Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/NOV/2010
Marcio Ehrlich

 

Fotógrafo armeno acusa F/Nazca de plagiar trabalho

O fotógrafo armeno Suren Manvelyan está acusando a agência brasileira F/Nazca de ter plagiado uma de suas fotos da série "Your Beautiful Eyes" na nova campanha da Globonews lançada esta semana com o conceito "Nunca desliga".
Em mensagem enviada à Janela, o assistente de Manvelyan, o brasileiro Diego Caprese, afirma que o estúdio pretende tomar as devidas providências legais.
Segundo a ficha técnica publicada no site do CCSP, a campanha da Globonews teve fotos produzidas por Amon.
Veja o texto:

Meu nome é Diego. Sou brasileiro mas trabalho como um dos assistentes do fotógrafo Suren Manvelyan aqui na Armenia. Vendo o site do CCSP ontem me deparei com uma campanha da agência F/Nazca (pelos clientes parece ser uma agência grande no Brasil) plagiando as fotos do Suren. Segue em anexo no arquivo "plagio1.jpg" a comparação do trabalho da série "Your beautiful eyes". Gostaria que publicasse esta notícia para que absurdos como este não aconteçam mais e que a agência possa se posicionar. O estúdio tomará as devidas providências legais. Procurando pela internet hoje achamos mais um plágio desta mesma agência (está no arquivo plagio2.jpg). Dessa vez o fotógrafo plagiado foi Nathan Coley, que tem uma série de fotografias de letras/frases em outdoors.
Agradeço a atenção,
Respeitosamente.... Diego Caprese ([email protected]).

F/Nazca rebate acusação de plágio em campanha da Globonews

O diretor de criação do escritório carioca da agência F/Nazca, Carlos "Russo" Di Célio, enviou mensagem à Janela respondendo às acusações do fotógrafo armeno Suren Manvelyan de que a nova campanha do Globonews, "Nunca Desliga", seria plágio de uma de suas fotos da série "Your Beautiful Eyes".
Isto é o que diz o criativo:

"Quanto à foto citada, ela foi uma das inúmeras fotos de olhos em macro que pesquisamos para produção da peça. O fotógrafo em questão foi um dentre vários que entramos em contato. No entanto, nenhuma das fotos pesquisadas tinham tamanho nem resolução suficientes, inclusive as dele. Não existe propriedade autoral em uma foto macro de olhos. Inúmeros fotógrafos já fizeram este tipo de foto, como fica claro na imagem ao lado.
Em relação à outra acusação, parece ingenuidade, ou má fé, julgar como plágio uma campanha nossa de mais de 2 anos sem mostrar o anúncio inteiro. Não se trata de uma campanha de letreiros. A ideia do anúncio está no título e na cena que, maldosamente, foi cortada.
Russo"

Como chegamos a comentar na página da Janela no Facebook, o que alguns podem considerar plágio pode ser apenas a prática comum na propaganda de usar referências como parte do desenvolvimento criativo.
Isto, aliás, é polêmica há mais de 40 anos, já que histórias semelhantes aparecem na Janela desde que começamos a publicá-la nos anos '70. Pegar uma imagem disponível em anuários, catálogos ou, atualmente, no Google e, inspirado nela, desenvolver um conceito novo para vender um cliente, é plágio, chupada ou simples recriação? Qual o limite entre a referência e a cópia?
Sampling, releitura, mashup. Ao que parece, nem o tempo vai conseguir resolver a questão.

ABP indica finalistas do seu Destaque 2010

EM PRIMEIRA MÃO - A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) já selecionou os finalistas para o seu Prêmio Destaque Profissional de Comunicação, que homenagea os melhores profissionais do setor em 2010, a partir de indicações de sua diretoria. Agora, os associados da entidade poderão votar nos candidatos de sua preferência e os nomes dos vencedores serão conhecidos em festa que a entidade promoverá dia 30 de novembro no Hotel Copacabana Palace.

Publicitário do Ano:
• José Henrique Borghi (BorghiErh/Lowe)
• Luiz Lara (Lew, Lara/TBWA)
• Washington Olivetto (W/McCann)

Executivo de Anunciante
• Ana Paula Castello Branco (Coca-Cola)
• Mauro Madruga (Unimed-Rio)
• Rogerio Takayanagi (TIM)

Executivo de Agência
• Antonino Brandão (NBS)
• Fernando Mazzarolo (W/McCann)
• Rodolfo Medina (Artplan)

Executivo de Veículo
• Fred Müller (Globosat)
• Mario Rigon (Infoglobo)
• Paulo Fraga (Grupo EJESA)

Diretor de Criação
• Anselmo Ramos (Ogilvy)
• Flavio Medeiros (Heads)
• Luiz Sanches (AlmapBBDO)

Redator
• Andre Kassu (AlmapBBDO)
• Eduardo Almeida (Quê)
• Rynaldo Gondim (AlmapBBDO)

Diretor de Arte
• Andre Nassar (AlmapBBDO)
• Claudio Gatão (Giovanni+DraftFCB)
• Marcello Noronha (NBS)

Atendimento de Agência
• Marcio Borges (W/McCann)
• Raphael Laclau (DPZ)
• Tatiana Soter (Quê)

Atendimento de Veículo
• Fernanda Xavier (MTV)
• Fernando Faraco (TV Globo)
• Reynaldo Figueiredo (TV Record)

Mídia de Agência
• Fatima Rendeiro (Quê)
• Luciana Schwartz (NeogamaBBH)
• Marilena Cadena (Agência 3)

