Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
11:21 Beat Sonido Yes Filmes Zuêra
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2013, com o patrocínio da DM9Rio, Staff, 11:21, Beat, Sonido, Yes e Zuêra.
 

CANNES LINES.

Filas, filas, filas e mais filas. Tudo em Cannes parece um grande Detran na hora do almoço, ali no centro da cidade. Quer se credenciar, horas de espera. Quer assistir palestras? Horas de espera.
Para fazer uma foto de uma única fila -- para dar uma ideia da quantidade de gente, por exemplo --, tive que fazer 3 cliques, veja só.
A fila começa quase na entrada do Palais...
e continua... continua...
...até finalmente continuar de novo no carpete.


TRABALHOS QUE IMPORTAM

Na palestra mais esperada - e lotada - de ontem, a da Coca-Cola, a marca trouxe um showcase de trabalhos que, alinhados, mostram a preocupação com as mudanças da sociedade.
Começaram por exemplo, mostrando que foram uma das primeiras marcas a mostrar negros em igualdade de situação com brancos na sua comunicação.
Mostraram seus projetos de reciclagem no Brasil como parte do marketing e terminaram com o case Small World Machine, que prega a paz entre indianos e paquistaneses. Brilharam.
Coca Cola in Cannes
O palco do Palais recebe a palestra da Coca
Small World Machine


OFF PALAIS

O off Palais, que são os stands que ficam ali na praia oferecendo coisinhas de grátis para os delegados (publicitário também adora um brindezinho, hein, ô raça), também estão entupidos.
O Google Creative Sandbox, que sempre foi um point bacana na praia pra galera relaxar, jogar, beber uns sucos legais, virou um piscinão de Ramos de tanta gente que tinha. E olha que só pode rolar álcool no final da tarde e eles cortaram a comida de graça. Mas jabaculês como toalhinhas, bolsas e outros apetrechos continuam disponíveis à la vonté.
Ao lado, o bem montado QG da FilmBrazil na hora que eu fui estava vazio, provavelmente porque era cedo e não tinha goró, mas só uma bacanuda mesa de botão. E quase ninga.
Google Sandbox Film Brazil
Google Sandbox
Film Brazil


OS LEÕES DE PROMO, DIRECT, PR, EFFECTIVENESS

Diego Machado, Hugo Veiga, João Coutinho e Fabio Seidl.
Parte dos Ogilvys com alguns leões da noite: Diego Machado, Hugo Veiga, João Coutinho e Fabio Seidl.
Celeb Grammar Cops
Dia ótimo para o Brasil na primeira cerimônia de entrega de leões, com destaque para a Ogilvy, com mais da metade dos prêmios do Brasil até aqui e subindo ao palco para buscar o ouro pelos cases Immortal Fans (primeiro GP do país em Promo : ), Dove Real Beauty Sketches e para a rede de cursos de inglês Red Balloon: Celeb Grammar Cops.
Vale nota de que este correspondente, ao subir para receber este último leão citado, embalou a estatueta tal como fez o craque Bebeto na Copa de 94, para homenagear sua recém-nascida filha Valentina. Ela merece.
A Leo Burnett também brilhou com o ótimo case do Meu Sangue é Rubro Negro para o Vitória, que vem passando o rodo em diversos festivais ao longo do ano e subiu ao palco vestindo o uniforme da ação para o clube.
Outra curiosidade da premiação foi o presidente do Júri de PR dando um se manca malandro na turma que inscreve na categoria sem a menor noção do que está fazendo.

