Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

21 de junho de 2010, segunda-feira

COMEÇA A COPA DO MUNDO DA PUBLICIDADE
Dos leões africanos para os leões franceses, saio da África do Sul rumo ao festival de publicidade mais internacional do mundo e o mais importante para o mercado brasileiro (os anglo-saxões discordam desta nossa predileção). Um festival que começa com pessoas animadas com camisas de seleções pelas ruas e com a perspectiva de um ano mais rico de ideias e festas, depois de um 2009 ressacado pela crise.
AGORA VAI
Terry SavageEu não cheguei a ver, mas estão dizendo por ai que o CEO do festival de Cannes, Terry Savage, mandou sua equipe se certificar que Antonio Carlos Accioly, o onipresente produtor da Margarida estava mesmo na cidade antes de declarar o festival oficialmente aberto. "Without Accioly, there is no Cannes", teria dito. Ele tá na área. Podem esperar a carinha dele em muitas fotos, em todos os sites, inclusive aqui, se você tiver paciência de ler até o final.
DOMINGO (nada) LEGAL
Eu nunca entendi essa história de Cannes começar domingo. Quem gosta de trabalhar domingo? O que tem de tanto assunto assim pra isso começar domingo? Nada. Olha só a programação das palestras:
- Um sujeito que é Conselheiro Senior de Inovação da Hillary Clinton.
Peraí. Inovação pra Sra. Clinton? A única coisa que conheço de modernex da secretária americana é a relação dela com o maridão.
- Palestra sobre comunicação business to business com a IBM. Opa, não posso deixar de não ir.
- E um cara que vai falar sobre mala direta que manda um release de apresentação assim: "o correio é a menos amada das mídias, mas..."
Cara, não tem "mas" depois de um texto que abre detonando seu ganha-pão. Imagina: "a top model é feia, mas..." ou "o centroavante não marca gol, mas..." "essa palestra parece chata, mas..." fica pra próxima.
Ainda bem que o dia terminou com o jogo do Brasil e a vitória de 3x1 na Costa do Marfim.
Hoje a coisa começa a melhorar com as palestras da EA-Electronic Arts sobre games e publicidade e a conferencia com os manda-chuvas da JWT.
LENNON LIVES
Yoko OnoE alguém teve a infeliz ideia de convidar Yoko Ono pra tocar numa palestra aqui. O que nos leva a uma teoria. Não existe ninguém no mundo que goste da Yoko cantando. O único era John Lennon. Logo, Lennon não morreu. Quem mais faria esse tipo de convite?
TUITES
TwitterOs brasileiros são campeões em twittar o tempo todo, por qualquer coisa e em Cannes não seria diferente. "Estou na palestra do fulaninho". "Assistindo o workshop tal". Fico me perguntando se alguém chega a ser 100% sincero: "Não presto a atenção em picirica nenhuma por aqui, fico o tempo todo twittando."
BOLAS NA AREIA
Começa hoje, com patrocínio do canal a cabo Eurosport, o campeonato publicitário de futebol de areia que rola sempre em ano de copa. Tive a honra de ganhar esse torneio de pelada em 2006, jogando por Portugal, onde morava na época, depois de ter sido barrado pelos meus compatriotas (que ajudei a eliminar na semifinal). Este ano, participei dos treinos iniciais da equipe canarinho (que só estréia na terça), mas viajei antes do último treino. Estou a disposição do treinador e se Deus quiser, graças a Deus, espero fazer parte desse grupo maravilhoso para tentar dar o melhor de si.
APOSTA OU CERTEZA?
Curiosa a promoção do Carrefour aqui na França. Patrocinadora da seleção nacional, a rede de supermercados oferece para quem comprar qualquer TV o reembolso total em caso do bicampeonato dos Les Bleus. Será que eles acreditam mesmo no time ou só estão sendo sarcásticos, têm certeza que com esses matusquelas a França não vai longe?
ASSENTANDO
A Air France, como parece que já fazem outras companhias, não reserva mais o assento de emergência para qualquer passageiro: cobram mais caro de quem deseja sentar ali porque o assento tem mais espaço na frente. Tremenda sacanagem. Espremem todo mundo na econômica e cobram 70 euros por mais alguns centímetros de quem que queira (ou precise) sentar ali. Sendo contra meus princípios, quis ver quem foi o panaca (só cobram porque tem quem pague) que comprou o assento que não pude reservar. E era uma anã! Balançando os pezinhos no ar ainda, a folgada. Sofria de nanismo e de mania de grandeza.
DÚVIDA EMBAIXO DO BRAÇO
Já ouvi muita gente dizer que francês não gosta de tomar banho, fama provavelmente criada pela caatinga que impera sobretudo nos transportes coletivos gauleses. Mas, me ocorreu isso agora, e se ao invés de aversão ao chuveiro eles gostem é do cheirinho do cecê do suvaco?
SHOW COM O BILAL
Cheb BilalCheb Bilal é o nome de um dos artistas que está em tournée aqui na França e promete sacudir a galera. Quem já viu o Bilal achou impressionante. Dizem que quando entra o Bilal a mulherada fica maluca e não para de rebolar. Que o Bilal não é mole não. E o mais bacana: note que o parceiro dele se chama Cheb Amar. É a dupla AMAR BILAL.
ECONOMIA DE TEMPO
É tanta coisa pra ver em Cannes que a organização do festival está disponibilizando aqui um serviço chamado How To Cannes. Durante meia-hora um especialista dá dicas sobre como aproveitar melhor o festival.
Não seria melhor começar este curso dispensando os participantes para que eles não perdessem esses 30 minutos?
APLICANDO
IAB CannesSe você está em Cannes, duas dicas legais para realmente não perder tempo.
1) Baixe o aplicativo brasileiro da IAB para iPhone e iPod com a programação completa, agenda customizável, alertas para avisar quando for começar algo do seu interesse e até dicas de diversão.
2) Se você está em Cannes e quer aproveitar melhor o Festival, deixa de ser mané e para de ler a Fenêtre!

MOMENTO AMAURY JR.
Essas fotos foram registradas por câmeras que queriam mostrar como o pessoal suou a camisa em Cannes durante o jogo do Brasil.

Raí em Cannes Jacques Lewkowicz, Raí e Adilson Xavier
Raí quase não viu o jogo. Passou o tempo todo sorrindo para as fotos e dando autógrafos e entrevistas, enquanto Jacques Lewkovicz conferia seu bolão e Adilson Xavier não estava nem aí.
Antônio Carlos Accioly e Álvaro Rodrigues Rodolfo Sampaio e Antônio Carlos Accioly
Olha ele aí, o onipresente Antonio Carlos Accioly com o jurado de Radio Lions, Álvaro Rodrigues, e com Rodolfo Sampaio, da Moma.

SAC - Serviço de Atendimento de Churumelas
Tem alguma abobrinha pra dizer sobre Cannes? Alguma opinião que tem vergonha de mandar pra outro site? Precisa de um ombro amigo? Quer mandar um correio elegante pra gostosa do atendimento? Escreve pra Fenêtre! Estamos ao seu dispor.
Fabio: [email protected]
Marcio: [email protected]

O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2010.