Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Marketing & Publicidade - Edição de 10/JAN/1988
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas-Rio abre inscrições

Será lançada esta semana em todo o País a versão 1988 do Prêmio Colunistas, que este ano integrará, pela primeira vez, sete julgamentos regionais - São Paulo, Rio, Centro-Leste, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Norte-Nordeste - para a escolha daqueles que representarão seus Estados em março no XXI Prêmio Colunistas-Nacional.
Desta vez, o Colunistas será potencializado por uma campanha criada e oferecida pela equipe carioca da J. Walter Thompson, que o apresentará como sendo "O Grande Julgamento da Propaganda Brasileira". O Colunistas é o único concurso publicitário no Brasil a abranger todas as áreas da criação publicitária, analisando desde campanhas completas a spots de rádio, passando por out­doors, comerciais de tv e anúncios de até 60 cm, entretanto outras categorias que refletem a qualidade da atividade publicitária no Brasil.
Durante esta semana também serão distribuídos às agências, produtoras e anunciantes do Rio os kits de inscrição para o julgamento carioca do concurso - o VII Prêmio Colunistas-Rio. Nestes kits, os profissionais encontrarão todos os formulários, fichas técnicas e orientações de como participar da premiação.
As inscrições para o prêmio do Rio estarão abertas até o dia 22 de janeiro próximo, e as empresas que tiverem interesse em receber kits de inscrição adicionais podem solicitá-los à secretaria da premiação, aos cuidados de Monica Morel. O telefone é (021) 552-4141.
Para que os publicitários cariocas já possam ir preparando o seu material para o concurso, esta coluna publica, a seguir, toda a orientação necessária para quem quiser concorrer ao VII Colunistas-Rio e ao XXI Colunistas­Nacional.

I- CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES

1 - Só poderão concorrer às versões Regionais do Prêmio Colunistas 88 as campanhas e peças publicitárias criadas e/ou produzidas por profissionais ou empresas sediadas no Brasil e já veiculadas comercialmente no país ou no exterior, inicialmente em 1987.
2 - As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa física ou jurídica ligada às Campanhas e Peças em questão, através do preenchimento dos Formulários de Inscrições e das respectivas Fichas Técnicas, e do pagamento das taxas de inscrição.

II - CATEGORIAS PARA INSCRIÇÕES

A seguir, estão relacionadas as categorias em que podem ser inscritas as diversas formas de trabalhos publicitários, com os seus respectivos códigos numéricos, que deverão ser indicados nas Fichas Técnicas e nas Etiquetas de identificação:

II.I - Segmento "Mercados"

A - No segmento "Mercados" podem ser inscritos trabalhos com as seguintes apresentações (o número que antecede corresponde ao código da apresentação):
1 - Comerciais.
2 - Fonogramas
3 - Anúncios
4 - Outdoors
5 - Campanhas

B - Cada uma das apresentações acima ainda permite a sub­divisão nas seguintes categorias (o número que antecede corresponde ao código da categoria):
10 - Agropecuário - produtos, comércio e serviços.
11 - Alimentício
12 - Bebidas Alcoólicas
13 - Bebidas Não-Alcóolicas - refrigerantes, café, leite, chá e afins.
14 - Beleza - cosméticos, perfumes, toucador e afins.
15 - Bens, Serviços e Insumos Industriais.
16 - Brinquedos, Jogos e Instrumentos Musicais.
17 - Cama Mesa e Banho - produtos e serviços.
18 - Cigarros e Tabaco.
19 - Comunitário.
20 - Comunicação, cultura e Educação - produtos e serviços.
21 - Eletrodomésticos ­ somente linha doméstica.
22 - Equipamentos e Material de Escritório - produtos e serviços.
23 - Esporte - material, roupa e equipamento esportivo.
24 - Farmacêutico e Saúde ­ produtos e serviços.
2S - Financeiro, Seguros e Poupança.
26 - Foto, Cine e Ótica produtos e serviços.
27 - Imobiliário.
28 - Informática - produtos e serviços.
29 - Institucional e Corporativo.
30 - Moda - produtos, aviamentos, comércio e serviços.
31 - Móveis e Utensílios Domésticos - produtos e serviços.
32 - Político-Eleitoral (público ou privado)
33 - Produtos, Comércio e Serviços Automobilísticos.
34 - Produtos de Limpeza.
35 - Produtos de Uso Pessoal - relógios, canetas e afins.
36 - Serviços - todos os não relacionados nas demais categorias.
37 - Serviços Públicos e Comunicação de Governo.
38 - Trade (Públicos Intermediários e Revendedores).
39 - Transportes, Viagens, Lazer e Turismo.
40 - Varejo I (Grande Porte) - lojas de Departamentos, Redes de lojas, Shopping Centers e Supermercados.
41 - Varejo II (Pequeno e Médio Porte) - todos os não relacionados nas demais categorias.
42 - Veículos de Uso Pessoal - automóveis, motos e afins.
43 - Veículos de Uso Profissional - caminhões, pick-ups e afins.
44 - Vídeo e Som - produtos, serviços e suprimentos.
45 - Outros mercados ­ trabalhos que não se encaixem em nenhuma das categorias anteriores.

