Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/AGO/2009
Marcio Ehrlich

 

Ação encerra operações no Rio

EM PRIMEIRA MÃO - A agência de varejo Ação Propaganda, da publicitária Andrea Gomes de Mattos está encerrando as suas atividades a partir de setembro, no Rio de Janeiro. Segundo informações de amigos da Janela, a executiva estaria de mudanças para São Paulo, vindo ao escritório apenas para completar o período de transição. Os funcionários já foram inclusive notificados.
A maioria dos clientes (que também já foram informados) está transferindo gradualmente as suas operações. A conta mais importante da agência -- a concessionária de automóveis Dirija -- estaria a caminho da Estratégica. A Dirija, segundo nossas fontes, tem uma verba de mídia anual de R$ 6 milhões e vinha trabalhando, com a Ação, com honorários de veiculação de 6%, permitindo, porém, que a agência ficasse com o BV dos veículos.
No site da Ação, aparecem, como clientes, na área de varejo automotivo, Auto Iguaçu, Casal, Pole 111, Hayasa, Raion, Car Point e Motocar. Na área imobiliárias, as contas de Inverio, Klacon, M2, Norsul, Motrebiant, Compax, Hiper, Caetano Belloni, Dominus e Carmo Calçada. Entre outros anunciantes listados no site estão Atacadão, Italinea, Sonoleve, Drogasmil e Todeschini.

Zign promove single da Shakika on e offline

Uma grande projeção a céu aberto no bairro da Lapa, na lateral de um prédio, com 12m x 10m, encerrou este fim-de-semana a campanha de divulgação do novo single da cantora Shakira, "She Wolf", desenvolvida pela Zign para a Sony Music. No vídeo, uma atriz simula um ataque a vários apartamentos, reforçando o conceito da existência de uma "mulher-loba" na cidade.
Durante duas semanas, a campanha simulou a caça à loba. No Rio e em São Paulo foram espalhadas supostas cenas de crime, inclusive com as possíveis vítimas, figurantes que simularam terem sido feridos. No túnel Santa Bárbara, no Rio, a marca da campanha foi realizada com água e sabão nos ladrilhos imundos das paredes.
O site da campanha, em www.shewolf.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado) contou com mais de 180 mil acessos até a última sexta-feira, 24, dia final das ações. A página reuniu informações sobre a promoção da Sony e realizou a caça à loba. Um enigma foi colocado no site e acompanhava um mapa da cidade do Rio de Janeiro, com 14 pontos onde a loba poderia estar escondida, até restar apenas a Lapa. No site, os fãs também puderam customizar fotos, para ser utilizadas em sites de relacionamento.
As ações desenvolvidas pela Zign foram parar no próprio Twitter da Shakira, que recomendou o acesso ao site. A campanha também recebeu elogios do vice-presidente da Sony Music para América Latina , Fernando Cabral: “Esta é a ação mais criativa e completa de lançamento da música ‘She Wolf’ na América Latina”, garante. Como aconteceu em grandes cidades do mundo, como Nova York, Londres, Munique e Bruxelas, as ações também estimularam espontâneas dos fãs. Um exemplo são as mais de 2 mil aparições no Youtube do termo “She Wolf”, em que supostos ataques da loba são flagrados em diversas metrópoles.

Televendas do Ponto Frio: Desorganização ou Má-fé?

Depois de treze dias tentando fazer uma compra pelo sistema de televendas do Ponto Frio, eu e minha filha desistimos (os dois queríamos comprar TVs LCD) e, este domingo, 26, resolvemos tentar outro varejista.
Entramos no site do Ricardo Eletro. Cada um criou seu cadastro e efetuou sua compra. Em uma hora, mesmo no domingo, a rede já tinha aprovado com a Mastercard ambos os cartões-de-crédito. 25 horas depois, a venda já estava faturada, com o Ricardo Eletro programando as nossas entregas.

