Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

UM ABRAÇO DAQUI DE BAIXO, ALVINHO

Aquarela Beat Jamute Mr.Vox Sonido Visorama
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2014, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Agência3, Aquarela, Beat, Jamute, Mr.Vox, Sonido e Visorama.
 

VAI TER COPA. E VAI TER FENÊTRE.

Fabio Seidl, o centroavante da Janela
Cortado da lista do Felipão, só sobrou mesmo para o Fabio defender o Brasil no Beach Soccer de Cannes.
Bem, amigos da Fenêtre Publicitaire.
Apesar de manifestações contrárias em todo o país, bléqui bloques, greves, não vai ter jeito.
Já está tudo (des)preparado para mais uma mondronga cobertura do Festival de Cannes.
Prepare o seu coração -- e o seu saco -- porque está de volta o trio mais Galvão-Casagrande-Arnaldo da resenha propagandesca: este que vos escreve, Fabio Seidl, sempre acompanhado do ponto de vista desfocado de Antonio Carlos Accioly e do J.J. Jameson tupiniquim, nosso editor-chefe Marcio Ehrlich.
E assim como o trem bala que ia ligar o Rio a São Paulo na Copa, você já deve ter percebido que estamos completamente atrasados. E por quê? Não sabemos. Na dúvida, coloca essa também na conta do Dilma.
Se a rapeize já não prestava a menor atenção nessa churumela nas condições normais de temperatura e pressão, imagina na Copa. Vamos passar mais batidos que as participações do Marcio nas novelas na Globo.
E olha que o homem trabalha. Outro dia ele fez o papel de um pipoqueiro, da velhinha que comprava a pipoca e do pombo que comia o milho que caía no chão, tudo na mesma cena.
Mas mesmo com a dispersão absoluta de atenção, temos uma penca de patrocinadores este ano. Mas como? Bom, a galera paga mas não é pra ver a marca aqui, é pra se ver livre do Accioly pedindo grana.
Então muitíssimo obrigado a essas pessoas que ainda cultivam o excêntrico hábito de queimar dinheiro.
Nossos patrocinadores master:
- A 11/21 do homem com as gravatas mais elegantes da publicidade, Gustavo Bastos,
- AGÊNCIA 3 dos guerreiros Clóvis Speroni e Luis Salvestroni.
E mais: AQUARELA FILMES do grande Toth Brondi, o produtor-músico-gato Nico Resende da BEAT CARIOCA; a JAMUTE do meu camarada globetrotter James, a MR. VOX do mestre Gaúcho; a SONIDO do multihomem Lucas Duque e a crocante Alessandra Vale; e ao quarteto fantástico da VISORAMA (Bjsam, Samanta Martins!).
Obrigado pelo carinho. Esperamos que nossos 4 leitores façam muitos trabalhos com vocês para compensar este investimento.
E vamos falar de Cannes, é disso que o povo gosta. O que podemos esperar este ano?


OS PRÊMIOS

O festival esse ano não inventou nenhuma categoria nova. Inventou logo um festival inteiro novo: o Lions Health.
Roberto Vilhena Paco Conde
Roberto Vilhena será jurado
e Paco Conde dará palestra
E criou também outras subcategorias dentro de Cyber, que continua com esse nome super supimpa, jovial e prafrentex. Cyber é da época da BBS, do mIrc, Netscape, mais ou menos da época do layout dessa página da Janela.
Mas enfim, o festival esse ano vai ter uma área de premiação só para mídias sociais.
O Brasil com certeza vai levar vários troféus nessa disciplina porque o que a gente mais tem é quem faça social com a mídia. Faz social dando panetone, social convidando pra festa no navio, e agora tem uma nova: social com cupcake. Sério, quem gosta tanto assim de cupcake?
Aliás, porque a gente começou a chamar bolinho de cupcake?
Uma coisa que eu achei legal é que um dos júris vai ter um número recorde de mulheres. Promo & Activation vai ter oito mulheres entre os 23 jurados. Com certeza vai elevar o nível da discussão. Gol do Festival.
Outro dado curioso: nunca na história deste país o festival teve tantos jurados brazucas. São 15. Palestrantes do Brasil também vai uma baciada. Bacana.
É justo se considerarmos os quase 6 milhões de cru-crus que o país gastou em inscrições. Seis barão. Com esse dinheiro dava pra construir um hospital ou comprar dois tijolos para o estádio Mané Garrincha em Brasília. Sério, o Brasil gastou tão mal o dinheiro nesse estádio que ele tinha que mudar o nome para Estádio dos Manés.


