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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

13 de junho de 2012, quarta-feira

UMA DÚZIA PARA 2012

A Fenêtre selecionou 12 peças bacanas que podem impressionar os jurados em Cannes. Metade de agências gringas, metade de brasileiras.
Seguindo o mesmo critério de Cannes não votei em nenhuma peça da minha própria firma, para também não arrumar briga com ninguém, tá? Vamos nessa.


1) Three Little Pigs, da BBH London para The Guardian.

Não é sempre que Cannes tem um favorito ao Grand Prix em filme. Ano passado tivemos o Write The Future, da W+K, para Nike.
Este ano só se fala na megaprodução dos três porquinhos, numa situação real, para o já multipremiado jornal inglês The Guardian.

http://youtu.be/3xIgq13mX3A


2) The Drop, da Ogilvy Paris para Perrier

Não me lembro de ver Perrier passar em branco numa temporada de festivais há muito tempo. E este ano, a aposta é essa excelente história.

http://youtu.be/OwrlmVEyfQw


3) Smart Thief, da Y&R Amsterdam para LG TV

Beleza, vamos falar de ideias simples também. Esse filme da Young holandesa usa o velho apelo da “TV fininha” de uma maneira totalmente surpreendente.
E você ainda vai querer ver o filme duas vezes pra saber: era isso mesmo? Vem de um ouro no Clio.

http://youtu.be/EYX5fFxcXWU


4) Free Face, da W+K Tokyo para Nike

Uma peça que prova um benefício do produto e usa a sua cara para fazer isso. E ainda é da Nike. E ainda, é digital e feita por japoneses. É, dá um prêmio pra eles.

http://youtu.be/4Y-caQiIDug


5) Fan Messenger, da Kempertrautmann Alemanha para Audi

Peça integrada bacana demais que ligou os fãs de velocidade no Facebook a uma transmissão de uma corrida, as 24 horas de Nurburgring.

http://youtu.be/vm4oIc6JtEE


6) Rolling Words, da Pereira & O’Dell para Snoop Dogg

A peça criada pela agência californiana por um time de brasileiros (PJ Pereira, Arício Fortes e Paulo Coelho) é, em uma linha, engraçada: um livro feito de papel de “cigarro” para o Snoop Dogg. Sem mais.

http://youtu.be/HkfC2dfNHGM


7) Do Amor ao Bingo, da AlmapBDDO para Getty Images

É daqueles trabalhos de chinês preso, só que com ideia.
Os caras pesquisaram trocentas imagens pra contar uma história só com fotos de banco de imagem. Excelente demonstração de produto.

http://youtu.be/KZmLMzu_TzQ


8) Caixinha Natural, da AgeIsobar para Camp

Frutas em formato de caixinha de suco e com cheirinho de leão. Tão simples quanto isso. Mas deu trabalho fazer, dá uma olhada.

http://youtu.be/wnKS3T4mHY0


9)Fashion Like, da DM9DDB para C&A

Dos poucos cases que vi por aí nessa temporada, tem muita tecnologia que não serve pra nada. Que às vezes só torna até mais difícil acessar algum conteúdo, produto ou ideia.
Não é o caso do Fashion Like, que combinou rede social e ponto de venda para facilitar a vida de quem precisava escolher o presente de Dia das Mães (tem coisa mais difícil do que isso?).

http://youtu.be/K4qdNb6FvGY


10) Poster Infectado, da Publicis para Hopi Hari

O que eu gosto dessa ideia, que já levou um Lápis no One Show mês passado, é que ela tem tudo a ver com o público adolescente.
Cartazes que a molecada arranca a pele da cara de um sujeito. Nice.

http://youtu.be/4Obw8waiOy8


11) Se Xixi Fosse Gasolina, da Leo Burnett para Fiat

Um test drive que mostra a economia de um carro enquanto você está no mictório. É, curioso. E isso que faz essa peça ser divertida e diferente.

http://youtu.be/csqYdEeA4bM


12) Curiosismo, da F/Nazca para Pinacoteca SP

Os filmes de Nike pra F/Nazca vem passando o rodo em vários festivais, e são fortes candidatos também, mas preferi falar de outro case.
O Curiosismo, da Pinacoteca, criou algo novo. E é completo: tem filme, exposição, PR. Postei aqui só o filme, dirigido pela badalada dupla Jones+Tino, ex-criativos da agência.

http://youtu.be/I7rlnUj--Tc


É isso. Mas olha, se a sua peça não tá aqui, fica borocoxô não, viu?
Não ter saído na Fenêtre vai até ajudar na reputação da sua ideia.
São 34 mil peças no festival.
Eu só peguei uma dúzia que eu lembrei de primeira, tá?
De coração, boa sorte pra todo mundo.

O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.