Com isso, desabou de vez toda a imagem que o Ponto Frio construiu comigo ao longo da vida, desde os tempos em que era um anunciante carioca, pela SGB, até agora em que vejo as campanhas criadas pelo meu amigo André Pedroso na DM9.
Difícil também saber se a rede está tomada pela desorganização ou simplesmente agindo de má-fé.
De que serve o Ponto Frio mandar por e-mail ofertas de produtos se sua equipe de televendas não é capaz de esclarecer aos clientes o porquê de suas compras não serem aprovadas. Principalmente quando a Mastercard nos garante que o Ponto Frio SEQUER chegou a fazer qualquer consulta sobre nossos cadastros ou nosso crédito. O que a Ricardo Eletro fez em uma hora, o Ponto Frio não conseguiu fazer em 13 dias. Nem as tentativas de compra feitas no meu cartão nem as feitas no da minha filha. Dois clientes diferentes, dois endereços diferentes, dois cartões diferentes. Ambos dão o mesmo problema de compra não aprovada?
A desconfiança da má-fé veio quando, 48 horas depois da primeira tentativa de comprar as TVs por R$ 1.329,05, entrando em contato novamente com o televendas, o atendente Sérgio garantiu que conseguiria finalizar a compra, pois deveria ter sido apenas um erro de digitação da primeira atendente, a Cristiane, nos dois atendimentos. Só tinha um porém. O preço do produto agora era R$ 1.349,10, ou seja, R$ 20,00 mais caro. Mesmo indignados, tudo bem, é mixaria, autorizamos. Outras 48 horas, nova resposta por e-mail. Mais uma vez, sem qualquer razão, compra não autorizada. Explicação? Nenhuma. "Desculpe, senhor, nós aqui só anotamos o pedido, não acompanhamos a venda".
Ora, se o Ponto Frio está considerando a mim e a minha filha como trambiqueiros -- por que outra razão vetariam nossa compra sem mesmo consultar a operadora do cartão? -- gostaríamos de saber a razão.
Insistimos, agora falando com o supervisor Tadeu. Superatencioso, garantiu que conseguiria uma resposta do financeiro sobre o que estava acontecendo. Meus caros leitores: o financeiro do Ponto Frio ligou para vocês? Pois para nós também não.
Agora, porém, tínhamos as bençãos do supervisor Tadeu. Nome de apóstolo. Quem sabe a compra sairia.
Mas adivinhem só? A Tv estava agora a R$ 1.399,00. Nada menos que R$ 70 acima do preço do primeiro e-mail. Aí já seria demais, não? A indignação havia se transformado em profunda irritação, devidamente informada ao Tadeu, que nos pediu um pouco mais de paciência e prometeu verificar se seria possível conseguir manter algum dos preços anteriores.
De lá para cá, não ligou mais.
Domingo, desistimos. Minha filha preferiu pagar R$ 100,00 mais caro no Ricardo Eletro, mas garantir a TV, que, se o Ponto Frio fosse uma empresa séria, já deveria estar instalada na casa dela.
Eu aproveitei e fiquei com um modelo Scarlet da LG, de R$ 1.899, até um pouco mais caro, mas que me pareceu atraente por ter entrada USB.
Ambas as compras agora aprovadas com os mesmos cartões e os mesmos dados que o Ponto Frio desprezou e não disse o porquê.
Ao Ponto Frio, nosso adeus.
Aos leitores, nosso alerta.

