Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/JUL/2014
Marcio Ehrlich

 

Record Rio troca novamente presidente e entra Fabiano Freitas

Fabiano Freitas, novo presidente da Record Rio
Exatamente um ano após a sua posse, Reinaldo Gilli deixou a presidência da Record Rio no último dia 9 de julho, para assumir o Grupo Record Sul, composto pela TV Record, Correio do Povo e Rádio Guaíba. Ele está trocando de posição com Fabiano Freitas, que era presidente daquele grupo gaúcho.
Ex-presidente do jornal mineiro Hoje em Dia, Fabiano já esteve também na TV Record Minas e na Record Florianópolis.

Recreio assina anúncio de oportunidade nos classificados

11:21 para Recreio: Melhor mudar de assunto
Legenda
Bons tempos em que os publicitários gostavam de folhear os cadernos de classificados para ver as boas sacadas de anúncios de oportunidade.
A 11:21 fez relembrar desta época com o anúncio que veiculou este sábado, 12/07, no meio de dezenas sem imaginação só com fotos de carros, para promover seu cliente Recreio.
Antecipando-se ao segundo vexame do time de Felipão -- os 3 X 0 da Holanda -- a agência criou um anúncio de página inteira, usando uma fonte extra/heavy/black sem serifa dos clássicos alltypes, propondo "Melhor mudar de assunto. Vamos falar de Golf". Não sem deixar de brincar, no subtítulo, que "Tem até Gol em promoção, se você quiser falar desse assunto".
A criação foi de Gustavo Bastos (redator) e Caró Lago (diretora de arte), com atendmento de Bianca Brandão e Diego Crisóstomo e aprovação de Eloy Braz e Sérgio Rangel.

Dady Teixeira leva o bolão da Torcida Pé Quente

Maria Cândida "Dady" Teixeira
Maria Cândida, a Dady, vencedora do bolão
A produtora de moda e figurinista Maria Cândida "Dady" Teixeira foi a vencedora do Bolão da Torcida Pé Quente, promovido pelo Studio H, levando para casa o prêmio de um iPad Air. Ela acertou os vencedores de 24 dos jogos da Copa da Fifa, somando 120 pontos e deixando em segundo lugar o publicitário Marcelo Gorodicht, com 22 acertos e 110 pontos, e em terceiro, empatados, Carlos Campana e João Santos, com 21 acertos e 105 pontos.
Dady garantiu para a Janela que suas indicações, apesar da boa dose de sorte, não foram "super aleatórias":
- Eu não entendo muito de futebol, mesmo, mas sempre gostei de dar espiadas em algumas partidas. O pouco que vi e ouvi sobre a Alemanha era bem positivo. Um time que parece jogar junto há mais tempo que apenas 40 dias, um grupo que tem craques com experiência de outros torneios e um futebol mais sólido.
Apesar do segundo lugar, Gorodicht não é vascaíno, mas flamenguista doente. E credita sua derrota a ter indicado a Espanha, e não a Holanda, no terceiro lugar da Copa. "Mas acertei as posições do Brasil, da Argentina e da Alemanha", orgulhou-se ele.
Criada pelo fotógrafo Antonio Luis "Al" Hamdan, a Torcida Pé Quente foi uma ação promocional que acabou se tornando o bolão oficial da Copa para o mercado publicitário carioca. Muito organizada, contou com camiseta para todos os participantes -- esta que a vencedora Dady está usando --, álbum de figurinhas virtuais publicadas no Facebook e vários outros sorteios de brindes. Participaram da brincadeira 200 publicitários do Rio de Janeiro.

