Janela Publicitária    
 
 
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Janela Publicitária - Edição de 01/ABR/2016
Marcio Ehrlich

 

PERFIL
Fabio Seidl, Influencer of The Year 2016.

Por Renata Suter

Fabio Seidl, Influencer of The Year 2016
O criativo brasileiro Fabio Seidl, como a imprensa brasileira noticiou profusamente no início de março, foi escolhido em votação aberta pela internet o vencedor do prêmio Influencer of The Year, promovido pela primeira vez pelo site britânico Creative Pool.

Surpreendentemente, ele mesmo não se considera um influenciador: "Não acho que seja uma palavra confortável. Não consigo nem mesmo influenciar a minha filha a comer legumes", exagera.

Ídolo profissional de Fabio, o publicitário Washington Olivetto - o W, da WMcCann -, com sua habitual genialidade, explica a modéstia de seu ex-redator sênior: "O Fabio é melhor influenciador como Pessoa Jurídica do que como Pessoa Física, daí não influenciar a filha", brinca. Para Olivetto, as pessoas se enxergam de maneira diferente daquela que são vistas pelos outros, daí também a resistência de Seidl em se ver como um influenciador.

Washington relembra ainda o Fabio da época em que trabalharam juntos, logo após a fusão da W com a McCann, em 2010: "Quando soube que o Seidl foi o influenciador do ano, imaginei a alegria dele ao receber o prêmio. Ele ambicionava ganhar muitos, o que era bastante natural naquele estágio da carreira", avalia Olivetto.

Para Fabio, atual group creative director da 360i de Nova York, a prioridade agora é outra: "Estar na lista com 100 líderes da criatividade global já era um prêmio. Acompanhar a votação e receber o apoio dos profissionais do mercado publicitário me realizou, foi muito mais até do que o próprio prêmio."

O bom temperamento e a facilidade em se relacionar com seus pares ajudaram a alavancar a carreira meteórica que Fabio Seidl construiu - aos 24 anos, já era diretor de criação na Fischer. Pode ser também a explicação para a votação expressiva que recebeu.
Seidl ataca o baixo elétrico na banda Ack.

Washington Olivetto arrisca mais um palpite sobre isso: "Quando a W se fundiu à McCann, Fabio já era redator nesta última. Eu conhecia o seu trabalho e bom astral. Seidl criava com alegria. Assim como eu, buscava fazer a diferença, tinha a ambição de tornar o que criava parte da cultura popular do país."

E a opinião de Washington é confirmada por Fabio: "Meu prazer é criar coisas que venham a ser consideradas relevantes, que divirtam as pessoas e que inspirem novos talentos."

Inspiração aliás, encontrada em seu próprio pai, o fotógrafo Sérgio Afonso, levando-o a começar do outro lado das lentes aos 14 anos, como modelo e ator. Pouco tempo depois, Seidl passou a ajudar o pai nas produções enquanto, paralelamente, se dedicava a uma das coisas que mais gosta na vida: a música. Junto com amigos montou em 1994 a banda Ack, da qual era baixista. O grupo seguiu firme e forte por dez anos, gravando clipes e fazendo turnês. Atualmente, reúnem-se - quase sempre no Rio de Janeiro, cidade onde começaram - para o único show anual.

PAI DA VALENTINA

No Rio de Janeiro, onde nasceu, Fabio Seidl Barbosa da Silva formou-se em Publicidade pela UFRJ. É casado há seis anos com a jornalista e assessora de imprensa Rita Durigan Seidl - moram desde novembro de 2015 em Nova York, com a filha Valentina de três anos. Antes moraram em Chicago, Portugal e São Paulo, locais onde Fabio já trabalhou.

Nem tudo é só Fenêtre Publicitaire para Seidl e Accioly no Festival de Cannes
As mudanças constantes não faziam parte dos planos de Seidl: "Tudo o que planejo acontece diferente e isso não me incomoda. De cada lugar que saí, a sensação de missão cumprida me acompanhou. Tudo vale enquanto estamos felizes, e eu estou muito feliz!"

Uma das alegrias de Fabio, aliás, é poder cobrir o Festival de Cannes -  começou em 2000, realizando a cobertura pelo site Vox News. Desde 2003 é colaborador da Janela Publicitária, com a Fenêtre Publicitaire, durante o festival no balneário francês: "É como a hora do recreio, além de reencontrar pessoas que raramente vejo, posso dar a minha visão do que rola por lá. Quando a Fenêtre começou, as redes sociais não existiam, participar me permitiu contar em tempo real o que via em Cannes."

