Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/JUN/2012
Marcio Ehrlich

 

Sebrae RJ confirma Giacometti como sua nova agência

EM PRIMEIRA MÃO - A agência Giacometti foi a vencedora da concorrência pela conta do Sebrae no Rio de Janeiro, estimada em R$ 6 milhões por ano. O resultado foi oficializado esta quarta, 31/05, após a abertura das propostas de preço.
Na fase técnica, a Giacometti havia ficado na primeira posição, com 62 pontos, seguida pela Agência3, com 57,5 pontos, e pela Script, com 57.

Heads leva a concorrência da Embrapa

A Embrapa oficializou a Heads como a vencedora da fase técnica da sua Concorrência nº 003/2011, para a contratação da nova agência do órgão, que cuidará de uma verba de R$ 10 milhões neste primeiro ano.
Das 13 agências que apresentaram propostas, apenas 8 foram classificadas para a próxima fase:
1º) Heads – 89,83 pontos;
2º) Agência3 - 86,84 pontos;
3º) DPZ – 80,83 pontos;
4º) SLA – 78,34 pontos;
5º) Calia Y2 – 74,34 pontos;
6º) Public – 73,83 pontos;
7º) Casa Brasil – 73,50 pontos;
8º) Tarso – 73,00 pontos.
A Big Grandes Ideias, que detinha a conta anteriormente, foi desclassificada logo no início da disputa, por não cumprir algumas exigências legais. As quatro demais concorrentes ficaram abaixo da pontuação mínima para prosseguir:
- Slogan – 68,50 pontos;
- Fields – 66,83 pontos;
- Informação – 60,80 pontos;
- Agência Plá – 59,50 pontos.
A Embrapa abriu até o dia 11/06 às 17:00, o prazo para entrada de recursos das empresas insatisfeitas com o resultado. Mas, em concorrências de contas de governo, dificilmente a agência vencedora da fase técnica deixa de ser oficializada como a vencedora final da disputa.

NBS absorve a Microwave e cria a n.labs

Marcio Werneck, José Luis Vaz e Ludwig Goulart, a Microwave agora é n.labs.
O diretor de arte José Luis Vaz está de volta à NBS, se não diretamente na criação da agência mas como diretor da n.labs, o novo nome da empresa de web Microwave, que foi comprada pela agência do grupo PPR. A n.labs -- que seus diretores querem que se escreva assim, toda em minúsculas -- vai desenvolver projetos e produtos independentes da carteira de clientes da agência mãe.
A nova empresa tem como sócios José Luis Vaz (ex-McCann, NBS e Microwave), Ludwig Goulart (sócio da Microwave Digital Works ) e Marcio Werneck (ex- Globo. com CI&T, NBS e Microwave), além dos sócios da NBS, André Lima, Antonino Brandão, Cyd Alvarez, Otto Vidal, Pedro Feyer e Roberto Tourinho.
A empresa terá sua base em escritório no 31º andar da Torre do Sul, no Rio de Janeiro, com José Luis Vaz como diretor de produtos e Marcio Werneck como responsável por operações.

Marketing Promocional programa congresso para 2013

Kito Mansano, presidente da AMPRO, quer evento exclusivo para o setor de Marketing Promocional.
Um dos desdobramentos da "Comissão 13 - Grandes Eventos: Desafios e Oportunidades", do V Congresso, que se encerrou esta quarta-feira, 30, em São Paulo, foi a decisão da Associação de Marketing Promocional - AMPRO de realizar, em maio de 2013, o primeiro congresso brasileiro específico do setor.
Não deixa de ser curioso ver que, no evento que deixou de se chamar de "Congresso de Publicidade" para ser "Congresso da Indústria da Comunicação", com o objetivo de abranger todas as áreas da comunicação de marketing, o setor promocional não tenha se sentido integrado o suficiente a ponto de precisar ter as suas próprias discussões.
"A realização de um congresso focado no Marketing Promocional é um sonho antigo de muitos empresários do setor, porém a oportunidade de realizá-lo surgiu somente agora, quando é perceptível o crescimento do segmento promocional, maior até que qualquer outra atividade de comunicação", revela o presidente da AMPRO, Kito Mansano, comemorando que esta comissão foi uma das que maior número de congressistas conseguiu reunir.

O PÚBLICO DO CONGRESSO DE 2013

Kito acredita que, antes de falar sobre o congresso, é importante ter definidos os grupos de trabalhos e quais empresas se enquadram dentro da atividade de Promo. "Entendo como empresa de marketing promocional toda aquela que atua nas disciplinas: Promoção Comercial (sorteios, vale brindes, concursos, selo liquidated e afins); Eventos (convenções, seminários, feiras, lançamento de produtos e outros); Campanhas de Incentivos (catálogo de prêmio, viagens, premiações variadas para publico segmentado); Ativações Trade marketing (Controle de PDV, recursos humanos, treinamento e afins)", explicou.
O presidente da AMPRO entende que dentro deste universo existem inúmeras empresas especializadas que prestam serviços focados na atividade Marketing Promocional, mostrando como o setor atualmente se encontra cada vez mais forte.

