Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

11 de junho de 2012, segunda-feira

Fabio Seidl
Fabio Seidl vai comandar a equipe de reportagem da Fenêtre em Cannes.
LE RETOUR DE LA FENÊTRE
É, meus amigos, a Fenêtre Publicitaire está de volta, mais uma vez levando a menor delegação de repórteres (um) à Riviera Francesa para trazer até você uma cobertura proporcional a esta nossa estrutura.
E este ano, teremos um festival com várias novidades.
Para começar, adivinha: novas categorias para fazer aquela pescaria de rede arrastão no bolso das agências, como Mobile, Branded Content & Entertainment.
Da minha parte, só garanto cobrir o tal do Entertainment: festinha, praia, futebol.
Emerson Magoo
O técnico Emerson Magoo já escalou Fabinho Gaúcho para o time brasileiro.
Vai ter até EuroCopa durante o festival, que é sempre uma alegria com transmissões festivas de jogos pela cidade.
E mais uma vez, vai rolar aquele torneio de futebol de praia maroto, para o qual já fui escalado, por absoluta falta de opção do nosso treinador que atende pela apropriada alcunha de, sério, Emerson Magoo.
No único treino do nosso escrete que luta pelo bicampeonato, não conseguimos nem juntar o número mínimo de jogadores previsto no regulamento.
Mas tudo bem, já preenchemos a inscrição com uns jogadores que não foram veiculados, mas vão aparecer lá na hora. Brasil-sil-sil.

NON-BRANDED CONTENT
Este ano teremos uma cobertura completamente diferente, só que não.
O layout deste site, como vocês já repararam, segue o mesmo desde que David Ogilvy era estagiário.
A nossa falta de patrocínio, também continua rigorosamente a mesma.
O pessoal do cascalho, do faz-me-rir, daquela ajuda de custo a muito custo, só aparece depois que a coluna começa.
Deve ser porque meu editor, o ator de novelas, séries e conteúdo adulto e obscuro, Marcio Ehrlich, deve ter uma credibilidade enorme com nossos anunciantes.
Ele vive na Globo, mas na hora de arrumar anunciante isso aqui parece a Rede Vida.
Por enquanto, a Fenêtre já garantiu a falta da prata na categoria non-branded content de Cannes.
Dá uma força aí, rapaziada. Se alguém patrocinar a coluna, eu prometo revelar aqui o nome do meio do Marcio Ehrlich. Vale a pena.

Cannes Lions Dollars
A Fenêtre teve acesso ao cofre do Festival e aponta: DM9 foi a que mais inscreveu.
A F/NAZCA É A AGÊNCIA COM MAIS INSCRIÇÕES. OU SERÁ A DM9?
Na semana passada, a organização do festival divulgou o ranking dos números das inscrições por país.
E a imprensa nacional, claro, publicou a informação oficial: a F/Nazca é a agência brasileira com mais inscrições, 256.
Mas ninguém se deteve a alguns detalhes e nós resolvemos polemizar.
A DM9, que aparece em 3º nesse ranking, tem 222 inscrições. Só que a DM9Sul tem 46. E a DM9Rio tem mais 20.
Bom, como todas as agências inscrevem juntas as peças de seus diferentes escritórios, a DM9, no total, está mandando 288.
Por alguma razão interna, as inscrições foram feitas separadas, mas somando seus escritórios, seria dela o primeiro lugar dessa lista.
O que não muda rigorosamente nada.
Aliás, este ano, a DM9 pode atingir a expressiva marca de 100 troféus no Festival. Faltam 8.
N.R.: A Janela fez as contas do quanto a organização de Cannes faturou com as inscrições brasileiras. Veja em "Brasil investe R$ 3,48 milhões em Cannes 2012". (M.E.)

+ RANKING: LEO BURNETT É A 12ª, 14ª e a 6ª.
Outro dado curioso sobre o tal ranking.
A Leo Burnett Tailor Made aparece como a 12ª agência com mais inscrições, 92.
E a Leo Burnett Brasil, 14ª, com 78.
Logo, são 170 peças que saíram do mesmo endereço em direção a Cannes, o que colocariam a Leo em 6º lugar nesse ranking.
Já a Fenêtre Publicitaire segue em 1º lugar no ranking da falta de assunto.

