Janela Publicitária    
 
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 
11:21 PressCell   Prêmio Colunistas - Participe!
Bl3nd LuchaLibre X-Tudo
A Fenêtre Publicitaire é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes 2015, por Marcio Ehrlich, Fabio Seidl e Antônio C. Accioly,
com o patrocínio da 11:21, Bl3nd, Lucha Libre, PressCell e X-Tudo.
 

FOI DIA DE ROCK, BEBÊ

No palco, nem Marilyn nem Manson.
As palestras mais procuradas de ontem (leia-se uma horinha de fila) foram as dos rockstars Marilyn Manson e do Lars Ulrich, batera do Metallica.

O “seu” Marilyn bate um papo com o Tor Myrhem, diretor de criação da Grey NY. Eu fui esperando um cara malucaço, querendo chocar a juventude, mas não. Quem subiu no palco foi o Brian Warner, que é o nome verdadeiro da figura, um nerd, esquisito e criou um personagem para lidar com isso.

Aliás, a melhor tirada dele foi sobre isso: “O que eu aprendi com o marketing é que as pessoas se fascinam e acreditam mais nas mentiras do que nas verdades. Em tudo que é fake. Meu nome não é Marylin Manson. Nem o nome da Marilyn Monroe é Marilyn, nem o nome do Charles Manson é Manson.”

Logo depois, entrei na maior furada. Fiquei uma hora na fila pra ver o que o baterista do Metallica tinha pra dizer. E descobri que a palestra tinha acabado de rolar.  Entrei na palestra errada. Mas o pessoal que foi achou ele meio deslocadão.

“Se me convidassem pra vir a Cannes há 10 anos, eu mandaria se ferrar, mas hoje, as bandas precisam se reinventar e pensar em novos formatos.” teria dito ele.

Se tá ruim pro Metallica, parceiro, imagina pro Molejão.


DELEGADO PIPOCA GOURMET

Dezenas de Delegados Pipoca ficam aguardando os amigos na saída do Palais
Falamos ontem aqui do Delegado Pipoca. O que não compra o abadá, ops, crachá, não entra no Palais mas vem pra folia e se diverte igual.

Hoje descobri que tem outra categoria. O Delegado Pipoca Gourmet. É que tem uma credencial em Cannes chamada Networking: só dá direito às cerimônias, festas e ao Connect Bar, que diga-se, é a parte divertida mesmo.


BRASILEIRADA BRILHANDO NA GRINGA

Marco Pupo e João Coutinho
Acima, Marco Pupo e João Coutinho. Abaixo, a campanha do Skid Ad, da Geico, que teve Mauricio Mazzariol na criação.
Legal ver ontem um monte de brasileiros que fizeram trabalhos no exterior premiados com ouro em Cannes.

O arrasa-quarteirão Guns With History, da Grey NY, tem o brazuca Marco Pupo com o portuga João Coutinho que trabalhou no Brasil.

A campanha do Skip Ad, da Geico, tem o Mauricio Mazzariol, hoje na The Martin Agency USA.

Outro recordista de leões, Proud Whopper, da David Miami para Burger King tem na ficha um caminhão de brasileiros, liderados pelo Anselmo Ramos.

E o Inactivity Tracker, da FCB Chicago para a marca de pijamas Joe Boxer, também tem uma brasileirada: Bruno Guimarães, Thiago Crus, Gabriel Schmitt e Gustavo Dorietto.

Sem falar no GP de Press, que é tem quatro brasileiros da La Comunidad de Miami: Marcelo Reis, Fernando Padoca, Guilherme Nóbrega e Arthur Daraújo.

Parabéns, rapeize. Shine.


QUEBROU O TABLET

Parece que algum jurado quebrou o tablet de votação sem querer.
Ou sem querer querendo.
A polêmica continua. Ontem, uma das categorias ficou sem sistema, o tablet parou de funcionar e os jurados tiveram que votar no sistema antigo, com o bracinho levantado.

Parece que o clima na sala até aliviou. Passou mais coisa, o pessoal conversou, se conheceu, uma beleza.


FALAM OS LEITORES

Ricardo Chester
Ricardo Chester, como elogiou a Fenêtre no Facebook dele, ganhou direito a um 3X4.
(Promoção válida somente para 23 de junho)
A Fenêtre abriu ontem para o pessoal comentar aqui o que achou da história do voto sem bracinho. Vamos à opinião da galera.

Ricardo Chester, Almap/SP: “Uma dúvida com esse novo sistema sem "mãos ao alto": se a votação fosse toda online, faria alguma diferença?”

Seidl Responde: “Chester, a discussão ainda existe e eu descobri ontem que os jurados ficam sabendo na hora se a peça passou ou não. Ou seja: pode ser que um jurado faça uma defesa, todo mundo sorri, concorda e um segundo depois, aparece na tela que a peça não passou. E o climão fica como?”