A ideia era inovar: "Nada de cobertura careta, pensamos num profissional do mercado publicitário contando tudo sobre o evento, de forma descontraída, como se estivesse conversando num bar", conta Seidl, que tem Antonio Carlos Accioly como seu parceiro nesse trabalho. "A confusão tem paixão pelo Accioly! Mas ele sabe muito bem como sair de uma. O legal é que ele sempre quer fazer a coisa dar certo. É um profissional sério e competente."

Cannes tem um significado ainda mais especial para Fabio Seidl. Foi lá, em 2007, que conheceu a mulher, Rita - ela fazia a cobertura para um outro veículo do mercado. Três meses depois estavam namorando e após três anos casaram: "O Fabio é uma das pessoas mais determinadas, criativas e práticas que já conheci. Suas conquistas são fruto de muita dedicação e de um talento que ele vai moldando ao longo do tempo. É uma pessoa inspiradora pra se ter do lado em todas as circunstâncias da vida", afirma Rita.

Fabio conheceu Rita em Cannes, onde Valentina já é veterana.
Do relacionamento nasceu em 2013 a adorável Valentina. Fabio encara, desde então, ser pai como sua principal função: "Ela me acorda todos os dias às seis e meia da manhã. Até às oito e meia trabalho na "agência" dela, brincando com ela e os Legos." Depois disso, Seidl segue para o escritório da 360i, no bairro novaiorquino de Tribeca, voltando para casa às sete da noite onde inicia novo "turno" com a filha. Até às nove da noite, a brincadeira da dupla é no castelo das princesas. Só depois disso, então, é liberado por ela.

A filha é, inclusive, a razão de Fabio guardar um dos poucos prêmios que mantém com ele até hoje, o Leão de Ouro que recebeu pelo trabalho aprovado segundos antes de sua mulher telefonar, avisando que Valentina ia nascer. Ao receber o troféu, Seidl embalou o Leão como um bebê, em homenagem à filha: "Não costumo guardar prêmios, mas esse ficou comigo. O troféu não é o objetivo principal, mas ter caráter, gerar negócios e trabalhar bem, sim", resume.

E foi assim que Fabio Seidl construiu sua carreira, trabalhando bem. O início foi como redator. Passou por várias agências, como a Fischer, a Africa - onde trabalhou com outro de seus ídolos, o publicitário Nizan Guanaes - e a Ogilvy, entre outras. Por quase três anos morou em Portugal, onde trabalhou na McCann de lá. O bom trabalho rendeu o convite para ser o vice-presidente sênior e diretor executivo de criação da Leo Burnett em Chicago, onde ficou por dois anos. Outro convite, dessa vez da 360i de Nova York o levou à Big Apple.

Em Nova York, Seidl reencontrou uma antiga paixão, o basquete - ele jogou, quando adolescente, pelos times do Botafogo e do Tijuca Tênis Clube -, agora como torcedor do Chicago Bulls. Foi a maneira que encontrou de sentir menos falta do esporte que adora, o futebol, e, principalmente, de seu time do coração, o Vasco. E ele responde à pergunta-provocação do editor deste site, Marcio Ehrlich, que quis saber se ele, como autêntico vascaíno, teve medo de ser vice concorrendo ao Influencer of The Year. A resposta no mais puro estilo Fabio Seidl de ser: "Fiquei feliz de estar na Primeira Divisão!"

Peladão Publicitário fecha com oito agências e já tem fila

Carlos Mignot Cordeiro, Igor Pontes, Bruno Richter, Bruno Pimenta, Victor Vicente, Sharles Gomes e Arthur Villas Bôas
Acima, o time da Camisa10, já uniformizado e esperando pelo torneio. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Carlos Mignot Cordeiro, Igor Pontes, Bruno Richter, Bruno Pimenta, Victor Vicente, Sharles Gomes e Arthur Villas Bôas.
Abaixo, as marcas dos times da Binder e da X-Tudo
Peladão Publicitário - Binder, Laranja Oceânica Peladão Publicitário - X-Tudo - Futebol Completo
Agência 3, Binder, Camisa10, NBS, Ogilvy, Sides, WMcCann e X-Tudo. Profissionais dessas oito agências cariocas vão comemorar, na sexta, 13 de maio, a Abolição da Escravatura tentando acertar uma bola de futebol e não a canela do adversário durante o Peladão Publicitário, torneio de futebol amador que tem tudo para passar a fazer parte do calendário carioca da publicidade.

