Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

21 de junho de 2010, segunda-feira

Os juris de PR, Promo e Direct já divulgaram os resultados dos seus Leões:

PR

Continuam praticamente só agências de publicidade ganhando prêmios em Cannes. No PR Lions, o Brasil levou 3 Leões de PRata:
- "Eu Já sabia", da DCS para Olimpikus (Comitê Olímpico Brasileiro).
- "Xixi no Banho", da F/Nazca S&S para SOS Mata Atlântica.
- "Bovap", da LiveAd para Souza Barros Stock Brokerage
O júri concedeu 44 Leões, sendo 11 de Ouro e 32 de Prata. A TBWA/Chiat Day ficou com o Grand Prix para o case Replay, de Gatorade, o mesmo prêmio, aliás, que conquistou na área de Promo.

PROMO & ACTIVATION

Confirmando o bom desempenho da Ogilvy no Cannes 2010, a agência foi a única a levar Leões na área de Promo, com 3 de Bronze:
- "Whopper Face", da Ogilvy para Burger King
- "Conta de R$ 73 mil", da Ogilvy para Bar Aurora e Boteco Ferraz. (vencendo em Small Scale e em Charity, Public Health & Safety).

DIRECT

Mais prêmios para agências de publicidade em Cannes 2010. O Brasil ficou com 6 Leões, sendo 3 de Prata e 3 de Bronze. A Ogilvy levou mais 2 e até agora lidera o ranking brasileiro do festival:
PRATA:
- "Instrumentos musicais imaginários", da DM9DDB para Sax so Funny (em duas categorias)
- "Whopper face", da Ogilvy para Burger King.
- "Doe seu site", da Ogilvy para GRAACC.
BRONZE:
- "Instrumentos musicais imaginários", da DM9DDB para Sax so Funny (em duas categorias)
- "Wax ad", da Loducca para Peugeot.
- "Invasão", da Sun MRM para IDHI Estação Bem-Estar.


Os júris de Rádio, Press, Outdoor e Media oficializaram seus short lists.
Corrigindo a informação que demos aqui anteriormente, o Rio de Janeiro conseguiu incluir trabalhos no shortlist de outdoor, através da agência Heads. O equívoco se deveu aos trabalhos cariocas terem sido inscritos pela matriz da agência, do Paraná, para um cliente sediado no Rio Grande do Sul, a ONG Sea Shepherd. Mas Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads no Rio, telefonou para o Janela reivindicando a autoria da peça.
A ficha técnica das peças Arpão e Rede tem criação de Flávio Medeiros, Rodrigo Lomelino e Rafael Simi, com direção de criação de Flávio Medeiros e Luis Christello, atendimento de Leticia Machado, foto e manipulação de Rodrigo Paredes e aprovação de Sofia Graça Aranha e Paulo Guilherme.
De qualquer modo, o Rio Grande do Sul continua no destaque absoluto das regionais brasileiras, através das agências gaúchas DCS e Escala.
Surpreende, pelo lado negativo, entre as agências que tiveram maior número de inscrições, o mal desempenho da JWT (2 finalistas ate o momento) e da F/Nazca (4 finalistas), até por serem duas agências criativas e que costumam ser muito bem premiadas em concursos brasileiros.

PRESS LIONS

68 trabalhos brasileiros conseguiram ficar entre os finalistas da área de Press. De forma impressionante, a AlmapBBDO lidera massacrantemente a relação, com 44 peças, quase a metade das 92 que inscreveu. A única representante de fora de São Paulo é a gaúcha DCS.

