Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JUL/2012
Marcio Ehrlich

 

Janela comemora 35 anos de publicação

A Janela nasceu em 15 de julho de 1977 no jornal Tribuna da Imprensa.
A Janela Publicitária está completando 35 anos neste dia 15 de julho. A primeira edição foi publicada numa sexta-feira, 15 de julho de 1977, no -- hoje extinto -- jornal carioca Tribuna da Imprensa.
A coluna nasceu editada por Marcio Ehrlich e assinada pela jornalista Marcia Brito, que usou o pseudônimo Marcia B porque na época trabalhava na agência Aroldo Araujo. Algumas edições depois, no entanto, passou a ser assinada oficialmente por Marcio Ehrlich e Marcia Brito.
Desde o começo, a coluna teve como linha editorial dar prioridade ao que acontece de mais importante no mercado de comunicação do Rio de Janeiro.
A coluna foi publicada até 1981 na Tribuna, todas as sextas-feiras, tendo uma versão, de 1978 a 1983, com o nome de "Janela do Rio", no caderno Asteriscos, aos domingos, do jornal paulista Diário Popular. E, de 1988 a 1990, às segundas-feiras, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo.
Depois da Tribuna, a Janela Publicitária transferiu-se para o jornal carioca Monitor Mercantil, sob responsabilidade de Marcia Brito, já que Marcio Ehrlich estava escrevendo a página Marketing & Publicidade no Jornal do Commercio, do Rio. Em 1988, a página do Monitor passou para as mãos de Ehrlich.
Em 12 de julho de 1996, a Janela foi uma das primeiras publicações especializadas em publicidade a entrar na internet, onde está concentrada atualmente. O conteúdo do site, desde 1999, está disponível online, na sessão Anteriores.

35 Anos de Janela - Falam os leitores (1)

Agência 11:21 homenageou a Janela com anúncio no Facebook e ganhou elogios na rede pelo texto.
A comemoração dos 35 anos da Janela rendeu inúmeros "Curtir" e mensagens carinhosas dos leitores do site e dos amigos no Facebook. A agência 11:21, por exemplo, chegou a produzir um anúncio, veiculado em sua página e que fez grande sucesso com os amigos de Gustavo Bastos e sua equipe.
Como não dá para agradecer pessoalmente a todos os que escreveram, vamos registrar aqui algumas das mensagens publicadas na rede social.
Ricardo Galletti: É um marco da propaganda carioca. Parabéns, Marcio!
Ricardo Ladvocat: Parabéns Márcio! Terstemunha ocular e participativa da história da propaganda brasileira.
Luiz Favilla: A gente esperava ansiosamente o jornal de sexta para ver se o nosso anuncio havia conquistado as ambiciosas estrelinhas da Janela do Rio. Abriu portas do mercado pra muita gente.
Fabio Seidl: Parabéns, Marcio. Eu era um bebê e você já estava aí, promovendo o que o mercado faz de melhor, sempre de um jeito diferente: crítico, mas bem humorado e levantando a bola de quem rala por uma publicidade mais criativa e relevante. Obrigado!
Vera Lopes: Parabéns Marcio. Haja cotovelo para 35 anos de janela!!
Marcelo Heidrich: Congrats, uma janela escancarada para o mundo.
Hermínio Naddeo: Parabéns, Marcio. Pra mim, você e o Jomar são dois ícones da publicidade carioca. Do Brasil também, claro. Mas, principalmente, pela divulgação que vocês fazem do Rio e são a própria presença do Rio além das fronteiras da Cidade Maravilhosa.
Ronaldo Conde: Marcio, podemos todos dizer que vc é um sobrevivente e dos melhores. Tenho o prazer de conviver com vc esses anos todos. O Rio e os profissionais do Rio devem muito a vc e à sua coluna.
Bruno Richter: Que legal! A Janela já existe antes mesmo de eu nascer. Grande Marcio, que venham mais 35 anos de tesão pelo nosso mercado. Forte abraço!
Rodolpho Grani Junior: É, antes de eu nascer tambem rsrsrs Parabens!
Vicente de Vicq: Parabens pela persistencia!
Jose Luis Sánchez: Embora não acompanhe mais a sua coluna, pois saí do mercado, sei tudo de bom que ela representa e o quanto serviu para muitos como orientação e referência. Parabéns pela competência e persistência.
Reginaldo Doria: Parabéns Marcio, por manter essa Janela aberta para todos nós do mercado, atuantes ou não. Sucesso sempre!
Ayrton Camargo: Que show heim, Marcio Ehrlich? Sucesso e competência em todos estes anos. Parabéns meu caro. E 360 abraços p/vc :-)
Mario D'Andrea: Parabéns, dom Marcio. 35 anos de credibilidade num mercado como o nosso é um feito.
Carlos Sessa: Caramba, Márcio, parece que foi ontem. Lembro disso, como se fosse ainda hoje. Parabéns por sempre acreditar na área, pois somente sobrevivem os bons.
Chiquinho Lucchini: Parafraseando o Romário, "Publicitário é o único profissional que já chega e quer sentar na Janela". Parabéns pelos 35 anos, Marcio. Mais 35 pela frente.

Fábio Marinho Calderano: Obrigado, Marcio, por esses anos de Janela. Seu trabalho sério e animado me trouxe mais alegrias do que eu poderia prever. Excelentes lembranças! Keep just doing it!
Fabio Marinho Calderano
O criativo Fabio Marinho Calderano, que nos tempos da sua agência OPM foi várias vezes notícia do site, ilustrou sua mensagem de homenagem com uma foto na janela.
Flavio Medeiros: A primeira notinha, a primeira campanha divulgada, a primeira mudança de agência, a primeira foto, o primeiro prêmio, a primeira festa. Quase todo mundo na propaganda do Rio começou na Janela. Parabéns, Marcio.
Alexandre Muricy: Prezado Marcio, toda grande indústria precisa ter seu canal de comunicação e relacionamento próprio. Aprendi que nunca estamos totalmente preparados para fazer algo, na verdade nos aprimoramos enquanto fazemos. Você consolidou no decorrer do tempo uma janela que permite que o presente fale com o passado e o futuro. Parabéns e que o melhor sempre se manifeste para vc e a Dinâmica de sua Janela. Abraços fortes.
Marcio Mascarenhas: Lembro-me de você nos idos de 1979 procurando notícias para a sua coluna lá na Salles Interamericana onde eu atendia a Souza Cruz. Sempre bem humorado e cordial. Bons tempos, mas o principal é que a Coluna se manteve intrépida por todos esses anos. Meus parabéns.
Jomar Pereira da Silva: Grande Marcio, parabéns pelo aniversário da Janela, importante veículo de comunicação para o mercado publicitário brasileiro. Namastê!

E esta terça-feira, a reprodução da nota sobre o aniversário da Janela publicada na coluna de Ancelmo Gois, no Globo, gerou ótimos comentários dos nossos amigos:
Renata Giese: Com licença do Chico, toda gente homenageia Marcio Ehrlich na janela...
Ayrton Camargo: Que legal, Marcio Erhlich... O sucesso é contagiante e se propaga. Parabéns +1 vez :-)
Ronald Assumpcao: Parabéns... reconhecimento merecido. Bravo! Abraço saudoso.
Milton Roberto de Santana: Marcio, o mais legal de aparecer no Ancelmo é que foi com uma notícia positiva!!!!
Jorge Barros: Agora o Ancelmo Gois vai falar: "Que bacana, eu apareci no Facebook do Marcio Ehrlich"!