Bancos de Imagens se modernizam e aumenta briga pelo mercado

Com a Palette, a Shutterstock permite encontrar fotos com o mesmo grupo de cores.
Está cada vez mais difícil para os fotógrafos independentes competirem com os bancos de imagem. No Facebook, o novo Dollar Photo Club, que promete fotos de alta qualidade por apenas um dólar, está fazendo uma campanha maciça entre os publicitários.
E a Shutterstock -- hoje uma das mais agressivas do mercado internacional -- está lançando agora uma ferramenta, batizada de Palette, que permite a escolha de imagens a partir de uma seleção de até cinco cores. Na Shuterstock, é possível comprar fotos e ilustrações vetoriais por 10 dólares, com direito livre de reprodução.
E pensar que 37 anos atrás, quando a Janela começou a ser publicada, os bancos de imagens tinham que convencer bravamente os publicitários para serem aceitos no mercado. Tanto que, em novembro de 1977, anunciávamos uma iniciativa do The Image Bank -- o líder do mercado americano, na época --, que, a despeito de pressões contrátias de fotógrafos e criativos, conseguiu o apoio da Editora Abril e da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) para, pela primeira vez no país, fazer uma mostra de fotografias dos seus principais representados. Naqueles tempos, quando ninguém poderia prever a chegada da internet, uma profusão de caríssimos catálogos era distribuída para as agências com as fotos disponíveis para compra.

Sai Maradona, entra Tiririca na campanha do BomNegócio.com

A Janela espera sinceramente que a Associação de Mocreias do Brasil não proteste com o Conar pelo uso do seu nome no comercial.
A série de chatos dos comerciais do site bomnegócio.com ganha a participaçãop do deputado e palhaço Tiririca, que se soma a Narcisa Tamborindeguy, Paulo Gustavo, Sérgio Mallandro, Supla e Compadre Washington. Além, claro, do Maradona que foi a estrela no período da Copa do Mundo.
No comercial, com o humor de sempre, um casal está prestes a sair de casa quando, de repente, eles são surpreendidos por gritos de um cooler que está no canto da sala. O objeto insiste para que o homem o leve para sair no lugar da mulher: “Larga essa mocreia! Leva eu! Leva eu! Leva eu! Vamo pra balada!”. Eles só conseguem sair de casa quando a mulher faz um “bom negócio” e o cooler desaparece.

FICHA TÉCNICA
VP de criação e planejamento: André Lima
Direção de criação: André Lima e Marcello Noronha
Criação: Marcello Noronha, Rodrigo Almeida, Antonia Zobaran e Renato Jardim
RTVC: Andrea Metzker e Nathália Dutra
Planejamento: Paula Lagrotta, Mariana Corradi, Anne Moraes e Daniel Kolb
Atendimento: Antonino Brandão, Fernanda Galluzzi, Julia Barros, Suzana Graciosa e Camilla Saldanha
Mídia: Fátima Rendeiro, Daniela Ferro, Sabrina Frota, Raphael Cunha, Marisa Lima e Diego Diniz
Produtora filme: Hungry Man
Direção: João Caetano Feyer
Direção de fotografia: Adrian Teijido
Produtor Executivo: Alex Mehedff e Rodrigo Castello
Atendimento Produtora: Dani Toda e Renata Dumont
Montador: Rami D’Aguiar
Pós Produção: Hungry Man e Bitt Brasil
Finalização: Bitt Brasil
Supervisão de Pós: Rodrigo Oliveira
Produtora de som: Enoise
Aprovação cliente: Andries Oudshoorn e João Gonçalves .

Justiça Eleitoral fica tiririca da vida com o BomNegócio.com

A versão de Tiririca postada em maio de 2014 por "ovo manaus"
A versão oficial, criada pela NBS
O site BomNegócio.com recebeu uma intimação da Justiça Eleitoral por ter usado a imagem de Tiririca, palhaço e deputado federal -- ou seria deputado e palhaço federal -- como personagem do seu novo comercial de televisão, criado pela agência NBS. Como é candidato à reeleição, a aparição do palhaço fora do circo eleitoral, digo, do horário eleitoral, poderia configurar "tratamento privilegiado".
Como política no Brasil é a arte do mistério, foi o próprio partido de Tiririca, o PR, que formulou a queixa, citando a PPR-Profissionais de Propaganda Reunidos, holding a que pertence a NBS.
A empresa anunciante, inclusive, já emitiu nota oficial de que acatou a recomendação e retirou a peça da televisão. Por sua vez, a NBS não está se manifestando a respeito.
O mais curioso que acabamos descobrindo, com a história, é que essa não foi a primeira vez que o Tiririca apareceu em um comercial do BomNegócio.com. Em maio deste ano, o usuário do Youtube que se assina "ovo manaus" postou uma montagem caseira do filme da cômoda, originalmente estrelado por Narcisa Tamborindegui, inserindo a imagem do Tiririca no lugar da socialite. E que chegou a nada menos que 23.420 visualizações até agora na rede social. Terá a NBS se inspirado no "ovo manaus" ou foi uma coincidência inevitável na busca dos chatos brasileiros?
Aliás, apesar de Tiririca não poder aparecer mais na TV através da publicidade, vai ficar difícil para a Justiça Eleitoral tirá-lo do Youtube. Na página do BomNegócio.com já são mais de 700 mil views, que se somam a de quem já saiu reproduzindo o trabalho por lá.

