Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 27/MAR/2015
Marcio Ehrlich

 

Thomaz Naves terá novo biênio à frente da ABMN

Thomaz Naves: ABMN vai lançar o Código de Ética do Profissional de Marketing.
O diretor comercial e de marketing da Record Rio, Thomaz Naves, foi reeleito para mais dois anos à frente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), entidade sediada no Rio de Janeiro. Para marcar o novo período, a ABMN está promovendo, esta quarta-feira, um café da manhã para jornalistas e convidados na Escola do Pão, da Lagoa, na Zona Sul do Rio.
Na ocasião, Thomaz também apresentará o projeto de hotsite do Código de Ética do Profissional de Marketing, um projeto que está sendo desenvolvido desde 2014 pela ABMN e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Além do diretor da Record Rio, integram esta diretoria Arnaldo Cardoso Pires (RJSports), Dudu Godoy (NBS), Fernando Bomfiglio (Souza Cruz), Flávio Rezende (DPZ), Gilberto Corazza (Turner), Gutemberg de Paula Fonseca (YXE), Joel Deporte Severo (Rede Globo), Luiz Leite (Grupo Ogilvy), Marcos Augusto Caetano da Silva Filho (BRF), Mauricio Krijus Jacob (Walt Disney), Mauro Madruga (consultor), Oscar Guerra (consultor), Paulo Fraga (Fetranspor) e Ricardo Monteiro (GfK Brasil).

Furnas suspende concorrência por tempo indeterminado

A Eletrobras publicou em seu site, no último dia 10, um aviso de que está suspenso, "por tempo indeterminado" o seu processo licitatório CO.GCM.A.00021.2014, que escolheria a nova agência a atender a conta de Furnas a partir deste ano, com uma verba prevista de R$ 20 milhões.
Marcada inicialmente para dezembro de 2014, a entrega aconteceu apenas em fevereiro deste ano, com 14 agências participantes: Agnelo, Arcos, Artplan, Binder, Borghi, Calia, Casa da Criação, Conceito, Eugenio, Fields, Giacometti, JMM, NBS e Propeg.
A licitação chegou a gerar protesto do Sindicato das Agências do Rio (Sinapro), já que o edital previa a possibilidade de as agências oferecerem "custo zero" nos seus serviços, o que o Sindicato lembrou que não seria permitido. Ainda assim, o ítem não foi modificado. No entanto, Furnas voltou atrás quanto ao número de funcionários exigidos no atendimento e na obrigatoriedade de que parte deles trabalhasse dentro dos escritórios do cliente.
Esta não é a primeira vez que Furnas tem um processo de escolha de agências conturbado. Em 2009, também aconteceram vários adiamentos, por erros no edital.
A conta de Furnas está atualmente com a agência pernambucana Arcos, que mantém escritório de representação no Rio de Janeiro.

ICON cresce no Brasil e pega sinalização do RioGaleão

Luiz Mello (Icon)
Luiz Mello, apostando no crescimento da ICON no Brasil.
Com pouco tempo de Brasil e na contramão da tão propalada crise, a empresa de branding inglesa ICON já está com um portfólio de trabalhos para o mercado brasileiro que está permitindo a seu diretor de Negócios, Luiz Mello, prever o crescimento da equipe local e a conquista de trabalhos em outros países da América do Sul.
A ICON chegou ao Brasil no embalo da Copa do Mundo. Originalmente especializada em eventos esportivos, ela já havia realizado outras Copas para a Fifa, e acompanhou o cliente para desenvolver o "look and décor" da Copa das Confederações e da Copa do Mundo por aqui. Nesse processo, teve a oportunidade de criar um projeto de sinalização temporário para turistas no RioGaleão, o que levou ao consórcio que comanda o aeroporto a escolher novamente a empresa -- após concorrência -- para o projeto de wayfinding e sinalização definitivo do Tom Jobim. Em parceria com o também ingles escritório de design MSD, a ICON vai cuidar de um projeto que abrange todo o sistema de orientação e sinalização nas principais áreas do aeroporto: terminais de passageiros, rodovia de acesso e estacionamentos, bem como nas futuras novas instalações do Galeão, previstas para abril de 2016.
Se em seu país de origem a ICON não se restringe mais a eventos esportivos, a ICON também no Brasil já abriu seus horizontes. Foi dela, em conjunto com a Tátil, o projeto de sinalização para a Jornada Mundial da Juventude. E a empresa está liderando um consórcio que está desenvolvendo, para a Riotur, um programa de sinalização para pedestres, que já conta com 17 placas com informações turísticas em Copacabana. Tecnicamante chamado de "wayfinding", ou seja, encontrando seu caminho, ele ajuda os turistas a caminhar pela cidade, entendendo onde está e para onde quer ir.
Estes trabalhos, explica Mello, são realizados por designers brasileiros mas sob direção da equipe inglesa. O que não impede de, com o crescimento dos negócios no país, a ICON passe a ter maior autonomia criativa no mercado brasileiro.
A roupagem do Maracanã na Copa do Mundo, desenvolvida pela ICON para a Fifa. Um projeto de sinalização para turistas está sendo testado pela Riotur em Copacabana.

