Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Marketing & Publicidade - Edição de 15/MAI/1988
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Turismo debate seu marketing

Profissionais de marketing e de publicidade ligados à área de turismo estarão reunidos nos próximos dias 2 a 4 de junho em Porto Alegre, durante o 2º Seminário de Marketing Turístico Latino-Americano, que correrá paralelamente ao 2º Festival Latino­Americano de Publicidade de Turismo — Flaptur.
O objetivo do 2º Flaptur, que no Rio tem o apoio do Sindicato de Agências de Propaganda local, é exaltar a criatividade empresarial daqueles que atuam, direta e indiretamente, na atividade turística, com premiação dos trabalhos divulgados por meios impressos (anúncios de jornais e revistas, outdoors, cartazes, folhetos e guias turísticos) e eletrônicos (documentários, vts, jingles e spots de rádio).
Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados com os troféus "Gaúcho de Ouro", "Gaúcho de Prata" e "Gaúcho de Bronze", símbolo de Porto Alegre e da integração latino-americana.
Para o júri deste concurso, estão sendo convidados profissionais de publicidade e de turismo de todo o País. Do Rio de Janeiro, foram convidados Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, presidente do Sindicato das Agências do Rio, e este colunista.
A inscrição das peças promocionais, peças impressas ou eletrônicas poderão ser feitas até 28 de maio, custando Cz$ 5 mil por unidade. Entre as áreas cobertas pelo festival estão trabalhos como apelos para viagens, congressos, seminários, festivais, shows, feiras, exposições, romarias, visitas a museus, cidades históricas ou belezas naturais, além de trabalhos institucionais de regiões turísticas.
O Seminário, cuja presença dará aos participantes Certificado de Extensão Universitária em Turismo da Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC do Rio Grande do Sul, tem por finalidade a troca de ideias e experiências entre agentes de viagens e comunicadores, para o fomento turístico na próxima década, principalmente no Cone Sul.
Entre os principais temas abordados estão "A Publicidade do Turismo para o Incremento de Vendas", "Marketing Turístico Latino-Americano", e "A Criatividade na Forma e no Sistema de Promover o Turismo". Como painelistas e conferencistas, nomes como Roberto Duailibi (DPZ), Carlos Silveira (Standard), João Doria Jr. (Embratur) e Oswaldo Trigueiros Jr. (Funtur).
Complementando os eventos, haverá ainda uma exposição didática do desenvolvimento turístico dos países que compõem o Cone Sul, em conjunto a uma feira de empresas de turismo, para a qual já foram alugados stands a mais de 40 fornecedores do setor.
Tudo isto ocorrerá no Centro de Convenções São José do Plaza São Rafael, que na opinião de João Firme de Oliveira, presidente do Sindicato de Agências do Rio Grande do Sul e organizador do evento, é o mais moderno e bem aparelhado local de reuniões da capital gaúcha.
As empresas e profissionais interessados em inscrever peças publicitárias e promocionais no 2º Flaptur, assim como participar do Seminário e da Exposição, devem procurar, no Rio, a Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340, grupo 210, ou pelo telefone 552-4141, que tem à disposição as fichas de inscrição e informações complementares sobre os eventos.

Montevidéu promove festival publicitário

"Quando uma ideia se desenvolve corretamente, permanece no tempo."
Este é o tema básico do II Congresso e III Festival Latino-Americano de Publicidade programado para os dias 26 a 28 de maio próximo, em Montevidéu, Uruguai.
Organizado pelo capítulo uruguaio da Alap-Associação Latino-Americana de Agências de Propaganda, o Festival premiará peças publicitárias e campanhas impressas em filmes, televisão, jornais, impressos, outdoor e rádio.
As inscrições para o Brasil estarão abertas até esta sexta-feira, 20 de maio. O pagamento poderá ser feito em cruzados, ao valor do dólar no dia da inscrição, calculado pelo preço do tipo de peça, seja ela filme ou video-teipe (55 dólares), peça impressa (45 dólares), peca de rádio (40 dólares) ou campanha até 4" peças (100 dólares).
O Festival permitirá inscrições em 24 categorias de mercado, e em cada uma delas o júri poderá dar um Primeiro Prêmio, uma Primeira Menção Honrosa e uma Segunda Menção Honrosa. As campanhas concorrerão apenas a Grandes Prêmios.
Enquanto ocorre o Festival, também se realizará o Congresso, que terá seis brasileiros como conferencistas: Mauro Salles (Salles Inter-Americana), José Carlos de Salles Neto (Meio & Mensagem), Jaime Sirotsky (RBS), Alex Periscinoto (Almap), Daltro Franchini (pres. Alap) e João Firme (secretário da Alap). Os temas serão voltados basicamente à integração publicitária latino-americana.
Os interessados em concorrer ao III Festival Latino-Americano de Publicidade devem procurar maiores informações e fichas de inscrição, no Rio, pelo telefone 551-4498, com D. Luzia.

