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11:21 Beat Sonido Yes Filmes Zuêra
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

Diretores de criação do Rio dão suas dicas para Cannes

Cannes Lions
Faltam praticamente duas semanas para o Festival de Cannes e o clima do mercado já é de preparação para evento. Tanto por quem vai viajar quanto por quem terá que ficar aqui cobrindo a ausência dos outros e vai acompanhar o festival pela internet.
A Fenêtre, mais uma vez, quis ouvir diretores de criação de agências cariocas para que dessem as suas dicas sobre as peças que apostam para ganhar Leões este ano e também sobre o que dá para fazer enquanto se está por lá. Afinal, ninguém vai passar 12 horas dentro de um avião querendo ficar 24 horas durante uma semana pensando apenas em comunicação.


João Santos João Santos, diretor de criação da Giacometti

João vai a Cannes, "mesmo que a pilha de jobs não queira".
Suas indicações para Leões são "Dumb Ways to Die", que "grudou como chiclete, fez todo mundo cantar e inovou no jeito de abordar esse tipo de assunto"
E Dove, que ele acha "barbada":



Dicas de Viagem
Comi o melhor Pato da minha vida em Cannes, no "Pelourinho". O vinho (foto) pedido pelo Flávio Medeiros junto com o Dudu Lopes, servido pela simpática garçonete (lembre-se que estamos na França) combinou perfeitamente.
Ficar a direita do Accioly também é uma boa dica, tem sempre alguma coisa acontecendo ao redor dele :-P
Mas a pergunta que não quer calar, é: Onde a galera vai assistir aos jogos da Copa das Confederações?


Paulo Castro Paulo Castro, diretor de criação da Staff

Paulo vai a Cannes e indica dois trabalhos:
"Tweet censurado", uma peça carioca "que merece pela simplicidade e pelo impacto que conseguiu. E custo zero". Clique na imagem para ver o site.
E ele decide "ser nacionalista novamente": Tem uma peça incrível da JWT. Trata de um assunto delicado -- a luta contra o câncer -- com bom humor e muita criatividade.


Dicas de Viagem
Acho que Cannes é uma grande colônia de férias criativas (no bom sentido da palavra. Afinal, fazemos o que amamos). É a chance de encontrar os melhores trabalhos do mundo, os melhores amigos e claro ter momentos prazerosos junto a eles depois de um dia de Palais. Existem cidades em volta que são uma grande pedida para um jantar ou happy hour. Éze, Saint-Paul de Vence e, claro, o nosso Pelourin!


Gustavo Bastos Gustavo Bastos, diretor de criação da 11:21

Gustavo diz que "infelizmente" não vai este ano, mas ressalva: "a 11:21 vai marcar presença através do patrocínio da Fenêtre!"
Para Leões, ele escolheu uma peça brasileira e uma internacional:
1) Clássicos por trás dos Clássicos, da Artplan para OSB:
2) Carlsberg Puts Friends To The Test, da Duval Guillaume Modem para cerveja Carlsberg.

Dicas de Viagem
Jantar no restaurante do pequeno e chique hotel La Chateau de Le Chevre Dor, em Eze Village, uma cidade medieval na beira do mar, perto de Cannes, com uma vista sensacional, mas tem que reservar antes. Comida incrível, vista de tirar o fôlego e você ainda pode terminar o vinho na piscina do hotel, que fica na beira do penhasco, com o mar lá embaixo. Programa imperdível.


