Janela Publicitária    
 
 
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Janela Publicitária - Edição de 06/MAI/2016
Marcio Ehrlich

 

Verba de publicidade de varejo está migrando dos jornais para a TV

Gustavo Bastos aponta a importância da TV para o cliente de varejo
Mais um jornal fecha as portas no Rio de Janeiro. Desta vez, o Jornal do Commercio, confirmando a crise vivida pelos jornais diários brasileiros. Uma mídia que sempre foi fundamental para o negócio publicitário, principalmente para os clientes de varejo, de automóveis e do setor imobiliário.

A Janela conversou com Gustavo Bastos, da agência 11:21, que trabalha com muitos clientes destes setores, para saber que alternativas as agências estão utilizando para compensar a queda do alcance da mídia jornal no mercado brasileiro.

JWT fecha no Rio depois de 87 anos

Nos tempos áureos da JWT Rio, os anos 80, Roberto Leal, V.P. de Operações da Thompson-Rio, Celso Bittencourt, gerente de Promoções, Eugênio Romaguera, gerente de marketing da Pepsi, Ricardo Oliveira, supervisor de grupo e Antonio Kriegel, diretor de marketing, recebendo um Colunistas das mãos de Armando Ferrentini
Encerrou as suas atividades esta sexta-feira, 06, o escritório carioca da agência J.Walter Thompson, a primeira agência de publicidade internacional a estabelecer uma filial no Brasil, em 1929.

Com matriz hoje em Sao Paulo, a JWT, que formou muitos grandes profissionais no mercado carioca, já estava esvaziada nesta cidade há vários anos, mantendo apenas estrutura de atendimento e mídia para clientes como CEG Fenosa, Shell e Revendedores Ford.

Apesar de não termos conseguido contato com a agência, amigos da Janela informaram que a JWT Rio contava com cerca de dez profissionais.

História

A JWT atendeu no Rio alguns dos maiores anunciantes do país, como Esso, Royal, Citibank, Pepsi, TIM e BarraShopping.

Seu escritório no Rio chegou a ocupar o enorme casarão da Rua São Clemente 379, em Botafogo, onde toda sexta-feira havia happy-hours regados a muito escocês e som do piano que havia no lobby. Quando precisou sair de Botafogo, a JWT mandou construir um prédio na Avenida Afrânio de Mello Franco, no bairro nobre do Leblon.

Aliás, a mudança para o prédio de Botafogo propiciou um dos anúncios mais premiados da época, inclusive com um ouro no Clio, criado por Sidney Ribeiro e Antônio Cabral, que dizia "Como ir para a Thompson saindo de outras agência". Na peça -- cuja imagem infelizmente se perdeu no tempo --, a agência mostrava os trajetos de carro entre as principais agências cariocas e o novo endereço da Rua São Clemente.

Passaram pela sua direção de criação alguns dos nomes mais premiados da publicidade brasileira, como Lula Vieira, Pedro Feyer, Ivan Peter Stoy, Gustavo Bastos e Ricardo Galletti.