Janela Publicitária    
 
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/DEZ/2016
Marcio Ehrlich

 

X-Tudo leva Drogarias Venâncio para novos pontos de venda

Marcelo Gorodicht
Marcelo Gorodicht mostra a marca que levará a Venâncio a novos pontos de venda neste verão.
O próximo verão marca a entrada da rede de drogarias Venâncio em uma estratégia de vendas mais agressiva, numa estratégia proposta pela agência X-Tudo, em concorrência promovida pelo cliente para o job de verão.

O diretor da X-Tudo, Marcelo Gorodicht, explicou, em conversa com a Janela, que "esse foi um dos projetos mais desafiadores da história da agência, já que, além da comunicação tradicional, levamos ao cliente a proposta de entrar em novos canais de venda". Gorodicht conta que, dentro do projeto "Muito Mais Verão", a Venâncio terá Vending Machines, quiosques no metrô e uma inédita Summer Kombi, loja sobre rodas que circulará pela cidade vendendo produtos ligados à estação".

O projeto, diz o diretor da X-Tudo, procurou ir ao encontro do que os clientes esperam atualmente das agências:

- Eles desejam que a gente entre nos seus negócios, que tenhamos ideias e viabilizemos ações que possam aumentar a sua venda de forma objetiva. Nunca foi tão verdadeiro aquele discurso de que a agência deve ser uma extensão do marketing do cliente. Ultrapassar a mídia tradicional ou mesmo as sociais, agora, é uma exigência.

(Marcio Ehrlich - 05/12)

Prole desiste de dividir a conta de R$ 45 milhões do Ministério do Esporte

Renato Pereira
Renato Pereira, diretor da Prole
A agência carioca Prole, do publicitário e marqueteiro Renato Pereira, abriu mão, na última sexta-feira, da conta de R$ 45 milhões anuais do Ministério do Esporte, comandado pelo peemedebista carioca Leonardo Picciani. A conta foi ganha por concorrência no último mês de outubro, dividindo com a Agência Nacional, sua companheira, aliás, na conta da igualmente peemdebista Prefeitura do Rio de Janeiro de Eduardo Paes.

A alegação, segundo circulou pelo mercado, teria sido a de que a receita proveniente do percentual de 50% naquela verba não seria suficiente para a agência montar em Brasília a estrutura exigida no edital, envolvendo a contratação de pelo menos oito profissionais, todos eles com nível superior, além outros oito -- igualmente de graduação superior -- para participar de uma Central de Mídia exclusiva para o cliente.

A Janela tentou, sem sucesso, contato com diretores da Prole, para confirmar a informação. Mas outro dirigente de agência do Rio de Janeiro, que preferiu não se identificar, estranhou que Pereira só tenha percebido dificuldades na montagem de um escritório da Prole em Brasília após a conquista da conta, já que as exigências constavam de toda a documentação do Ministério do Esporte quando a licitação foi lançada. Além disso, diz o executivo:

- "Se a agência considerar um cliente com verba anual de R$ 22,5 milhões (ou seja, metade do valor da conta), isso daria, numa rentabilidade média de 15%, uma receita mensal de R$ 285,25 mil, o que supera de longe o que muita agência brasileira, com mais até que 8 funcionários, fatura líquido por mês", explicou.

A notícia deixou o mercado carioca temeroso pelo futuro da Prole, que nasceu em 2005 e começou a aparecer mais no Rio em 2007, atendendo todas as gestões do PMDB carioca, leia-se aqui os seguidos mandatos de Sérgio Cabral, Pezão e Eduardo Paes. Vale registrar que um de seus sócios fundadores, André Eppinghaus, já deixou a empresa em março de 2015. E em outubro último, a agência reduziu drasticamente a sua equipe de criação -- mantendo apenas três profissionais --, após a derrota do candidado do PMDB, Pedro Paulo, às eleições para a Prefeitura do Rio, o que inviabilizará a sua continuidade na conta. Além disso, é sabido que o Governador Pezão, em dívida com seus próprios funcionários, não está pagando suas agências nem os fornecedores de publicidade do Governo do Estado do Rio, tirando do PMDB qualquer chance de eleger um de seus políticos na próxima eleição para o cargo, em 2018.