II.II - Segmento "Apresentações Especiais".

Neste segmento, o código de apresentação é "0", e são as seguintes as categorias e seus códigos:
46 - Campanha de até 60cm ou até 1/2 página de Revista.
47 - Anúncio de até 60cm ou até 1/2 página de Revista
48 - Anúncio de Agência
49 - Anúncio ou Comercial de Oportunidade
50 - Mensagem relativa a Datas e Efemérides (Anúncio ou Comercial)
51 - Comercial de Demonstração de Produto
52 - Comercial com Testemunhal
53 - Conjunto de Anúncios
54 - Conjunto de Comerciais
55 - Conjunto de Fonogramas

III - OS PRÊMIOS DO COLUNISTAS

1 - Para cada categoria e apresentação relacionados no item II, os Júris Regionais poderão conceder um Diploma de Ouro, um de Prata e um de Bronze.
1.1 - Os trabalhos merecedores de Diplomas de Ouro de todas as versões regionais dos Colunistas 88 estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao XXI Prêmio Colunistas­Nacional.
2 - Os júris Regionais do Colunistas 88 poderão conceder ainda os seguintes Grandes Prêmios:
2.1 - Pessoais e de Empresas: Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo do Ano, Fato do Ano e Destaques do Ano.
Obs.: As inscrições para os Grandes Prêmios Pessoais e de Empresas são livres e gratuitas, podendo, porém, haver formalização através de Carta dos Interessados ou de terceiros, na qual deverão constar as principais justificativas da indicação.
2.2 - De Trabalhos: Campanha do Ano, Anúncio do Ano, Comercial do Ano, Fonograma do Ano e Outdoor do Ano.
Obs.: Os Grandes Prêmios de Trabalhos das versões Regionais do Colunistas 88 só poderão ser concedidos aos trabalhos que obtiverem Diplomas de Ouro nas diversas categorias das respectivas apresentações (Campanhas, Comerciais, Fonogramas, Anúncios, Outdoors e Apresentações Especiais).

IV - PREÇOS DAS INSCRIÇÕES

São as seguintes as taxas de inscrições para regionais do Prêmio Colunistas 88:
1 - Campanhas e Conjuntos: Cz$ 10.000,00 (Dez mil cruzados) por unidade.
2 - Séries: Cz$ 5.000,00 (Cinco mil cruzados) por unidade.
Obs.: Séries são conjuntos de até 5 (cinco) peças (anúncios, comerciais, fonogramas ou out­doors) realizados para um mesmo produto de um mesmo cliente, com o mesmo tema e identidade visual, e destinados a uma mesma mídia. As séries concorrem (e devem ser inscritas) juntamente com as peças isoladas nas respectivas categorias do segmento Mercados.
3 - Peças Isoladas: Cz$ 2.000,00 (Dois mil cruzados) por peça.