Comentários dos leitores:

De Yuri
Sim, Marcio! Eles estão tomados pela desorganização mesmo.
Comprei um netbook lá, que veio com defeito. Após 3 semanas consegui receber um equipamento novo e adivinha? Mais um com defeito.
Solicitei o reembolso (foi pago à vista) e agora fico aguardando.
Simplesmente lamentável...
terça-feira, 28 de julho de 2009, 09:08:07

De Vespa
Márcio
Lhe garanto que você deu sorte. Eu comprei uma TV, levei na hora. E não consegui pagar uma prestação em dia, porque eles não entregavam o boleto, não tem opção de pegar segunda via, você tem de pagar em dinheiro na loja, uma comnplicação dos diabos e juros em cima de juros.
Pensando seriamente ir para o Procon, mas só o tempo que isso perde...
Abraço do
Vespa
terça-feira, 28 de julho de 2009, 14:01:40

De Vitor
Comigo, o problema do Ponto Frio foi ainda pior. Tentei comprar um aspirador de pó pelo site. Recebi um e-mail deles avisando que o cartão não havia autorizado a compra. Quando liguei para o cartão fui informado que não só havia sido autorizado, como já constava na próxima fatura. Até conseguir resolver foram semanas. Ponto Frio, nunca mais!
sexta-feira, 31 de julho de 2009, 11:05:11

De Guest
Cara, a culpa nao eh do Tadeu os dos atendentes, infelizmente bons profissionais acabam trabalhando em empresas ruins...
Enqto vc berra com um Tadeu coitado da vida ele certamente concorda com você, repassa o pedido mas nada acontece...
enfim!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009, 21:33:08

Webjet também terá sua revista de bordo

Revista Conecte-se, da WebjetA Webjet -- que a imprensa já tem apontado como uma pedra no sapato das grandes companhias aéreas -- também está agora com sua revista de bordo, produzida pela agência Elipse com a editora Drops. Lançada este último fim-de-semana, chama-se Conecte-se, e no primeiro número dá destaque ao Rio de Janeiro, sede da companhia.
A tiragem inicial é de 40 mil exemplares. A publicação, de periodicidade mensal, tem 68 páginas e será distribuída nos cerca de 100 voos operados pela Webjet em 10 cidades. A agência explica que as dimensões de 17cm x 24cm, menor que o tamanho tradicional das publicações de outras companhias tem como objetivo estimular os passageiros a levarem a revista para casa.

Shoppings cariocas investem no Dia dos Pais

Aproveitando a liberação que finalmente aconteceu para os shoppings realizarem ações promocionais sem tanta burocracia, a maioria deles passou a aproveitar as tradicionais datas promocionais para tentar ganhar a atenção do consumidor.
No Rio, praticamente todos os shoppings estão aproveitando a oportunidade. Vejam só:

BOTAFOGO PRAIA SHOPPING

Assinada pela Casa da Criação, a campanha do Botafogo Praia Shopping dá continuidade ao sorteio de grandes prêmios. Desta vez, 12 kits com Smartphone e Mininotebook HP aos clientes que apresentarem R$ 200 em compras. A promoção vai até 11 de agosto e tem como slogan: "Seu pai faz muito por você. Dê um presente que vai fazer muitas coisas por ele. Deste Dia dos Pais, prepare o seu coração". O plano de mídia conta com blacklight em metrô, busdoor e filme em cinemas e teatros, além de apoio no site do shopping. Esta já é a terceira campanha da Casa da Criação para o mall. Agora, tendo na criação Patrícia Medeiros, Fabio Maia e Heleno Bernardi, com fotografia de Faya Neto, atendimento de Marco Paulo Pereira e aprovação de Sandra Lima.

FASHION MALL

Ana Couto Branding para o Rio SulA campanha do shopping de São Conrado foi criada pela Ana Couto Branding & Design, que atende os projetos do anunciante desde março. A idéia central é personalizar a homenagem que os filhos prestarão aos pais nesta data. Quem realizar compras no shopping poderá trocar as notas por uma garrafa de vinho cedida pela Enoteca Fasano Rio com um rótulo customizado que estampará a imagem do filho ou da família toda. A foto será produzida no Studio Adega, espaço ambientado com garrafas de vinho e retratos, montado no próprio shopping.
O conceito de customização foi resultado da pesquisa realizada pela Ana Couto sobre a data. Nela, a maioria dos entrevistados afirmou que gostaria de ser presenteada com algo preparado pelo próprio filho.
A campanha pretende contemplar 500 pessoas até o domingo, 9 de agosto, e sua comunicação terá outdoor, flyer, mala direta e anúncio na revista Joyce Pascowitch.

