Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Marketing & Publicidade - Edição de 15/NOV/1987
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abap lança o III VT Búzios

VT Rio Búzios 1987Já está marcado o III Festival do VT Publicitário, promovido pelo capítulo carioca da Abap ­ Associação Brasileira de Agências de Propaganda há três anos na fantástica Ilha Rasa, em Búzios­RJ. Será nos dias 11, 12 e 13 de dezembro próximos e, como nos últimos festivais, deverá contar com a presença de mais de 300 profissionais de agências, produtoras e anunciantes de todo o Brasil.
Este ano o Festival vem cheio de novidades. A primeira é que passou a se chamar III VT Rio/Búzios 87. A segunda é que poderão concorrer VTs e Cine­VTs, competindo separadamente em dois grandes segmentos. Em terceiro lugar, aumentou o número de categorias, abrangendo áreas esquecidas nos festivais anteriores. Aliás, as séries ou campanhas agora concorrerão em uma categoria à parte, com direito a seu próprio Grand Prix, para que todos os outros trabalhos isolados possam competir em igualdade de condições.
Finalmente, a maior de todas as novidades do III VT Rio/Búzios 87: Três Júris de Pré-Seleção — no Rio, São Paulo e Porto Alegre — é que vão assistir a todos os trabalhos inscritos e votar para a indicação dos finalistas. Estes comerciais, vinhetas, chamadas e campanhas ganharão automaticamente seus Diplomas de Finalistas e o direito de serem levados a Búzios para a análise do Júri de Classificação, concorrendo às Traineiras de Ouro e aos Grandes Prêmios.
O Grande Júri de Pré-Seleção do Rio será realizado dia 7 de dezembro, em local ainda a ser marcado. Mas, para ele, já estão sendo convidados os mais destacados profissionais de criação, de produção de RTVC e das produtoras de VT e Cine-VT do Rio, do Centro-Leste e do Norte­Nordeste. O próprio Júri de Pré-Seleção vai ser um grande encontro profissional.
As Fichas Técnicas e os Formulários de Inscrição do Festival começarão a ser distribuídos na próxima semana. De qualquer forma, para as agências e produtoras poderem começar a preparar seu material, publicamos, a seguir, as principais informações sobre o III VT Rio/Búzios 87. Quem ainda tiver qualquer dúvida, porém, pode procurar a organização do Festival, pelo telefone (021) 552-4141.

BEM· VINDOS A BORDO

A chegada está prevista para a tarde do dia 11, sexta-feira. E você já está convidado para o coquetel de abertura na noite deste mesmo dia.
No sábado, pela manhã, em vez de ficar a ver navios, você assiste à exibição de todos os comerciais inscritos. À tarde, você já vai ver o rolo dos finalistas, com direito a um debate sobre Cine-VT com os mais consagrados produtores e criadores do País.
À noite, a grande festa de entrega dos prêmios, com exibição simultânea dos comerciais premiados.
No domingo, seu dia é livre. Você solta as amarras para curtir os ventos favoráveis de Búzios.

INSCRIÇÕES

Você pode inscrever seu comercial em VT ou Cine-VT. Mas eles vão concorrer separadamente.
No segmento VT, seu comercial deve ter, pelo menos, 50% do tempo total de exibição originalmente produzido em equipamento de Vídeo-tape.
No caso de Cine-VT, é importante que parte ou totalidade de suas imagens, captadas em equipamentos cinematográficos, tenha a finalização em vídeo tape.
Em ambos os segmentos, só podem concorrer os trabalhos produzidos por empresa sediada no Brasil durante o período de 1º de outubro de 1986 a 31 de outubro de 1987, e que já tenham sido veiculados comercialmente, no Brasil ou exterior, através da televisão