Cases cheios de resultados e valores, explicando a repercussão da mídia espontânea, não é nada disso, rapaziada, tá tudo errado, disse ele, obviamente em outro tom mais ameno.
O problema na minha opinião é que o que ganha é exatamente assim, e a turma vai lá e repete a fórmula. Eu juro que vi um case premiado que tinha lá até uma imagem do site do CCSP para exemplificar sua "repercussão".
A cerimônia terminou ainda com uma reclamação de alguns vencedores. Para ficar ainda mais curta, agora só entrega UM leão para cada case no palco. Ou seja, peças que ganharam mais, só saem do palais com um debaixo do braço. O resto, vai por malote. Vacilo.
Separei alguns cases que curti na entrega para dividir com vocês.
PROMO: Same Sex Marriage, do Google
PROMO: Ura - Make the Politicians Work (esse podia rolar no Brasil também, ótima ideia)
PROMO: O GP, Immortal fans da Ogivly Rio em conjunto com o escritório paulista e que tem como dupla, o espanhol Paco Conde e o português João Coutinho.
DIRECT: UTEC - Portable Water Generator
DIRECT: O GP para Metro: Dumb Ways to Die
Esse, se me permitem comentar, me surpreendeu o mega case que eles fizeram e que infelizmente não achei no YouTube. A campanha vai muito além do jingle e da animação fófis/ácida.
Tem game, bonequinho, karaokê, o diabo a quatro, uma campanha 360 completa . O que explica como a McCann Austrália, autora da ideia está também passando o rodo aqui nos prêmios.


PASSAPORTE VENCIDO DO VENCEDOR

Guto Kono
Guto Kono, barrado pelos federais.
Guto Kono, diretor de arte da Ogilvy e também vencedor do leão de ouro por Celeb Grammar Cops teve problemas com outros "cops" e não conseguiu chegar para pegar o prêmio que também era seu.
Na verdade, Gutinho estava com o passaporte vencido e a polícia federal não só não autorizava a viagem, como não conseguia emitir um passaporte novo a tempo.


CADÊ O RED BULL?

Pergunta: cadê o case de Red Bull Stratos que 11 entre 10 bolões da imprensa e de publicitários davam como favorita a um número estratosférico de leões? Pois é, minha gente, sequer foi inscrito. A marca, aparentemente não está nem aí e não precisa provar mais nada para ninguém.


ÁLCOOL

Falando em Red Bull, a festinha dos Youngs Holandeses, a única desta 2a feira deixou um pouco a desejar. Aliás, me pareceu de longe que o evento estava servindo também para pequena degustação de produtos típicos de Amsterdã em formato vaporoso. Mas a festa estava bem caretinha.
A boa então foi partir para o Martinez, onde mulheres estavam dançando no teto do bar, parecia mais promissor. Mas estava muito cheio e muvucado. O local agora conta com uma faixa de isolamento para deixar os carros passarem e um guardinha da polícia que fica fazendo a brincadeira do pula-pirata, ou seja, apalpando quem passa da linha e atrapalha o trânsito.
Some a isso o fato de que a cerveja aumentou UM euro (não foram 20 centavos não, foi um Eurico). Mas verdade seja dita, agora, com umas garrafinhas de alumínio, a Heineken vem gelada. Mesmo a 7 Euros (quase 20 Reais) cada vasilhame.
Martinez. É uma bailarina no telhado?
A festa holandesa é sempre a mais procurada do Festival. #soquenao.


DE QUEM É A IDEIA?

Ouvi dois colegas perguntando sobre isso no Martinez e me deu um estalo.
A gente se viciou com esse pensamento que vem da época que o mundo era só Filme e Mídia Impressa, né não? A publicidade autoral. E a publicidade, pelo menos essa que a gente aplaude aqui, é cada vez mais coletiva.
Ter a ideia hoje é só o começo do processo. E nem é tão complicado, mas tem que ter alguém para escutar essa ideia, lapidar, engordar ela, ter um time gigante para produzir cada detalhe dela.
Dá para pensar por exemplo em "de quem é a ideia" do Philips Carrousel, GP há alguns anos? Tem uns 500 neguinhos na ficha e mais uns 300 que provavelmente nem entraram. Grandes ideias tem um número grande de responsáveis.
E cada vez mais precisam de habilidades e talentos para não só ficar de pé, mas para ninguém derrubar e para ser percebidas e admiradas.


