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Janela Publicitária - Edição de 26/JUL/2013
Marcio Ehrlich

 

Governo acaba com as promoções no Facebook

A campanha "20 Anos Vitarella", da agência Ampla, foi premiada semana passada no Colunistas Norte-Nordeste 2013 com Ouro de Ação Promocional em Rede Social, categoria que terá que ser extinta em 2014.
Jogo, no Brasil, é proibido, a não ser que o Governo promova. Agora, o Governo brasileiro também resolveu interferir nas promoções culturais das redes sociais, como Facebook, Twitter e outras, que não estavam passando pela Caixa Econômica Federal (CEF) nem pagando taxas para ser realizadas.
No último dia 22 de julho o Ministério da Fazenda decidiu mudar a Portaria 422/13, restringindo o uso das redes sociais apenas para divulgar promoções, ainda que tivessem cara de "concurso cultural", e dispenssassem registro na CEF.
O uso do Facebook para a realização de promoções havia se disseminado tanto no Brasil que o Prêmio Colunistas chegou a criar há dois anos a categoria de Ação Promocional em Rede Social para destacar as melhores iniciativas do setor. Com as mudanças, passam a ser proibidas quaisquer promoções que realizem sorteio ou entreguem brindes, produtos ou serviços.
Este colunista prevê que a proibição deve afetar significativamente os investimentos das empresas brasileiras no Facebook, já que o interesse dos usuários em "Curtir" as fanpages, sem que possam ser beneficiados por isso, diminuirá bastante. É sabido que muitas empresas investiam em promoções através de suas fanpages para aumentar o número de seguidores, conseguindo uma forma eficiente -- e de custo relativamente baixo -- de se comunicar com seus públicos.
As multas para quem desrespeitar as novas regras poderão chegar a 100% no valor dos prêmios, além de impedir que a empresa realize por até dois anos novas ações promocionais.

Gente Que Vai e Vem

Daniel Japa
Daniel Japa
Giovanni+draftfcb (Rio - RJ) - O redator Luís Daniel Brito, que o mercado conhece mesmo como Daniel Japa, foi promovido a diretor de criação do escritório carioca da agência, reportando-se diretamente aos diretores gerais de criação Joanna Monteiro e Max Geraldo, sediados em São Paulo.
Formado em Comunicação Social e pós graduado em Marketing pela FGV, Daniel começou a carreira na própria Giovanni,FCB, há 13 anos. Posteriormente, trabalhou em agências como DPZ e Contemporânea, até retornar à empresa. Esta é a terceira passagem de Japa pela Giovanni.
Em 2011, passou uma temporada na sede da DraftFCB em Chicago. Atualmente, é o responsável pela coordenação acadêmica da Miami AdSchool ESPM/Rio. (22/07/2013)