Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/SET/2009
Marcio Ehrlich

 

35º Festival da ABP começa no Rio

De hoje até quarta-feira, 16, a Associação Brasileira de Propaganda - ABP, promove a 35ª edição de seu Festival de Publicidade, no Copacabana Palace Hotel, tendo como patrocinadores o Grupo Bandeirantes de Comunicação, Unilever, Souza Cruz, Petrobras e apoio de O Globo, Metrô Rio e O Dia.
Este ano, além das categorias de Filme, Mídia Impressa, Mídia Exterior/Mobiliário Urbano, Rádio e Internet, o Festival terá esse ano duas novas premiações: Marketing Promocional e Design. A categoria Internet também foi dividida por mídias (banners, sites, e-mails,etc.) e não mais nas 26 categorias tradicionais do segmento.
Esta é a programação do evento:

Dia 14/09/2009 – Segunda-Feira

Moderador: José Roberto Penteado
10h30 – 11h30 – Ancelmo Gois - Colunista do Jornal O Globo, e Kiki Moretti– Sócia Diretora da In Press Porter Novelli
14h00 – 15h00 – Luis Calainho - Empresário dos segmentos de mídia e entretenimento: “Reinventando a “roda”: ruptura, transformação, renascimento”
16h15 – 17h15 – Denis Rosenfield - Jornalista e Consultor dos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e a Folha de São Paulo: “Liberdade de Expressão”
18h15 – 19h15 – Enor Painao – Diretor de Publicidade e Comércio do Uol: “Internet. A Mídia que mais cresce”

Dia 15/09/2009 – Terça-Feira

10h00 – 11h30 – Exibição do Short Lists
Moderadora: Flavia Flaminio
14h00 – 15h00 – Daniel Li - PixelLabs
16h15 – 17h15 – Rafael Liporace - Sócio-Diretor Geral da Biruta Mídias Mirabolantes: “O Mundo das Mídias Mirabolantes”
18h15 – 19h15 – Jurandir Craveiro – Diretor Geral de Planejamento da NBS e Pedro Feyer – Diretor Geral de Criação da NBS: “Comunicação Global Integrada – Festival de Cannes 2009”

Dia 16/09/2009 – Quarta-Feira

19h00 – Festa de Premiação e Encerramento

ABP revela premiados em Rádio e Mídia Exterior

O Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Publicidade (ABP) acaba de anunciar os vencedores da categoria Rádio e Mídia Exterior.

RÁDIO

Vejam os 22 resultados de Rádio, definidos pelo júri formado por Dudu Lopes (Silence), Flavio Medeiros (Heads), Lula Vieira (Ediouro), Orlei Gonçalves “Passarinho” (Nova Onda), Paulo Castro (Staff) e Sergio Campanelli (MCR):

GP
- "Até onde vai sua criatividade", da AlmapBBDO e A Voz do Brasil para Panamericana Escola de Arte e Design

OURO
- "Chopp em Dobro", da Conexão Brasil e Silence Produções para Applebees
- "Minha história", da Heads Propaganda e Sonido para Hemorio
- "Fiat Blue and Me", da Leo Burnett e Tesis para Fiat
- "Orgia", da NBS e A9 Áudio para Oi
- "Anta gorda", da NBS e Junk / OM para Oi
- "Produzindo", da Staff de Comunicação e Nova Onda para Nova Onda

PRATA
- "Gatorade Kids", da AlmapBBDO e Tesis para Pepsico
- "Quinze pras cinco", da Giovanni + DRAFTFCB e Tesis para Sky
- "Sensor", da JWT e Saxsofunny para Ford
- "Rotina", da JWT e Lua Nova para Lua Nova
- "Ovo", da JWT e Raw Produtora de Áudio para Ford
- "Marchinha", da NBS e Nova Onda para Oi
- "A Voz que eu quero ter", da Tônica de Comunicação e Comando S para Clube da Voz

BRONZE
- "Não fale no celular", da AlmapBBDO e A Voz do Brasil para Volkswagen
- "Pense no próximo", da AMA e Gogó Produtora para Canoas Shopping
- "Teste de Frescura", da Binder FC+M e Nova Onda para Grupo Schincariol
- "Quero um agora", da Confraria Visuale e Play it Again para Havanna
- "Bambolê", da Heads Propaganda e Play it Again para LANCE!
- "Franga", da Heads Propaganda e Nova Onda para CCRJ
- "Corrida de Leões", da JWT e Lua Nova para HSBC
- "69,90", da Maracujá Propaganda e Lua Nova para LPNet

MÍDIA EXTERIOR

Estes foram os 21 resultados de Mídia Exterior, definidos pelo júri formado por Alexandre Motta (Binder FC+M), Francisco Lucchini (Quê), Gustavo Bastos (11|21), Hugo Rodrigues (Publicis), Kaká Alvarez (Havana), Renato Cavalher (OpusMúltipla) e Roberto Vilhena (Artplan):