CATEGORIAS PARA TRABALHOS ISOLADOS

A seguir as categorias, tanto para VT como para Cine-VT, com os respectivos números de código que você deverá utilizar no preenchimento de sua ficha de inscrição
01. Agropecuária (produtos, comercio e serviços).
02. Alimentação (produtos, comércio e serviços).
03. Bebidas Alcoólicas (produtos e comércio).
04. Bebidas Não-Alcoólicas (produtos e comércio.
05. Brinquedos (produtos e comércio).
06. Cadeias de Varejo de Eletrodomésticos.
07. Cigarros e Tabacos (produtos e comércio).
08. Comunicação, cultura e educação (produtos e serviços).
09. Decoração e Produtos para o Lar (eletrodomésticos, moveis, acabamentos, utensílios, etc.).
10. Foto, Cine e Ótica (produtos, comércio e serviços).
11. Imobiliária
12. Limpeza e Higiene (produtos, comércio e serviços).
13. Lojas de Departamentos e Shopping Centers.
14. Medicamentos e Beleza (produtos, comercio e serviços).
15. Moda, Vestuário e Têxteis (produtos, comércio e serviços).
16. Pequeno Varejo.
17. Político-Eleitoral e Comunicação de Governo.
18. Supermercados.
19. Transportes (veículos pessoais e profissionais, comércio, serviços e produtos afins).
20. Turismo e Lazer.
21. Uso Pessoal (produtos e comércio).
22. Vinhetas e Chamadas.
23. Serviços (comerciais, financeiros, médicos).
24. Serviços Públicos e Comunitários.
25. Diversos (que não se encaixem nas categorias anteriores).

CATEGORIA PARA CAMPANHAS

As séries de comerciais, com o mínimo de 3 e o máximo de 7 peças, seja qual for o produto, serviço ou anunciante, concorrerão na categoria Campanhas (Código 26).

ESTES SÃO OS PRÊMIOS

• Grande Traineira de VT Publicitário (Prêmio Rogerio Steinberg) ao melhor VT do Festival.
• Grande Traineira de Cine-VT Publicitário para o melhor trabalho em Cine-VT.
• Grande Traineira de Campanha em VT para a melhor campanha em VT.
• Grande Traineira de Campanha em Cine-VT (Prêmio Rede Globo de Televisão) para a melhor campanha deste segmento.
• Traineira de Ouro ao melhor de cada categoria nos dois segmentos.
• Diplomas de finalistas a todos os trabalhos que ultrapassarem a fase de pré-seleção do festival.
• Grande Prêmio de Produtora.
À produtora que tiver o maior número de trabalhos considerados finalistas em todas as categorias de ambos os segmentos.
• Grande Prêmio de Agência.
À Agência de Propaganda que tiver o maior número de trabalhos considerados como finalistas em todas as categorias de ambos segmentos.

TAMBÉM HÁ PRÊMIOS ESPECIAIS:

O júri ainda poderá conceder prêmios especiais aos trabalhos que, a seu critério, sejam merecedores dos seguintes destaques técnicos:
• Melhor Direção
• Melhor Edição
• Melhor Trilha
• Melhor Fotografia em VT
• Melhor Fotografia em Cine- VT
• Melhor Produção
• Melhor Efeito Especial
• Melhor Efeito Eletrônico
• Melhor Interpretação
• Melhor Direção de Arte
• Melhor Cenografia
• Melhor Maquiagem
• Melhor Casting

