Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 14/DEZ/2012
Marcio Ehrlich

 

Concorrência da Eletrobras recebe 18 agências

A Eletrobras esteve nos últimos anos com a Agência3, que está disputando continuar com a conta.
Serão 18 agências disputando a conta institucional a Eletrobras, que dividirá uma verba de R$ 35 milhões para duas agências de publicidade.
A entrega dos documentos começou esta segunda-feira, 10, e a relação tem confirmados os nomes das agências Agência3, Agnelo Pacheco, AMP, Arcos, Artplan, Conceito, De Brito, DPZ, F/Nazca, Gás, Giacometti, Giovanni+Draftfcb, Heads, Leiaute, Lua Branca, Neogama, PPR (Quê) e Oana.
A conta, atualmente, é atendida pela Agência3.

ABP entrega Destaques de 2012 em festa no Rio

Paulo Giovanni, da Leo Burnett Tailor Made, escolhido o Publicitário do Ano, adiantou à Janela que há planos para abrir sua agência no Rio.
Apesar do atraso de quase duas horas -- causado pela demora do ator André Marques, escalado para apresentar a festa -- não faltou emoção dos ganhadores na entrega do prêmio Destaque de Comunicação, promovido na noite de sexta-feira, 7, no Golden Room do Copacabana Palace, pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
André chegou direto ao palco pela platéia, que pouco antes havia ensaiado palmas para forçar o início da cerimônia. Justificando seu atraso pelo trânsito terrível da cidade (muita gente vinda da Barra reportou ter levado cerca de duas horas para chegar à Copacabana), o ator não poupou, ao microfone, críticas à organização da festa pelo evento ser novamente em uma sexta-feira, como ano passado, quando ele também foi o apresentador. Curiosamente, a justificativa que, em 2011, pessoas ligadas à ABP deram à Janela, de que o evento na sexta-feira facilitaria a vinda dos indicados paulistas, este ano não deu certo. Foi bastante grande o número de indicados de São Paulo que não compareceu ao evento, sendo substituídos por representantes na primeira fase da premiação, em que todos sobem ao palco para receber seus diplomas de indicação. Houve até quem alegasse "motivos religiosos" (o Shabbat judaico?) para não viajar na sexta-feira. O que reforça a sugestão para a ABP de voltar a fazer sua festa mais cedo na semana, como costumava ser.
E apesar de mais uma gracinha de André Marques ao microfone, pedindo água no púlpito "se isso não fosse prejudicar a verba do evento", ninguém pôde reclamar da qualidade e da quantidade do buffet do Copacabana Palace, que tem garantido um alto nível de sofisticação às festas promovidas pela ABP.
Estes foram os nomes premiados na noite, escolhidos por votação na internet pelos associados da entidade, entre candidados indicados pela sua diretoria:

• Publicitário do Ano: Paulo Giovanni (Leo Burnett Tailor Made)
• Executivo de Anunciante: Agricio Neto (Sky)
• Executivo de Agência: Sergio Valente (DM9DDB)
• Executivo de Veículo: Marcello Moraes (O Globo)
• Diretor de criação: Luiz Sanches (AlmapBBDO)
• Redator: Cassio Faraco (NBS)
• Diretor de arte: Benjamin Yung (AlmapBBDO)
• Atendimento de agência: Leticia Machado (Heads)
• Atendimento de veículo: Reynaldo Figueiredo (Record)
• Mídia de Agência: Miriam Shirley (Ogilvy)
• Diretor de comerciais: Dulcídio Caldeira (ParanoidBR)
• Planejamento: Carla Sá (F/Nazca S&S)
• Pesquisa: Rita Almeida (CO.R Inovação)
• Fotografia: Willy Biondani (BossaNova)
• Produção de som: Lucas Duque (Sonido)
• RTV: Gilberto Pires “Gibinha” (DM9DDB)
• Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra (AlmapBBDO)
• Comunicação Digital: Michel Lent (Pereira O’Dell)
• Design: João Delpino (New 360)
• Marketing Promocional: Marcelo Alves (Adma)

Presépio de refrigerantes nasceu em Belo Horizonte

Presépio de refrigerantes viralizou na rede social e já gera polêmica, com católicos radicais se declarando contra, enquanto os mais liberais aplaudem a ideia.