- “Condoms”, da AlmapBBDO para ABAP/ABA.
- “Flip Flop”, da AlmapBBDO para ABAP/ABA.
- “Razors”, da AlmapBBDO para ABAP/ABA.
- “Cow”, da AlmapBBDO para Alka-seltzer.
- “Fowl”, da AlmapBBDO para Alka-seltzer.
- “Amy”, da AlmapBBDO para Billboard (2 categorias).
- “Bono”, da AlmapBBDO para Billboard (2 categorias).
- “Britney”, da AlmapBBDO para Billboard (2 categorias).
- “Eminem”, da AlmapBBDO para Billboard (2 categorias).
- “Marilyn”, da AlmapBBDO para Billboard (2 categorias).
- “Drops of Sweat 1”, da AlmapBBDO para Gatorade.
- “Drops of Sweat 2”, da AlmapBBDO para Gatorade.
- “Drops of Sweat 3”, da AlmapBBDO para Gatorade.
- “Banana”, da AlmapBBDO para Havaianas.
- “Crank”, da AlmapBBDO para Havaianas.
- “Perfume Spray”, da AlmapBBDO para Havaianas.
- “Shoe”, da AlmapBBDO para Havaianas.
- “Taxi”, da AlmapBBDO para Havaianas.
- “Being Stylish”, da AlmapBBDO para Havaianas Slim (2 categorias).
- “Dress Code”, da AlmapBBDO para Havaianas Slim (2 categorias).
- “Elephant”, da AlmapBBDO para Havaianas Slim (2 categorias).
- “In NYC”, da AlmapBBDO para Havaianas Slim (2 categorias).
- “0.0047%”, da AlmapBBDO para Image Bank.
- “0.0053%”, da AlmapBBDO para Image Bank.
- “Best Ad”, da AlmapBBDO para Panamericana.
- “Dogs”, da AlmapBBDO para Panamericana.
- “Nails”, da AlmapBBDO para Panamericana.
- “Red Dots”, da AlmapBBDO para Panamericana.
- “Long Text”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Magician”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Origami”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Puppets”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Acorn”, da AlmapBBDO para VW Tiguan.
- “Berry”, da AlmapBBDO para VW Tiguan.
- “Frog”, da AlmapBBDO para VW Tiguan.
- “Slope 1”, da DCS para Olympikus.
- “Slope 2”, da DCS para Olympikus.
- “America”, da DM9DDB para Fedex.
- “Asia”, da DM9DDB para Fedex.
- “Europe”, da DM9DDB para Fedex.
- “Bedroom”, da Grey para Mercedes-Benz.
- “Kitchen”, da Grey para Mercedes-Benz.
- “Living Room”, da Grey para Mercedes-Benz.
- “Bell Bottom Pants”, da Leo Burnett para Dreft.
- “High Waist Pants”, da Leo Burnett para Dreft.
- “Bus”, da Lew’Lara\TBWA para Aruba .
- “Camera”, da Lew’Lara\TBWA para Aruba .
- “Tip”, da Lew’Lara\TBWA para Aruba .
- “Almost Hit”, da Moma para Kia Motors.
- “Saving Little Lucy”, da Moma para Kia Motors.
- “The Unhurt”, da Moma para Kia Motors.
- “Red Flags”, da NeogamaBBH para ADESF.
- “Tanks”, da NeogamaBBH para ADESF.
- “Yellow Flags”, da NeogamaBBH para ADESF.
- “Basketball”, da Ogilvy para Band Sports.
- “Soccer”, da Ogilvy para Band Sports.
- “Balloon Man”, da Talent para Alpargatas.
- “Paper Man”, da Talent para Alpargatas.
- “Snow Man”, da Talent para Alpargatas.

OUTDOOR LIONS

O Brasil ficou com 82 finalistas na área, mais uma vez com a AlmapBBDO liderando a lista com 12 trabalhos. A Heads, de Curitiba, foi a única representante de fora de São Paulo..
Como é comum acontecer em Cannes, vários trabalhos selecionados em Press também estão aqui, já que as agências podem inscrever rigorosamente o mesmo material nas duas, se informarem que a mesma peça foi usada em impresa e como cartaz.

- “Couple 3”, da Age para Olla.
- “Audi Side Assist”, da AlmapBBDO para Audi.
- “Boss's Jokes”, da AlmapBBDO para Bayer.
- “Ex-wife's Lawyer”, da AlmapBBDO para Bayer.
- “Teenage Daughter's Boyfriend”, da AlmapBBDO para Bayer.
- “Britney”, da AlmapBBDO para Billboard.
- “Eminem”, da AlmapBBDO para Billboard.
- “Live Panel from Billboard”, da AlmapBBDO para Billboard.
- “0.0047%”, da AlmapBBDO para Image Bank.
- “0.0053%”, da AlmapBBDO para Image Bank.
- “Gnome”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Hydrant”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Polo with Parking Sensor”, da AlmapBBDO para VW Polo.
- “Prejudice”, da Dentsu para Escola Sao Paulo.
- “Funny Baby 1”, da Dentsu para L'Univers de Chocolat.
- “Funny Baby 2”, da Dentsu para L'Univers de Chocolat.
- “Funny Baby 3”, da Dentsu para L'Univers de Chocolat.
- “Funny Baby 4”, da Dentsu para L'Univers de Chocolat.
- “America”, da DM9DDB para Fedex.
- “Asia”, da DM9DDB para Fedex.
- “Europe”, da DM9DDB para Fedex.
- “Pink and Blue”, da DM9DDB para MASP.
- “Rembrandt Self”, da DM9DDB para MASP.
- “Roger freeing Angelica”, da DM9DDB para MASP.
- “The Schoolboy”, da DM9DDB para MASP.
- “Walk in the Twilight”, da DM9DDB para MASP.
- “Push Up Toy/Book Case”, da DM9DDB para Tok&Stok.
- “Push Up Toy/Chair”, da DM9DDB para Tok&Stok.
- “Cake”, da DPZ para Campanha do Agasalho.
- “Pie”, da DPZ para Campanha do Agasalho.
- “Pizza”, da DPZ para Campanha do Agasalho.
- “Sushi”, da DPZ para Campanha do Agasalho.
- “Sweet”, da DPZ para Campanha do Agasalho.
- “Class”, da F Nazca/S&S para Café Suplicy.
- “Library”, da F Nazca/S&S para Café Suplicy.
- “Meeting”, da F Nazca/S&S para Café Suplicy.
- “Miniskirt”, da F/Nazca/S&S para Skol.
- “In Debt to Those Who Have Little”, da FischerAmerica para Citizen Agent.
- “The Goodwill Vending Machine”, da Giovanni+DraftFCB para Abrinq.
- “Doors 1”, da Grey para Editora Abril / VIP.
- “Doors 2”, da Grey para Editora Abril / VIP.
- “Doors 3”, da Grey para Editora Abril / VIP.
"Arpão", da Heads para Sea Shepherd.

