Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/JUN/2010
Marcio Ehrlich

 

Brasil investe mais de R$ 2 milhões no Festival de Cannes

Pelo segundo ano consecutivo, a AlmapBBDO será a agência brasileira com o maior número de peças concorrendo ao Festival de Cannes, que começa no balneário francês no próximo dia 20 de junho. A equipe de Marcelo Serpa e José Luis Madeira terá 227 trabalhos disputando 11 categorias do festival. A DM9DDB -- que foi a Agência do Ano em 2009 -- ficou em segundo lugar, com 144 trabalhos em nove categorias.
O Brasil terá 170 agências brasileiras concorrendo, um crescimento de 13% em relação a 2009. Em segundo lugar novamente entre os países concorrentes, o Brasil terá 2.115 peças contra 1.519 em 2009, quando agências como a F\Nazca ficaram de fora. Mais uma vez o maior volume será de peças americanas: 3.370.
As inscrições brasileiras somaram a impressionante cifra de R$ 1,77 milhão. Considerando-se os valores pagos para as inscrições de delegados, passagens aéreas e estadias, pode-se facilmente estimar o volume total de investimentos em mais de 2 milhões de reais.
Estes números não deixam de ser um fenômeno curioso, quando ainda se ouve dos empresários brasileiros de comunicação queixas sobre as dificuldades passadas durante a crise de 2009.

Ranking por agência

Agência

Total de inscrições

AlmapBBDO

227

DM9 DDB Brasil

144

JWT

125

NeogamaBBH

110

F/Nazca

100

Lew´Lara\TBWA

100

Ogilvy Brasil

99

Leo Burnett

83

Talent

72

Borghierh/Lowe

42

Giovanni+Draftfcb RJ

39

 

Inscrições Brasileiras em Cannes 2010

Categoria

Peças Inscritas

Agência que mais inscreveu

Peças

Cyber

178

DM9 DDB Brasil

15

Design

213

AlmapBBDO

15

Direct

83

Salem

13

Film

135

AlmapBBDO

14

Media

129

F/Nazca

12

Outdoor

471

AlmapBBDO

52

PR

42

AgenciaClick

5

Press

610

AlmapBBDO

92

Promo

113

Ponto de Criação

9

Radio

81

AlmapBBDO

13

Titanium and Integrated

23

F/Nazca

4

Film Craft

37

F/Nazca

8

 

Inscrições Brasileiras em Cannes 2010 
Área
Inscrições Brasileiras
Preço em Euro
Preço em R$
Valor Inscrito
Titanium
23
€ 1.150,00 R$ 2.541,50 R$ 58.454,50
Film 
135
€ 620,00 R$ 1.370,20 R$ 184.977,00
Design 
213
€ 380,00 R$ 839,80 R$ 178.877,40
Direct 
83
€ 380,00 R$ 839,80 R$ 69.703,40
Media 
129
€ 380,00 R$ 839,80 R$ 108.334,20
PR 
42
€ 380,00 R$ 839,80 R$ 35.271,60
Promo 
113
€ 380,00 R$ 839,80 R$ 94.897,40
Cyber 
178
€ 350,00 R$ 773,50 R$ 137.683,00
Outdoor 
471
€ 350,00 R$ 773,50 R$ 364.318,50
Press 
610
€ 350,00 R$ 773,50 R$ 471.835,00
Film Craft
37
€ 300,00 R$ 663,00 R$ 24.531,00
Radio 
81
€ 270,00 R$ 596,70 R$ 48.332,70
   Total:
R$ 1.777.215,70

O Festival de Cannes se estenderá de 20 a 26 de junho próximos, analisando cerca de 28 mil peças. Como nos últimos anos, o Janela Publicitária estará com seu correspondente Fábio Seidl escrevendo a Fenêtre Publicitaire diretamente do Palais du Festival e das vizinhanças da Croisette.

Mariah Helena Araújo lança a Cia. Nova

Uma das maiores agências de marketing promocional do mercado carioca nos anos 90, a New Business, da empresária Mariah Helena Araújo, acaba de dar lugar a uma nova iniciativa: a Cia. Nova Comunicação Promocional, criada em conjunto com Rodrigo Stempniewski, Guilherme Carneiro, Marçal Barcellos (ex-Souza Cruz e Marketing Mix), Evando Abreu (ex-Estúdio Alfa) e Guida Tavares.
A Cia.Nova é resultado de uma pesquisa que em novembro de 2009 Mariah Helena realizou com quinze grandes empresas nacionais e multinacionais para conhecer as reais necessidades do mercado de comunicação promocional. Em vez de aplicar as descobertas na antiga agência, Mariah Helena percebeu que seria mais produtivo criar um novo produto para o mercado. A novidade seguiu o embalo das próprias mudanças com a empresária, que também se renovou acrescentando um "h" ao seu primeiro nome.
A Cia. Nova vai atuar no segmento de comunicação promocional dividida em núcleos: Cia. Nova Gestão, Cia. Nova Sports, Cia. Nova Social e Cia. Nova Festas.
Para a primeira fase do lançamento, a Cia. Nova criou uma ação para os participantes da pesquisa de mercado e outras grandes empresas. Os executivos dessas empresas receberam um grande embrulho, com um travesseiro dentro. Nele, a frase "agora você pode dormir tranquilo", que convidava para a festa de lançamento, realizada na Nuth da Lagoa.