Nos intervalos dos jogos, vale lembrar, os participantes vão poder confraternizar e tomar cerveja, o que garante uma final espetacular entre os times que resistirem.

A cerveja, inclusive, já tem patrocinador. Fabrício Cannavezes, da produtora Pixel, garantiu os engradados e a cota de apoio master da competição. Ainda esta semana, Bruno Richter, um dos idealizadores do torneio, apresentá a sua marca. E espera-se a confirmação de novos patrocinadores. Que, se vierem em mais quantidade, quem sabe estimulem os organizadores a programar uma nova rodada de jogos, colocando os vencedores de cada uma a lutar pelo título final. A Artplan e a Prole, por exemplo, demoraram um pouquinho só a confirmar a presença e acabaram na fila de espera.

Enquanto isso, as oito agências confirmadas estão se preparando com a maior seriedade para o Peladão. A Camisa10, honrando o próprio nome, já mandou fazer camisas. Nas cores amarela e preta, sem conotação política. A Binder vem com uma homenagem ao Jardim Oceânico -- onde está sediada -- e batizou seu time como Laranja Oceânica. Para quem não é fã do esporte mas chegou até aqui na matéria, é uma brincadeira com o time da Holanda da Copa de 1974, apelidado de Laranja Mecânica pela cor da camiseta e pelo esquema tático arrasador. E a X-Tudo também apelou para o bom humor batizando seu time de "Futebol Completo", botando a bola como as duas partes do sanduíche que identifica o nome da agência.

O Peladão Publicitário tem o apoio da Janela Publicitária, que está esperando as outras agências mandarem fotos dos seus times e suas logos.

11:21 desafia crise com página dupla no Globo

A 11:21 mostra em página dupla alguns de seus trabalhos mais recentes.
A edição desta quarta-feira, 30 de março, do jornal O Globo, surpreendeu os leitores com um anúncio de página dupla assinado não por uma agência multinacional ou pertencente a algum grande grupo, mas por uma pequena -- e ousada -- agência carioca: a 11:21.

Sob o título "Antes de conhecer a 11:21, nossos clientes pensavam que eram pequenos", a empresa dos publicitários Gustavo Bastos e José Guilherme Vereza apresentou na peça seus mais recentes trabalhos para clientes das mais diversas áreas: varejo, cultura, ongs e produtos.

Em conversa com a Janela, Bastos explicou que o investimento foi estimulado por uma pesquisa informal que realizou no Facebook, perguntando a seus amigos publicitários se "o momento é de ficar bem quietinho, escondido, fingindo de morto, ou é de ousar, arriscar, partir pra cima?".

A maioria das respostas foi de que não seria a cara da 11:21 se esconder. "A pesquisa mostrou que há um sentimento comum no ar de que as pessoas estão ficando cansadas de só se falar em crise", explicou o publicitário. Daí a decisão de se mexer, fazendo algo inesperado, mas que, ele garante "o mercado merece".

O esforço da 11:21 não vai parar neste anúncio de página dupla. Nos próximos dias, o jornal também vai exibir outras peças com depoimentos de alguns dos principais clientes da agência, explicando o que a 11:21 tem feito para ajudá-los a se destacar no mercado.

FICHA TÉCNICA:

Agência: 11:22
Criação: Gustavo Bastos, José Guilherme Vereza e Alex Maia
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Finalização: Alex Maia
Mídia: Bianca Brandão

Ampro empossa nova diretoria no Rio, com Debora Tenca

Tony Coelho e Debora Tenca brindam a nova estrutura da Ampro no Rio
A Associação de Marketing Promocional (Ampro) formalizou nessa quarta-feira, 30 de março, em evento no Centro Empresarial Sul América, a sua nova estrutura no Rio de Janeiro. Como reflexo da quantidade insuficiente de associados, deixa de existir, de forma independente, o capítulo Ampro-Rio, que passa a integrar uma Regional Sudeste que engloba Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Nesta regional, a diretora responsável será Debora Tenca, da agência Fino Trato, tendo como adjuntos Alexa Carvalho, da Etc & Tal, para a área de Minas Gerais, e Rafael Phoca, da Ativação Live Marketing, para o Espírito Santo. Tony Coelho, da Conceito Live Marketing, que presidia a Ampro-Rio, continua como adjunto na diretoria, além de assumir, na entidade nacional, o Grupo de Estudos Acadêmicos (GEA), responsável por ações de formação profissional no marketing promocional. O GEA, aliás, também terá a participação do criativo Marcio Formiga (BBlender) para o mercado carioca.