ORDINÁRIA, MARCHE!
Já o Compadre Washington, censurado pelo Conar, tem grandes chances de voltar ao ar. Foram tantos os protestos à alteração sugerida pela Comissão de Auto-Regulamentação -- a maior na história do órgão, inclusive por parte desta Janela -- que os conselheiros resolveram votar novamente o caso que ofendeu a 50 puritanos brasileiros pelo uso da expressão "ordin..." que leva à protagonista do comercial a fazer seu bom negócio e defenestrar o chato.
Que esta tenha sido uma boa oportunidade para o Conar repensar alguns de seus critérios.

ATUALIZAÇÃO EM 17/07/2014
O criativo Rodrigo Almeida, que participou do trabalho, esclarece a coincidência:
"Em maio de 2014, quando a paródia citada na matéria foi lançada no Youtube, o filme do Tiririca já tinha sido filmado (foi produzido em abri). E obviamente que foi apresentado e pesquisado bem antes disso."

Mix de Mídia debate transparência no mercado digital

Rafael Mora falará sobre o futuro dos anúncios online
O Grupo de Mídia do Rio promove no próximo dia 22, terça-feira, mais uma edição do seu Mix de Mídia, abordando desta vez os desafios que envolvem a publicidade on-line, seus investimentos e métricas. Com o tema "Transparência no Mercado Digital", Rafael Mora, presidente do Conselho Administrativo e da Diretoria da Realtime Corporation, vai apresentar a sua ferramenta GTS de garantia do tempo e de exposição, além de apontar os futuros cenários na forma de vender anúncios na web, celulares e tablets.
O espanhol Rafael Mora, que atualmente é administrador da Portugal Telecom, líder no mercado português de telecomunicações, é também vice-presidente do Conselho Administrativo e da Comissão Executiva da Ongoing Strategy Investments, holding multinacional com interesses diversos, mas com uma prioridade definida para os setores de telecomunicações, mídia e tecnologia (TMT).
As inscrições para o evento -- que acontece no Centro Empresarial Rio, da Praia de Botafogo), são gratuitas, através de e-mails para [email protected]

Curso Yes! contrata Leandro Hassum em campanha da C+A

O comediante Leandro Hassum é o novo garoto-propaganda da Yes! idiomas. A campanha, desenvolvida pela agência C+A, entrou no ar esta semana com três comerciais de 15" em que Hassum interpreta sempre três diferentes personagens, tendo o humor sempre como pano de fundo.
A produção foi da Pixel, com direção dos comerciais de Chico Phiton. Os filmes serão veiculados em 17 estados, com um investimento de R$ 5 milhões.
A Yes! tem mais de 40 anos no ensino de inglês e espanhol, com 170 unidades em todo o Brasil, totalizando mais de 60 mil alunos.
FICHA TÉCNICA:
Diretor de Criação: Roberto Sá Filho Redação: Roberto Sá Filho e Pedro Henrique Gomes
Direção de arte: Fernando Jardim Siqueira e Daniel Salomão Atendimento: Fernando Caraciolo e Fabricia Rodrigues
Mídia: Fernando Caraciolo e Tiago Rocha
Produtora: Pixel
Direção de cena: Chico Pithon Direção de fotografia: João Pádua Aprovação: Clodoaldo Nascimento e Flávio Gonzaga