GP
- "Toda imagem tem um som", da DM9DDB para Saxsofunny

OURO
- "Até onde vai sua criatividade", da AlmapBBDO para Panamericana Escola de Arte e Design
- "Mandala Homem", da AlmapBBDO para Bayer
- "Mandala Mulher", da AlmapBBDO para Bayer
- "Caixa", da DM9DDB para Fedex
- "Maçãs", da DM9DDB para Brastemp

PRATA
- "Fios", da Agência 3 para Ong Mov Rio
- "Até onde vai sua criatividade", da AlmapBBDO para Panamericana Escola de Arte e Design
- "Rotina", da DM9DDB para Terra
- "Fliperama", da JWT para HSBC
- "Coffee e Ice Cream", da MatosGrey para GlaxoSmithKline

BRONZE
- "Cartas", da Agência 3 para Jogadores Anônimos
- "Máquinas voadoras", da Agência 3 para Extra
- "Tem muita vida", da DM9DDB para WWF
- "Motor Home", da Giovanni + DRAFTFCB para Fiat
- "Árvores", da JWT para Nestlé
- "Porquinhos", da OpusMúltipla para ATOM
- "Guindaste", da Solution Comunicação para Faculdade Pitágoras
- "João e Lica", da Teaser Propaganda para GW – Soluções em Comunicação Visual
- "Mulher/Homem", da YR para LG
- "Máfia/Serra elétrica/Titanic", da YR para LG

Festival da ABP tem festa no Copacabana Palace

A Associação Brasileira de Propaganda realiza esta quarta-feira, 16, no Copacabana Palace, a festa de encerramento de seu Festival, entregando GPs e Lâmpadas de Ouro, Prata e Bronze para as agências vencedoras.
A AlmapBBDO foi a vencedora do concurso, como Agência do Ano. A F/Nazca, vencedora das últimas 6 edições, este ano resolveu não participar de nenhuma premiação.
Estes foram os GPs concedidos:

GP DE RÁDIO: "Até onde vai sua criatividade", da AlmapBBDO e A Voz do Brasil para Panamericana Escola de Arte e Design
GP DE MARKETING PROMOCIONAL: "Movimento dos sem namorados", da Biruta Mídias Mirabolantes para Par Perfeito
GP DE MÍDIA EXTERIOR: "Toda imagem tem um som", da DM9DDB para Saxsofunny
GP DE INTERNET: "Manifesto", da Giovanni + DRAFTFCB e Microwave para Instituto MetaSocial
GP DE DESIGN: "Estande Grendene - Francal 2009", da Redesenho de Imagem para Grendene SA
GP DE MÍDIA IMPRESSA: "Até onde vai sua criatividade", da AlmapBBDO para Panamericana Escola de Arte e Design
GP DE FILME: "Cachorro-Peixe", da AlmapBBDO e Rebolucion para Volkswagen

Aqui estão as medalhas de filmes:

MEDALHAS DE FILMES

OURO
- " ATE ONDE VAI SUA CRIATIVIDADE", da AlmapBBDO e Vetor Zero para Panamericana de Arte e Design
- " CACHORRO-PEIXE", da AlmapBBDO e Rebolucion para Volkswagen
- " HELIO/YMCA/TUNADO", da AlmapBBDO e Cia de Cinema para Pepsico
- " PEIXE", da AlmapBBDO e Vetor Zero, O2 Filmes para Boticario
- " VULCÃO", da AlmapBBDO e Rebolucion para Volkswagen
- " CAMPANHA ABSURDOS", da NBS e Produtora Associados para Oi
PRATA
- " CAIXAS", da AlmapBBDO e Sentimental Filme para Volkswagen
- " ESPIRRO ", da AlmapBBDO e Lux Filmes para Panamericana de Arte e Design
- " GUARDA-CHUVA", da AlmapBBDO e Produtora Associados para Boticario
- " RODA DE SAMBA", da AlmapBBDO e Cine para São Paulo Alpargatas
- " ECO", da DM9DDB e Cine para Amanco
- " RATO", da DM9DDB e Cia de Cinema para Tok Stok
- " CABO DE GUERRA", da JWT e Digital 21 para GAZETA MERCANTIL
- " PANGEIA", da JWT e MIXER para HSBC
- " CAMPANHA PODEROSOS", da NBS e Cine / Killers para Oi
- " CIDADE ABSURDA", da NBS e Produtora Associados para Oi
- " CONVERSA ABSURDA", da NBS e Produtora Associados para Oi
- " PALAVRAS", da Ogilvy Brasil e Black Nail para IBCC
- " SAPATO", da Ogilvy Brasil e Hungry Man para Kraft
BRONZE
- " AVÓ", da AlmapBBDO e Cine para São Paulo Alpargatas
- " FAVORZINHO", da AlmapBBDO e Cine para São Paulo Alpargatas
- " MENINOS", da AlmapBBDO e Prodigo Films para Pepsico
- " MULHERES", da AlmapBBDO e PixPost para Volkswagen
- " PORCO ESPINHO", da AlmapBBDO e Produtora Associados para Pepsico
- " 55 ANOS", da Giovanni + DRAFTFCB e Piloto para Gafisa
- " FÁBRICA", da JWT e Killers para Ford
- " HSBC DIRECT", da JWT e Zeppelin para HSBC
- " O QUE IMPORTA PRA VOCÊ", da JWT e Zeppelin para HSBC
- " FRANGO", da Leo Burnett e Prodigo Films para Warner Home Video
- " PADRASTO", da McCann-Erickson e Sentimental Filme para TIM
- " RODRIGO SANTORO", da NBS e Cine para Oi
- " BALÃO / PRÉDIO", da YR e Zeppelin para Vivo

