Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/AGO/2010
Marcio Ehrlich

 

NFS-e de propaganda ainda sem solução no Rio

As agências de propaganda do Rio de Janeiro precisarão de um pouco mais de paciência para ver resolvida a emissão de suas Notas Fiscais de Serviços Eletrônica - NFS-e, também chamada de Nota Carioca, que desde 1º de agosto precisam ser emitidas de acordo com a nova legislação do município.
A Secretaria Municipal de Fazenda do Rio, responsável pela implantação do projeto, ainda não liberou a atualização do formulário para possibilitar às agências lançarem os valores correspondentes às compras de serviços e produtos de terceiros, realizadas em nome de seus clientes.
Esta segunda-feira, 9, o órgão realizou uma reunião de trabalho com o diretor jurídico do Sindicato das Agências do Rio de Janeiro - Sinapro-RJ, João Luis Faria Netto, e representantes de algumas agências, quando foi reafirmado o compromisso do governo municipal em agilizar a solução para as agências cariocas não atrasarem ainda mais seus faturamentos, que normalmente deveriam estar fechados até amanhã, dia 10, para os trabalhos realizados em julho de 2010.
De acordo com João Luis, apesar de o site da Nota Carioca ainda não prever os campos necessários para a emissão correta, as agências não devem adiar o pagamento de seus Impostos Sobre Serviços - ISS, para não incorrerem em multa. O Sinapro-RJ está à disposição para esclarecer as dúvidas de seus associados, pelo telefone (21) 2262-9487.

Grey encabeça disputa pelo Senac Rio

Gray, F/Nazca e Giovanni+DraftFCB foram as três agências mais pontuadas, pela ordem, na avaliação técnica da concorrência pela conta do Senac Rio, estimada em R$ 11 milhões.
Agora, o anunciante abrirá as propostas de preço, que poderão somar 15 pontos à nota final. Como a Grey está bem à frente das demais colocadas, dificilmente perderá a conta.
A Grey -- que mantém um escritório em Ipanema -- já atendia aos requisitos iniciais da concorrência do Senac, de ter escritório em outra cidade. A matriz da agência, no Brasil, fica em São Paulo.
Também apresentaram propostas as agências Dentsu, Heads Propaganda, NovaS/B e Publicis Brasil.

Roberto Medina garante 3 Rock in Rio até 2015

Medina diz que o Rio terá o Rock In Rio em 2011, 2013 e 2015
EM PRIMEIRA MÃO - O Rio de Janeiro volta a realizar o festival Rock in Rio não somente em 2011, como tem circulado informalmente pela imprensa, mas também em 2013 e 2015.
Nesta próxima segunda-feira, 16, Roberto Medina anuncia oficialmente a novidade em uma coletiva para a imprensa no Palácio da Cidade, junto com o prefeito Eduardo Paes, já que a Prefeitura do Rio será praticamente uma parceira do projeto. Na verdade, é o acordo com a Prefeitura que está permitindo a Medina garantir que realizará pelo menos três versões do Rock in Rio na sua cidade natal, a cada dois anos a partir de 2011, depois de 10 anos do último festival na cidade:
- Demorei a voltar para o Rio porque não fazia sentido realizar o Rock in Rio sem ter um espaço próprio garantido para dar continuidade ao festival, explica Roberto, que passou os últimos sete anos morando em Portugal e na Espanha, para onde levou o evento.
Com a confirmação do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, a Prefeitura terá que construir uma área próxima do Riocentro -- e também da antiga Cidade do Rock -- para funcionar como espaço de lazer. "Se teria que construir em 2015, por que não agora?", diz Medina, que fará no local os Rock in Rio de 2011, 2013 e 2015.
De acordo com o empresário, o mercado brasileiro do show-business também mudou muito, facilitando que os grandes shows pudessem voltar a ser realizados no Brasil.
- Há 10 anos, no último Rock in Rio, o preço de um ingresso era quatro vezes menor que o de hoje, mesmo o de meia entrada. Isso forçava a colocar uma carga de responsabilidade muito grande em cima dos patrocinadores para o evento ser viabilizado, justifica Medina.
Mesmo tendo voltado a morar no Rio, Roberto Medina não deixou de ficar de olho tanto na Europa -- a Polônia deve sediar uma versão do festival -- quanto na Ásia, onde a China chegou a ser objeto de estudos para localizar o evento. Enquanto ele está aqui, sua filha e sócia Roberta Medina continua morando em Portugal. Lá, aliás, Roberta virou pop-star, depois de participar como jurada, já por dois anos seguidos, da versão lusitana da franquia Ídolos.
Para lançar o Rock in Rio, aliás, a Artplan está com uma enorme campanha engatilhada, com peças guardadas a sete chaves para entrar no ar ainda esta semana. Medina afirma que o primeiro evento já tem inclusive patrocinadores comprometidos, cujos nomes somente serão revelados na segunda-feira.

