Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/JAN/2013
Marcio Ehrlich

 

Sérgio Valente assume a CGCom e promete mudanças

Sérgio Valente: "vou adotar um tratamento publicitário mais contemporâneo para a comunicação da Globo".
"Vou transformar a agência interna da Rede Globo no lugar em que todo publicitário brasileiro vai querer trabalhar".
Com promessas ousadas como esta é que Sérgio Valente está deixando a presidência da DM9DDB para assumir a direção da Central Globo de Comunicação (CGCom), em substituição a Luis Erlanger, que passará a ocupar a Central Globo de Análise e Controle de Qualidade.
Um dos publicitários mais bem sucedidos do país, Valente admitiu, em entrevista exclusiva à Janela, que ainda não conhece com profundidade a estrutura da área nem os profissionais que trabalham na casa, mas já começou a formular conceitos de como a CGCom precisa funcionar:
- A Globo é uma empresa multifacetada, não precisa tudo ter a mesma cara. Mas é fundamental que a gente consiga montar uma arquitetura única para a marca Globo.
O modelo que Valente implantou na DM9 -- que, não por acaso, foi escolhida Agência do Ano em 2012 nos mercados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio, pelo Prêmio Colunistas -- deve passar a vigorar na CGCom. Depois de elogiar Luis Erlanger pelo trabalho que fez ao longo dos anos, Valente observa que a comunicação da emissora refletia a origem jornalística não só daquele profissional como da própria emissora fundada por Roberto Marinho. "O que eu quero agora é adotar um tratamento publicitário mais contemporâneo para a comunicação da Rede Globo", anuncia Valente.

Estilo irrequieto

A notícia da ida do presidente da DM9DDB para a emissora do Jardim Botânico surpreendeu o mercado não só por ele deixar uma posição de destaque em uma das maiores agências brasileiras como pelo seu conhecido perfil irrequieto e falador, que, aliás, não trai sua origem baiana. Não faltam apostas de que o estilo de Valente vai se chocar rapidamente com um suposto padrão sisudo da casa.
Mas Sérgio Valente revela à Janela que foi exatamente por conta do seu temperamento que foi convidado por Carlos Schroder, diretor geral da emissora, a assumir o cargo:
- Nos conhecemos no final de novembro, na última corrida de F1 em São Paulo, quando fui convidado ao Padock Premium da Globo e, ao ser apresentado a ele, Schroder me perguntou o que eu estava achando. Eu já havia estado no Padock Premium em corrida anteriores e, desta vez, a Globo havia mudado tudo, colocando os convidados em um aquário de vidro, distante da pista. Eu estava achando uma merda e dei a minha opinião pra ele.
Valente explicou a Schroder que, para simplesmente tomar whiskey e ver a corrida pelos monitores, "era melhor ter ficado em casa". E justificou que uma emissora como a Globo não podia desconectar seus convidados de viverem toda a experiência que é estar em uma corrida de F1, circulando pelos carros e até, como brincou o publicitário, "sujando a mão de graxa".
Menos de um mês depois, em 16 de dezembro, Schroder ligou para Valente fazendo o convite a se juntar ao time da Globo. E praticamente em um mês, nesta quinta, 17 de janeiro, a Globo anunciou oficialmente a contratação.
No momento, Sérgio Valente está procurando uma casa no Rio para morar. "Quero Leblon ou Lagoa, do lado de Ipanema", contou. Mas já admite que, nos primeiros meses, até por conta de sua família estar em São Paulo, vai ter que se dividir na Ponte Aérea.