 

Diretor de Comerciais
• Eduardo Cama (Dínamo)
• Fabio Mendonça (O2)
• Rodrigo Pesavento (Zeppelin)

Planejamento
• Fernand Alphen (F/Nazca)
• Paula Lagrotta (NBS)
• Ulisses Zamboni (Santa Clara)

Pesquisa
• Alberto Cerqueira Lima (Copernicus)
• Rita Almeida (CO.R Inovação)
• Roni Rodrigues (Box 1824)

Fotografia
• Antonio Luiz Hamdan (Studio H)
• Cristian Gaul
• Gustavo Malheiros

Produção de Som
• Lucas Duque (Sonido)
• Silvio Piesco (Tesis)
• Tula Minassian (Play It Again)

RTVC
• Bárbara Borges (Agência 3)
• Daniela Conde (W/McCann)
• Myriam Gallagher (Giovanni+DraftFCB)

Produtor Gráfico
• Alfredo Marques (W/McCann)
• Claudio Alberto (Agência 3)
• Gilberto Rodrigues (F/Nazca)

Comunicação Digital
• Ludwig Goulart (Microwave)
• Paulo Loeb (F/Biz)
• Pedro Porto (NBS)

Design
• Ana Couto (Ana Couto Design)
• Daniel Landini (New 360)
• Ricardo Leite (Crama)

Marketing Promocional
• Abel Gomes (P&G)
• Marcelo Alves (Adma)
• Wagner Zaratin (360 Comunicação)

O Prêmio Destaque Profissional de Comunicação é entregue pela ABP desde 1943. As adesões à festa podem ser obtidas na própria entidade, pelos telefones (21) 2518-4629 e 2518-4630.

Marcelo Alves traz Babilônia Feira Hype de volta

EXCLUSIVA PARA A JANELA - A Adma Entretenimentos, do empresário de promoções Marcelo Alves, é a nova sócia da Babilônia Feira Hype, que por mais de 10 anos foi programa obrigatório de muitos cariocas que buscavam novidades na moda jovem e alternativa.
Depois de três anos fora do circuito, a feira criada pelo Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Inbracultmode) volta em abril do próximo ano com o nome adicional de Festival 2011 e logo renovado (veja ilustração), garantindo 13 edições cujas cotas de patrocínio já estão sendo comercializadas pela Adma. O local será o mesmo Jockey Club, na Gávea, que recebeu o evento em inúmeras edições.
O empreendimento é resultado da decisão do Grupo Adma Eventos de assumir projetos próprios através de seu braço Adma Entretenimento. "Fomos procurados pelo pessoal da Inbracultmode e decidimos entrar na sociedade depois de perceber que a marca do Babilônia Feira Hype é tão forte no Rio que muita gente ainda acha que ela continua acontecendo", contou Marcelo Alves à Janela.

Pintos do Gianechini onde você sempre quis?

O ator Reynaldo Gianecchini está no Trending Topics Worldwide do Twitter nesta tarde de terça-feira, depois de anunciar um novo shopping de Teresina, o Pintos Shopping, com o slogan "Tudo o que você mais gosta no lugar onde você sempre quis".
A campanha é da agência piauiense Interativa e começou a ser veiculada ontem, segunda-feira, naquele mercado.
O shopping leva o sobrenome do empresário Marcos Pintos, responsável pelo empreendimento, que é um dos maiores do setor no estado do Piauí, gerando uma grande curiosidade entre os moradores de Teresina pela demora da obra. Segundo noticiário local, o Pintos levou quatro anos para ficar em pé.

Gabriel O Pensador estrela campanha da Unisuam

Criada pela agência Novo Traço, a nova campanha da Unisuam para o Vestibular 2011 tem o cantor e compositor Gabriel O Pensador como estrela dos comerciais, divulgando o slogan "Pense e Faça".
Nos filmes -- dirigidos por Hudson Vianna e produzidos pela Vitória-Régia Filmes -- além de o Pensador falar na instituição de ensino, vai apresentar a história de alunos reais da Unisuam, escola que começou na área de contabilidade, fundada pelo professor Augusto Motta, e hoje é uma universidade com cinco unidades no Rio de Janeiro.
A campanha também terá mobiliário urbano (metrô e outdoors), mídia impressa e os ambientes virtuais, como links patrocinados no Google.

Gente Que Vai e Vem

IdeiaBus (Rio - RJ) - A empresa, que tem cerca de 1.500 pontos de busdoor no Rio e Grande Rio, contratou para a sua área comercial Antonio Carlos (Tuninho), José da Silva Santos e a Lúcia Angélica, que estavam na Out Bus. Vão trabalhar junto com Valério Gomes. (04/11/2010)

Dia (Rio, São Paulo e Fortaleza) - No Rio de Janeiro, Roberta Loyola assume como Gerente da área de Planejamento da agência. Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, foi responsável pela comunicação e eventos da agência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entre 2007 e 2010.
Em seu lugar, em Fortaleza, assume Camila Gomes, como Coordenadora de Comunicação Regional, dedicada à Coca-Cola Brasil Norte e Nordeste. Formada em Administração de Empresas pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza), atuou anteriormente na equipe de marketing e no planejamento estratégico da Coca-Cola Brasil Nordeste.
Em São Paulo, a agência anuncia Rafael Onorato como designer de produto. Onorato cursou Design de Produtos pelo Mackenzie e atuou anteriormente na Sony Brasil e na agência Tátil Design. (03/11/2010)