Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 20/MAI/2011
Marcio Ehrlich

 

CCRJ seleciona os Young Creatives cariocas

Guilherme Figueira, da F/Nazca, e João Paulo Medeiros, da Staff, foram os criativos cariocas selecionados para representar o Rio no Young Lions 2011. O julgamento aconteceu na última semana, na sede da ESPM-Rio, uma das patrocinadoras do concurso. Destacando-se entre 17 concorrentes, os criativos terão o direito de participar do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontece entre 19 e 25 de junho, na Riviera Francesa.
Além dos dois vencedores, o júri também resolveu divulgar o nome de três profissionais que chegaram até a fase de shortlist. Foram eles Raphael Fiúza, da NBS; Ronaldo Fonseca, da Artplan; e Sleyman Khodor, da Agência3.
O júri foi formado por Arthur Pires (NBS), Ary Nogueira (Artplan), Bernardo Cople (Quê) e Eric Ribeiro (F/Nazca). A organização da etapa carioca é do Clube de Criação do Rio de Janeiro, que contou com o patrocínio da Africa e da ESPM para garantir as duas vagas.
Vejam aí abaixo quem são os cinco criativos destacados pelo Young Creatives no Rio de Janeiro:

Guilherme FigueiraGuilherme Figueira, redator.
Um dos vencedores do Young Creatives Rio 2011, Guilherme Figueira começou sua carreira ganhando prêmio, como um dos selecionados do Clube do Futuro, também promovido pelo Clube de Criação do Rio. A premiação, na época, lhe deu o direito de entrar na Doctor.
Depois, o criativo passou pela W/ São Paulo, 11/21, Binder e Script, onde, aliás, duplou durante mais de dois anos com o João Paulo Medeiros, que também foi Young este ano.
Desde agosto de 2010, Guilherme está na F/Nazca, duplando com a Antonia Zobaran.
Entre os prêmios que já ganhou estão ABP, CCRJ, Colunistas, ANJ e Prêmio O Globo.
João Paulo MedeirosJoão Paulo Medeiros, diretor de arte.
O outro vencedor do Young Creatives Rio 2011, João Paulo começou na publicidade carioca como estagiário da Percepttiva. Depois, foi assistente de direção de arte na primeira passagem pela Staff, assistente de direção de arte na Artplan, e entrou como junior na Script, se tornando primeira dupla com o tempo.
Em março deste ano voltou à Staff e lembra que o prêmio de ser Young não aconteceu da noite para o dia, mas deveu-se ao que aprendeu em sua carreira passando por todas estas agências.
O criativo tem vários prêmios no currículo, como Colunistas, Wave, ABP, O Globo, Abril, CCRJ, ANJ e ACT Design.

Raphael FiuzaRaphael Fiuza, redator.
Formado em Propaganda e Publicidade pela UniverCidade em 2006, Raphael iniciou sua carreira no mesmo ano trabalhando em importantes agências do Rio de Janeiro como B. de Mello, Agência3, Percepttiva, NBS e W/Brasil.
Este finalista do Young Creatives Rio 2011 faz parte da equipe criativa da Quê Comunicação desde outubro de 2009.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com clientes como Globosat, FGV, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Icatu Hartford, Eletrobrás, Coca-Cola, Oi, Bob´s, GNT, Zona Sul e BR Malls.
Atualmente, atende na Quê: Petrobras, BR Distribuidora, Governo de Sergipe, Grupo Dial (Rádios Paradiso e MIX) e OndAzul, entre outros.

Ronaldo FonsecaRonaldo Fonseca, diretor de arte.
Ronaldo chegou a finalista do Young Creatives Rio 2011 com apenas 2 anos de carreira. Canceriano de 18 de julho, com 25 anos, está na Artplan, onde começou como estagiário, passou a assistente e foi promovido em 2 anos.
O criativo estudou Informática na UFRJ e, antes de ser publicitário, formado pela Facha, tentou ser jogador de futebol: jogou na Portuguesa do Rio e no Friburguense.
Esse ano concorre em Cannes com "O Cofre de Um Real", que fez para Raspadinha do Rio e "Trote Estácio de Design".