RIO SUL

Para o Dia dos Pais do shopping, a agência K! Comunicação Integrada desenvolveu uma promoção também com um estúdio fotográfico, que ficará montado no mall até dia 9 não apenas para registrar fotos, mas captar das pessoas expressões únicas que traduzam alegria, amor e afeto. Apenas nos cinco primeiros dias de promoção, o estúdio já produziu mais de 400 fotos.
Para participar, os clientes devem trocar R$ 300 em notas fiscais e poderão levar consigo uma cópia da foto em um porta-retrato. Se este valor for consumido com Visa débito ou crédito, o cliente, além da foto, ganha a isenção de estacionamento para o mesmo dia da sua troca. No Rio Sul, um enorme estande abriga o estúdio localizado no vão central do primeiro piso, com fotógrafos profissionais e telões exibindo as fotos de todos os pais que passaram pelo local.

SHOPPING DA GÁVEA

Com criação da Via4, o Shopping da Gávea colocou sua comunicação em mídia impressa, rádios e mobiliário urbano, mostrando pai e filho brincando na areia da praia para anunciar um concurso cultural que levará dois clientes à Fortaleza, com acompanhante.
Para participar, basta solicitar o cupom na loja, responder à pergunta “Por que seu pai merece passear em Fortaleza?” e colocá-lo na urna específica. Uma comissão do Shopping vai eleger as duas melhores frases, que ganharão a viagem de cinco dias, com direito a passagem e hospedagem para as duas pessoas. A promoção teve o apoio da Royal Holiday.

SHOPPING TIJUCA

A Casa da Criação também assina a campanha do Dia dos Pais do Shopping Tijuca, outro que sorteará passagens para o Nordeste. Neste caso, quatro viagens para Salvador com direito a acompanhante, no tradicional sistema de promoção cultural em que os interessados precisam criar uma frase dizendo por que querem levar seu pai para a Bahia.
Aqui, a parceria é com a companhia de viagens Marsans e com o Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions. No total, serão sorteadas quatro viagens para Salvador, com direito a um acompanhante, totalizando oito viagens.
Percepttiva para o Top Shopping Ainda dentro da promoção, nesta quarta-feira, 4 de agosto, acontece o show dos Los Impossibles com os atores Marcello Novaes e Marcelo Serrado. O plano de mídia da campanha conta com anúncio em jornal e TV e material de divulgação dentro do próprio shopping.

TOP SHOPPING

A Percepttiva criou uma campanha baseada em uma exposição de carros antigos e simuladores de carros de corrida. Os consumidores poderão conhecer de perto relíquias sobre rodas de diversas marcas, além de pilotar simuladores de carros de Fórmula 1 com as mesmas proporções dos de verdade.
A campanha conta com anúncios em mídia impressa e decoração do shopping. As peças mostram a imagem inusitada de um carro antigo com um volante moderno de um Fórmula 1 e traz o conceito: “A mais alta tecnologia das corridas e a elegância dos carros antigos agora juntas no mesmo lugar”. Assinam a criação Daniel Bradock, Fábio Fausto e Iná Seabra com direção de criação de Marcelo Santos.

EuroContemporânea cria contra fumo passivo

Quem não fuma não é obrigado a fumar. Com esse conceito, a Euro RSCG Contemporânea lança uma nova campanha para a Aliança de Controle do Tabagismo – ACT. O objetivo é alertar para os males causados pelo fumo passivo em ambientes como bares e restaurantes. A campanha é financiada pela Iniciativa Bloomberg através da World Lung Foundation e elaborada em parceria com o INCA.
Além de filme, spot, anúncio e mídia exterior, foi criado um hotsite, com um abaixo-assinado para que o Congresso Nacional proíba de vez o fumo em ambientes fechados: http://brasil.livredefumo.org.br/.
O anúncio "Aspirador" (imagem abaixo), teve criação de Marcelo Bresciani, Alexandre Souza e Monica Zimmermann, com atendimento de Vivian Ferraz e Ligia Repetto. A foto foi de Davi Kuhn e aprovação, no cliente, por Paula Johns e Anna Monteiro.