COMO PREPARAR SEU MATERIAL

Para serem aceitos, os trabalhos deverão atender aos seguintes requisitos:
• Trabalhos isolados: uma cópia para cada trabalho, gravada no formato U-Matic, no sistema de cor Pal-M, com uma etiqueta na parte externa e frontal do cassete, indicando claramente o título do trabalho, o nome da agência, o nome da produtora, a secundagem, o segmento e a categoria a que concorre.
• Campanhas: um cassete no formato U-Matic para cada campanha, sendo que, todos os comerciais da campanha devem estar gravados em sequência, sem claquetes intermediárias, no sistema de cor Pal-M, e com uma etiqueta na parte externa do cassete, indicando claramente o título da campanha, o título de cada um dos comerciais e sua secundagem, o nome da agência, o nome da produtora, o segmento e a categoria a que concorre.
• Mesmo no caso de um comercial participante de uma campanha também ser inscrito como trabalho isolado, deverá ser igualmente fornecida uma cópia à parte, de acordo com as determinações do item "Trabalhos Isolados".
• Os trabalhos concorrentes deverão ser entregues até as 18h do dia 30 de novembro de 1987, nos escritórios dos capítulos regionais, da Abap ou na sede da Abap-Rio, na Praia de Botafogo, 210, sala 806, no Rio de Janeiro, acompanhados das respectivas Fichas Técnicas, do Formulário de Inscrição, da relação datilografada dos trabalhos inscritos e do pagamento correspondente, em cheque nominal à Associação Brasileira de Agências de Propaganda — Rio.

TAXAS DE INSCRIÇÃO POR TRABALHO INDIVIDUAL OU CAMPANHA.

• Para apenas 1 trabalho isolado, 06 OTNs.
• De 2 a 5 trabalhos isolados: 05 OTNs para cada trabalho.
• Acima de 6 trabalhos isolados: 04 OTNs para cada trabalho.
• Campanha com o mínimo de 3 e o máximo de 7 peças: 07 OTNs para cada campanha.
O pagamento deverá ser feito, em cheque nominal, à Associação Brasileira de Agências de Propaganda — Rio.

TRIPULAÇÃO DE DELEGADOS.

Mesmo que você não tenha nenhuma peça para inscrever, você poderá participar de todos os eventos programados pela organização do festival, como exibição dos VTs e Cine-VTs concorrentes e solenidades.
Para isso, você tem até o dia 10 de dezembro para se inscrever como Delegado, emitindo um cheque nominal à Associação Brasileira de Agência de Propaganda — RJ, no valor de Cz$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos cruzados).

Vulcan usa kendô em filme

Kendô, da Giovanni para VulcanA Vulcan inicia, no próximo dia 15, nas principais cidades brasileiras, a veiculação de um novo filme de 30 segundos, criado pela Giovanni e Associados para os tubos e conexões fabricados pela empresa, com o objetivo de elevar suas vendas em cerca de 25%, meta já definida pela empresa tendo em conta o aumento percentual proporcional ocorrido no volume de produção dessa linha.
O filme mostra dois lutadores de Kendô travando um duelo, no qual, em vez dos tradicionais bastões, usam tubos de PVC da Vulcano. Numa evolução que sugere o clima da luta oriental, acompanhado de uma trilha que busca acentuar o clima de tensão e expectativa, os lutadores se atacam, chocando os tubos com bastante violência. A cada choque, a câmara mostra detalhes dos tubos, com o objetivo de provar a sua resistência.
Ao final, os dois lutadores, demonstrando cansaço, deixam cair os tubos, onde se lê claramente a marca Vulcan, e o locutor, em off, afirma: "Tubos e Conexões de PVC Vulcan. Mais confiança para a luta do dia-a-dia". Neste momento, a câmara mostra os dois lutadores, um engenheiro e um mestre de obras, retirando os trajes da luta, e um deles afirma: '''Essa aguenta mesmo". Em seguida, eles colocam o capacete de obra, pegam os tubos e saem com uma expressão feliz, de quem realizou um teste bem-sucedido.
Este comercial foi considerado pela equipe da agência um dos mais trabalhosos e detalhistas que já produziram. O trabalho exigiu uma série de preparativos, destinados a transmitir o clima exato de uma luta oriental. Todo um trabalho de pesquisa foi feito junto ao consulado japonês e, com base nesse levantamento, partiu-se para a produção do cenário, que imita as tradicionais casas japonesas, estruturadas com bambu, substituindo no filme por tubo de PVC da Vulcan, além do detalhe da marca escrita em japonês na lateral da casa. Os esportistas da luta são realmente um mestre de Kendô e um antigo aluno desse esporte.