MOMENTO AMAURY

Samanta Martins e Ligia Susini (Visorama) Ia Murad
As queridíssimas e sempre felizes Samanta Martins e Ligia Susini (Visorama)
Ia Murad (WMcCann) e um...Panda? Pois é, sei lá.
Paulo Coelho (Africa) e Fabiano Ribeiro (Propeg) Gabriel Sotero (Heads), Leo Macias (Publicis), Flavio Waiteman (Master Roma Waiteman) e Roberto Fernandez (Ogilvy)
Paulo Coelho (Africa) e Fabiano Ribeiro (Propeg)
Gabriel Sotero (Heads), Leo Macias (Publicis), Flavio Waiteman (Master Roma Waiteman) e Roberto Fernandez (Ogilvy) trocando ideias nos corredores do Palais
O português Pedro Bexiga, diretor de criação da Fuel em Lisboa Andressa Paccini e Mirella Benini, da Ogilvy
O português Pedro Bexiga, diretor de criação da Fuel em Lisboa, fez questão que eu aparecesse na foto, então tá.
Andressa Paccini e Mirella Benini, da Ogilvy

Ícaro Dória Domenico Massareto (ID/) e Fernando Carreira (Goodfellas).
Ícaro Dória, da Wieden, desfrutando seu Lions Daily com as últimas novidades do festival.
Domenico Massareto (ID/) e Fernando Carreira (Goodfellas).
Zombie Estúdio, Natália e Paulo Garcia, Fabio Baraldi (Moma) e Cecília Gyuricza
Os sócios da Zombie Estúdio, Natália e Paulo Garcia, comemorando vários finalistas.
O casal Fabio Baraldi (Moma) e Cecília Gyuricza na festa holandesa
Gustavo Victorino (DM9), Guilherme Jahara (Leo Burnett, vencedor de ouro em direct), Marcinho Juniot (também da Leo) e Wilson Mateos (DM9). Diogo Mello e Alvinho Rodrigues, da DM9 no Martinez comemorando o leão, ao centro Michel Lent, da Pereira O'Dell
Como diria o Faustão: aí só tem fera, meu: Gustavo Victorino (DM9), Guilherme Jahara (Leo Burnett, vencedor de ouro em direct), Marcinho Juniot (também da Leo) e Wilson Mateos (DM9).
Diogo Mello e Alvinho Rodrigues, da DM9 no Martinez comemorando o leão, ao centro Michel Lent, da Pereira O'Dell e jurado de Mobile.

Hilton Raw e Mateus de Paula Santos, da Vetor Zero.  
O produtor de áudio Hilton Raw e Mateus de Paula Santos, da Vetor Zero.
Alessandra Valle e a galera da Sonido, patrocinadora da Fenêtre, mostrando a gaitinha que distribuiram.
E O MOMENTO RESSACA OU ESTOU VENDO TUDO TORTO:
Victor Afonso, DC da Master Roma Waiteman Fred Saldanha, da AgênciaClickIsobar.
Victor Afonso, DC da Master Roma Waiteman, em Nice.
O Português mais brasileiro de Cannes, Fred Saldanha, da AgênciaClickIsobar.


CAIXINHA DE CORREIO

Bernardo Romero e Ricardo Dolla
Ricardo Dolla e Bernardo Romero protestando pelo aumento de € 0,20 no preço da cerveja.
Os ativistas do Etanol protestam contra o aumento da cerva em Cannes. Ricardo Dolla, com uma bela pizza debaixo do braço e Bernardo Romero fazem protesto "em frente" ao Martinez. Apoiados. Ainda bem que eu tô colocando tudo na conta do Accioly.
Continue escrevendo pra gente pelo janela@janela.com.br e curtindo a página da Janela no feicibuque com fotos e detalhes que só aparecem lá. Não são tantos assim, mas tem alguma coisica.


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Alessandra Valle e a galera da Sonido