Ricardo Real, diretor de criação da Script

Real esse ano não vai a Cannes. "Geralmente vou de 2 em 2 anos. Mas desta vez, em junho, agendei uma viagem para apresentar NY aos meus filhotes".
O criativo indicou 3 peças.
1) Uma peça brasileira que acredito muito é "O crack consome", do meu amigo Felipe Luchi, diretor de criação da Talent. Uma ideia simples e poderosa para chamar a atenção da opinião pública a respeito de uma droga devastadora.
2) Da Grey Brasil para WWF. Campo Desmatado WWF durante o jogo da seleção brasileira de futebol Feminino. Brasil x Dinamarca. Originalidade pura.
3) Puma Dance Dictionary

Dicas de Viagem
Baôli - Um bar, boate e restaurante que fica no porto do canto esquerdo da Croisette. Tem poucos publicitários no ambiente mas muito bem frequentado. Se tiver com um grupo, sugiro pedir um Domaine Ott rose garrafa Magnum. Um excelente rose da Provence.
Outro lugar bacana é o Mas Provençal, um restaurante que fica localizado em Eze, durante o dia é uma estufa de plantas, só funciona a partir das 18:00h. Mesmo os mais descolados vão gostar desse restaurante exótico. Impossível não encontrar o Accioly lá. Rsrsrsrs.


Felipe Rodrigues Felipe Rodrigues, diretor de criação da Giovanni+draftfcb

Felipe, este ano, vai ficar por aqui. Mas diz: "Vou torcer pelo trabalho da minha agência e de alguns amigos brasileiros".
Apesar de não poder dizer que são leões certos, o criativo escolheu três que, na sua opinião, "são fortes candidatos": um é o Orelhão Mágico da Nbs para a Oi. Encontraram uma forma emocionante para resgatar o esquecido orelhão, em um mundo dominado pelo mobile.
Outro, também brasileiro, é o "Crack Consome", da Talent para Parceria Contra as Drogas. Pela forma que utiliza recursos de impressão inovadores, para mostrar como a droga literalmente consome as pessoas.
Em terceiro, "Alma", da FNazca para Leica. A fotografia e a narrativa do filme encantam e conseguem provar o ponto: quando o assunto é fotografia, Leica é a marca que tem alma e muita história para contar.
No escurinho do Palais, vai agradar com certeza.


Dicas de Viagem
Desligue um dia do festival, alugue um carro e vá a Saint Tropez ver as praias (na verdade praia) da baía de Pampelonne. Deite na areia em frente a um dos muitos restaurantes e aproveite para almoçar. Volte cedo para jantar com os amigos no “Pelourin” em Cannes. Esquece propaganda. Só vale piada de futebol, política e religião.


Roberto Vilhena Roberto Vilhena, diretor de criação da Artplan

Vilhena, que está indo para Cannes, indicou dois trabalhos em que ele aposta para Leão de Ouro e, talvez até Grand Prix.
Em filme, a indicação do criativo é "The Jogger", da campanha "Find Your Greatness", da W+K para a Nike. Ele explica: "Para mim é uma dessas peças que me lembram o que realmente move essa nossa indústria e que me lembra também o porquê de eu gostar tanto de propaganda: a força de uma idéia simples. Sem grandes produções, sem excessos, sem firulas. Apenas um puta diretor e um puta conceito maravilhosamente expresso através de um texto brilhante. Direto ao ponto."
O outro trabalho preferido de Vilhena pode ganhar em Outdoor, PR ou Direct: "Meu sangue é rubro-negro", da Leo Tailor Made para uma campanha de doações de sangue do clube baiano Vitória. Como diz Vilhena, "embora seja uma idéia que se encaixa em mais de uma categoria (pode se dar bem deste o tradicional outdoor até em PR ou Direct) também tem a essência de uma idéia simples e poderosa. Tem força para ouro em todas elas e, tem qualidade pra disputar, a meu ver, também Grand Prix em outdoor."


Dicas de Viagem
Acho que Cannes é essencialmente ficar no Palais 100% do tempo. Mas, uma escapadinha ao redor vale muito a pena. Gosto muito de Avignon. Para passear e, comer também.


Flavio Medeiros Flavio Medeiros, diretor de criação da Heads

Flavio está indo para Cannes. E diz que gosta de ficar de olho em trabalhos de rádio que concorrem ao festival. Esse ano, ele cita, tem uma campanha da Ogilvy Brasil para Forbes que considera muito boa e pertinente para o meio: o Hino a Mark Zuckerberg.
Seu outro palpite, diz, "tem mais sabor de torcida". Ele gosta muito do filme da Heads para o Hemorio, feito especialmente para o Youtube. A trilha sonora composta pelo Teco Fuchs, da Lua Nova, é "tão espetacular 'as a beatles song'".