Batalha de confetes esquenta a Guerra das Cervejas

Alinne Moraes convida o espectador a ter a sua primeira vez com uma Devassa.
Se no Brasil festa tem que ter cerveja, o Carnaval é o momento perfeito para as cervejeiras brigarem para conquistar a sede de folia do consumidor.
Em um intervalo de 48 horas, a imprensa foi convocada pela Devassa, pela Brahma e pela Antarctica para ouvirmos sobre suas iniciativas para o Carnaval carioca. Na verdade, sobre as novas roupagens dadas a suas iniciativas, que repetem as dos últimos anos: Devassa e Brahma apostando em camarotes para personalidades nacionais e internacionais e Antarctica colocando suas fichas na festa de rua.
Todas apoiadas por agências de comunicação. A Devassa pela Mood, a Brahma pela África e pelo Banco de Eventos, e a Antarctica pela Dream Factory, a agência contratada pela Prefeitura do Rio para organizar a infraestrutura do Carnaval de Rua Rio 2013.
Ziraldo assina série de cinco latinhas que a Antarctica terá no Carnaval do Rio.
O sucesso dos blocos cariocas fez a Antarctica duplicar seus patrocínios, participando da saída de 110 agremiações em 2013, dos 492 blocos previstos para desfilar na cidade. Seu slogan "A Boa da Diretoria" vai aparecer também em latinhas com cinco rótulos criados pelo cartunista Ziraldo e que homenageam ícones do Rio, como os Arcos da Lapa, Copacabana e Rei Momo. E a cervejeira paulista promete ajudar a Comlurb a mander a cidade limpa. Ela está prometendo levar um batalhão de limpeza atrás de cada um dos 110 blocos que patrocina, para recolher o lixo deixado pelos porcalhões, digo, foliões, e encaminhá-los à reciclagem.
A Brahma -- que novamente terá seu camarote na nova estrutura da Sapucaí, já que sua fábrica no local fechou -- não arriscou grandes mudanças.
A personalidade internacional da vez é Megan Fox, que virá ao Camarote e estrelará a campanha publicitária criada pela África, com o tema "Seja quem você quiser", brincando com a liberdade que os brasileiros têm de assumir novas personalidades ao se fantasiarem para brincar o Carnaval. Na campanha, uma boa promessa é a webserie que está sendo produzida com a atriz Tata Werneck estimulando os carnavalescos a improvisarem suas fantasias com objetos simples e encontrados em casa. Como era de se esperar (já que toda fanpage no Facebook faz concurso no Carnaval), a Brahma fará a sua disputa entre fantasias dos visitantes, para que eles possam concorrer a convites para o Camarote da Sapucaí.
Megan Fox gravou um teaser sobre sua presença no Camarote da Brahma
Finalmente, a Devassa veio confirmar que o grande foco da Brasil Kirin no Carnaval brasileiro será nesta marca e não na Nova Schin. A cerveja estará presente não só no Carnaval do Rio como de Salvador e muitas outras cidades do Nordeste. E depois de toda a polêmica com a contratação de Paris Hilton em 2010, a marca decidiu ficar nas musas nacionais. No lugar da cantora Sandy entra a atriz Alinne Moraes, não apenas como presença nos dois dias do Camarote da cervejaria na Sapucaí como em um comercial de tv no qual ela convida os brasileiros a terem a sua primeira vez com uma Devassa. Na fanpage da marca no Facebook, adivinhem? Um concurso. Mas este -- criação da ID/TBWA --, será um pouco mais complexo para os visitantes: eles deverão criar blocos virtuais e convidar amigos a participar. Quem tiver o número maior de participantes ganha e poderá ser convidado ao Baile Devasa e à Feijoada do Amaral. Ao Camarote, não. Como respondeu constrangida uma assessora de imprensa, ao me ouvir comentar que nunca havia sido convidado para o Camarote da Devassa, "é... pro Camarote é mais difícil...".

Adma e Record anunciam o Rio Verão Festival 2013

Marcelo Alves e Thomaz Naves
Marcelo Alves e Thomaz Naves brincam com os Todentrex, personagens que vão animar o Rio Verão Festival 2013.
A Adma Entretenimentos e a Record Rio estão se juntando novamente para realizar mais uma vez o Rio Verão Festival, o festival que quer ocupar no Rio o espaço que encontros semelhantes já ocupam em Salvador e Porto Alegre.
A edição deste ano acontece na Apoteose no sábado, 16 de março. Segundo Thomaz Naves, diretor comercial e de marketing da Record Rio, o festival terá um custo de produção de R$ 7 milhões e uma ocupação de mídia de R$ 14 milhões. Incluído no calendário oficial da cidade, o Rio Verão Festival tem o apoio da Prefeitura do Rio espera atrair um público entre 30 e 40 mil pessoas. Dentro dos próximos dias, dizem seus organizadores, serão anunciados os nomes das demais empresas privadas apoiadoras do evento. A Coca-Cola é uma, revela Thomaz, que está participando das negociações. A mudança para a Apoteose, ele explica, até está facilitando a captação, já que a locação não tem as restrições de aplicação de propriedades que o Engenhão, onde foi realizada a versão 2012 do festival.
Uma das novidades deste ano, apresentada pelo diretor da Adma, Marcelo Alves, será a adoção de personagens batizados como Todendrex, com referência ao bordão do evento, "Tô Dentro!". Serão produzidos diversos materiais promocionais com os personagens, que o diretor de criação da Adma, Márcio Formiga -- responsável pelo desenvolvimento das peças --, espera que consigam virar meme entre o público do festival.
A campanha de comunicação do Rio Verão Festival 2013 ficou a cargo da agência Loja, do publicitário Marcelo Giannini. A Loja também desenvolveu, com a produtora Zuêra, o novo hino do festival, que já está disponível no Soundcloud.
As vendas de ingresso começaram esta quarta-feira, 17, e o Rio Summer Festival já tem confirmados os artistas Michel Teló, Chiclete com Banana, Capital Inicial, O Rappa e o grupo Revelação.