- “Fishnet”, da Heads para Sea Shepherd.
- “Harpoon”, da Heads para Sea Shepherd (imagem ao lado).
- “Scented Banner”, da ID TBWA para Natura.
- “Glacier”, da JWT para Conservation International.
- “Rainforest”, da JWT para Conservation International.
- “SMS Cow”, da Leo Burnett para Fiat Linea.
- “SMS Lamp Post”, da Leo Burnett para Fiat Linea.
- “SMS Tree”, da Leo Burnett para Fiat Linea.
- “Instituto Instituto Akatu Exclusive Beach”, da Lew’Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- “Building”, da Lew’Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- “Car”, da Lew’Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- “Chimney”, da Lew’Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- “Calf”, da Lew’Lara\TBWA para Luftal.
- “Chicken”, da Lew’Lara\TBWA para Luftal.
- “Pig”, da Lew’Lara\TBWA para Luftal.
- “Cow”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan.
- “Hydrant”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan.
- “Pole”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan.
- “Invasion 1”, da NeogamaBBH para ADESF.
- “Invasion 2”, da NeogamaBBH para ADESF.
- “Invasion 3”, da NeogamaBBH para ADESF.
- “Boxes 1”, da NeogamaBBH para Renault.
- “Boxes 2”, da NeogamaBBH para Renault.
- “Boxes 3”, da NeogamaBBH para Renault.
- “$73.000 Bar Tab”, da Ogilvy para Bar Aurora/Boteco.
- “Whopper Face”, da Ogilvy para Burger King.
- “Ass”, da Ogilvy para Red Balloon.
- “Cock”, da Ogilvy para Red Balloon.
- “90 Degrees Green”, da Ponto de Criação para Mercedes-Benz.
- “90 Degrees Orange”, da Ponto de Criação para Mercedes-Benz.
- “90 Degrees Red”, da Ponto de Criação para Mercedes-Benz.
- “Go Visit Your Wallpaper”, da Talent para Go Outside.
- “City”, da Talent para Sete Léguas Alpargatas.
- “Fish”, da Talent para Sete Léguas Alpargatas.
- “Old Lady”, da Talent para Sete Léguas Alpargatas.
- “Peanuts”, da Y&R para LG.
- “Penguin”, da Y&R para LG.
- “Popcorn”, da Y&R para LG.
- “Medieval”, da Y&R para LG Time Machine.
- “Western”, da Y&R para LG Time Machine.

RADIO LIONS

O Brasil ficou com 5 finalistas no Radio Lions, cujo jurado brasileiro é o carioca Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3:.
- "Dial', da Lew'Lara\TBWA para a Cultura Inglesa.
- "Amigos" e "Casal", da AlmapBBDO para Volkswagen.
- "C'Mon" e 'I Can't", da Ogilvy para Motorola.

MEDIA LIONS

iForam 9 os trabalhos brasileiros selecionados nesta categoria que é uma das mais confusas do festival, já que analisa, teoricamente, como a mídia foi usada criativamente pelas agências. .
- “Heaviest Ad in the World”, da DM9DDB para Companhia Athletica.
- “Getting Driver's Attention“, da Escala para Secretaria de Transporte.
- “Exclusive Beach”, da Lew’Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- “Flannel”, da Lew’Lara\TBWA para Cosan.
- “Wax Ad”, da Loducca para Peugeot.
- “Effects of Crack”, da Master para Ministério da Saúde.
- “Whopper Face”, da Ogilvy para Burger King.
- “Wristbands”, da Publicis para Swatch.
- “Weight of the Brazilian Shirt”, da Salles Chemistri para Centauro.


O Brasil confirmou Leão para todos os 5 trabalhos que haviam sido incluídos no shortlist, garantindo também o primeiro Ouro do país:

OURO
- "Dial", da Lew'Lara/TBWA para a Cultura Inglesa.

BRONZE
- "Cmon, what is this song?" e "I cant remember this tune" (Campanha), da Ogilvy e Satelite Áudio para Motorola.
- "Friends" e "Couple" (Campanha), da AlmapBBDO e Voz do Brasil para VW Saveiro.

O resultado soma mais alguns pontos na contabilidade da AlmapbBDO, que este ano é a agência brasileira que pinta com mais chances de disputar o título de Agency of The Year.

Em tempo: Prêmio de rádio é uma dureza para ilustrar para os leitores. As agências não postam fonogramas no Youtube e não existe um site Youspeaker. Vamos ficar devendo essa.

 

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.