V - COMO PREPARAR OS TRABALHOS

Para serem aceitos, os trabalhos deverão atender aos seguintes requisitos:
1 - PEÇAS IMPRESSAS (anúncios e outdoors, isolados ou em séries): montados em cartão rígido, em prova ou já impressos, com uma Etiqueta de Identificação afixada no verso de cada unidade. No caso de peças que concorram a mais de uma categoria, permite-se a entrega de apenas uma montagem, desde que esteja afixada no verso uma etiqueta de identificação para cada categoria a que a peça concorrer.
Obs.: A Ficha Técnica não deve ser colada no verso do trabalho, e sim entregue solta (veja o item 4 de "Como fazer as inscrições").
2 - COMERCIAIS: em 16 mm, com som ótico, fora de carreteis e sem "starts", separados pelas categorias a que concorrem, e com uma Etiqueta de Identificação afixada à embalagem de cada filme; ou em video-teipe, no formato U-Matic, com sistema de cor Pal-M, e tendo uma Etiqueta de Identificação afixada à embalagem de cada fita.
Obs. 1: Cada comercial que concorra isolado deve ser entregue separadamente dos demais, em sua própria caixinha ou cassete. No entanto, no caso de comerciais que concorram a mais de uma categoria, permite-se a entrega de apenas um exemplar do material se a apresentação for em cassete U-Matic (VT original ou telecinagem de comercial em filme). Para isto, afixe no cassete uma Etiqueta de Identificação para cada categoria a que a peça concorrer. Você também pode apresentar um comercial em 16 mm e em cassete, para facilitar suas cópias.
Por exemplo, um filme pode ser apresentado em 16 mm para concorrer como comercial isolado e também ser apresentado telecinado em cassete U-Matic para ser visto junto com a campanha.
Obs. 2: Nos casos de "séries" ou comerciais de campanhas, os filmes ou VTs deverão vir montados em sequência, sem "starts" ou claquetes intermediárias, em uma mesma embalagem, que receberá a Etiqueta de Identificação correspondente.
3 - FONOGRAMAS em fita cassete, sendo uma fita para cada categoria a que concorre, com as respectivas Etiquetas de Identificação afixadas à embalagem de cada fita.
Obs.: Nos casos de "séries" ou fonogramas de campanhas, os trabalhos deverão vir montados em sequência, em um mesmo cassete, que receberá a Etiqueta de identificação correspondente.
4 - CAMPANHAS: todas as peças pertencentes deverão estar preparadas de acordo com as orientações acima, tendo igualmente cada peça um Etiqueta de Identificação no verso ou na embalagem.
Obs. 1: Podem ser apresentadas na campanha todas as peças que dela fizeram parte, inclusive as promocionais, como cartazes, folhetos, brindes etc.
Obs. 2: Nas Etiquetas de Identificação de todos os trabalhos pertencentes a uma Campanha, o título a ser escrito é o Campanha e não o da própria peça. Da mesma forma, o código de apresentação a indicar em todas as Etiquetas será o "5", que corresponde a "Campanhas".
Obs. 3: Todas as peças impressas de uma mesma campanha devem vir reunidas em uma única embalagem ou envelope, com a identificação clara da categoria a que concorrem no exterior.
ATENÇÃO: não inclua nessa embalagem ou envelopes, as peças de mídia eletrônica. Estas devem ser entregues separadamente, preparadas conforme as orientações anteriores e com a etiqueta de Identificação comum de toda a Campanha.
5 - CONJUNTOS DE ANÚNCIOS: deverão ser entregues entre 10 e 20 peças de pelo menos 10 anunciantes diferentes, montadas segundo a orientação de "Peças Impressas". Estes anúncios deverão ser acondicionados em envelopes ou embrulho único, com uma Etiqueta de Identificação adicional afixada no exterior.
Obs.: No caso de algumas das peças inscritas no conjunto também estar inscrita em outra categoria, permite-se a apresentação de uma única montagem, sendo também afixada no verso da peça a Etiqueta de identificação referente ao conjunto.
6 - CONJUNTO DE COMERCIAIS: deverão ser entregues entre 10 e 15 filmes, Video-teipes ou cine-vts realizados pela agência por pelo menos 10 anunciantes diferentes, e montados - sem "stars" ou claquetes intermediarias - em um único carretel ou fita cassete U-Matic, com a Etiqueta de identificação afixada no exterior da embalagem.
7 - CONJUNTO DE FONOGRAMAS: deverão ser entregues entre 10 e 15 spots ou jingles realizados pela agência para pelo menos 10 anunciantes diferentes, e montados em uma única fita cassete, com a Etiqueta de Identificação colada à embalagem.