McCann coloca na TV uísque Bell's

Whisky Bell'sPartindo do fato reconhecido de que Bell's é a grande marca de uísque consumida pelos próprios escoceses, a McCann-Erickson criou para a nova campanha da Martini & Rossi — agora engarrafadora e distribuidora do tradicional "blended" da casa Arthur Bell & Sons no Brasil — dois comerciais de TV com tema e assinatura "Bell's — o 'scotch' símbolo da Escócia".
Os. comerciais "Fronteira" e "Embaixada" são os primeiros a serem veiculados pela televisão em toda a história do Bell's. Os 30 segundos dos comerciais mostram apenas o produto, enquanto o texto não fala sobre ele, mas sobre a própria Escócia.
No comercial "Fronteira", o locutor descreve, através da garrafa, como conhecer a Escócia da melhor forma possível, dirigindo o texto para um enfoque geográfico. No "Embaixada", o telespectador é convidado a conhecer a embaixada da Escócia no Brasil, também através da garrafa de Bell's.
A campanha começou a ser veiculada no último dia 9 de novembro nos Estados de São Paulo, Rio, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná.
Além da mídia eletrônica; a Martini & Rossi está apoiando a venda do Bell's também com material de ponto-de-venda criado pela agência. Segundo Paulo Sérgio Ernandez, gerente de marketing da Martini & Rossi, a empresa — que passou a engarrafar o Bell's a partir de agosto último, iniciando a distribuição em outubro pretende reconquistar a primeira posição no mercado brasileiro.
Iniciando uma campanha pioneira pela TV — que, ao que tudo indica, será seguida por Arthur Bell & Sons, que deverá iniciar em outros países a utilização de TV como estratégia de marketing — a Martini & Rossi se decide por uma comunicação que coloca o produto num patamar acima da concorrência.

MKT MIX

Criação terá debate esta semana no Rio

A Revista Propaganda e o Caderno Propaganda & Marketing estarão realizando, juntamente com a ABP e a ESPM-Rio, com apoio do jornal O Globo, o I Mix Rio de Criação Publicitaria. O evento será dos dias 17 e 18 de novembro no auditório do jornal O Globo.
O encontro discutirá e debaterá a propaganda criativa, suas tendências atuais, o uso do conceito de imagem e procurará mostrar por que só a boa propaganda vende.
Entre os profissionais confirmados estão Agnelo Pacheco (Agnelo Pacheco), Alex Periscinoto (Almap), Antônio Batista (Caio), Carlos Pedrosa (Pubblicità), Fábio Fernandes (Artplan) e Washington Olivetto (W/GGK). A apresentação do evento será de Armando Ferrentini.
Maiores informações podem ser conseguidas na ABP (Av. Rio Branco, 14/17º, Rio de Janeiro ­ Fones: (021) 233-1197 e 233-1492) ou na Editora Referencial (Av. Pres. Vargas, 482/conjs. 821/23 - Fone (021) 263-6185) ou na ESPM (Rua Teófilo Otoni, 44 - fone: (021) 263-7000).

Kibon dá à GTM&C a conta no Nordeste

Sorvetes e picolés Kibon-Sorvane, marca líder no Norte e no Nordeste do País, e uma das maiores contas de publicidade da região, passam a ter a GTM&C como sua agência de comunicação. A decisão acaba de ser tomada pela Sorvane Sorvetes e Produtos Alimenticios do Nordeste S/A., cujo processo de seleção de agências foi realizado pela mais alta direção da Kibon e da Sorvane.
A Sorvane é uma empresa nordestina formada com capitais provenientes, em partes iguais, da "General Foods" e Grupo Tavares de Meio, um dos mais importantes e tradicionais do Nordeste. A Kibon­Savane será atendida localmente pela GTM&C através de sua filial de Recife.
Agência com longa vivência no Nordeste, onde acumulou inúmeros "cases" de sucesso em marketing e publicidade, a GTM&C tem ali, desde 1977, as indústrias Alimentícias Maguary como sua cliente.