Marcelo Diniz revela em livro sua vida bipolar

Depois de descobrir que de Beethoven a Coppola, de Elizabeth Taylor a Marilyn Monroe, o mundo está cheio de bipolares, o publicitário Marcelo Diniz resolveu abrir o coração e contar suas próprias histórias para o mundo, revelando como passou tanto pelas crises como pelos períodos de normalidade.
Marcelo é figura conhecida e respeitada no meio publicitário carioca. Já transitou por clientes como Esso e Souza Cruz, veículos como Rede Globo e grandes agências como McCann e MPM. E como, para trabalhar em propaganda, é impossível se ser totalmente normal, provavelmente pouca gente tenha percebido a patologia de Marcelo antes de ele a revelar em livro.
Como conta a contracapa da publicação, a edição permitiu a Diniz um sentimento de alívio, ao tirar de foco "os aspectos depressivos da doença e expor, por meio de textos acessíveis e divertidos, a excêntrica rotina regida pela bipolaridade". Como o caso acontecido em 1980, quando, ao descobrir que o nome do aguardadíssimo cometa Halley não havia sido patenteado nem no Brasil nem nos EUA, Marcelo abandonasse a sólida carreira numa grande empresa para se aventurar a fazer do fenômeno a sua marca registrada.
"Crônicas de um Bipolar" foi editado pela Record e tem 239 páginas, sendo vendido nas livrarias por R$ 39,90.

Lance! cria aplicativo da Copa para iPhone

Usuários de iPhone, iPad e iPod Touch já podem baixar na Apple Store o novo aplicativo Lance!Mobile na Copa, através do qual o grupo editorial Lance! vai transmitir sua cobertura do Mundial, com perfil dos jogadores canarinhos, tabela completa e classificação dos grupos, além de permitir que o torcedor acompanhe todos os jogos em tempo real e até simule resultados.
O produto também permitirá inserção de anúncios, através de cotas de patrocínio que o Lance! está comercializando.
A equipe do Lance! para a cobertura do Mundial terá 13 enviados especiais, entre repórteres, jornalistas, editores e fotógrafos.

Apple lança iAd, uma nova plataforma publicitária

A crítica feita por Steve Jobs, presidente da Apple, esta semana ao fornecimento de conteúdo gratuito pela internet, pode ter sido uma antecipação do lançamento do novo produto da empresa voltado para o mercado publicitário: o iAd, uma incrível plataforma de publicidade móvel que promete combinar a emoção dos comerciais de TV com a interatividade dos anúncios online.
Jobs apontou que uma das grandes falhas da propaganda pela web é o medo que os usuários têm de clicar em anúncios que podem levá-los a páginas cada vez mais distantes do seu ponto de origem e fazê-lo se perder após algum tempo. No iAd, como a plataforma será integrada ao iPhone (e, por extensão, ao iPad e ao iPod Touch), um ícone no canto superior estará sempre presente na peça publicitária permitindo o retorno ao aplicativo no qual o usuário iniciou a navegação.
De acordo com Jobs, a própria Apple vai vender e hospedar estas peças publicitárias, mas o executivo não detalhou como as agências poderão autorizar as inserções nem a forma de cobrança do espaço. Mas adiantou que a empresa repassará para os desenvolvedores o padrão da indústria de 60% da receita.
Assista no link acima a primeira parte da apresentação do iAd.A segunda parte está em www.youtube.com/watch?v=32wOPLCtj9E