A foto que está está fazendo enorme sucesso anônimo nas redes sociais, em que uma latinha de Guaraná Jesus aparece numa manjedoura, ao lado de duas latinhas de Coca Zero com os nomes de José e Maria, nasceu entre criativos mineiros.
Uma das criadoras da ótima brincadeira, a redatora Deborah Vasques conta que tudo começou quando sua mãe Thiza -- que apesar de formada em publicidade não exerceu a profissão -- juntou as duas latinhas da Coca com os nomes dos pais de Jesus para lhe mostrar. A ideia de Thiza acabou virando assunto entre os criativos depois do expediente na agência em que trabalham, a Filadélfia, de Belo Horizonte. Deborah, mais o redator Flávio Chubes e os diretores de arte Paulo Filipe e Lucas Queiroz decidiram levar adiante a produção da cena do presépio. A imagem, que era pra ser uma curtição pessoal, acabou sendo postada no Instagram por outro funcionário da agência, Arthur Souza, na última sexta, 7 de dezembro, e -- como acontece com toda boa ideia na internet --, viralizou. E também como acontece com tudo na internet, sua autoria se perdeu.

Petrobras marca nova reunião

A BR Distribuidora convocou as agências que estão partipando de sua concorrência para uma segunda sessão, no próximo dia 17 de dezembro, às 9:00h, na sede da empresa na Tijuca. Como o contrato das atuais agências termina este ano, a BR tem pressa!!

Cedae adiou mas não animou: só 3 entram na disputa

Um job provável para a próxima agência da Cedae é melhorar a imagem que a estatal tem junto à população fluminense (foto de manifestação em Rio das Ostras).
Ou o mercado publicitário carioca não acredita na Cedae como anunciante ou não acreditou na concorrência que a empresa abriu para a escolha de uma agência de publicidade que cuidará de uma verba de R$ 20 milhões no próximo ano. Apenas três agências se apresentaram na manhã de ontem para brigar pela conta: Agência3, Agência Nacional e Prole.
A entrega da documentação estava marcada para o dia 4 de dezembro mas foi adiada para 13, sem maiores explicações da empresa. Nem assim mais agências se empolgaram a preparar material.
A Cedae pertente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, cuja conta é atendida pelas agências Artplan, Agnelo Pacheco, Binder, DPZ, NovaSB e Prole.

Tangerine Kitty revela sua identidade

A campanha da McCann Melbourne para segurança nas linhas de metrô é uma das boas promessas de Leão para Cannes 2013.
O tecladista da banda australiana "The Cat Empire", Oliver 'Ollie' McGill, nunca conseguiu um sucesso comercial em sua carreira quanto com a música "Dumb Ways to Die", composta para a campanha de segurança criada pela McCann para o metrô da cidade de Melbourne, na Austrália. Brincando com o nome da sua banda "O Império do Gato" com o "Laranja Barulhenta" (numa tradução livre para Tinpan Orange) da cantora Emily Lubitz nasceu o gatinho tangerina, ou seja, o Tangerine Kitty que assina a canção que chegou aos top ten de downloads no iTunes esta semana.
Lubitz, como artista alternativa, chegou a declarar a um site australiano que "não costumo fazer publicidade, mas tenho contas para pagar". Ainda assim, ela não descarta apresentar trechos da música encomendada pela McCann em seus shows com o Tinpan Orange.
Quanto ao vídeo original, que se tornou viral, ele já está beirando 32 milhões de views no Youtube, ganhando inclusive uma versão para karaokê, website com os personagens e mp3 para baixar e ouvir no seu iPhone.
Além, é claro, de diversos covers e pardódias que ajudam a expandir o viral, como esta divertida montagem de vídeos reais em http://youtu.be/OKczjG2Gj5U. Quem quiser conhecer o trabalho de McGill, o site de sua banda fica em http://www.thecatempire.com. A banda de Emily não tem site, mas há trabalhos deles no Youtube.
A criação da campanha é assinada por John Mescall, diretor de criação da McCann Melbourne, e Pat Baron, diretor de arte, com ilustrações de Julian Frost.

Gente Que Vai e Vem

DM9 (Rio - RJ) - Anuncia a entrada da diretora de arte Natasha Maasri, vinda da H&C Leo Burnett, de Beirute (Líbano). Somente este ano, a criativa conquistou 5 leões no Festival Internacional de Criatividade em Cannes com “No Rights, No Women”, campanha sobre os direitos da mulher no Líbano. O trabalho ainda acumula outros diversos prêmios: D&D, Dubai Linx, One Show, Effie Awards, Golden Drum e Mena Cristal. Natasha também está entre as 30 diretoras de arte mais premiadas do mundo segundo o The Directory Big Won (2012), ranking mundial e anual, que totaliza a performance de agências e profissionais através todas a disciplinas de marketing. (10/12/2012)