AS PALESTRAS

BonoOs convidados e palestrantes continuam muito bons.
Teremos muitos atores também. A grande estrela do evento será o Bono, o artista anteriormente conhecido como Biscoito Recheado São Luiz Nestlé...
V ai o Patrick Stewart, que faz o Professor Xavier que lê mentes nos filmes dos X-Men também vai lá dar uma palinha. Tomara que ele não leia os pensamentos da rapaziada quando a Gisele subir no palco.
Accioly Voldemort
Além do Bono, vai a boa: Gisele Bundchen. Duvido é que algum marmanjo preste atenção no que a Gisele vai dizer. Vai ser que nem a professora do Charlie Brown, ela vai falar e a rapeize só vai ouvir um uá uá uá uá uá..
Ralph Fiennes, de A Lista de Schindler, Grand Budapest Hotel (meu filme favorito deste ano) e que fez o personagem inspirado no Accioly em Harry Potter, o Voldermort.
.Os criadores da série Game of Thrones, David Benioff e D.B.Weiss, também vão falar. Eu até vou lá, mas já sei o que vai acontecer: no fim da palestra vai morrer alguém.
Para contrabalançar, convidaram o David Hasselhoff, das séries como Baywatch e SuperMáquina. Sim, ele mesmo que numa série em que contracenava só com um carro, o carro era melhor ator do que ele.
Justiça seja feita, o "Hassel" fez uma das cenas mais antológicas da história do cinema: a sequência do peitoral motor-catapulta no filme do Bob Esponja.


FESTAS

A casa de Pierre Cardin, onde as rodelas abundam.
De festas, a mais esperada é a da Film Brazil.
Mas só é a mais esperada porque é a única para a qual fomos convidados.
Vai ser uma pool party na pomposa casa do Pierre Cardin, o Palácio das Bolhas. Contem com a gente para fazer as bolhas na piscina. Podem colocar água no feijão.
No final, a gente dá um jeito de ir a outros convescotes, Accioly aparece mais em festa do que o Neymar aparece em comercial.


E CONFIRA COMIGO NO REPLAY

No mais, o que você vai ver aqui é o de sempre: eu, ao invés de trabalhar vou jogar o campeonato de Beach Soccer.
A gente vai fazer de novo aquela piada de que o Marcio sapecou a tia que anda vestida de oncinha pela cidade - e que a oncinha menos velha é filha dele.
Reparem que a piada é tão velha que a gente achou sem muito esforço 3 fotos diferentes do Acci com as mademoiselles.
E claro, a gente vai se meter de novo em mil e uma confusões com uma turma do barulho...vão rolar os mesmos trocadilhos, mas olha, fica que vai ter peitinho. Acci já prometeu que para constrangimento geral vai fotografar o topless na praia. De novo.
E você, pode participar pelo Feicebuque da Janela, em www.facebook.com/janelapublicitaria. Sempre que pintar coluna nova aqui, o Marcio avisa a galera por lá e você espinafra a gente ali mesmo.
Belezinha? Então tá, gente volta a qualquer momento com tudo de desimportante que acontece no grande certame publicitário mundial. Boa sorte pra todo mundo!


Álvaro Gabriel, em 1988, na Salles.
Em tempo: a Fenêtre gostaria de dedicar essa cobertura ao querido Álvaro Gabriel, gigante da criação brasileira que nos deixou essa semana. Deixou também um exemplo a ser seguido para várias gerações de publicitários: o bom humor, muito carinho pela profissão e pelos colegas.


Fabio Seidl é o centroavante enfiado da Janela em Cannes.