Sleyman KhodorSleyman Khodor, redator
Também finalista no Young Creatives Rio 2011, Sleyman é outro profissional que começou sua carreira na Doctor. Depois, passou por agências como 100%, Quê e Staff. Desde 2010 está na Agência3, onde dupla com Guilherme Cunha. A dupla, aliás, está viciada em Grand Prix. Levou o GP de Propaganda do Prêmio O Globo com a peça “Camisinha”, criada para a Alerj e o GP de Fonograma do Colunistas Rio 2008 com "Drogaria e Revista", para o CCRJ. Sem falar que Sleyman foi o redator do GP do Prêmio Amplificação 2010, com a peça "Nós, do Brasil", criada junto com Álvaro Rodrigues, o presidente da Agência3.
Além desses, o redator tem no currículo vários outros prêmios, como ABP, ANJ e Abril.

 

Homossexualismo, tabu que o Rio derruba hoje na TV

Se o homossexualismo ainda é um tema que incomoda muita gente -- a ponto de o Governo do Estado do Rio precisar fazer uma campanha para combater a homofobia --, pode-se imaginar que tornar realidade esta campanha exigiu cuidados muito maiores do que no desenvolvimento de peças para vender produtos normalmente aceitos pela população.
No comercial "Respeito", que está entrando no ar esta terça-feira, 17 de maio, pela televisão, vê-se dois homens em um bar demonstrando carinho um pelo outro, enquanto, à distância, outro personagem discrimina a atitude, definindo-os com rótulos como bichas e boiolas, até ser criticado por um amigo.
Em conversa com a Janela, Caio Abreia, que dirigiu o comercial, conta que o ineditismo de colocar a imagem de homossexuais em cena realmente levou a uma série de discussões entre a equipe de produção da Yes Filmes, a agência NovaS/B e o Governo do Estado. Pra começar, a questão mais óbvia: os atores precisariam ou não ser homossexuais como seus personagens?
Caio Abreia
Caio Abreia: cuidados no primeiro comercial de governo a combater a homofobia.
Da ideia inicial de elencar apenar atores gays para o casal de homens, a produção acabou evoluindo para a noção mais ampla de que -- tratando-se de dramaturgia -- qualquer ator poderia representar aqueles papéis. Além disso, conta Abreia, poderia-se acabar criando uma situação constrangedora de ficar perguntando a cada ator, durante o teste de elenco, sobre suas preferências sexuais.
De qualquer forma, revela o diretor, se tornou inevitável que os escolhidos ao menos fossem simpatizantes com a causa. Tanto que -- sintomaticamente -- não foram poucos os candidatos que recusaram o papel ao saber do que o comercial se tratava.
"Fomos muito transparentes no processo", explica Caio, "até para que os atores divessem toda a disponibilidade durante a filmagem, inclusive para uma eventual necessidade de um beijo".
O filme acabou não chegando a este ponto, mas as cenas mostram com delicadeza que o relacionamento entre dois homens do mesmo sexo precisa ser visto com a mesma naturalidade que entre um casal de sexo diferente.
O slogan criado pela agência, aliás, reforça a carioquice da cena, ao citar que "Um lugar tão maravilhoso como o Rio não combina com a homofobia".
Além do comercial de TV e cinema, a campanha cobrirá praticamente todos os meios: rádio, revista, internet, mídia exterior e grande número de peças promocionais como guarda-sol, ventarolas, folders, bottons, transfers, camisetas, bonés, braçadeira, cartazes, banners, sandálias, etc, associando visualmente a diversidade de gênero –- traduzida nas cores do arco-íris – à paisagem tipicamente carioca.
A criação da campanha foi de Rodrigo "Joe" de Lamare, Leandro Euzébio e Lia Berbert, com Direção de Criação de Ricardo Furriel. Ainda fizeram parte da ficha técnica:
Atendimento: Luiz Aurélio Alzamora Gonçalves e Eliane Ornellas
Mídia: Cláudia Verdade
RTV: Marcos Bugni e Andrea Consoletto
Produtor Gráfico: Leonardo Miranda
Produção de Elenco: Hugo Mattos
Produtora de Som: Mr Vox
Fotógrafo: Aderi Costa
Manipulação: Studio do Cais
Cliente: Ricardo Cota e Claudio Nascimento

Case das Tchecas ganha nova polêmica: a autoria

A publicação no site do CCSP do depoimento do publicitário Mario Lins como um dos autores do case das "Tchecas do Brasil" -- sucesso na imprensa publicitária nos últimos dias -- acabou abrindo uma nova polêmica.
Uma série de comentários ao artigo acusa Mario Lins e a equipe da We -- inclusive seu diretor Jader Rossetto -- de terem roubado a autoria de uma estratégia criada pela agência recifense Casa Comunicação e assinada por Maurício Nunes, diretor da agência.
A própria Casa anuncia isto em seu site, que por sua vez linka direto para o site da cerveja Proibida. Este domínio, aliás, foi criado em março de 2010 e pertence -- mais estranho ainda -- à Itaoca Veículos, uma concessionária de seminovos situada em Recife, a mesma cidade da Companhia Brasileira de Bebidas Premium-CBBP, que fabrica a cerveja Proibida.
Até o momento, a We não respondeu a acusação. Afinal, quem criou o que nessa história?