Euro RSCG Contemporânea para Aliança de Controle do Tabagismo

Leitor aponta coincidência entre peças da Deca e da Brizo

Brizo e Deca: coincidência?Os caçadores de coincidências continuam ativos no mercado. Agora foi o leitor Marcelo Scholzer que escreveu para a Janela informando que detectou uma entre a nova campanha da Deca, criada pela W, e outra campanha da americana Brizo -- também do segmento de metais sanitários --, criada pela Young & Laramore, de Indianapolis (US).
Nas peças da Brizo, podemos imaginar que os vestidos remeteriam às formas possíveis da água ao fluir da torneira e do chuveiro.
No caso da campanha da W (sem dúvida, belíssima), a gente fica sabendo pelo site da agência, que as peças foram criadas por Fabio Meneghini e Sergio Franco, com direção de Fabio Meneghini, e coloca a modelo Renata Kuerten e seus vestidos (em design especial para a campanha pelo estilista Rogério Figueiredo) flutuando em ambientes repletos de água "para revelar um mundo onírico, de leveza, fluidez e tranquilidade", com o objetivo de "explorar um lado da água pouco lembrado pelas pessoas: as sensações que ela nos provoca".
As fotos de Jairo Goldflus, diz a W, foram pensadas para transmitir essas sensações: a luz esmaecida, o gestual da modelo, as suas feições. Tudo se unindo no conceito da campanha: "Deca e você. Felizes para sempre".
Ficam então aí as imagens para os leitores fazerem suas considerações.

Comentários dos Leitores

De Gabriel De Oliveira Ribeiro
Realmente as duas peças tem uma semelhança muito grande inclusive nas cores dos vestidos da modelos.
domingo, 23 de agosto de 2009, 13:25:02

JB deve cortar mais para não fechar

Jornal do Brasil, edição de 05/AGO/2009O boato de que o Jornal do Brasil estaria fechando a partir de setembro próximo estremeceu a redação do jornal na tarde desta terça-feira, 4. Segundo os comentários que circulavam entre os jornalistas em pânico, a notícia do fechamento seria publicada em outro veículo carioca esta quarta-feira.
Amigos da Janela, ligados ao JB, garantiram que não há verdade no boato, mas adiantaram que realmente a administração do jornal está encaminhando mais um corte de pessoal na empresa para equilibrar seus custos. "Deve haver uma nova redução em torno de 50 funcionários para permitir que, a partir de setembro, possamos passar a pagar todos os salários em dia", revelou uma de nossas fontes.
Paralelamente, Nelson Tanure, presidente da Companhia Brasileira de Multimídia, estaria se desfazendo de outros títulos de seu grupo editorial. As revistas Set (sobre cinema) e Próxima Viagem (sobre Turismo) já teriam sido vendidas para o empresário e jornalista Cláudio Magnavita, diretor do Jornal de Turismo e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-ABRAJET.
Em maio último, Tanure havia desistido do jornal Gazeta Mercantil -- cuja dívida trabalhista alcança R$ 200 milhões -- e devolvido o título para seu proprietário anterior, o empresário Luiz Fernando Levy. Com a recusa de Levy em receber o veículo de volta, a Gazeta deu férias coletivas a seus funcionários a partir de junho e suspendeu sua circulação.

Gente Que Vai e Vem

MPM (São Paulo - SP) - Informa a chegada de José Boralli, ex-Presidente e Diretor Geral da Momentum (McCann WorldGroup), como novo Diretor de Operações da agência. Antes da Momentum, Boralli atuou por sete anos na DM9DDB como Diretor de Atendimento. (27/07/2009)