Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/MAR/2012
Marcio Ehrlich

 

Giacometti sai na frente na disputa pelo Sebrae RJ

EM PRIMEIRA MÃO - Com 62 pontos, a agência Giacometti encabeçou a relação revelada hoje, 28/03, pelo Sebrae RJ, das agências melhor pontuadas na sua concorrência publicitária.
Em segundo lugar ficou a Agência3, com 57,5 pontos e em terceiro a Script, com 57. Segundo comentários surgidos durante a reunião, a Script, insatisfeita com o resultado, vai estudar entrar com recurso para que haja revisão nas suas peças.
As posições seguintes foram ocupadas pela Binder e pela DPZ, que havia sido a vencedora da última concorrência e vinha cuidando da conta do órgão. Quanto à Agnelo Pacheco, a agência soube hoje que foi desclassificada por permitir a identificação dos trabalhos em algum dos seus materiais.
O Sebrae RJ marcou para o próximo dia 18 de abril a abertura de suas propostas de preço, quando a Giacometti poderá ser confirmada como a vencedora da disputa

Nady Lima ganha Concurso Rio em Cartaz

Cartaz criado pela diretora de arte Nady Lima para o Rio.
Nady Lima, diretora de arte da agência carioca DMAZ/B, foi a vencedora do 1º Concurso Rio em Cartaz, promovido pela Subsecretaria de Patrimônio do Rio de Janeiro. Com a marca intitulada Carioca da Gema, Nady Lima foi no literal da gema para mostrar o sol do Rio e seu conhecido símbolo do Pão de Açucar.
A final do concurso aconteceu no dia 21 de março, no Centro Carioca de Design. Ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares, Giselle Macedo e Suzana Coroneos.

Novo livro de Strunck mostra como atrair o consumidor no PDV

Compras por Impulso, de Gilberto Strunck
A caixa promocional do livro, enviada para a imprensa, trazia várias miniaturas de itens que não resistimos a comprar no dia-a-dia.
Indo direto ao ponto: se você tem algum cliente cujo produto chegue ao consumidor exibido numa prateleira do varejo, vale a pena ler o livro "Compras por Impulso", lançado pelo publicitário, designer e especialista em varejo Gilberto Strunck. Livro que, aliás, já está disponível nas prateleiras -- como se dizia na antiga publicidade -- das melhores casas do ramo.
E não importa se você é de atendimento, planejamento ou criação. Entender como funciona o ponto-de-venda continua sendo fundamental para quem trabalha em comunicação. Afinal, nem o futurista mais sonhador teria coragem de prever que um dia todas as compras virão a ser feitas apenas online.
O título pode fazer o leitor achar que o livro vá abordar somente dessa eventual "falha de comportamento" do consumidor de levar para casa o que não queria ou, teoricamente, não precisaria.
O que Gilberto mostra é que, pelo contrário, os consumidores, em diversos níveis, já vão às compras predispostos a descobrirem novas coisas para botar na sacola. Com isso, passa a ser obrigação do fabricante do produto (e, se espera, a sua agência) atrair a atenção deste consumidor para a sua marca. É só lembrar que é no próprio ponto-de-venda que a gente normalmente decide levar um produto novo em vez de aquele que sempre compramos, com a desculpa de que é "para experimentar".
Como atrair esta atenção do consumidor é do que o livro trata.
"Compras por Impulso", como convém a algo assinado por um designer, tem uma ótima programação visual e, o melhor de tudo, é fartamente ilustrado, coisa rara em muitos livros didáticos. Sem dúvida, só de ver as imagens a imaginação já voa e dá vontade de fazer alguma coisa melhor para nossos clientes.

Compras Por Impulso, de Gilberto Strunck
Editora: 2AB
224 páginas
Preço Sugerido: R$ 65,00

Rio sai na frente nas discussões do V Congresso

O Rio vai discutir os temas do V Congresso.
A ABAP-Rio e o Sinapro-RJ vão reunir as lideranças do mercado carioca para iniciar os debates sobre o que o Rio de Janeiro quer levar ao V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que acontece em São Paulo de 28 a 30 de maio.
Chamado de Pré-Congresso Carioca da Indústria de Comunicação, o evento terá sua primeira reunião esta terça-feira, 3 de abril. Durante o encontro, para o qual foram convidados representantes de agências, veículos, anunciantes e fornecedores, serão formadas comissões para debater os 13 temas que estarão em discussão durante o V Congresso. Segundo o presidente da Abap-Rio, Glaucio Binder, o movimento tem como objetivo "sensibilizar o mercado do Rio a ter uma participação efetiva no congresso e dar mais relevância ao nosso papel no cenário nacional".
Quem quiser mais informações sobre o Pré-Congresso Carioca deve entrar em contato com o coordenador do evento, Marcio Ehrlich, pelo email marcioehrlich@dinamicapromo.com.br ou pelo telefone (021) 2537-8180.

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - O redator Cadu Vigilia (ex-Loja) voltou de São Paulo, onde estava na África, para fazer dupla com o diretor de arte Fred Vegele. A agência também promoveu a diretora de arte Ana Accioli, que está há quatro anos na agência, a supervisora de criação digital. (29/03/2012)

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - A agência promoveu Gustavo Oliveira a VP de operações do escritório. E ampliou sua equipe. Além do já noticiado redator Otto Pajunck, que veio da Staff, a agência contratou, para a criação, o diretor de arte Rodrigo Lomelino, vindo da Euro. Na área de planejamento, o novo gerente do escritório é Gabriel Fernandes, que estava na África. Na área digital foi contratado Carlos Alberto Santos, como gerente de projetos. (28/03/2012)

Loja (Rio - RJ) - Diana Dominguez é a recém contratada para área de planejamento da agência. Formada em Marketing e Publicidade pelo IADE, Lisboa, desde 2006, Diana tem tripla nacionalidade (portuguesa, espanhola e brasileira) e experiência de seis anos na área de comunicação e Gestão de Marcas.
Antes de chegar a Loja Comunicação, Diana trabalhou nas seguintes empresas, em Lisboa: Agência de comunicação ATIVISM e comunicação da marca OON Solutions. (26/03/2012)

WMcCann (Rio - RJ) - Os assistentes de arte Flávio Gomes (ex-Loja) e Leonidas Pires (ex-Squadro Ideias) são as novas contratações para o time de criação da agência (26/03/2012)

PS10 (Rio - RJ) - A agência incrementa a Criação comandada por Otávio Mello com três contratações. Chegam à agência a redatora Isabella Ribeiro (ex-Quê e Biruta) e também os diretores de arte Sávio Hatherly, que já passou pela DM9Rio, Artplan, Staff, 11:21 e Percepttiva; e Ricardo "Filé", ex-Duda Rio, Duda SP e Binder. (26/03/2012)