O CASE

A história das Tchecas do Brasil ficou famosa por ter enganado a equipe do programa Pânico na TV, da RedeTV!.
As Tchecas do Brasil O que seria uma série de virais desenvolvidos pela We para atrair o público brasileiro na página weluvbrazil do Youtube, acabou sendo assumido como verdadeiro pela produção do Pânico, que trouxe as meninas ao Brasil para cobrir seu "reality show", apresentando as duas como exclusivas.
A farsa acabou sendo desvendada pela Folha de São Paulo, que inclusive colocou no ar em seu site o momento em que o produtor do Pânico foi confrontado com a verdade (veja aqui). A notícia se espalhou como bomba, principalmente porque o Pânico é patrocinado pela Ambev, produtora da marca Skol, concorrente da cerveja da CBBP.
Durante várias semanas, o Pânico transformou as duas em celebridades nacionais, sem saber que, enquanto não estavam com a equipe de produção do programa, as duas atrizes -- que nem tchecas são -- estavam gravando e fotografando a campanha da cerveja pernambucana.

Princesa distribui areia para combater a dengue

Quem tem amigo morando no Cosme Velho sabe bem a paranóia que bateu na população do bairro quando se espalhou a notícia que havia um surto de dengue na região.
Aproveitando o fato institucionalmente, a loja do supermercado Princesa no Cosme Velho lançou uma campanha educativa, criada por sua agência Staff, que surpreendeu seus clientes. No último final de semana, em várias bancadas e gôndolas, foram colocados diplays contendo saquinhos de areia para lembrar que é fácil acabar com a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, se forem tomadas as providências corretas. Já nas áreas das garrafas, um stopper alertava sobre o que fazer após o consumo da bebida, para não criar áreas de reprodução. Todas as ações fechavam com a mensagem: "Dengue, se você não faz nada, você está do lado dela."
No total, os clientes acabaram levando pra casa todos os 500 saquinhos de areia produzidos originalmente, a ponto de a Staff estar produzindo uma nova tiragem para colocar na loja no próximo fim-de-semana.
A criação da ação foi dos redatores Ricardo Hautequestt e Maicon Silveira com o diretor de arte Henrique Parada, tendo supervisão de criação de Bernardo Machado.
Também fizeram parte da ficha técnica:
Direção de criação: Paulo Castro
Atendimento: Gabriela Rodrigues
Direção de Atendimento: Rafaella Eyer
Aprovação: Luciana Perdigão, João Márcio e Ronaldo Teixeira

Gente Que Vai e Vem

Tathi Machado e Felipe_MenezesStaff (Rio - RJ) - Chegam à agência a designer Tathiana Machado, vinda da GF Design, e o diretor de arte Felipe Menezes, ex-Gioi Propaganda, responsável pela comunicação da Casa & Vídeo. Felipe também tem experiência como editor em produtoras de vídeo, atendendo contas como Peugeot e Gerdau. Ainda atuou na equipe de marketing da Unimed Volta Redonda, trabalhando nas áreas de criação e planejamento. Já Tathiana trabalhou na Directa Comunicación, agência de marketing direto e no Studio Duoido, em Buenos Aires. Também participou do Greene Design – WorkExperience da Universidade de Cambridge, Reino Unido. (13/05/2011)

Rio360 (Rio - RJ) - A agência carioca da Holding Clube contratou Bruno Selem para o cargo de gerente de projetos. O profissional, retorna à casa após passagem pela agência, em 2008, período em que desenvolveu projetos para a Vale e a Ambev. Atuou também na área de pesquisa e planejamento de eventos esportivos da X3M Sports Business, onde acumulou no currículo trabalhos para empresas como Nissan, Fila, Piraquê, RedBull e PUC-Rio. Para a coordenação de tráfego da Rio360 chega Mayara Maciel, com passagem pelo Instituto Muito Especial e G5 Planejamentos e Execuções. (09/05/2011)