Dicas de Viagem
O Festival é bom para você conversar com as pessoas que você não vê com frequência. Muitas das coisas interessantes que eu ouvi ano passado foram de amigos discutindo o que acabaram de ver na porta do Palais. Também gosto de ir ao bar do Carlton assim que saio das salas, ainda de dia. Funciona como um grande happy-hour dos grupos internacionais. Também me acostumei a passar uma noite em Nice antes de ir para Cannes. Um tempo de descompressão antes de começar a semana de trabalho intenso.


José Raimundo Padilha José Raimundo Padilha, diretor de criação da XTudo

Padilha não vai a Cannes, porque a XTudo "vai estar envolvida em duas grandes concorrências exatamente durante o período do Festival".
O criativo indica para Leão o comercial "Slow", para o shampoo masculino Dove Men Care. Diz ele que merece Leão "porque é muito engraçado, fala com o público masculino e está focado no briefing, passando a mensagem com muita leveza e bom humor. É hilário, apesar de extremamente vendedor!"
Ele também aponta a campanha impressa "Ugly Parents, Beautiful Kids", para o Mixer Deluxe da Arno. "Merece Leão porque mostra o benefício do produto com muita irreverência e de forma inusitada, a metáfora perfeita para uma bela mistura, não importa os ingredientes. E a produção está primorosa, impecável!"


Dicas de Viagem
Dica imperdível é conhecer Èze, a meio caminho de Nice e Mônaco, uma vila medieval fortificada cheia de galerias de arte, lojinhas e cafés. Se der, fique numa das 12 suítes do 5 estrelas Château Eza, com suas sacadas e varandas sobre um penhasco de 700 metros com vista para o Mar Mediterâneo. Vale uma esticada para Grasse, a capital mundial do perfume, ou para um almoço à beira mar em Ventimiglia, a primeira cidade italiana após a fronteira.


Luis Claudio Salvestroni Luis Claudio Salvestroni, diretor de criação da Agência3

O presidente do CCRJ vai para Cannes este ano. Ele está apostando em dois trabalhos.
Um deles é a campanha "Retratos da Real Beleza", da Ogilvy para Dove. "Vai levar, merecidamente, vários Leões. Só ela já estoura o meu limite de palpites", afirma Salvestroni.
Outro é a ação de doação de sangue "Meu sangue é rubro negro", que a Leo Burnett Tailor Made fez para a Hemoba (Hemocentro da Bahia) com os torcedores do time Vitória. "Também vai levar. E também merecidamente".

Dicas de Viagem
"Pra quem vai pela primeira vez, imperdível é ver o pôr do sol em Eze, cidade medieval a 30 minutos de Cannes. Passe pela cidade e não deixe de jantar por lá pois vale cada centavo. E se o jantar terminar cedo dê uma esticada até Mônaco.
Não deixe de comer, no final da noite (ou início do dia, dependendo do seu ponto de vista e teor alcoolico), um Quebab com batatas fritas. Tem "Quebaberias" espalhadas em vários pontos da cidade. É trash no último nível, mas é revigorante."


Alexandre Nunes Alexandre Nunes, diretor de criação da Havas Rio

Alexandre está indo pela terceira vez a Cannes.
Ele indica o case da Ogilvy Rio, "Immortal Fans", do Sport Recife, para aumentar a adesão a um programa de doação de órgãos. É trabalho do Paco Conde e dirigido pelo Alê Braga. "Criativa, bem produzida e bem sucedida. O tipo de comunicação que eu admiro: a que faz diferença e que transforma de alguma forma a vida das pessoas", defende Alexandre.
Outro filme que ele gostou muito é "Don't Cover it up, com Lauren Luke", da BBH para Refuge.