Grupo ABC joga a sua Rede no Rio

Ricardo GertrudesO Grupo ABC, de Nizan Guanaes, apresenta oficialmente para o mercado carioca a sua nova agência Rede esta terça-feira, 22, em coletiva para a imprensa que terá como anfitriões João Augusto Valente (CEO do Grupo ABC) e Bazinho Ferraz (CEO do Grupo B).
O convite adianta que a empresa chega ao mercado "com proposta inovadora de modelo multidisciplinar e colaborativo", o que significa que vai prospectar em diversas áreas da comunicação de marketing.
Na verdade, a Rede não é novidade. Em maio último, a empresa já aparecia assinando o Oi Fashion Rocks, quando conquistou a conta de promoções da Oi, que estava na One Stop, do Grupo Total.
Mas estima-se que a agência venha a cuidar também dos demais eventos ligados a Nizan, como o Summer Fashion.
A equipe ainda está em formação -- há várias contratações em andamento --, mas a direção de criação estará a cargo do paulista Ricardo Gertrudes (foto), que foi por muitos anos do Banco de Eventos e mudou-se para o Rio para comandar a criação da Rio 360, onde, aliás, chegou a trabalhar para a Red Bull, outra empresa que, pelo que soubemos, também estará na carteira da nova agência.
A Rede está instalada na Av. Niemeyer, 2, sala 203, no Leblon, onde funcionou por muitos anos o falecido Motel Clube do Brasil.

Alexandre Motta deve assumir CCRJ

Alexandre MottaEM PRIMEIRA MÃO - O diretor de criação da Binder/FC+M, Alexandre Motta (foto), deve ser o próximo presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro - CCRJ, sucedendo a Flávio Medeiros, da Heads, que vem comandando a entidade nas suas duas últimas gestões, tendo o próprio Motta como vice-presidente.
A eleição está marcada para acontecer no próximo dia 23 de setembro, quarta-feira, de meio-dia às 20h, quando o presidente eleito tomará posse no próprio local, o bar do Círculo Militar, na Praia Vermelha, com direito à sua inevitável música ao vivo.
Pelo edital divulgado pelo CCRJ em seu site www.ccrj.com.br, para a inscrição de chapas basta haver um presidente e um vice, podendo os demais diretores serem indicados posteriormente. Motta já tem o seu vice. Será Paulo Castro, diretor de criação da agência Staff.
Outras duplas que queiram disputar a eleição podem se inscrever até as 17h59min desta sexta-feira, 18, em horário controlado pelo relógio do presidente do clube, que garante que a precisão do limite foi imposta pelo advogado da entidade. Mas só podem se candidatar sócios ativos do Clube, ainda que o interessado se associe até o próprio dia 18.

Eleição do CCRJ terá disputa de chapas

O redator Tadeu Vieira, da TV Record, deu entrada em uma chapa para disputar a eleição do Clube de Criação do Rio de Janeiro - CCRJ, que acontece dia 23 próximo, no restaurante do Clube Militar da Praia Vermelha. Tadeu terá como vice o diretor de criação da Percepttiva, Marcelo Santos. A chapa já foi registrada através de e-mail enviado à entidade.
Há boatos no mercado de que também o diretor de criação da Casa da Criação, Heleno Bernardes, entraria com uma chapa na disputa. Ao que parece, o publicitário pretende manter a decisão em suspense, já que não retornou nenhuma das ligações feitas pela Janela Publicitária.
O prazo legal para a inscrição de chapas termina esta sexta-feira, 18, às 17:59h.

Gente Que Vai e Vem

Conspiração (Rio - RJ) - Comunica a saída da produtora executiva Lula Franco do núcleo de Publicidade da empresa. Há três anos compondo a diretoria executiva da Conspiração, Lula Franco realizou neste período mais de 200 comerciais. Produtora premiada, vencedora do Colunistas e do Profissionais do Ano, Lula Franco em breve comunicará seu novo destino profissional. A diretora comercial Cristina Lopes, que co-dirigia o núcleo, passa a responder sozinha pela área de Publicidade do Grupo. (17/09/2009)