ABP se prepara para sucessão de Ronaldo Rangel

Ronaldo Rangel
Ronaldo Rangel: segundo mandato termina em julho
A próxima reunião da diretoria da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), prevista para acontecer em abril, já terá como pauta a sucessão do grupo presidido por Ronaldo Rangel, cujo segundo mandato deve terminar em julho.
Espera-se que, a partir deste encontro, a ABP já discuta internamente que nome será lançado como o candidato de situação numa possível disputa.
"Hoje não temos nenhum nome oficial ou oficiosamente", garantiu à Janela Ronaldo Rangel, que admitiu, porém, já ter ouvido comentários de que há algumas pessoas do Rio e de São Paulo que gostariam de desenvolver um trabalho à frente da entidade. O presidente da ABP não quis adiantar à coluna quais seriam estes nomes, mas outros amigos da Janela já teriam ouvido conversas creditando como interessados profissionais cariocas como Álvaro Rodrigues (África Rio) e Flávio Medeiros (Heads), ambos -- não por acaso -- membros da atual diretoria da associação.
Simultaneamente, por outro lado, já registramos a preocupação de algumas lideranças cariocas quanto à possibilidade de que o próximo presidente da ABP seja um profissional de São Paulo.
Rangel não concorda com esta restrição:
"A ABP é uma entidade nacional que apenas está sediada no Rio. Na nossa diretoria de 20 nomes, oito são de São Paulo e há gente de outros estados. Então, não pode haver nenhuma estranheza se a presidência da entidade não estiver na mesma cidade da sua sede. Seja carioca, paulista ou de que outro local for, quem se apresentar com algum projeto para o fortalecimento da entidade vai ter portas abertas para a discussão do seu nome como candidato apoiado pela diretoria", prometeu Rangel.

ABP DE VOLTA À CASA

Mais antiga entidade do setor publicitário no Brasil -- hoje com 77 anos de existência --, a ABP está de volta, novamente, ao seu endereço na Av.Rio Branco, 14/17º andar, que esteve alugado durante um tempo, enquanto o escritório funcionava em Ipanema, bairro de mais fácil acesso para os diretores da associação. A crise do mercado -- e do país -- somada a uma certa dificuldade que a ABP teve para receber os valores do seu aluguel, levaram a uma redução na equipe e à saída da Zona Sul. A sede do Centro tem uma história conturbada. Em agosto de 1977 ela pegou fogo e precisou de um mutirão do mercado para ser reconstruída, voltando a funcionar apenas cinco anos depois. Toda a memória dos seus primeiros 40 anos, porém, foi perdida no incêndio.
A volta da ABP ao Centro do Rio, no entanto, não significa que a entidade esteja passando por dificuldades financeiras. Tanto Rangel quanto a diretora executiva da ABP, Marion Green, repelem os boatos de que a associação teria débitos na praça.
"A ABP não deve um centavo sequer a qualquer fornecedor ou a impostos de qualquer natureza", assegurou Marion.

Unimed Rio abre concorrência para nova agência

A nova campanha criada pela Dim & Canzian para a Unimed Brasil vai nortear os trabalhos das agências regionais.
Com a saída da F/Nazca da conta -- a agência informou esta quarta-feira que abriu mão do cliente -- a Unimed Rio lança até abril uma concorrência para escolher quem passará a cuidar da sua comunicação após os 60 dias do prazo que o contrato com a F/Nazca prevê.
A próxima agência já terá que trabalhar com o novo conceito adotado na comunicação da Unimed Rio, alinhado com o que a agência paulista Dim&Canzian recomendou para a Unimed Brasil e que, daqui para a frente, unificará as mensagens da cooperativa em todo o país: "Cuidar de você. Esse é o plano".
Informações que chegaram à Janela de setores internos da Unimed reportam que o desgaste com a F/Nazca nem foi tanto pela necessidade de que ela abrisse mão da linha que vinha seguindo com o slogan "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed". O fechamento do escritório carioca da agência se comprovou um complicador grande para a relação, que foi mantida em respeito ao histórico de 12 anos de parceria entre as duas empresas. "A verdade é que São Paulo é um perto longe", lamentou com a Janela um profissional ligado a elas. Passados três meses da tentativa -- a F/Nazca fechou no Rio no final de 2014 -- a agência preferiu jogar a toalha.