DM9 faz campanha viral para a volta do Ferrorama

Uma pesquisa no Google com a expressão "Volta Ferrorama" já está apontando nada menos que 800 resultados, fruto do boca-a-boca gerado entre fãs do antigo brinquedo da Estrela. Tudo isso a partir de uma campanha muito louca lançada pela DM9DDB para chamar a atenção para a possível volta do trenzinho às lojas.
Detectando que o ferromodelismo ainda atrai muita gente no Brasil, a DM9 propôs que Carlos Tilkian, presidente da Estrela, lançasse um desafio: se alguém conseguisse fazer uma locomotiva do antigo Ferrorama percorrer os últimos 20 quilômetros do Caminho de Santiago, na Espanha, o produto seria relançado para venda.
O desafio foi jogado no site www.voltaferrorama.com.br e em todas as mídias sociais possíveis: Facebook, Orkut (uma comunidade com mais de 2700 membros), Twitter (como @voltaferrorama), Flickr e Youtube, entre outros.
Como resultado, esta quarta-feira, na Espanha, um grupo de aficcionados do Ferrorama, enviados pela Estrela, começou a cumprir o desafio de fazer o trenzinho correr sem parar pelos 20 quilômetros da trilha, enquanto a saga vai sendo contada por fotos e postagens nos diversos sites. Além da dificuldade de fazer o Ferrorama trilhar tantos quilômetros, há um detalhe: a equipe só contará com 110 metros de trilho e também não poderá deixar o trem parar em momento algum. Essa mecânica forçará a equipe a ir tirando a última peça do trilho para colocá-la no início e garantir que o Ferrorama permaneça em movimento.
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Sergio Valente, Moacyr Netto, Daniel Bottas, João Mosterio, André Pedroso, Pedro Gravena, Rodrigo Almeida e Cassiano Saldanha
Redação: Moacyr Netto
Direção de arte: Leo Ehrlich, Marcelo Bruzzesi e Daniel Bottas
Atendimento: Joca Guanaes e Ricardo Zanella
Gerenciamento de Projeto: Fabio Seixas, Marianna Sanches e Patricia Andrade
Estratégia de redes sociais e conteúdo: Bruno Tozzini, Steve Pereira, Fabio Seixas e Ariane Garcia
Produção: Marcus Macarroni, Marianna Sanches, Fabio Seixas, Emni Ali Fakih, Diego Lauton, Leo Freitas, Abruzzo Revolux e Sergio Filho
Som: Cromo.sonica
Vídeo: Guru Filmes
Dono da comunidade: Marco Markora
Aprovação: Carlos Tilkian e Aires Fernandes

Estreia da Frisa na TV é finalista no Profissionais do Ano

A 11|21 é a única representante do Rio na lista dos finalistas do Profissionais do Ano, com a campanha da Frisa para o Hamburguer Grã-Filé disputando a categoria Campanha da região Sudeste Capitais. As outras duas concorrentes são as campanhas "Quase", da Fiat e "Receitas", da Dr.Oetker, ambas da agência Leo Burnett.
Na premiação Sudeste Capitais, AlmapBBDO (com 3 filmes, "Mãe", para Epa, "Meninos", para Elma Chips, e "Sonho", para Pepsico), F/Nazca ("Buraco", para Ambev) e Ogilvy ("Sapato", para Kraft) também comparecem, disputando a categoria Mercado.
O resultado do concurso será divulgado em festa promovida pela Rede Globo no dia 21 de setembro, em local a ser ainda anunciado.
Os filmes da Frisa foram ao ar no Rio de Janeiro, com o produto Grã-Filé, e no Espírito Santo, com o nome de Frisa. Esta foi a primeira vez que a empresa anunciou, em 40 anos de existência, e a agência usou o fato para criar o conceito da campanha: eles não sabem fazer propaganda direito, mas hamburguer eles fazem como ninguém. O apresentador, naturalmente, parece um funcionário do frigorífico, escalado em cima da hora para ser o porta-voz da companhia.
O frigorífico Frisa investiu R$ 1 milhão em sua comunicação, com o objetivo de ampliar suas vendas, que já correspondem a 30% do mercado, segundo Alfredo Massotti, diretor comercial da empresa. No final de 2009, ele admitia que, apesar de vender 18 milhões de unidades de hambúrguer no Rio, a Frisa não era conhecida da população.
Os outros comerciais da campanha podem ser vistos em www.youtube.com/watch?v=FDROkhsIES8 e www.youtube.com/watch?v=woPDyfuyQzw

Gente Que Vai e Vem

Rio360 (Rio - RJ) - Juliana Braga, profissional com 15 anos de experiência em produção e coordenação de eventos no Brasil e no exterior, é a nova diretora de Produção da Rio360 – agência de marketing promocional de Gaetano Lops. “Aceitei o convite porque acredito no mercado carioca. Espero contribuir para que a Rio360 seja a maior agência de eventos com cara carioca e referência não só para o mercado nacional como também internacional”, indica Juliana. A Rio360 prevê faturamento de 30 milhões até o fim desse ano. Em 2009, a agência chegou a 20 milhões. (10/06/2010)

Grupo 3+ (Rio - RJ) - A empresa, que engloba a Agência3 e a Local, anuncia a contratação de Carla Purcino como gerente de Planejamento. A profissional, que vem do GNT, será responsável pela implementação do novo departamento na agência. Carla também tem passagens pela Copernicus, NBS e Red Bull. (08/06/2010)