OS TEMAS

Entre as questões que o 1º Congresso Nacional do Marketing Promocional pretende debater será a da bitributação. Até hoje não está totalmente claro se os impostos de uma ação promocional incidem sobre todo o orçamento -- incluindo serviços de terceiros, que também pagam seus impostos, ou apenas o da empresa organizadora.
Outra questão é a remuneração em concorrências. A AMPRO, no V Congresso, fortaleceu a tese de que, pelo custo que envolve o desenvolvimento e a orçamentação de um projeto promocional, os clientes devem remunerar as agências que convidar para suas licitações.

Record estreia A Fazenda 2012 com festa no Rio

Festa da Fazenda no Rio terá animais de verdade e Dado Dollabela.
A Record Rio promove hoje a festa de lançamento da nova versão do seu reality show “A Fazenda”, que estreia nesta terça-feira às 22:15h. Segundo Thomaz Naves, diretor comercial da Record Rio – que está no V Congresso mas volta ao Rio para a festa – já confirmaram a presença mais de 50 artistas, como Bianca Rinaldi, Karen Junqueira, Itala Nandi, Lu Grimaldi, André di Biasi, Dado Dollabela, Giuseppe Oristânio, Iran Malfitano, Jorge Pontual, Luciano Szafir, Mario Gomes e Raul Gazolla.
A relação de participantes só deveria ser divulgada durante a transmissão do primeiro capítulo mas os nomes já circularam extra-oficialmente na imprensa: Ângela Bismarchi, Diego Pombo, Felipe Folgosi, Gretchen, Gustavo Salyer, Léo Áquilla, Lui Mendes, Nicole Bahls, Penélope Nova, Roberta Portela, Rodrigo Capela, Shayene Cesário, Simone Sampaio, Sylvinho Blau Blau, Vavá e Viviane Araújo.

Rádio Cigarro comemora o Dia Mundial Sem Tabaco

Uma rádio transmitida via web (com imagem) e transmissão conjunta de parte da programação com mais de 150 rádios em todo Brasil vai mostrar a verdadeira voz do cigarro nesta quinta-feira, dia 31 de maio, quando se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco.
A iniciativa é da Master Roma Waiteman, o novo nome da agência Master, que tem agora Flavio Waiteman (ex-África) como sócio e VP de criação. Durante 24 horas, a Rádio Cigarro, em seu site www.radiocigarro.com.br transmitirá uma programação para conscientizar a população a largar o vício do tabaco. E, a partir do dia seguinte, todo o material continuará disponível no site para divulgação e informação. O teaser da ação já pode ser visto no Youtube, em http://youtu.be/4QjNROIkBKk.
Assista o teaser da ação da Rádio Cigarro.
Segundo Waiteman, a inovação da Rádio Cigarro está no fato de a campanha ser puro conteúdo. "Hoje uma agência precisa saber criar e coordenar conteúdos exclusivos. Criamos, captamos e produzimos mais de 10 horas de conteúdo com som e imagem, que editados nos deram 6 horas de programação exclusiva feita para esse dia", ressalta.
A rádio terá diversos quadros sobre assuntos relacionados ao cigarro e ao fumo, com a participação de médicos, economistas, advogados, atletas, artistas e ex-fumantes. O Dr. Dráuzio Varella, por exemplo, participará do quadro Brasil sem Cigarro. Também participam da programação o humorista Diogo Portugal e o Dr. Mario Albanese, advogado que processou a indústria tabagista em 1995 e fundou a Associação de Defesa da Saúde do Fumante (ADESF) que assina a iniciativa da ação.

PROGRAMAÇÃO
Entre os programas da Rádio Cigarro, alguns são bem punks. Vejam só:
Sem filtro - Ex-fumantes dão depoimentos de como começaram a fumar e o que o cigarro causou de mal na vida deles.
Traqueostomúsica - Músicas que a indústria do cigarro usou para tentar pegar você - as trilhas sonoras dos comerciais de Free, música das bandas que participaram do Hollywood Rock, Free Jazz Festival, etc.
Nicotina - Um sitcom sobre a indústria do cigarro. Você vai ficar viciado.
Tem fogo? - Programa adulto, que fala sobre os efeitos do cigarro no desempenho sexual dos fumantes.
Obituário - Biografias de fumantes célebres que morreram por doenças decorrentes do cigarro.
No ar - Quadro sobre os perigos do fumo passivo.

Loja divulga Dia dos Namorados para o Shopping da Gávea

Caixas de presente são transformadas em balões do pensamento na nova campanha do Shopping da Gávea.
Entrou no ar esta semana a campanha do Dia dos Namorados do Shopping da Gávea, criada pela Loja Comunicação. Com uma versão para o namorado e outra para a namorada, a campanha mostra os dois pensando no que querem ganhar, com os tradicionais balõezinhos do pensamento no formato de caixas de presentes. O título fala que "O presente que está na imaginação do seu amor está aqui". Haverá versão para mídia impressa, mídia exterior, rádios, ambientação interna de mall e Elemídia.
A criação foi dos diretores de arte Marcelo Giannini (também diretor de criação) e Ian Guimarães, com o redator Cadu Vigíia.