ACERTE O SEU AÍ QUE EU ARRENDONDO O MEU AQUI.
Estááá valendo. Começou.
O leitor que acompanha esta coluna há muito tempo (ninguém) notou que este ano não tivemos a tradicional sessão 3 1/2 perguntas, com os jurados internacionais.
É que sempre deixo pra fazer isso a uma semana e pouco de Cannes.
E esse ano o festival...começou mais cedo.
Calma, Accioly, não precisa pegar a sua mala e sair correndo para o aeroporto desesperado. As portas do Palais ainda não abriram para o povão.
Mas os jurados já começaram a julgar as peças no último domingo.
E se o número de inscrições continuar crescendo (este ano foram mais de 34 mil) é melhor eles já ficarem por lá pra já começar a julgar Cannes 2013.

Enchendo linguiça
Fabio Seidl prepara os jurados para o que eles vão enfrentar.
FAZENDO AS CONTAS E ENCHENDO LINGUIÇA
É preciso um saco avantajado pra ser jurado no maravilhoso mundo do videocase.
Olha o que vai acontecer, por exemplo, em Mídia, que é uma praga, quase tudo se encaixa nessa categoria.
Foram cerca de 3250 inscrições querendo o tchu, querendo o tchá, querendo o tchutchutchá. Cada videocase tem, em média, 2 minutos.
São 6500 minutos, ou mais de 108 horas de gente tentando te convencer que aquela ideia é genial, linda, cheirosa, pra casar.
Em cinco dias de trabalho sem parar, o júri deverá ver quase 22 horas de cases por dia para chegar a um shortlist.
E aí, você vai dizer: ah, mas eles se dividem em grupos, são cerca de 25 jurados, nessa categoria.
Ok, se eles se dividirem em 5 grupos, dá 22 horas de vídeo pra cada jurado.
Tomara que aquela sua ideia não fique pro final da última sessão, viu? Boa sorte.

AS CONTAS II
Quer saber quanto o festival faturou só de inscrição em todo o mundo?
Só a Fenêtre teve paciência de pegar os preços das inscrições das categoria e multiplicar pelo número de inscrições em cada uma delas.
O total deu: 14.895.879,00 Euros. Quase 38 milhões de Reais.
Um pouquinho a mais que o Colunistas, diz aí, Marcião.

SOBE E DESCE
A categoria menos eficiente para atrair inscrições este ano foi Effectiveness, que teve menos 35% de peças este ano.
A segunda pior, olha só, foi Cyber, em plena era da Social Media: menos 13%.
A que mais cresceu foi PR, uma das que menos distribui leões, 38% de aumento. Mais uma informação inútil da DataFenêtre.

Dan Wieden Leão de São Marcos
Dan Wieden recebe o Leão...
... de São Marcos.
SÃO MARCOS
Dan Wieden, fundador da Wieden+Kennedy irá receber este ano, merecidamente, o prêmio honorário Lion of Saint Mark.
Leão de senta em quem? Senta que lá vem a história.
O festival de publicidade de Cannes começou junto com o festival de cinema que era realizado um ano em Cannes, outro em Veneza.
Veneza é conhecida pela sua Piazza di San Marco, onde algumas pilastras ostentam Leões alados (na verdade, figuras mitológicas chamadas Grifos) que, ora veja você, se transformaram nos troféus do festival.
Depois, cada festival foi pro seu lado e pra sua cidade, caparam as asas dos grifos e o troféu virou só leão mesmo.
Ano passado criaram essa história de Leão honorário, o Lion of St.Mark.
Tudo isso para eu te contar que um jornal do mercado veiculou esta notícia:
"Dan Wieden vai receber o Leão de São Marcos."
Eis que um colega deste missivista pergunta:
"São Marcos? O goleiro do Palmeiras que vai entregar?! O que é que tem a ver?!!!"
Bem-vindos à Fenêtre 2012. Eu volto essa semana com o Seidl Predictions.

CONTATOS, MAS DE LONGE:
Mande mensagens de solidariedade, mande sugestões, mande dinheiro, mande esse correspondente para o raio que o parta nesse email: fseidl@ig.com.br
Se preferir, reclame diretamente com o editor chefe na nossa base no Brasil, pelo e-mail janela@janela.com.br. Marcião não estará em Cannes mas, para ninguém por lá ficar com saudade, já mandaram esse vídeo dele dizendo o que gosta: http://www.youtube.com/watch?v=BEXz7iwB2ls

O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.