A Prole apresenta, em sua carteira, a conta da Light. Ela também prestou serviços a outro peemedebista, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. Renato Pereira foi o marqueteiro da derrotada campanha de Skaf à prefeitura paulista, além de ter desenvolvido a campanha "Não Vou Pagar o Pato" para aquela entidade, durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef. Por outro lado, Pereira venceu a disputa pela Prefeitura de Niterói, reelegendo o candidato do PV, Rodrigo Neves.

Com a renúncia da Prole à conta do Ministério do Esporte, subiu de posição a agência Calia, que havia sido classificada em 3º lugar.


(Marcio Ehrlich - 06/12)

Petrobras abre concorrência para agências de publicidade

Peça da Petrobras criada pela Heads
EM PRIMEIRA MÃO - A Gerência de Publicidade e Promoções da Petrobras abre hoje a venda do Edital de Licitação para a sua concorrência 1983796.16.0, na modalidade de melhor técnica, para contratação de duas agências que venham prestar "serviços de publicidade", dividindo uma verba de R$ 550 milhões. O aviso foi publicado ontem no Diário Oficial da União.

A empresa vai botar os publicitários para trabalhar nos feriados de fim de ano, porque a entrega das propostas está marcada logo para a quinta-feira, 5 de janeiro.

A participação na concorrência, diz o aviso, está condicionada à aquisição do Edital original, que custa a bagatela de R$ 500,00. As interessadas podem adquirir o documento depois de fazer um depósito bancário naquele valor na conta 377100-8 da agência 3180-1, do Banco do Brasil, em nome da Petróleo Brasileiro S/A. Depois, é só levar ao Ed. Senado da Petrobras (Av. Henrique Valadares, nº 28, 4º andar - Torre B - Centro - Rio de Janeiro/RJ. Tel.: (21) 3224-8772), das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:30h.

A publicação do Diário Oficial informa que o edital também pode ser consultado em www.petrobras.com.br/editalpublicidade, onde está o link para download.

A conta da Petrobras, na última concorrência, ficou dividida entre as agências FCB Brasil, Heads e NBS. Em fevereiro deste ano, a FCB Brasil desligou-se da conta. A propósito, a atual licitação manteve o número de duas agências.


(Marcio Ehrlich - 06/12)

Governo do Estado do Rio congela publicidade por 4 anos

Luiz Fernando Pezão: Deve, não nega e não anuncia mais.
EM PRIMEIRA MÃO - O Governador Pezão sancionou o Projeto de Lei nº 1728/16 do Deputado Wanderson Nogueira (PSB) da Assembléia Legistativa do Estado, que limita a publicidade do Governo do do Rio pelos próximos quatro anos em um centésimo do orçamento anual, excetuando-se as necessidades de comunicação à população em situações de emergência.

Na prática, o projeto vai ter reflexos apenas para o caso de o Estado do Rio se recuperar da sua grave crise financeira, já que não apenas o Governo não tem mais passado trabalhos para as agências Agência3, Agência Nacional, Artplan, Binder, Prole e Propeg, contratadas no início deste ano, como não está pagando pelos trabalhos realizados há um bom tempo.

Um dirigente de uma das agências do Estado, em conversa com a Janela, defendeu a ideia de que Pezão cancele o contrato firmado no início deste ano com as seis agências e concentre suas próximas necessidades em apenas uma empresa:

- "Qual o sentido de ter seis agências com contrato assinado com o Governo se elas não conseguirão trabalhar nem pelos dois anos seguintes a Pezão ter deixado o cargo?", protestou o executivo, que preferiu não se identificar.

Mais abaixo reproduzimos o texto publicado na página referente ao Poder Executivo do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, esta quarta-feira, 7 de dezembro de 2016. Mas o texto aparenta estar truncado, com informações repetidas e a incongruência de ter os valores 0,01% e 0,001%.

Além disso, amigo da Janela notou que não fica claro se o valor de R$ 8 milhões, correspondente a 0,01% do orçamento do estado -- aprovado pela Alerj -- de R$ 80 bilhões, corresponderá ao total dos quatro anos ou poderá ser aplicado anualmente.

