Janela Publicitária    
 
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/OUT/2016
Marcio Ehrlich

 

SBT investe na área comercial do Rio e contrata Mario Rigon

Mario Rigon
Mario Rigon
EM PRIMEIRA MÃO - A emissora de Silvio Santos acaba de contratar o publicitário Mario Rigon como seu novo diretor comercial no Rio, como sinal para o mercado de que pretende aumentar a sua presença na praça carioca. O profissional já foi apresentado à equipe da casa e começa a trabalhar na próxima segunda, 17/10.

Rigon estava, deste setembro de 2014, como diretor executivo comercial da RedeTV!, depois de passar 19 anos no Infoglobo, dos quais os últimos dez como diretor de mercado.

Em conversa com a Janela, Rigon adiantou que sua missão será a de "aproximar ainda mais a emissora do mercado carioca":

"O SBT é um superproduto. Temos uma programação local interessante e um destacado segundo lugar de audiência. Agora, precisamos tornar a emissora mais flexível, entendendo as necessidades do mercado carioca não só de preço, mas de formatos, identificando as novas oportunidades em conjunto com as próprias agências e anunciantes do mercado", explicou.

Mario Rigon, que também é diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), garantiu que, a partir de agora, o SBT Rio vai procurar estar lado a lado com as entidades do mercado, vendo o que pode ser feito para fortalecer suas iniciativas e também os eventos da própria cidade do Rio de Janeiro.

Formado em Engenharia pela UERJ e com mestrado em administração pela UFRJ, Rigon também participa dos conselhos do Cenp.

Ainda na área comercial do SBT Rio, Cristina Mendonça deixou a empresa e Alexandre Cavalcante, que vinha cuidando do departamento deste a saída de Cristina, assume como gerente.

(Marcio Ehrlich - 13/10)

Evando Abreu volta a comandar o Studio Alfa

Fabricio Moura e Evando Abreu
Fabricio Moura e Evando Abreu, retomando o Alfa.
Depois de sete anos anos morando e trabalhando em Belo Horizonte (MG), onde abriu a estamparia digital Criata, o empresário Evando Abreu, que dirigiu o Studio Alfa nos anos 90 e 2000, está de volta ao Rio, recomprando o bureau de impressão digital que estava sendo dirigido por Leandro Bach e Renato Gaudioso com o nome de Mundo Alfa.

Nesta retomada, agora em sociedade com Fabricio Moura, Abreu está recuperando o nome Studio Alfa, com o qual a gráfica ficou conhecida, para mostrar que a empresa, que já liderou o mercado carioca de impressões digitais, está de volta.

A logomarca também volta a ser a antiga, que vai ser reestudada. E o empresário pretende voltar a investir em tecnologia. "Estamos com um maquinário para impressão em tecido que vai permitir a criação de novas ideias para o mercado de comunicação e eventos".

"Vamos continuar investindo na contramão da crise", prometeu Abreu, garantindo que, "apesar de a maioria das empresas do nosso segmento estarem estagnadas, acreditamos muito no mercado carioca e no final desta crise".

"Afinal o Brasil também está sob nova direção", lembrou.

Leandro e Renato, quando haviam se associado ao Alfa, já tinham também uma empresa de mídia exterior, a R2+M. Os dois, aliás, continuarão com seu projeto, agora com o nome de R2OOH, incorporando a sigla que remete ao conceito de Out-Of-Home. E para provar que a separação foi totalmente amigável, é exatamente o Studio Alfa que está imprimindo grande parte das peças que a R2OOH já está exibindo em suas placas.

(Marcio Ehrlich - 13/10)

Orlando Marques deixa ABAP e Strozenberg assume a presidência

Orlando Marques
Orlando Marques
EM PRIMEIRA MÃO - Fora do mercado de agências desde janeiro de 2016, quando deixou o conselho da Publicis Worldwide, Orlando Marques está se afastando da presidência nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).

No seu lugar, assume o vice-presidente Armando Strozenberg, que fica até a próxima eleição, no primeiro trimestre de 2017. Em conversa com a Janela, Strozenberg -- que hoje é chairman da Havas Brasil -- adiantou que, pelo menos até o momento, não pretende se candidatar a continuar no cargo.

Segundo amigos da Janela, Marques estaria assumindo uma consultoria ao Ibope e a função criaria conflito com a posição de representante do mercado de agências.

Formado em Comunicação pela ESPM, Orlando Marques foi diretor de vendas internacionais da Rede Globo de 1996 a 2000. Depois, passou a comandar a empresa de mídia exterior BME, até entrar na Publicis, onde ficou de 2007 a 2014, chegando a CEO e presidente. Em 2014, passou ao conselho da Publicis Worldwide, onde ficou até 2016.

Orlando assumiu a presidência da ABAP nacional em maio de 2013, quando sucedeu a Luiz Lara, da Lew'Lara\TBWA. Em 2015, foi reeleito para o segundo mandato, que se encerraria em 2017.