Fiap agora será só em Punta Del Este

A partir deste ano, o Festival Ibero-Americano de Publicidade, colocado como um dos maiores do mundo, passa a ter endereço fixo: Punta del Este, no Uruguai. Ou seja, as agências de publicidade, anunciantes, estúdios de arte e criação, produtos de filmes, vídeo-tapes em jingles, que operam em países de língua espanhola ou portuguesa, reunirão seus profissionais e apresentarão suas melhores ideias em um dos mais atraentes polos turísticos da América Latina.
Este ano, o evento, que acontece de 1 a 4 de dezembro, deverá ter inscritos cerca de 500 peças do Brasil, para concorrerem aos diversos prêmios nas 24 categorias temáticas estabelecidas, abrangendo as áreas de cinema e televisão, anúncio impresso e radiodifusão. Os trabalhos inscritos serão julgados por profissionais independentes da Espanha e da América Latina, além dos brasileiros Gilberto dos Reis, o Giba, da MPM, julgando cine e TV; Domingos Logullo, vice-presidente da Salles, julgando anúncios impressos; e Emílio Carrera, produtor de RTV da DPZ, na área de rádio.

CURTAS

Troca-Troca de Votos, da ABP, Grupo de Mídia do Rio e Associação dos Contatos em Veículos
Anúncio veiculado na edição impressa do Jornal do Commercio, na página da coluna.

• Washington Olivetto jura que não há nenhum fundamento na notícia de que estaria abrindo sua W/GGK no Rio juntamente com Edeson Coelho, como chegou a ser publicado em uma coluna social. Na verdade, diz, ele não vê seu ex-colega de DPZ há mais ou menos três anos.
• A conta da Ube-União Brasileira de Empresários está na Contemporânea, e não na Estrutural como saiu publicado em uma outra coluna social. A imagem da antiga agência de Armando Strozenberg ainda é muito forte. Aliás, a verba, garantiu ele, é mais modesta do que vêm apregoando os jornais.
• O pessoal de RTV das agências cariocas chiou e a ABP — Associação Brasileira de Propaganda reconsiderou. Também será escolhido um profissional do setor para receber o Destaque de 1987 do Rio. Raimundo Araújo, diretor executivo da ABP, já está coletando os votos adicionais para aquela importante categoria.
• A publicidade em Minas está fervendo. As agências estão insatisfeitíssimas com o governo de Newton Cardoso, que centralizou o atendimento de suas empresas na MG-4, um pool de 4 agências locais. Com a grita, já caiu o superintendente de comunicação do Governo, Tito Guimarães. O que as outras agências esperam é que, com isso, mude também a distribuição das verbas.
• A Provarejo já formalizou a sua nova estrutura do departamento de mídia. A diretoria de mídia passa a ser exercida pela Doris Calmon, pessoa que tem demonstrado sua competência profissional nos diversos cargos exercidos na Provarejo. Pela supervisão de planejamento responderá Sandra Catharino Fragoso e pela supervisão de compras, Estanislau Bezerra Felix, recém-contratado da VS, como noticiamos aqui há algumas semanas.
• A Abril está considerando o lançamento da revista Superinteressante um dos mais bem-sucedidos de sua história. Foram vendidos 300 mil exemplares, devolvidas 25 mil cartas-pesquisa e recebidos 12 mil pedidos de assinaturas.
• A AHT — Associação dos Hotéis de Turismo está convidando para o seu jantar de fim de ano, que se realiza no próximo dia 9 de dezembro, no Copacabana Palace Hotel.
• Leonardo Laginestra assumiu, na MPM-Rio, a direção do grupo que engloba as contas da Ipiranga, Eletrobrás, Golden Cross, Light, Stafford Miller, Brascan Imobiliária e Moinho Fluminense. Além disto, continua sob sua responsabilidade a direção do Departamento de Relações Públicas e Promoções da agência no Rio.
• Renato Castelo Branco está lançando mais um romance. "O Rio Magico", numa edição Edicon, terá sua noite de autógrafos no Rio dia 18 de novembro próximo, na livraria Dazibao, em Ipanema, a partir das 20 horas.
• Oswaldo Gomes é o novo coordenador de mídia da Fama, tendo saído da SGB.