Atores de publicidade prometem greve por melhores cachês

Atores cariocas pretendem usar a imagem acima em seus perfis das redes sociais
Os atores cariocas estão marcando uma greve geral para o próximo dia 4 de abril, em protesto pelo baixo cachê -- isso quando recebem -- pago pelas produtoras de comerciais em testes de elenco. A queixa do setor é que as produtoras chamam dezenas de profissionais para serem testados e o valor pago -- no máximo R$ 10,00 -- mal cobre os custos de deslocamento.

Em publicação no Facebook mobilizando a classe, o grupo "Atores da Silva" acusa as entidades do setor publicitário -- Abap, Aba, Sinapro e Apro -- de não terem comparecido no dia marcado para o acordo coletivo. Como protesto, eles pedem que todos os atores, no dia 4 de abril, postem a imagem ao lado como seu perfil do Face.

O presidente do Sindicato das Agências do Rio (Sinapro-RJ), Eduardo Moncalvo, nega que a entidade tenha faltado ao encontro.

"Não só estivemos lá como orientamos o que eles deveriam fazer", garante o publicitário. Segundo ele, foi explicado que as agências de publicidade não podem ser responsabilizadas por uma fase da realização dos comerciais que é exclusiva das produtoras.

- Nós contratamos as produtoras exatamente para que elas realizem o que a nossa criação propôs, dentro do orçamento que aprovamos com nossos clientes. De forma alguma podemos interferir no que a produtora vai pagar a seus contratados, como diretor, cenógrafo ou ator - insiste o presidente do Sinapro-RJ.

Para Antônio Carlos Accioly, diretor da Apro no Rio de Janeiro e sócio da produtora A+Movieart, o que os atores estão fazendo "é um tiro no pé".

- Este não é o momento de ninguém reivindicar nada. A luta agora deveria ser para se conseguir qualquer trabalho! - protesta o produtor, que lembra que a crise no mercado publicitário carioca está levando inclusive agências a fecharem e demitirem seus criativos. "Como vamos, neste momento, aumentar os custos da produção de comerciais que as pequenas agências ainda precisam fazer?", questiona.

Accioly cita que um movimento neste sentido pode afastar ainda mais as produções de serem realizadas no Rio de Janeiro:

- Produzir no Rio está absurdamente caro. As locações estão inviáveis e os estúdios estão fechando ou em péssimas condições, como o Polo de Cinema, que está caindo aos pedaços, com ratos e mosquitos atacando quem vai trabalhar lá - acusa.

Silvio Lach bota o pé novamente na Patrimóvel

O criativo Silvio Lachtermacher apronta mais uma vez na mídia impressa para seu antigo cliente Patrimóvel. Este sábado, o jornal O Globo publica um bem humorado anúncio de página inteira assinado por sua nova agência Bloco 1, fazendo trocadilhos com palavras do momento no noticiário político, como "temer", "moro" e "mudar".

Silvio faz questão de deixar claro que isto não significa que a conta -- que em abril de 2013 foi para a WMcCann -- esteja voltando para ele. O anúncio, criado com direção de arte de Ana Costa (que o acompanha desde a Bloco C) foi fruto de sua proatividade. Veio a ideia, ele levou para o presidente do cliente, Rubem Vasconcelos, e o resultado os cariocas vão ver no jornal.

A Bloco 1, nova agência de Silvio Lach, tem também como sócio o publicitário Jamil João Junior, que mantém diversos outros negócios na área publicitária carioca. A empresa é voltada exclusivamente ao mercado imobiliário, funcionando como uma butique criativa. Entre seus clientes atuais estão a Sig e a Canopus.

Gente Que Vai e Vem

AMO (Rio - RJ) - A agência dos sócios Bruno Dreux e Marcio Ismail tem novos nomes na equipe. Para a Criação chegam os redatores Giovani Cilusso e Rodolfo Annechino. No Atendimento entra Paulo Tavares como assistente de Contas. E a área de web passa a contar com Daniele Dutra, como Community Manager, e Lucas Amaral, como Front End Developer.
Giovanni tem cinco anos de experiência na área, com passagem pelas agências Sapiens e Skidun. Já Annechino, que soma sete anos de experiência, passou pelas agências CuboCC e Momentum Worldwide. Paulo Tavares vem da AM4, enquanto Daniele Dutra é ex-Fullpack, Innogames e Hotel Urbano. O calouro do mercado é Lucas Amaral, que estreia na Amo em publicidade. (21/03/2018)
Amo (2016)
Paulo Tavares, Lucas Amaral, Daniele Dutra, Giovani Cilusso e Rodolfo Annechino.