Guilherme Machado, jurado do Young Guns, fala da premiação

Guilherme Machado
Guilherme Machado
Quando o Marcio me convidou para escrever uma matéria/diário sobre o YGA, pensei em escrever assim que chegasse lá, algo como minhas primeiras impressões. Mas é tudo tão corrido e tão focado no prêmio que não tive tempo.
Por isso, aí vão as minhas últimas impressões.
Incrível, espetacular, único, demais...nem todos esses adjetivos juntos são capazes de explicar o que foi essa experiência.
Cidade linda, ideias geniais e gente boa do mundo todo. É tão bom que, no final, nem parece trabalho.
Foram 5 dias assistindo e discutindo cases, filmes, prints, spots. Mais de 2.000 mil inscrições que viraram 9 ouros, 14 pratas e 18 bronzes. É, amigo, ganhar o YGA é difícil mesmo.
Só pra você ter uma ideia, várias campanhas que ganharam leão ficaram de fora. Talvez seja porque no YGA não existe lobby. Se, na visão dos jurados, a ideia é boa, ganha, não importa a agência nem a rede.
Vou destacar só alguns vencedores, mas você pode ver todos no site: ygaward.com
- #likeagirl, da Always, que levou o GP. Conceito poderoso e storytelling fascinantes. É só imaginar que, se fosse lançada em 1960, essa campanha teria a mesma força. Conceito bom é atemporal.
- Gisele Tweets, para Under Armour. O melhor exemplo de como usar a tecnologia em favor da ideia. O curioso é que ela tinha ganhado uma prata, só depois de muita discussão virou ouro e, de quebra, disputou o GP.
- E Penny The Pirate. Um livro infantil que é um teste de visão ao mesmo tempo. A versão mobile ainda marcava uma consulta com o oftalmologista. Genial! Aquele tipo de ideia simples que te deixa com inveja.
Vale também dar uma olhada na categoria estudantes. Muita coisa legal! Algumas poderiam vencer até na categoria profissional.
No final, parece meio clichê, mas a sensação que fica é de quero mais.
Quero mais tempo na Austrália. Quero mais ideias geniais. Quero mais uma experiência como essa.
 #LikeAGirl
 Gisele Tweets
Penny The Pirate 

Gente Que Vai e Vem

Evelyn Tribuci
Evelyn Tribuci
BBlender (Rio - RJ) - Evelyn Tribuci assumiu a gerência comercial e de eventos da agência, se reportando diretamente a George Mavridis, diretor de desenvolvimento de negócios e relações com o mercado.
Paulistana, graduada em publicidade e propaganda e pós-graduada em Neurociências, Tribuci soma 12 anos de carreira, já tendo atuado em agências como Total on Demand, Des Marketing Services e Charme Comunicação, além de empresas como Ajinomoto do Brasil e ONGs, como a Greenpeace Brasil.
Com foco inicial no aprimoramento da área de ativações e eventos, Evelyn também irá colaborar no desenvolvimento da área comercial, focando no coaching dos executivos de contas assim como na abertura de novos clientes e oportunidades. (26/03/2015)
MORRE DANIEL BARBARÁ - Morreu esta quinta-feira, 26/3, em Fortaleza, aos 68 anos, o publicitário Daniel Barbará, quando se recuperava de um transplante de fígado. Barbará foi um nome proeminente na mídia brasileira, tendo trabalhado por 26 anos na DPZ, inclusive, nos anos 80, por algum tempo dirigindo a mídia do escritório carioca.
Em 2007, deixou a DPZ para trabalhar em veículo, como diretor de alguns empreendimentos de Nelson Tanure: CBTV (CNT) e Editora Peixes.
Paralelamente, participou de várias entidades da publicidade brasileira, como o Grupo de Mídia de São Paulo, IVC e Abap.