Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/MAI/2012
Marcio Ehrlich

 

Giovanni+Draftfcb Rio lança primeira campanha da Dow

O Engenhão vira uma medalha na campanha da Dow criada pela Giovanni Rio.
Com o título "Solucionismo", a primeira parte da primeira campanha criada pela Giovanni+Draftfcb Rio para a multinacional Dow Química entra no ar esta semana.
O conceito utilizado foi "Juntos, os elementos da ciência e o elemento humano podem resolver qualquer coisa". Com os anúncios "Medalha", "Pincel" e "Árvore", a campanha conta como surgem as soluções para os inúmeros problemas enfrentados pelo mundo e pelos clientes da Dow.
O visual aproveita o fato de que a Dow Química é a companhia química oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™. O Engenhão, por exemplo, é transformado numa medalha olímpica, chamando a atenção para os benefícios que este patrocínio traz para o Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

Direção geral de criação: Felipe Rodrigues
Diretor de Arte: Felipe Gomes
Redação: Daniel "Japa" Brito
Art Buyer: Joelma Egito
Fotografia: Artluz Studio
Produção Gráfica: Paulo Moraes
Mídia: Marcelle Villar, Gabriela Duarte
Atendimento: Cláudia Mattos, João Dorigo
Aprovação: Ana Letícia Lage

Veja Rio quer captar R$ 30 milhões em projeto para o Rio

Matérias especiais na revista Veja entram no pacote de quem patrocinar a reforma das quadras esportivas do Rio.
A Editora Abril está lançando no mercado o Veja Rio Quadra Nova, um ousado projeto de comercialização que vai levar os patrocinadores a espaços em 20 quadras poliesportivas da Zona Sul do Rio e nas revistas Veja Rio e Nacional.
O projeto, conta Paulo Renato Simões, diretor comercial da editora, tem como objetivo reformar as 14 quadras polivalentes do Aterro do Flamengo e mais as 6 do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, não só preparando o espírito para as Olimpíadas de 2016 como garantindo uma qualidade de utilização para estes espaços. Espaços, aliás, que os cariocas sabem bem, faz tempo que carecem de manutenção.
Pelo projeto da Abril, um único patrocinador poderá adquirir, por um ano, os direitos sobre todas as 20 quadras, e mais mídia na Veja Rio e na Veja Nacional, por uma cota de R$ 30 milhões. Mas Simões admite que o mais provável é que os anunciantes fechem os patrocínios segmentados de 2, 6 ou 14 quadras. Naturalmente, diz ele, apenas uma marca de cada segmento de mercado será aceita neste caso.

NOVOS FORMATOS

Esta é a primeira experiência da Veja Rio com uma comercialização mista de propriedades urbanas com a mídia tradicional. A Abril já faz seu camarote no carnaval com apoio de patrocinadores, mas como um projeto temporário, não de longa duração. Mas Paulo Renato Simões aponta como uma nova tendência da editora, tanto que já está em andamento um outro pacote que incluirá a presença dos anunciantes na Vejinha e em 3 tendas esportivas que a Abril vai colocar no Leme, no Arpoador e no Leblon, em parceria com uma academia de ginástica carioca.

Casa da Criação assina campanha das Mães da Aliansce

A campanha "Amor Perfeito" terá duas fases, para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados.
A agência carioca Casa da Criação está assinando a campanha que reunirá cinco shoppings da Aliansce -- Bangu, Carioca, Caxias, Grande Rio e Via Parque -- em uma grande ação conjunta de Dia das Mães e Dia dos Namorados.
A campanha terá comerciais em tv aberta e fechada, além de mídia impressa e exterior, estreladas pela atriz mirim Jesuela Moro, que viveu recentemente a personagem Júlia na novela "A Vida da Gente", da Rede Globo, conquistando o troféu de melhor atriz/ator infantil do programa Domingão do Faustão.
A promoção "Amor Perfeito" usa a tradicional mecânica de troca de notas fiscais de compras por cupons de sorteio, que darão 40 iPads e 10 carros Kia Picanto.
A expectativa da agência é de que as datas gerem um aumento de 18% nas vendas e 15% no tráfego de clientes em relação ao mesmo período de 2011. A campanha "Amor Perfeito" é fruto de um investimento de R$2,1 milhões.