Contos & Contas

• Genilson Gonzaga

Louvando o tempo passado

Horácio costumava dizer, lá pelos tempos de 68 AC, que o saudosista é o "louvador do tempo passado". Pior que é. Sou, sim, um incurável saudosista, embora sinta no lombo que não existe dor maior — e nisso Dante tinha razão — "que recordar, no mal, a hora feliz".
O "mal" em questão é o dramático momento econômico, social e político que vivemos, que afasta do processo de consumo dois terços da nossa gente cujo poder aquisitivo foi para o espaço. A propaganda está agudamente prejudicada por esta pindaíba universal em que nos meteram 21 anos de ditadura. Mas não desbotou nem perdeu a cor, muito pelo contrário. É só dar uma espiada nos jornais, nas revistas, na televisão, e ouvir os spots de rádio que as novas gerações estão produzindo. Coisas da melhor qualidade, irmãos.
Mas saudosista sou, assumo e proclamo, batendo no peito. E no bom sentido. Quem me conforta e me manda ir em frente com essa santa nostalgia é o poeta Lupe Cotrim Baraude, para quem "a saudade é o limite da presença".
Verdade danada de porreta essa do Baraude. Participar do júri do Colunistas 20 anos foi uma das mais gratificantes sensações dessa minha vida de incompetente julgador de obras alheias e me robustece a velha desconfiança de que o que é bom é eterno. Sem essa de "oh que saudades eu tenho / da aurora da minha vida", imortalizada por Casimiro de Abreu, confesso que esse julgamento dos 20 anos me comoveu o tempo inteiro.
Tão bom ver premiado aquele anúncio da Caio para a Mills Andaimes, conscientizando patrões e empregados da necessidade da segurança no trabalho. Acho que foi a partir daí que os acidentes de trabalho começaram, aos poucos, a rarear. Por obra e graça da força da propaganda, custamos a entender que não se brinca em serviço.
Bom também ver premiada a campanha da adoção de crianças, materializada pela GFM/Propeg, de santa baianidade, convocando-nos à solidariedade humana e abrindo-nos a cabeça para a precisão de um esforço conjunto para o resgate do social.
Igualmente reconfortante foi rever "a pílula do homem" que marcou o lançamento do Engov, o qual passou a nos tirar da boca aquele terrível gosto de cabo de guarda-chuva, inevitável, até então, depois de homéricas libações alcoólicas.
Ouvir novamente o fonograma da Umuarama/Bamerindus, "unindo o Brasil num grande abraço", também me fez um bem imenso. O conjunto de comerciais da Almap me encheu as medidas pela competência. O que fizeram a Salles, a Denison, a DPZ, a MPM, a Norton e homens como Alex Periscinoto, Mauro Salles, Roberto Duailibi, Geraldo Alonso, Sep e tantos outros benditos veteranos nesses últimos 20 anos é de consagrar a criatividade de qualquer país desenvolvido. E a tão recente campanha da Artplan para a Caixa Econômica Federal, bem-humorada e marcante que só vendo, me fez constatar que aprendemos para a eternidade as lições de eficiência, seriedade, engenho e arte da propaganda transmitidas pelos mais antigos.
Ah, nostalgia, és mesmo, como descobriu Ramon Gomez de la Serna, a "neuralgia de los recuerdos" — a nevralgia das lembranças.
Amém.