Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

22 de junho de 2010, terça-feira

Mais duas premiações têm seus shortlists revelados oficialmente no Festival de Cannes 2010: Cyber e Design.

CYBER LIONS

Em um dos piores anos brasileiros, o país ficou com apenas 10 peças no shortlist de Cyber, onde inscreveu 177 trabalhos. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos ficaram em primeiro com 6 vezes esta quantidade, na frente do Reino Unido (33), Suécia (28) e Japão (19).
Mantendo a tendência do festival, as agências de publicidade dominaram a relação, sendo as especializadas em online representadas apenas pela AgênciaClick e pela ID\TBWA.
Estes foram os trabalhos brasileiros, por ordem de agência:

- “One Thing Leads to Another”, da AgênciaClick para Fiat Doblò 2010 (veja ao lado).
- “Fox Inside Out”, da AlmapBBDO para Volkswagen Fox.
- “Tracks”, da AlmapBBDO para Volkswagen.
- “Love”, da DM9DDB para Fedex.
- “Xixi no Banho”, da F/Nazca S&S para SOS Mata Atlântica.
- “Half a Beetle for Raffle”, da F/Nazca S&S para Unibanco.
- “Scented Banner”, da ID\TBWA para Natura.
- “Admirable World”, da JWT para Ford Edge.
- “Strange Days”, da JWT para Ford Ranger.
- “Donate Words”, da RC para Instituto Mário Penna de Oncologia.

O Brasil está representado no júri por Jean Boëchat, diretor de criação digital da JWT. O presidente da categoria é Jeff Benjamin, vice-presidente e diretor de criação da Crispin Porter+Bogusky, dos Estados Unidos.

Aproveitando: se os leitores souberem onde estão na internet os trabalhos que não conseguimos colocar os links, por favor escrevam para [email protected], para podermos compartilhar a informação com todo mundo.

 

DESIGN LIONS

Bruno BertaniBruno Bertani (foto) ataca novamente. Pelo terceiro ano consecutivo, o designer carioca consegue ficar entre os finalistas do Design Lions, através de sua Indústria Nacional. Nos últimos dois anos, inclusive finalizando com Leões.
O Brasil, no entanto, teve um resultado fraco, considerando que havia inscrito 213 trabalhos. Apenas 7 foram classificados, 5 dos quais assinados por agências de propaganda. Aliás, aqui também a AlmapBBDO deu seu recado, garantindo 3 finalistas. A Alemanha liderou a relação com 24 peças, seguida dos Estados Unidos (12) e Japão (10).

- “Music e See What It's Made Of”, da AlmapBBDO para Revista Billboard.
- “Havaianas World Cup”, da AlmapBBDO para Havaianas.
- “Fox New Interior”, da AlmapBBDO para Volkswagen Fox.
- “Imaginary Musical Instruments”, da DM9DDB para SaxSoFunny.
- “Candle Projector”, da Indústria Nacional & Diálogo Design para Vivo Movie Award.
- “Music Posters”, da Máquina Estúdio para Orquestra Sinfônica de São Paulo.
- “Whopper Face”, da Ogilvy para Burger King.

O júri foi presidido pelo americano Steff Geissbuhler, da C&G Partners, enquanto o Brasil foi representado por André Poppovic, diretor de criação da OZ Design.


BRASIL LIDERA PREMIAÇÃO DO OUTDOOR LIONS

O GP da Argentina, Teletransporter, para a cerveja Andes
Com 21 Leões -- de peças isoladas e de campanhas -- o Brasil acabou como o país mais premiado no Outdoor Lions, cujo resultado foi oficializado no início da tarde em Cannes (que está 5 horas à frente do Brasil).
Um dos Grand Prix, de "Environement". ficou com "Teletransporter", da argentina Del Campo/Nazca S&S para a cerveja Andes, da Inbev (veja ao lado o case). O outro GP foi para uma campanha de outdoors da agência Anomaly, dos Estados Unidos, para a Diesel.
Aí vão os Leões brasileiros:

OURO
- "Live Panel from Billboard", da AlmapBBDO para Billboard.
- "Funny Baby 1,2,3 e 4", da Dentsu para L'Univers de Chocolat.
- "Cow, Hydrant e Pole", da Lew'Lara\TBWA para Nissan.

PRATA
- "Britney e Eminem", da AlmapBBDO para Billboard.
- "America, Asia e Europe", da DM9DDB para Fedex.
- "Class, Library e Meeting", da F Nazca/S&S para Café Suplicy.
- "Doors 1, 2 e 3", da Grey para Editora Abril / VIP.
- "Whopper Face", da Ogilvy para Burger King.
- "90 Degrees Green, Orange e Red", da Ponto de Criação para Mercedes-Benz.

BRONZE
- "0.0047% e 0.0053%", da AlmapBBDO para Image Bank.
- "Boss's Jokes, Ex-wife's Lawyer e Teenage Daughter's Boyfriend", da AlmapBBDO para Bayer.
- "Push Up Toy/Book Case e Chair", da DM9DDB para Tok&Stok.
- "Pink and Blue", da DM9DDB para MASP.
- "Scented Banner", da ID\TBWA para Natura.
- "Instituto Instituto Akatu Exclusive Beach", da Lew'Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- "Calf, Chicken e Pig", da Lew'Lara\TBWA para Luftal.
- "Boxes 1, 2 e 3", da NeogamaBBH para Renault.
- "Ass e Cock", da Ogilvy para Red Balloon.
- "$73.000 Bar Tab", da Ogilvy para Bar Aurora/Boteco.
- "Go Visit Your Wallpaper", da Talent para Go Outside
- "Old Lady, City e Fish", da Talent para Alpargatas Sete Léguas.

MEDIA LIONS

Na premiação voltada para aproveitamento da mídia, o Brasil ficou com apenas 4 Leões, dois deles garantidos pela agência Lew'Lara\TBWA:

PRATA
- “Flannel”, da Lew’Lara\TBWA para Cosan.

BRONZE
- “Exclusive Beach”, da Lew’Lara\TBWA para Instituto Akatu.
- “Whopper Face”, da Ogilvy para Burger King.
- “Wristbands”, da Publicis para Swatch.

 

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.