NOVOS NEGÓCIOS

A agência, aliás, segue firme com seu trabalho de prospecção no mercado carioca, iniciado com a entrada de Ronaldo Conde para a área de novos negócios. A mais nova conquista é das lojas de decoração Way Design, que já tem anúncio sendo veiculado pela agência na mídia carioca.

Francisco Borghoff é encontrado morto em hotel de Joinville

Francisco Borghoff
Francisco Borghoff teve atuação marcante no Rio de Janeiro

O publicitário Francisco Julio Borghoff da Rocha foi encontrado morto, aos 64 anos, no quarto de hotel em que se hospedou na terça-feira, em Joinville, cidade em que estava morando e comandava a agência PEB-Polo Equipe Borghoff.
Segundo informações da polícia local, o quarto foi aberto apenas porque os funcionários do hotel estranharam a ausência do hóspede desde o seu check-in. A polícia ainda não quis adiantar hipóteses para a morte do empresário.
Borghoff foi VP da Norton, no Rio, nas décadas de 80-90, depois de ter trabalhado de 1967 a 1974 na Nestlé na Suiça e na França. Fluente em francês, chegou a trazer várias empresas francesas para a carteira da Norton, antes de se mudar para São Paulo e, depois, para Santa Catarina, onde esteve nos últimos 10 anos. Lá, inclusive, atuava como Consul Honorário da França.
Francisco Borghoff sempre teve uma atuação de liderança nos mercados em que atuou. De 1979 a 1981, estivemos juntos na diretoria da ABP comandada por Edeson Coelho, com ele como vice-presidente. Em Santa Catarina, foi vice-presidente do Sindicato das Agências local.

Adeus ao redator Aldyr Nunes, mestre do mercado

Aldyr Nunes formou vários redatores do mercado carioca, pelas agências em que passou, como McCann, Denison, Salles e Ogilvy.
Faleceu no último dia 22 de abril, aos 83 anos, o redator Aldyr Nunes, que foi um dos mestres do mercado publicitário carioca durante muitos anos entre as décadas de 60 a 90, trabalhando em agências como McCann, Denison, Salles e Ogilvy.
Aldyr faleceu no último dia de complicações de uma cirurgia a que se submeteu.
Profissional muito querido pelo mercado, Aldyr era conhecido por sua elegância e bom humor.
José Guilherme Vereza, por exemplo, conta que, quando chegou à Denison para ser Diretor de Criação, suas pernas tremeram quando viu o Aldyr, atrás da sua Olivetti Letera pretinha. Nervoso e cheio de dedos, foi logo confessando: "Aldyr, você é meu ídolo!." E ele, com sua dignidade, inteligência e humor inglês, respondeu: "Espero que eu continue sendo..." .
É dele, na época da Denison, o outdoor da Brahma que tinha como título "Água enferruja".
Canceriano, amante de jazz e de bons pratos -- José Carlos Barroso diz que foi Aldyr que o apresentou à culinária japonesa --, não foi só bom de palavras. Teve 7 filhos. E se orgulhava de ter tido todos com a mesma mulher.
A foto foi tirada em 1978, durante um julgamento da "Seleção da Janela", uma premiação da coluna Janela Publicitária, na época publicada na Tribuna da Imprensa.
O verbete sobre Aldyr Nunes na Janelapédia está em http://www.janelapedia.com.br/index.php?title=Aldyr_Nunes .

Gente Que Vai e Vem

CGCom (Rio - RJ) - O diretor de arte Luiz Nogueira deixou a direção de propaganda da CGCom, Central Globo de Comunicação, cargo que havia assumido no início de janeiro deste ano. (01/05/2012)