Infoglobo lança classificados na tendência multiplataforma

Os novos classificados do Infoglobo entram no veículo impresso e nas mídias digitais.
Com campanha da Binder que começou com teasers durante a última semana, a Infoglobo apresentou este domingo, 27/05, seus novos Classificados do Rio, circulando nos jornais O Globo e Extra, mas apoiados no conceito de multiplataforma. Foi criado um aplicativo para celulares (iPhone e Android) e iPad, nos quais todos os anúncios impressos serão replicados, sem custo adicional, permitindo que o usuário acesse a qualquer momento as informações e as encontre através da opção "Favoritos", além de permitir contato direto com o anunciante. Também será possível fazer uma busca segmentada e por palavras-chave além do compartilhamento de ofertas por e-mail.
O aplicativo, baixado pela App Store ou Google Play, traz ainda uma tecnologia que oferece uma experiência digital imersiva. Pela primeira vez no Brasil, os leitores poderão interagir com as ofertas e a publicidade de maneira inédita: ao posicionar o telefone sobre o anúncio, o leitor terá acesso a informações mais detalhadas (vídeos, textos e imagens), proporcionando mais retorno e visibilidade ao anunciante. Com isso, o conteúdo publicitário ganhará vida. Essa tecnologia é uma parceria com a empresa Aurasma e só está disponível para produtos Apple.
Em 2011, a Infoglobo obteve 83% do share de investimento publicitário em anúncios de classificados no Rio de Janeiro, afirma Mario Rigon, diretor para o mercado do grupo editorial.
Diferentemente do que vem acontecendo em outros países, a circulação do impresso no Brasil vem crescendo, pelo que aponta o Infoglobo a partir de dados do Ipsos Marplan de 2011. E dos 5,8 milhões de leitores do Rio de Janeiro, 4,4 milhões é a fatia correspondente aos produtos Infoglobo (O Globo, Extra e Expresso), destaca Rigon.

Função de Analista de Mídias Sociais entra em debate

Roberto Cassano defende que a função do Analista de Mídias Sociais seja fragmentada.
Não faz nem cinco anos que a função de Analista de Mídias Sociais entrou na moda, mas já há quem esteja questionando a sua validade.
Roberto Cassano, diretor de Planejamento e Estratégia da Agência Frog, uma empresa especializada em Internet, lançou um manifesto defendendo o fim do cargo.
Segundo Cassano, a função de analista, por ser multitarefa e multidisciplinar, acabou deixando a atividade deste profissional muita genérica. "Ele planeja, escreve, interage, monitora, mensura e, se precisar, ainda faz o café", ironiza o executivo, que defende a segmentação da atividade.
O diretor da Agência Frog conta que "o Analista foi o coração das agências de mídias sociais, tema de eventos do segmento e representante de uma geração que já possuía intimidade com tecnologia desde a infância". Mas não adianta mais tentar convencer o cliente do valor de um clique:
- Precisamos conectar os cliques ao que o cliente consegue mensurar, defende Cassano.
Na Agência Frog, os antigos Analistas foram separados conforme especialidades e demanda: um grupo de Social Planners, os Planejamentos Sociais; e um grupo de Comunidade e Engajamento. Os profissionais de Métricas e de Insights e Pesquisa também participaram da divisão, que ocorreu nas áreas de coordenação e em outros níveis mais avançados. "As pessoas vão optar pelo grupo que for mais adequado ao seu perfil", acrescenta o executivo.

O petróleo é nosso. O português, nem tanto.

Estande da Petrobras na Feira de Negócios, em Caxias, é aberto com vários erros de português.
A Petrobras chutou o barril no estande que montou na Feira de Negócios da Firjan, que está acontecendo no SESI de Duque de Caxias.
A denúncia é do incansável fiscal da Janela Giulio Fernandes, que estava visitando o evento com o jornalista Isnard Gavazzi e o diretor de arte Felipe Lour. Os três flagraram no estande da petroleira a palavra Preservação escrita como Presevação e Responsabilidade escrita como Resposabilidade.
- Além desses erros das foto, existiam outros como "Esse projeto existe a xx anos." em vez de "há xx anos", denuncia Giulio.
O publicitário lamenta que, "na hora discutimos a questão do mercado publicitário no Rio, muitas agências prefiram economizar contratando estagiários no lugar de profissionais. Com isso as peças viram motivos de piada". Fernandes lembra que é necessário respeitar a cadeira do redator.
E eu aqui adiciono o revisor nessa história.
Como erros como estes não fazem parte do padrão de qualidade que a Petrobras tem com a sua comunicação, a empresa fica devendo a explicação de quem foi a responsabilidade pela falta de preservação da escrita correta da nossa língua portuguesa.