Vale lembrar que, no início do ano, foi considerada um escândalo, na imprensa, a previsão do orçamento do governo estadual, aprovado pela Assembleia Legislativa, para publicidade, no valor de R$ 53 milhões, o que seria quatro vezes mais que em 2015. Não se sabe exatamente quanto Pezão autorizou a suas agências produzirem e veicularem. O que se sabe é que praticamente nada foi pago pelo Governo.

Lei nº 7498 de 06 de Dezembro de 2016

LIMITA OS GASTOS COM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO PELOS PRÓXIMOS 04 ANOS

O Governador do Estado do Rio de Janeiro

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1º - Os gastos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na área de publicidade e propaganda, ficam limitados a 0,01% (um centésimo por cento) do orçamento anual, pelos próximos 04 (quatro) anos, com publicidade e propaganda em 0,001% do orçamento aprovado para o ano pelos próximos 4 (quatro) anos.

Parágrafo Único - O disposto no caput não se aplica às propagandas e publicidades necessárias à comunicação com a população, por ocasião de situações de emergência, calamidade pública, doenças endêmicas, catástrofes ou causas similares.

Art.2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos imediatos.

Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2016

Luiz Fernando de Souza
Governador

Projeto de Lei nº 1728/16
Autoria: Deputado Wanderson Nogueira


(Marcio Ehrlich - 07/12)

Binder expande em Brasília para atender o Governo do Distrito Federal

Glaucio Binder
Glaucio Binder, agora também em Brasília
EM PRIMEIRA MÃO - O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou a goiana Desigual, a baiana Propeg e a carioca Binder como suas próximas agências de publicidade, em concorrência que vinha se arrastando com recursos desde quando, em final de julho, o resultado foi divulgado incluíndo a brasiliense Sette Graal como a primeira colocada na disputa.

Na época, duas das concorrentes que não chegaram aos primeiros lugares -- as agências Agnelo Pacheco e Tempo --, entraram com recurso apontando que um dos donos da Sette Graal teria "vínculo familiar com o Subchefe de Divulgação da Agência Brasília – órgão da estrutura de Comunicação Institucional e Interação Social da Governadoria do DF, responsável pela seleção das agências", como publicou o jornalista Fernando Vasconcelos em seu blog.

A Binder, 4ª colocada na classificação geral, também havia entrado com recurso, protestando por um de seus cases apresentados como comprovação de qualidade técnica ter recebido pontuação menor que o de outra agência cujo resultado não era claramente tão bom. Com este recurso aceito e a Sette Graal desclassificada, a Binder subiu para o terceiro lugar, ganhando o direito a dividir a conta de R$ 99 milhões do GDF a partir de 2017.

Segundo Glaucio Binder, diretor da agência, o escritório de Brasília, que vinha funcionando como apoio da matriz carioca, ganhará, a partir de janeiro, novos investimentos em instalações e contratação de profissionais, até porque a Binder deverá, nas próximas semanas, anunciar a conquista de outra importante conta da economia local.


(Marcio Ehrlich - 08/12)

Cariocas estão entre os melhores do mundo da Archive em arte digital

Estúdio Ícone para a Kindle
Artluz para a FCB
Studio Nuts para a MullenLowe Mena, de Dubai
A edição 2017/18 da 200 Best Digital Artists Worldwide, que será publicada pela Archive, já garantiu três estúdios cariocas entre seus selecionados.

O Estúdio Ícone, dos sócios Paulo e Marcio Botelho, teve três peças selecionadas, para os trabalhos "Pedigree Heces Firmes", criado pela BBDO do México para a marca Pedigree; "Throat", da Kindle para uma campanha do Assim Saúde, e "Carvão", produzida para a agência Africa.

A Artluz, do fotógrafo Alexandre Salgado, também estará na edição, com uma imagem criada para a campanha da FCB para o Disque Denúncia.

E o Estúdio Nuts, do designer Tico Moraes, entra com um trabalho que desenvolveu para o criativo carioca Felipe Menezes, que está na MullenLowe de Dubai, para CloseUp.

Os livros 200 Best, da Archive, são publicados com seleções que a própria equipe da revista faz através de trabalhos escolhidos durante o ano. Além dos 200 melhores trabalhos de arte digital, também são publicadas seleções de fotógrafos, ilustradores e design de embalagens.


(Marcio Ehrlich - 08/12)