Dicas de Viagem
"Adoro comprar especiarias e temperos na Rue d'Antibes. No supermercado Casino encontro os mais variados tipos de queijo. Vale também a visita ao bar do Hotel La Chèvre dÓr, em Éze (a vista é maravilhosa). Ou um passeio pela Croisette, desfrutando um sorvete de casquinha (é quase tão bom quanto uma caminhada pelo Leblon, Ipanema e assistir o por-do-sol no Arpoador). Quase."


Bruno Richter Bruno Richter, diretor de criação da Camisa 10

Bruno diz que infelizmente não vai a Cannes, mas acha que vai ser imperdível, "principalmente pela presença da dupla Fabio Seidl e Accioly: Diversão garantida ou seu dinheiro de volta".
As duas indicações de Leão do criativo vão para a Almap. Ele diz que "depois do já excelente "Do Amor ao Bingo", a Almap surpreende novamente para o cliente Getty Images, com "85 segundos". Lindo!"
E também "Mãe e Filha", da agência para Seara. "Um filme com um roteiro simples e uma história comovente. Um puta filme".

Dicas de Viagem
"É imperdível ir até Cap D'Antibes pela manhã, para curtir sua feira matinal com delícias da região, visitar o museu Picasso e depois pegar uma praia super charmosa, com vista para o museu. Tudo a pé.
Outra puta dica, durante o festival, é levar uma sunga e uma toalha na mochila, para um banho de mar ali mesmo em frente ao Palais."


Fabio Meneghini Fabio Meneghini, diretor de criação da WMcCann

Fabio vai para o balneário francês. E diz que deveriam levar um brinde estes trabalhos:
1 - "Dove - Retratos da Real beleza" pois aumentar a auto-estima da mulherada é bom pra todo mundo.
2 - "Coca-Cola Sharing Can", pois entrega de uma forma real a sua tão misteriosa "essência".

Dicas de Viagem
Saindo do Palais eu gosto de ir sempre pra praia mesmo. Ou lá em Cannes ou em qualquer outra por perto. Assim posso assitir de verdade retratos da real beleza feminina desfilando enquanto tomo minha velha e boa Coca-Cola. Nos vemos lá.


Álvaro Rodrigues Álvaro Rodrigues, diretor de criação da DM9Rio
Alvinho também vai a Cannes e sugere alguns trabalhos.
"Tenho visto trabalhos realmente inovadores. Sobretudo nessas últimas semanas. Difícil escolher apenas dois. Além dos já super comentados e elogiados por todos, como Dove Real Beauty Sketches, do Superformula to Fight Cancer e do Coca-Cola Sharing Can, por exemplo, gosto muito de:
1: Old Spice Shower
2: McDonald's Chalkboard Menu
3: Judotype Infraero Dicas de Viagem
Almoçar no Chèvre d'Or (em Eze Village). Se puder, o mais perto da varanda. Jantar no Moulin de Mougins (em Mougins). Melhor reservar antes. Os dois. Noitada no Le Bâoli (em Cannes).


Paco Conde Paco Conde, diretor de criação da Ogilvy Rio

Paco vai a Cannes e aposta que será bem divertido, já que este ano vão muitas pessoas da agência.
Para ele, o melhor do ano foi o “Red Bull Stratos”. Um projeto criado pelo proprio cliente que redefiniou a categoria “branded content”.
O segundo melhor do ano foi “Dumb ways to die” da McCann, Australia. Um filme de animação para evitar os acidentes no metrô, acho que vai ganhar tudo.
Também apostaria pela campanha da Barton Graf 9000 para Ragu “A long day of Childhood”. Na época da revolução digital, os apps, a integração… uma campanha de tv “old school” bem feita é bom de ver.

Dicas de Viagem
Tem um restaurante Vietnamita perto do hotel Martinez que é uma delicia. Já combinei com alguns amigos para jantar lá. Também recomendo uma garrafa de champagne na varanda do Carlton Hotel. O preço é um absurdo, mas uma vez por ano dá para fazer.