VI- COMO FAZER AS INSCRIÇÕES

No ato da inscrição, o concorrente deverá apresentar os seguintes documentos:
1 - Carta de Inscrição preenchida e assinada.
2 - Formulário de inscrição preenchido e assinado.
3 - Uma relação dos trabalhos concorrentes datilografada em papel timbrado, conforme exemplo a seguir:
- CAMPANHA: "Venha se soltar..."
CLIENTE: LAXOL (Lab. Sayador)
CATEGORIA: 524 - Campanha de Mercado Farmacêutico
- FILME: "Balão Colorido".
CLIENTE: Color Ballon do Brasil.
CATEGORIA: 116 - Comercial de Mercado de Brinquedos.
4 - Uma coletânea com uma Ficha Técnica datilografada para cada trabalho concorrente.
Obs.: Cada Campanha, Conjunto ou Série inscrita conta apenas como um (1) trabalho concorrente, apesar de serem compostos por várias peças. Por isso, para Cada Campanha, Conjunto ou Série basta preencher uma (1) Ficha Técnica, indicando o título geral e incluindo os créditos de todos os profissionais envolvidos.

VII - LOCAIS DE INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Os trabalhos concorrentes devem ser entregues nos locais abaixo, onde também podem ser conseguidos Formulários de inscrição, Cartas de Inscrição, Fichas Técnicas, Etiquetas de Identificação e demais informações sobre o Prêmio Colunistas 88.

1 - REGIONAL SÃO PAULO (Estado de São Paulo): na Secretaria Central da Abracomp, à Rua General Jardim, 660/10º andar, conj. 10-D, em São Paulo­SP, com os telefones (011) 231- 5849 e 231-5852, aos cuidados de Sebastião Vitor de Souza.
2 - REGIONAL RIO (Estado do Rio de Janeiro, na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 Grupo 210, no Rio de Janeiro-RJ, com o telefone (021) 552-4141, aos cuidados de Marcia Brito.
3 - REGIONAL CENTRO-LESTE (Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo): no mesmo local da Regional Rio.
4 - REGIONAL NORTE NORDESTE (Estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia): no jornal A Tarde, no Centro Empresarial Iguatemi, Bloco A, sala 814 em Salvador-BA, com o telefone (071) 244-8196, aos cuidados de Nélson Varon Cadena.
5 - REGIONAL PARANÁ (Estado do Paraná) na Dias e Dias, à Rua Conselheiro Dantas, 847, em Curitiba-PR, com o telefone (041) 223-3990, aos cuidados de Sílvia Dias de Souza.
6 - REGIONAL BRASÍLIA (Distrito Federal): na casa da Mídia, SCS, Ed. Antônio Venâncio da Silva, sala 406, em Brasilia­DF, com o telefone (061) 226-9350, aos cuidados de Fernando Vasconcelos.
7 - REGIONAL SANTA CATARINA (Estado de Santa Catarina): na Associação Catarinense de Propaganda, à Praça Getúlio Vargas, 19, em Florianópolis-SC, com o telefone (0482) 23-2000, aos cuidados de Juarez Beltrão.

VIII - PRAZOS DAS INSCRIÇÕES

Todos os trabalhos e documentos devem ser inscritos e entregues nas Secretarias das respectivas Regionais nos seguintes prazos:
1 - REGIONAL SÃO PAULO: até 15 de janeiro de 1988.
2 - REGIONAL RIO: até 22 de janeiro de 1988.
3 - REGIONAL CENTRO-LESTE: até 22 de janeiro de 1988.
4 - REGIONAL NORTE-NORDESTE: até 12 de fevereiro de 1988.
5 - REGIONAL PARANÁ: até 12 de fevereiro de 1988.
6 - REGIONAL BRASÍLIA: até 12 de fevereiro de 1988.
7 - REGIONAL SANTA CATARINA: até 5 de fevereiro de 1988.

