mais de dois minutos levou o GP de Film: "Carousel", foi criado pela Tribal DDB, de Amsterdã, para promover a Tv Cinema 21:9 da Philips. Veja à esquerda o filme, que começa e termina com a mesma imagem, fechando o tal carrossel. O trabalho foi produzido pela Stink Digital, com direção de Adam Berg, e tem um making-of que é mais uma gracinha da produtora do que realmente um making-of, mas dá para ver aqui à direita.


O Brasil ficou mesmo com três Leões, garantindo um ouro para "Cachorro-Peixe", da AlmapBBDO para Space Fox. Os outros dois foram bronze: "Caixas", da Almap também para Volkswagen (Caminhões) e "Rato", da DM9DDB para Tok & Stok".

TITANIUM E INTEGRATED LIONS

O Brasil ficou de fora da área Titanium. Ou, como propunha Marcello Serpa em seu Twitter, levou o Leão de Ferro. Nem finalista o país conseguiu conquistar.
O grande vencedor da disputa foi a campanha de Barack Obama, que levou nada menos que os GPs de Titanium e Integrated.

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.