Nellie Santee, Pagu/GO: “Até que ponto isso tirou a chance de campanhas menores?”

Seidl Responde: “Nellie, tirou de menores, de maiores, de medias, tirou de todo mundo. A exposição de shortlists tá cheio de espaço vazio. A cerimônia de entrega de ontem, pela primeira vez na década, acabou na hora.

Alexandre Level, Pro Brasil/MG: “Será que o plano é esse? Ano que vem ninguém paga passagem e todo mundo vota de casa?”

Seidl Responde: “Level, descobri outra coisa. Houve pré-votação online (como comentei aqui numa das minhas primeiras colunas), aconteceu em várias categorias e já tinha passado o rodo em muita gente. Ou seja, teve agência que achou que sua peça veio até aqui ser votada e cerca de 30% das peças do Brasil em uma categoria já tinham caído.”

E galera, o jogo agora é esse. As agências vão ter que rever suas metas, estratégias e, por que não, investimentos nas categorias.


MOMENTO GLOBO.COM

As legendas de hoje do Momento Amaury Jr são em homenagem às manchetes do globo.com, um dos nossos sites favoritos de celebridades.
Antonio Mega (Leo Burnett), Claudio Reston (Visorama) e Rodolfo Sampaio (Moma) foram almoçar na França.
Manu Mazzaro (Barry Company), Bruno Ribeiro (Lowe London) e Gui Camargos (Ogilvy Brasil) exibem corpão no calçadão da Côte D’Azur.
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Fabio Seidl e Antonio Carlos Accioly vão a festa de gala, comem e bebem (aliás tava boa a festa, viu?).
Rafael Pitanguy, da Africa, atravessa a rua em Cannes.
Luis Tauffer (Y&R Poland) caminha na Europa.

Continue participando dessa bagaça por fax, telegrama, ou pelo Fale Conosco lá em cima do site.

Se preferir, comente abaixo das posts no facebook da Janela ou vá até a casa do Marcio tirar satisfação.


ALGUNS PITACOS SOBRE A FESTA DE PREMIAÇÃO DA SEGUNDA-FEIRA:
PROMO, DIRECT, PRESS E MOBILE

O impressionante palco da premiação.
Philip Thomas, o CEO do festival, comentou ontem no seu discurso de abertura o que eu já desconfiava. Isso aqui tá cheio bagaray. Até o momento, entopem os auditórios 13.500 delegados de mais de 100 paises. Quantos será que os bombeiros franceses deixam entrar.

Mas vamos aos prêmios. Ou melhor, aos ouros, que é a única coisa que é mostrada.


Se me permitem, deixa eu falar bem dos outros pela frente. O case de Leica SoundLab que ganhou Ouro aqui, deveria receber um prêmio de case mais bonito do festival. Que puta craft. Ô, rapaziada gente fina. Embaixadores, bacharéis, vamos parar de caprichar que se não vocês complicam a vida da galera. A turma da Ogilvy Rio e São Paulo, mais Paulo Schmidt, da Academia de Filmes, comemoram o Leão de Ouro das Mães Segurança.
Em Promo, tinha ume peça que era barbada.  O Safety Truck, da Leo Burnett Argentina para Samsung. Uma peça surpreendentemente simples também agradou a galera. SOS SMS, da Grey Mexico para Cruz Vermelha. É tipo o cartãozinho que meu pai leva na carteira com o nome, tipo sanguíneo, condições de saúde, só que no seu celular:

Em Press...bom, vamos combinar? Tá bem mazomeno, galera. Tirando uma coisa ou outra. O encolhimento da mídia impressa deu uma achurriada numa das categorias mais clássicas e charmosas do festival.

Eu tenho até uma sugestão. Lembra que era Press and Poster o nome da categoria? Passa a chamar Press and Post, valendo ideia legal de post nas redes sociais. Vai trazer mais novidade.

Direct tinha coisas mais interessantes. Uma simples e genial de doer foi o Freshest Juice Ever, da Marcel Paris pra Intermarché. E uma ideia que é direct marketing puro, Interactive Form, que é um formulário para você assinar a TV por assinatura Canal+ que é um esquete de humor. Também da França, mas da BETC Paris.

E finalmente, Mobile. Cara, mobile não tava legal, não. Pouca ideia, muita tecnologia pela tecnologia. Mas tem duas ideia que eu gosto muito.

Clever Buoy da M&C Saatchi pra Optus, um sistema de alarme contra tubarão E o Giferator, da Google para o videogame NFL Madden de futebol americano. Basicamente, é um provedor de meme da zoeira, usando gráficos do jogo para zoar seus amigos quando um jogo de verdade estiver rolando.


Fabio Seidl é o roqueiro credenciado pela Fenêtre no Festival de Cannes e um dos 13.500 caras circulando de um lado pra outro.