ESPM dá 8 Seminários de primeiro nível

A Escola Superior de Propaganda e Marketing apresenta a partir do próximo dia 18 um de seus mais ousados projetos: uma série de 8 cursos completos com alguns dos maiores nomes da propaganda e do marketing brasileiros:
- Roberto Bahiense, da Esquire, para falar de Atendimento.
- Washington Olivetto, da W/GGK, para o curso de Criação.
- João Daniel e Chico Abreia, da Yes/Jodaf, para falar sobre comerciais para TV.
- João de Simoni, da De Simoni & Associados, que falará sobre Promoção de Merchandising.
- Joaquim Caldeira, consultor de empresas, que cobrirá a área de Vendas.
- José Roberto Whitaker Penteado, da própria ESPM, para dar o curso sobre Marketing.
- Maria Alice Langoni, diretora da Grottera no Rio, e ex-diretora de mídia da MPM, para falar sobre Mídia.
- e Sérgio Campanelli e Sergio Mineiro, diretores da MCR, para ensinar sobre comerciais para rádio.
Todos os cursos terão 8 horas.de duração. Os dos profissionais cariocas serão dados à noite, em quatro dias, na sede da ESPM, enquanto os dos professores que vierem de São Paulo, como João de Simoni e Washington Olivetto, acontecerão sob a forma de seminários das 9 às 18 horas, em hotéis com direito a um buffet.
As inscrições ainda estão abertas na Escola, e quem tiver interesse pode conseguir maiores informações pelo telefone (021) 263-7000 ou pessoalmente na Rua Teófilo Otoni, 44, no Rio.

MKT MIX

Bola fez o tema do Natal do Ponto Frio

Fama para Ponto FrioO Natal de 1987 já passou, mas ainda vale registrar o interessante trabalho criado pela Fama para a campanha de fim de ano do Ponto Frio, e que integrou com um visual muito bonito as peças publicitárias com os materiais promocionais para o ponto de venda.
Segundo Carlos Martins, diretor de criação da Fama, a agência procurou "passar emoção, alegria e vender o conceito de uma loja especializada no cliente, e que lhe oferece o que há de melhor em produtos, serviços e atendimento".
A marca central da campanha - veiculada no Rio, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia - foi a bola de Natal, elemento presente em qualquer casa que comemore a data com seu presépio e pinheirinho. A bola, que, com suas imagens refletidas, atrai crianças e adultos, foi usada para decorar as lojas, nas faixas de mercadorias, cartelas para preços e móbiles, além de estar presente em todas as peças impressas daquele anunciante, como os tabloides de ofertas, as malas diretas e os anúncios de página dupla e página simples. Dentro dela, ainda, a mensagem que reflete o conceito que a agência queria passar: "Natal especializado em você."
Também na televisão a bola de Natal foi um elemento central da comunicação do Ponto Frio.
Um filme institucional de 30" apresentava as cenas de emoção tradicionais da época refletidas em sua superfície. A produção, diz Martins, que ficou a cargo da Cinema Centro, com direção de Vinicius Mainardi, deu muito trabalho para que se pudesse obter com precisão o efeito das cenas que entravam e saíam do quadro girando na superfície. Aliás, este efeito também foi utilizado para que os produtos das ofertas cooperadas aparecessem nos comerciais de 15".
A criação da campanha foi de Carlos Martins, Jorge Murtinho, Claudio Aguiar e Dalton Romão. A foto da bola foi de Ricardo Elkind, e a aprovação da campanha de Cláudio Cohen.

