Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

20 de junho de 2010, domingo

CANNES DIVULGA 3 SHORTLISTS

Enquanto o mundo está de olho para onde desvia a Jabulani, os publicitários estão de olho nos shortlists do Festival de Cannes, onde 3 premiações já tiveram seus finalistas divulgados. Vamos lá:

PROMO & ACTIVATION

A Ogilvy fez a festa no shortlist de Promo & Activation, com 2 trabalhos selecionados, mas um deles aprovado em 3 categorias. São eles, por ordem de agência:
- "Troféu Feito de Lixo", da WMCann
- "Whopper Face", da Ogilvy para Burger King
- "Conta de R$ 73 mil", da Ogilvy para Bar Aurora (disputando em Small Scale, Retail e Charity, Public Health & Safety (veja o trabalho ao lado)
Paradoxalmente, nenhuma agência brasileira de marketing promocional conseguiu emplacar trabalho, já que o outro dos 5 finalistas brasileiros também é de uma agência de publicidade, a WMCann.
O país, aliás, não ficou bem no ranking, chegando em 10º lugar, apesar de ter inscrito 113 peças, quase duas vezes mais do que em 2009. Os três primeiros foram os Estados Unidos, com 21 trabalhos entre os 150 do shortlist, com Austrália em segundo, com 16 e Suécia em terceiro com 11.


DIRECT

Foram sete finalistas entre os 83 trabalhos inscritos pelo Brasil, um resultado pior que de 2009, quando, com apenas 57 inscritos, o país emplacou 9 deles no shortlist. Foram estes, por ordem de agência:

- "Instrumentos musicais imaginários", da DM9DDB para Sax so Funny (em duas categorias)
- "Scented banner", da ID\TBWA para Natura.
- "Wax ad", da Loducca para Peugeot.
- "Whopper face", da Ogilvy para Burger Kind.
- "Doe seu site", da Ogilvy para GRAACC.
- "Invasão", da Sun MRM para IDHI Estação Bem-Estar.

A Alemanha lidera o shortlist, com 19 dos 164 finalistas selecionados entre os 1.440 inscritos. Em seguida vieram Austrália (18), Reino Unido (15), Bélgica, Espanha, Suécia (11 cada), Estados Unidos e Nova Zelândia (8 cada).
O júri é presidido pelo argentino Pablo Alzugaray, da Shackleton, de Madrid, enquanto o Brasil está representado por Marisa Furtado, vice-presidente e diretora de criação da Fábrica Comunicação Dirigida.

PR

Das 42 peças inscritas pelo Brasil, oito foram selecionadas como finalistas, seis a mais do que havia conseguido em 2009:

- "Eu Já sabia", da DCS para Olimpikus (Comitê Olímpico Brasileiro).
- "Xixi no Banho", da F/Nazca S&S para SOS Mata Atlântica.
- "Praia exclusiva à venda", da Lew´Lara\TBWA para Akatu (categorias de Melhor Campanha Integrada liderada por RP e RP de Meio-ambiente).
- "Cying Strangers", da Santa Clara para Sesc e Video Brazil (Sopie Calle Exhibition).
- "Bovap", da LiveAd para Souza Barros Stock Brokerage
- "Movimento dos solteiros", da Sing Comunicação de Resultados para Par Perfeito
- "Campanha de lançamento do Windows 7", da Wunderman para Microsoft (veja ao lado)

Curiosamente, a Suécia está liderando o shortlist, com 15 trabalhos, 11 deles da agência Prime PR. Em segundo vieram os Estados Unidos, com 13 peças finalistas, seguidos do Reino Unido, com oito trabalhos.
Para se ter uma ideia dos riscos do investimento em inscrições em Cannes, a agência brasileira Salem, que mais inscreveu peças, com 5 concorrentes, não ficou entre as finalistas do concurso.

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.