Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 06/AGO/2010
Marcio Ehrlich

 

Senac Rio tem 7 agências na disputa

EM PRIMEIRA MÃO - Apenas sete agências de grande porte apresentaram suas propostas esta segunda-feira, 2 de agosto, para a concorrência do Senac: Dentsu, F/Nazca S&S, Giovanni+DraftFCB, Grey, Heads, NovaSB e Publicis. A verba prevista pelo Senac Rio é de R$ 11 milhões.
A concorrência do Senac já foi motivo da várias polêmicas. Inicialmente, o órgão pedia que as licitantes tivessem estrutura fora do Rio, a despeito de o seu público-alvo estar totalmente localizado no Rio de Janeiro. Após protesto das entidades do mercado, o Senac voltou atrás. Também havia a exigência descabida de que todos os profissionais envolvidos no atendimento, mídia e criação tivessem curso superior, pós-graduação ou MBA, como se diploma fosse sinal de algum tipo de competência.
Além disso, outras exigências como capital social mínimo de R$ 300 mil praticamente eliminaram da briga agências de pequeno e médio porte.
Uma coisa porém, a ser elogiada no edital é seu aspecto desburocratizante. Ao contrário do que fazem muitos órgãos públicos, apenas as agências classificadas tecnicamente -- por sua proposta criativa -- e que tiverem interesse em continuar na disputa precisarão apresentar documentação legal. Isso elimina a gigantesca trabalheira que muitas agências têm para sair tirando atestados, certidões, cópias xerox e dando dinheiro para cartórios em autenticações apenas para ter o direito de suas propostas criativas serem analisadas pela comissão de licitação. Agora, agências que ficarem nas últimas posições da avaliação técnica -- portanto, com pouca chance de conquistar o cliente -- podem abrir mão de entregar seus documentos legais, evitando assim os custos burocráticos.

NBS divulga seguros da SulAmérica

Entraram no ar esta semana, em canais de TV aberta e paga, os três novos comerciais criados pela NBS para promover os seguros de carro, saúde e previdência da SulAmérica.
Com direção de criação de Pedro Feyer e André Lima, os filmes -- dois deles estão aí ao lado -- fazem parte de uma campanha offline e online que têm a criação assinada por Marcello Noronha, Felipe Rodrigues, Marcio Juniot, Marcos Hosken, Cássio Faraco, José Luis Vaz e Miguel Genovese, da equipe da NBS no Rio e em São Paulo. A produção dos filmes foi da Mixer, com direção de João Caetano Feyer e fotografia de Lito Mendes da Rocha.
Em todos, a agência reforça o conceito "Se aborrecer, pra quê?", que tem sido usado pela seguradora nas últimas peças.
Na ficha técnica, ainda estão Alexandre Grynberg, Eduardo Oliveira, Ana Hasegawa e Ítalo Vetorazzo no atendimento; Jurandir Craveiro, Gisela Toledo, Laura Brasileiro e Rodrigo Néia no planejamento e Bia Traldi no RTV. Quem aprovou, no cliente, foi Zeca Vieira.

Fragmentação dos meios é tema de palestras no Rio

Below The Line, No Media, marketing de guerrilha, mídia alternativa, promoção, mídia extensiva, street marketing, ambush marketing, undercover marketing, Pr Stunt, intervenção urbana, flash mob, etc. Esta salada de terminologias que hoje circula pelas mesas dos publicitários e clientes será motivo do ciclo de debates "A comunicação up to date", promovida pela ESPM-RJ e pela Associação Brasileira de Publicidade (ABP), com a primeira palestra começando na próxima terça-feira, 10 de agosto.
Com moderação de Sandra Sartié, gerente de mídia da Coca-Cola, este primeiro dia de apresentações terá Ângelo Franzão, vice-presidente da Pointlogic -- multinacional especializada em mensuração de retorno de mídia -- e Sérgio Prazeres, diretor de mídia da DPZ e presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, falando, respectivamente, sobre “A mídia de massa morreu ou não?” e “O valor que as novas mídias têm”.
O valor de cada palestra é de R$ 50,00 (não associados) e R$ 30,00 (alunos da ESPM, associados da ABP e ABA Rio). As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.espm.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2216-2002.