Curtas

Wrangler apresenta Tina Turner• A Wrangler, uma das patrocinadoras da vinda de Tina Turner ao Brasil, espera que cerca de 200 mil pessoas assistam ao show da cantora no próximo dia 16, no Rio. A empresa, que segundo seu diretor de marketing, Fábio Hering, investiu cerca de 30 milhões de cruzados no projeto, pretende continuar atuando na área de rock. Seu próximo passo é tentar trazer ao Brasil o ex-Beatle Paul McCartney, ainda em 1988. Fazer promoção para o público jovem (de coração) é um grande negócio.
• Agora, confesso que achei estranho, nesta promoção da Tina Turner, a completa dissociação entre a Wrangler e a Pepsi. Esta última - cuja agência é a Thompson e a assessoria a ACI - ainda não enviou qualquer material informativo para esta coluna, de modo que fosse possível verificar o que está sendo dito. De qualquer forma, em todas as notícias da vinda da cantora, no Rio, só se falava em Pepsi. Mas na comunicação da Wrangler, criada pela DPZ e divulgada pela Multinews, a imagem é de que a empresa é a única patrocinadora das apresentações de Tina.
• Para o espectador/consumidor, sem dúvida fica uma questão confusa: quem realmente atendeu aos desejos do público jovem e trouxe Tina Turner? Até parece que os dois patrocinadores não se entenderam e pagaram tudo em dobro para a cantora...
• A Giovanni contratou o publicitário José Carlos Correa, ex-Brasil América, onde supervisionava a conta da Rede CB. Correa tem passagem também pela MPM, onde exerceu as funções de Gerente das filiais de Salvador e Recife. Na Giovanni, vai atender as contas da Casa Gelli, Metalonita, além de supervisionar o atendimento da Casa Show e Estoque Supermercado (Grupo Sendas), Casa Mattos, Columbia Pictures e Sistema Globo de Rádio.
• A Giovanni, aliás, informa que fechou o ano de 1987 com um aumento de 337% em seu faturamento, que alcançou a cifra de Cz$ 586 milhões, contra Cz$ 134 milhões registrados no ano passado.
• A Almap pegou da VS Escala o contrato Harrison Xavier de Brito para o seu atendimento. Na VS, Harrison estava cuidando do apoio às contas de Brasília.
• É da MMS, de Recife, o comercial da Funai que está no ar comemorando os 20 anos da entidade, e que mostra como o índio brasileiro evolui sem abandonar suas raízes culturais. Aliás, confesso que me surpreendi pelos últimos filmes da Funai, mostrando o índio operando equipamentos de video-taipe, tratores etc. É uma imagem realista e que apresenta o índio perfeitamente assumido dentro da necessidade de também avançar tecnologicamente, mas que deve estar apavorando os puristas que gostariam de ver o índio "protegido" numa redoma para viver como em 1500.

CONTOS & CONTAS

Genilson Gonzaga

Esqueceram os contatos

Tenho acompanhado maravilhado, o esplêndido trabalho que a Escola Superior de Propaganda e Marketing, sob a direção do prof. José Roberto Whitaker Penteado Filho, vem desenvolvendo neste meu Rio de tantas deficiências.
Um supimpa trabalho. É até comovente.
Neste momento, o Zé está organizando "uma verdadeira viagem através do fascinante universo da Propaganda e do Marketing" e, quem perdê-la, "vai ficar fora de órbita".
Vai mesmo.
Os professores são de primeiríssimo time. Verdadeiras estrelas.
Na Escola Superior de Propaganda e Marketing você aprende com quem faz. E, nessa Jornada com as Estrelas, você aprenderá muito mais, tendo um leque de notáveis opções. Roberto Bahiense é especialista em Planejamento de Campanhas. Washington Olivetto é um dos mais premiados publicitário do mundo. João Daniel e Chico Abreia são os cobras da produção de comerciais para televisão. João De Simoni é imbatível em Promoção e Merchandising. Joaquim Caldeira, que já foi da Alpargatas e da Gessy Lever, transmitirá sua invejável experiência em técnica de vendas. José Roberto Whitaker Penteado defenderá o marketing tupiniquim. Maria Alice Langoni discorrerá sobre mídia. Sérgio Campanelli e Sérgio Mineiro darão soberba aula de produção de comerciais para o rádio.
Tudo isso entre 18 de janeiro e 11 de fevereiro.
Palmas. Só lastimo que a ESPM não tenha incluído nesse projeto um curso para contatos de veículos, setor extremamente carente, hoje em dia, de bons profissionais.
São poucos, raros mesmo, os contatos componentes - e a maioria apenas apanha autorizações, embora remunerada com padrões superiores a maioria das especialidades da Comunicação.
A renovação, no setor, tem sido penosa. E as culpadas maiores são, certamente, as faculdades de Comunicação que não dão a menor importância à área de vendas dos veículos, aos quais os recém-formados chegam mais chucros que os demais.