FÉ NO MERCADO CARIOCA

Quando estava à frente da Artplan, Roberto Medina assistiu ao auge do mercado carioca, quando grandes anunciantes de produtos, como a Brahma e as cigarreiras -- que ainda podiam anunciar -- eram atendidos por agências sediadas no Rio de Janeiro. A propaganda carioca perdeu volume e Medina sabe a razão:
- O Rio começou a perder espaço com Leonel Brizola, que abriu as portas para o desastre, ao fazer alianças que trouxeram um clima de muita insegurança para os empresários cariocas. Eles levarem suas empresas para São Paulo, que já era um mercado mais forte, foi inevitável. Infelizmente, depois de Brizola ainda tivemos outros governos fracos e desalinhados com o poder central, o que aumentou o esvaziamento do Rio.
Hoje, porém, garante o publicitário, a aproximação do governo de Sérgio Cabral com o presidente Lula não só está trazendo investimentos para o Rio como vai permitir que o estado se abra ainda mais para sua verdadeira vocação, que "não é competir industrialmente com São Paulo, mas ser um forte polo de turismo":
- A rede hoteleira hoje no Rio está quebrada, mas acredito que daqui para a frente as empresas ligadas a turismo têm grande chance de se tornar fortes anunciantes para o mercado publicitário carioca.

Bares da New Ad Brasil pegam campanha da Script

Para divulgar a nova campanha para a rede de ensino de idiomas Cultura Inglesa, a agência Script escolheu veicular em mídia indoor no Rio de Janeiro e programou a rede de bares e restaurantes da New Ad Brasil.
Entre os estabelecimentos que vão utilizar os jogos americanos da Cultura estão Bar Devassa do Centro, Cosmopolitan, Farani Fresh Food, Tabaco & Cia e Tabaco Café 2.

Paraty recebe o 5º Encontro de Redação

Pelo quinto ano consecutivo, a cidade histórica de Paraty receberá o Encontro de Redação Publicitária, que reune profissionais e estudantes de publicidade para debates sobre redação publicitária em suas diversas mídias. Este ano, o encontro acontece dias 13 e 14 de agosto, encerrando-se com a entrega do Troféu Jeca Tatu ao redator Elóy Simões, por suas contribuições ao setor publicitário brasileiro. Elóy, que hoje é professor universitário em Florianópolis, foi diretor de criação de várias agências brasileiras -- inclusive a Almap --, além de ter sido um dos criadores do Prêmio Colunistas, junto com Armando Ferrentini e Cícero Silveira.
Promovido pela Associação Latino Americana de Agências de Publicidade (ALAP), com apoio do Conselho Nacional de Propaganda e patrocínio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o evento espera cerca de 200 inscrições de profissionais e estudantes na Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico de Paraty).
Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.alaprio.com.br .

PROGRAMAÇÃO

DIA 13 DE AGOSTO

13h00 – Recepção de boas-vindas, realização da oficina do Concurso Universitário
18h00 – Coquetel, noite de autógrafos e exposição de anúncios.

DIA 14 DE AGOSTO

10h00 – Ercílio Tranjan e Eduardo Almeida, diretor de criação da Quê;
11h30 – Bruno Pinaud, redator da Giovanni+DraftFCB;
13h e 15h – Intervalo apara almoço;
15h00 – Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3;
16h30 – Elóy Simões, professor universitário;
18h00 – Entrega do Troféu Jeca Tatu a Elóy Simões.

A CAMPANHA

A criação da campanha para o 5º Encontro de Redação Publicitária mais uma vez foi realizada pela agência carioca Quê. Desta vez, a agência usa o conceito “Até para os melhores é difícil.”, com as peças brincando com o processo criativo do redator, mostrando a dificuldade de criar títulos e slogans famosos, por exemplo. Desta maneira, chamam o público para aprender mais sobre o tema no encontro. Além dos anúncios para mídias especializadas e dos cartazes para universidades, também foram produzidos filme e spot, em parceria com a Sonido e com a Margarida Flores e Filmes.