(Marcio Ehrlich - 13/10)

Fórum Rio recebe Crivella para debater a Indústria da Comunicação

Marcelo Crivella, Eduardo Moncalvo (Sinapro-RJ), Gustavo Oliveira (ABAP-Rio), Thomaz Naves (ABMN), Álvaro Rodrigues (ABP) e Marcio Ehrlich (secretário do Fórum Rio)
Crivella com presidentes das entidades do mercado carioca: Eduardo Moncalvo (Sinapro-RJ), Gustavo Oliveira (ABAP-Rio), Thomaz Naves (ABMN), Álvaro Rodrigues (ABP) e Marcio Ehrlich (secretário do Fórum Rio)
"Com Crivella não tem panela". Com essa afirmação, o candidato do PRB à Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, garantiu ao mercado publicitário carioca, na última terça-feira, 11 de outubro, que a concorrência para a sua conta publicitária, caso seja eleito, vai escolher as melhores agências, sem nenhum favorecimento a amigos.

O senador falou para uma plateia de quase 150 pessoas em um evento promovido pelo Fórum Rio de Comunicação, dentro de uma série de encontros com os candidatos do Rio que o movimento está realizando. Já na abertura, o candidato fez questão de esclarecer que o fato de ser evangélico não significaria uma tendência a favorecer a publicidade da Prefeitura na Rede Record, que tem ligações com a Igreja Universal. "Sei que existem diferenças de audiência entre as emissoras e vamos seguir os critérios técnicos na hora de veicular", prometeu.

O objetivo do encontro era não apenas conhecer o pensamento do candidato do PRB sobre a situação da Indústria da Comunicação do Rio de Janeiro -- que vem assistindo o fechamento de inúmeras de suas agências e fornecedores -- como transmitir uma série de sugestões e reivindicações do mercado.

Marcelo Crivella, Romário, Eduardo Lopes (presidente do PRB no Rio) e Rafael Alves,
Os senadores Marcelo Crivella, Romário, Eduardo Lopes (presidente do PRB no Rio) e Rafael Alves, do marketing da campanha.
Entre elas, a preocupação de que, passada a Copa e os Jogos Olímpicos, o Rio não tem ainda nenhum grande evento previsto para ocupar tanto as empresas de promo que se estruturaram nos últimos anos quanto os quartos disponibilizados pela rede hoteleira. O Fórum lembrou ao candidato que é preciso, como aconteceu em Barcelona, investir no Turismo de Negócios, com feiras e exposições que tragam o visitante de grande poder aquisitivo.

Crivella diz ter consciência que fica complicado trazer o turista americano ao Brasil -- inclusive para feiras e congressos -- pelas dificuldades da obtenção de visto, não somente devido ao custo como pela baixa quantidade de consulados brasileiros nos Estados Unidos. Além disso, a violência contra o turista é outro fator que afeta a confiança de quem quer vir ao Rio. A Prefeitura do Rio, diz Crivella, precisa conseguir dos governos estadual e federal o apoio para que os esforços da cidade em atrair turistas não seja prejudicado. E talvez, sugeriu, fazer uma campanha de conscientização para os criminosos de que atacar turistas se reverte contra sua própria família, com algo como "Assalte o turista e desempregue o seu pai".

O auditório do Encontro com os Candidatos contou com cerca de 150 participantes.
O mercado, através do Fórum Rio, pediu profissionalismo ao candidato na formação de sua secretaria de Comunicação, colocando-se à disposição para colaborar na elaboração do Edital de Licitação da concorrência das agências e na própria Comissão. Crivella assegurou que vai se cercar "de gente que conhece o assunto". Tanto que, para a área de Eventos, ele já convidou Ricardo Amaral a fazer parte do Governo.

Crivella também se mostrou sensível às solicitações das produtoras de comerciais, de que crie um órgão para desburocratizar as autorizações para a produção de filmes -- inclusive publicitários -- na cidade, integrando as diversas áreas envolvidas, como locação, segurança, trânsito etc., a exemplo do que existe em cidades como Nova York. Ele lembrou que tem um interesse pessoal na área de cinema, até porque uma de suas filhas é formada em cinema nos Estados Unidos. Através dela, inclusive, ele tomou conhecimento de que a Full Sail, a principal universidade norte-americana especializada na indústria do entretenimento, tentou se instalar no Rio e não teve as facilidades que precisava (Obs.: hoje, a Full Sail já tem instalações em São Paulo).

Ao final do encontro, o candidato do PRB recebeu formalmente um documento com o histórico da Indústria da Comunicação do Rio e as principais questões levantadas pelo mercado. Para ler, clique em Encontros com Candidatos do Rio.

Gustavo Oliveira, Rodrigo Medina e Rubem Medina Ricardo Real, Toth Brondi, Sérgio Cardoso, Fabrício Cannavezes, Duda Moncalvo e Leonardo Cavalcanti
Gustavo Oliveira, Rodrigo Medina e Rubem Medina Ricardo Real, Toth Brondi, Sérgio Cardoso, Fabrício Cannavezes, Duda Moncalvo e Leonardo Cavalcanti
Antonio Carlos Accioly, José Guilherme Vereza, Marcos Pedrosa, Carlos Negreiros e Weimar Freitas Marcelo Crivella e Jarbas Nogueira
Antonio Carlos Accioly, José Guilherme Vereza, Marcos Pedrosa, Carlos Negreiros e Weimar Freitas Marcelo Crivella e Jarbas Nogueira
Mauro Madruga e Marcio Borges Antonio Carlos Accioly e Marcelo Crivella
Mauro Madruga e Marcio Borges Claro que o evento não seria completo se Accioly não tivesse feito das suas, fotografando Crivella com o escudo do Botafogo.

(Marcio Ehrlich - 14/10)