Globosat entra na era "tapeless"

U-Matic Tape Trash GarbageA fita Beta está seguindo os mesmos destinos que já teveram suas antepassadas U-Matic e Quadruplex: o museu ou a lata de lixo. Saindo na frente inclusive das redes de televisão abertas, a Globosat apresentou esta quinta-feira, 5 de agosto, a cerca de 200 mídias do Rio de Janeiro, seu novo sistema de recebimento de materiais batizado de Comercial Online, que pretende, até o fim do ano, abolir de vez a entrega de cassetes pelas agências de propaganda. É a nova era "tapeless".
A partir de 1º de setembro, a página www.globosat.com.br/comercial servirá como porta de entrada para as agências enviarem seus filmes e vinhetas, forçosamente gravados em arquivo digital .MOV, o formato desenvolvido pela Apple para seus computadores e que é hoje adotado por diversos softwares de produção de vídeo.
O novo sistema, segundo a Globosat, agilizará a vida das agêncis mas, por enquanto, não prorrogará os prazos de entrega dos materiais. Mas houve mídia de agência, na reunião, temerosa de que a demora em fazer o upload dos comerciais até obrigue a antecipar o prazo de finalização da peça. Ou seja, um motoqueiro levando o cassete poderia ser mais rápido que o filme trafegando na banda larga da agência. Segundo a Globosat, porém, um comercial de 30" gravado em MOV com o codec DV25, utilizado como padrão pelo Comercial Online, não ultrapassaria 250 megabytes de tamanho, o que, pelos testes, levaria no máximo 40 minutos para ser recebido pela emissora.
O sonho de mandar um comercial para veiculação meia hora depois, porém, ainda é coisa para o futuro.
As agências interessadas em se cadastrar para usar o sistema deverão solicitar seu cadastramento pelo e-mail [email protected].

Gente Que Vai e Vem

Giovanni+DraftFCB (Rio - RJ) - O escritório carioca da agência anuncia a contratação de Camila Serejo e Larissa Andrade, para o departamento de mídia on-line, Renata Régis e Simone Ferreroni, para a área de Planejamento, e Raquel Castro para atendimento.
Pós-graduada em mídias digitais pela Unesa e gestão de marketing digital pela Facha, Camila (ex-Hi-Mídia e Agência 3) tem sete anos de mercado e assume o cargo de gerente de mídia on-line. Larissa (ex-Agência 3) completa o departamento como assistente de mídia on-line. Com especialização em planejamento pela Miami Ad School, Renata Régis (ex-Contemporânea e JMD Comunicação) assume o cargo de analista de planejamento. Já Simone Ferreroni retorna à agência como assistente para compor a área de Planejamento Estratégico. Raquel Castro (ex-GL Comunicação) é formada em gestão empresarial e marketing estratégico pela Unesa e vem compor a área de atendimento de marketing de relacionamento. (05/08/2010)

Casa da Criação (Rio - RJ) - Acaba de contratar Jorge Abrahão (ex-CopacabanaBrasil) como Atendimento de Contas. Jorge atenderá clientes como DBTRANS com o produto Auto Expresso, ODEBRECHT, COSAN e GásLocal. Formado em Comunicação Social pela PUC-RIO e Pós-graduado em Marketing pela COPPEAD / UFRJ, trabalhou como redator publicitário e atendimento a contas exclusivas. (02/08/2010)

FALECE JOSÉ CLÁUDIO MALUF - O jornalista e publicitário José Cláudio Maluf, que assinava as colunas Penúltimas e Malufax, faleceu nesta madrugada de domingo para segunda-feira, 2 de agosto, aos 72 anos, na cidade paulista de Serra Negra, onde estava morando. José Cláudiio, que deixa a esposa Maria Thereza e os filhos Paola, Silvia e Lula, será enterrado às 17:00h desta segunda, no cemitério Parque Gethsêmani (Rodovia Anhanguera, km 23,5).