Ficha Técnica
Diretor de Arte: Bernardo Cople
Redator: Milena Zindeluk
Dir. de Criação: Chiquinho Lucchini e Eduardo Almeida
Atendimento: Tatiana Soter, Fabiano Leal, Marina Gouvêa e Glaucia Machado
RTVC: Graziela Morgade e Luanda Machado
Mídia: Fátima Rendeiro, Luciana Daltro e Bruno Pacheco
Aprovação: Jomar Pereira, Neuza Silveira e Igor Cunha
Produtora de áudio: Sonido
Produtora de filme: Margarida Flores e Filmes

Internet chega a 10% do faturamento da Giovanni+Draftfcb

EXCLUSIVA - O escritório carioca da Giovanni+Draftfcb vem se reestruturando nos últimos meses para atender a demanda crescente que os clientes da agência vem fazendo de soluções online. De 2009 para cá, diz Gustavo Oliveira, diretor de atendimento da agência, os investimentos destas empresas chegaram a crescer 50%:
- "Hoje a internet está em quarto lugar nas nossas compras de mídia", revela o executivo, garantindo que elas já superaram os números de rádio e mídia exterior.
Ainda assim, Gustavo é prudente nas suas expectativas sobre a mídia online:
- No Brasil, a televisão será uma mídia fundamental ainda por muito tempo. E não acredito que jornais e revistas também percam seu espaço no interesse dos anunciantes. Ainda assim, espero que a web represente até 15% dos nossos números em dois anos.
Por conta deste crescimento da demanda, a agência tem investido fortemente no seu departamento on-line: além da compra de todas as pesquisas importantes para a medição de audiência de internet, em menos de um ano duplicou a equipe, que conta, hoje, só no Rio de Janeiro, com 14 profissionais dedicados exclusivamente à mídia digital. São quatro profissionais de planejamento e mídia social, três de mídia e sete de criação, sem contar os diretores de cada área. Alguns nomes da equipe: Carlos Monteiro (ex-TV Globo) é o gerente de planejamento on-line, como coordenador de criação digital está Ricardo Rimoli e, recentemente, a agência contratou Camila Serejo (ex-Agência 3) como gerente de mídia on-line.
Entre os trabalhos mais recentes estão Trakinas 3.0 e o site Mãe com Filhos (ambos para biscoitos Trakinas) e as campanhas “Quero Ser Recheio” para Club Social, “Cestinhas Nunca Mais” para S.C. Johnson e “Conheça seu Dinheiro” e “ Circule as Moedas” para o Banco Central do Brasil (imagem acima).
E nos festivais de propaganda, a agência conquistou o Grand Prix no Festival da ABP com “Manifesto”, criado para o Instituto MetaSocial, e o Grand Prix no Prêmio O Globo com “Sigilo Absoluto” para o Disque-Denúncia (imagem abaixo).

Gente Que Vai e Vem

GL Events (Rio - RJ) - Benedito Cantanhede é o novo Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços da GL Events, a maior empresa de eventos do mundo, que administra no Brasil o Riocentro, o HSBC Arena e a Estação Convention Center em Curitiba. Benedito será o responsável por desenvolver e implementar estratégias de negócios para aumentar a receita das empresas do grupo no Brasil. (12/08/2010)

Giovanni+DraftFCB (Rio - RJ) - A agência levou de volta para a sua criação o redator Felipe Rodrigues, que estava na NBS. (11/08/2010)

África (Rio - RJ) - Rafael Pitanguy, redator, entra na agência para fazer dupla com o diretor de arte Humberto Fernandez, trabalhando com as contas da Mitsubishi, Vivo e Rider. Pitanguy, que passou pela Africa entre 2006 e 2008, retorna à empresa como diretor de criação. Antes de vir pra Africa, Pitanguy estava na Lew,LaraTBWA. Ainda trabalhou nas agências Script, GiovanniFCB e Fischer Lisboa. O profissional fez parte da delegação brasileira dos Young Creatives em 2007 e, entre outros prêmios, acumula dois Leões de Ouro e dois Leões de Prata no festival de Cannes. (11/08/2010)

Local (Rio - RJ) - A agência do Grupo 3+ anuncia a contratação de Cristiane Oliveira. A profissional, com passagens pela DM9DDB e PS10, assume o cargo de executiva de contas do núcleo imobiliário da agência. (10/08/2010)

DM9DDB (São Paulo - SP) - A agência contratou o redator Cássio Zanatta, que traz em seu currículo 16 leões de Cannes, como diretor de criação, compondo o trio com o diretor de Arte, Rodrigo Almeida, e o diretor de criação com especialidade em projetos digitais, Moacyr Netto.
Formado em publicidade e propaganda pela FAAP, Zanata completará no ano que vem 25 anos de profissão, 14 deles na AlmapBBDO e os últimos 18 meses na agência Africa. (10/08/2010)