Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JUN/2012
Marcio Ehrlich

 

Aplicativo da DM9Rio para o GNT vira meme e explode na rede

O aplicativo do GNT para mulheres virou meme, gerando paródias no KibeLoco, como esta com a foto do cartunista crossdresser Laerte, e no Ponto Frio, para vender ofertas de eletrodomésticos.
Só se você esteve em Marte, nos últimos dias, é que não viu nenhuma das mais de 3 milhões de fotos femininas que estão circulando pelas redes sociais sobrepostas por palavras como Criativa, Chique, Geniosa, Dorminhoca etc.
Se você estava no Brasil, posso apostar que não escapou deste novo meme nascido no Facebook, como parte da campanha criada pela agência DM9Rio para ampliar a imagem e a audiência do canal GNT junto às novas assinantes de TV a cabo vindas das classes B1-B2.
A receptividade do aplicativo que revela as muitas mulheres que existem dentro de cada mulher -- tema da campanha que também teve mídia impressa -- acabou ultrapassando as próprias expectativas da agência, como demonstra Álvaro Rodrigues, vp de criação da DM9Rio:
- A fanpage do GNT no Facebook tem 1 milhão de seguidores e o aplicativo já está chegando a 3,5 milhões de usuários, mais do que triplicando o impacto da campanha do canal no público das redes sociais, contabilizou o publicitário.
Como todo meme que se preza, o aplicativo da GNT extrapolou suas fronteiras. Foi assumido também por homens que queriam conhecer as mulheres que tinham dentro de si. Foi parodiado pelas gozações do site Kibeloco -- com fotos da Xuxa, da Dilma e até do cartunista crossdresser Laerte. E foi "homenageado" pela rede de varejo Ponto Frio, que saiu aplicando adjetivos femininos em suas ofertas de eletrodomésticos na fanpage do Facebook, adaptando o slogan da campanha da GNT para "Existem várias ofertas. E um Pontofrio para todas elas".
No Tumblr, surgiu uma página Meme do GNT, igualmente colocando fotos de mulheres conhecidas, como a socialite Narcisa Tamborindeguy, o que levou o site YouPix a eleger o aplicativo do GNT como o Meme do Dia. E, reflexo de tudo isso, o nome do canal GNT acabou tendo um aumento de 250% em suas citações no Twitter.
Rodrigues conta que a produção do aplicativo foi realizada pela própria DM9, a partir de um questionário desenvolvido pela DM9Rio e pelo GNT com base em uma pesquisa feita pelo canal sobre o comportamento da nova mulher, a mesma que foi utilizada no briefing da campanha e da qual saíram os adjetivos com que as mulheres se identificam atualmente.
O sucesso da utilização das redes sociais apontou um caminho que a DM9Rio pretende seguir daqui para a frente. Álvaro Rodrigues revela que a agência já está pesquisando datas especiais que possam gerar desdobramentos nas redes sociais para ajudar o canal GNT se tornar ainda mais conhecido. Quem sabe a agência consegue emplacar outro meme por aí.

Ficha Técnica:
Criação: Álvaro Rodrigues (também diretor de criação), Marcelo Lobo, Guilherme Cunha, Rodrigo Dorfman, Rafael Ferrer, Renato Rocha e Carol Siper.
Atendimento: Polika Teixeira, Ciça Mattos e Andrea Carneiro
Programador: Ricardo Tolomelli
Motion Designer: Jefferson Barros Menezes
Diretor de Produção: Nelson Modesto
Aprovação/Cliente: Daniela Mignani, Mariana Novaes e Thalita Magalhães.

ABA Rio comemora dez anos com festa e revista especial

A Revista da Aba homenageia o Rio de Janeiro no aniversário da entidade no Rio
Para comemorar o seu aniversário de dez anos, a Associação Brasileira de Anunciantes do Rio de Janeiro (ABA Rio) vai reunir convidados para coquetel e uma sessão exclusiva de “O Mágico de OZ” hoje. A entidade vai aproveitar para distribuir uma edição especial da Revista ABA sobre o aniversário, com foco no Rio de Janeiro.
A publicação presta homenagem à cidade e traz entrevistas com profissionais de diferentes áreas que estão contribuindo para o crescimento do Rio, como Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, Clóvis Speroni, da Agência3, Octávio Florisbal, diretor geral da TV Globo, João Cândido Portinari e Maria Sílvia Bastos, presidente da Empresa Olímpica Municipal.

Morre Fredy Nabhan, pioneiro do RTVC no Rio

Fredy Nabhan
Esse sorriso aberto do Fredy Nabhan -- no flagrante dos anos 70 -- era uma das marcas do publicitário.
Faleceu nesta sexta-feira, 15 de junho, em São Paulo, o publicitário Fredy Nabhan, um dos pioneiros da atividade de produção de RTVC (Rádio, TV e Cinema) no Rio de Janeiro, com passagens pelas agências Standard Ogilvy e MPM.
Fredy sucumbiu a um câncer de pâncreas, enquanto estava na casa de familiares em São Paulo. Seu corpo foi enterrado este sábado, 16, na cidade paulista de Tatuí, onde morava com sua mulher Eliana.
Um tremendo alto-astral -- com uma gargalhada gutural inesquecível -- Fredy viveu um tempo em que a publicidade carioca era mais divertida. Nesta época do ano, por exemplo, ele já estaria organizando na Standard a festa junina da agência, onde costumava fazer o papel do padre casamenteiro.
Fredy também era ator, tendo participado de filmes na década de 70, como Anjos e Demônios (de Carlos Hugo Christensen), A Possuída dos Mil Demônios (de Carlos Frederico Rodrigues) e da novela Irmãos Coragem, da Rede Globo.

Gente Que Vai e Vem

X-Tudo (Rio - RJ) - A agência contratou o diretor de arte Fernando Figueiredo (ex-Casa da Criação e Minha Comunicação) e o finalizador Bruno Gurgel para a equipe de criação comandanda por José Raimundo Padilha e José Amorelli. E também a jornalista Martha Ferreira (Ex Foco Comunicação e laboratório de Idéias) para assessoria de Imprensa e Conteúdo de Redes Sociais . (11/06/2012)

Ogilvy (São Paulo - SP) - A agência tem um novo diretor de criação: o redator Guilherme Facci, que vem da sua própria agência, a dim'canzian'Facci, onde era sócio e também diretor de criação. Na Ogilvy, Facci começa a trabalhar com a conta de Kraft Foods, uma das maiores da agência. O profissional ainda acumula passagens pela Y&R e Leo Burnett. Fiat, Sony, Citibank e Danone estão entre as marcas que já criou. Como experiência internacional, Facci trabalhou na Leo Burnett Itália para fazer o lançamento do Fiat Punto na Europa. (11/06/2012)