Mental Mark assume os clientes da Tribo

Completando dois anos de existência este mês, a agência de propaganda Mental Mark acaba de dar mais um salto de crescimento, ao absorver a Tribo da Comunicação, agência dirigida por Jimmy Fowler e Marcello Noronha, com a qual havia feito, há poucos meses, um acordo de cooperação.
Pouco tempo após o acordo, porém, após assumirem um grande projeto da área de licensing da Renato Aragão Produções, e a conquista da representação de licenciamento das marcas "Juba e Lula" e "Sergio Malandro", Jimmy e Marcello decidiram se dedicar integralmente à sua outra empresa Tribo Merchandising, admitindo como sócio Celso Schvartzer, que já gerenciava a empresa, e vendendo toda a área de propaganda para a Mental Mark.
Nesta mudança, ficaram com a Mental Mark as contas da Copa Papeis (parte), PPG Cosméticos. Elma Telecomunicações, Físico & Forma, Blue Man, Rede BHB-Best Hotels of Brazil e Tintas International. E passaram para a agência o redator Sérgio Vasconcelos e o diretor de arte Reuber Marchesini.
A Mental Mark é dirigida hoje apenas por Vicente Falcon, que cuida da criação, e Claudio Stiebler, no atendimento.
As reestruturações, inclusive, trouxeram bons ares para as duas empresas. A Mental Mark, por exemplo, nas últimas semanas, conquistou as contas dos classificados JB, da divisão Eletromar da Westinghouse, da Tapetes Avanti, da Renato Aragão Produções, da Super Rádio Tupi e da aguardente Nega Fulô.

CURTAS

Provarejo para Mesbla: Finalmente a televisão..."• A agência carioca VS Escala está expandindo as suas fronteiras. Ela acaba de conquistar, em Belo Horizonte, a conta da Manoel Bernardes, uma das maiores joalherias do mercado mineiro.
• A agência GCO-Promag foi a responsável pela montagem e coordenação da conversão regional do PMDB-RJ, ocorrida na última semana, cuidando para que houvesse uma unidade visual, em todas as peças de promoção da conversão.
• O presidente da ESPM-Rio, José Roberto Penteado, foi o conferencista carioca convidado pela Exclam Comunicações para o 2º Workshop Exclam de Planejamento e Atendimento, realizado em Curitiba. O evento foi parte de um programa voltado à reciclagem interna que a direção da empresa considera como fundamental para garantir a previsão de faturamento deste ano: US$ 10 milhões. A expansão nacional da Exclam em 1987 (passou do 54º lugar para o 42º), abrindo sete novas filiais, valeu à agência o prêmio de Destaque do Ano do 21º Prêmio Colunistas-Nacional. No Rio, a Exclam é gerenciada por Hugo Silva Santos Jr.
• A Globo Vídeo deu uma bela tacada no mercado de vídeo doméstico, ao fechar o cobiçado contrato com a americana Orion, detentora dos direitos dos filmes de Woody Allen. O primeiro deles, que já está sendo lançado, é o incrível "A Rosa Púrpura do Cairo".
• Mais uma entidade voltada ao mercado turístico brasileiro: a Abrasel — Associação Brasileira de Empresas de Entretenimento e Lazer.
A Provarejo deu uma lavada na concorrência com o anúncio de lançamento do Phillips Trendset 28" Picture in Picture. Foi de uma oportunidade absolutamente sensacional e que, com certeza, vai dar ao trabalho prêmios em todos os concursos que participar. A sacada de que "os institutos de pesquisa de audiência vão pirar" é perfeita. Gostei tanto que fui checar: a criação é da redatora Valéria Chaves e do diretor de arte Carlos Garcia, com direção de criação de Delano D'Avila.

MKT·MIX

GENTE

• Joaquim Pecego jogou a toalha e abriu mão de ser o diretor de criação da Salles-Rio, que está, até agora, procurando um substituto. Pecego quer se dedicar, ainda na Salles, a ser nada mais que um bom diretor de arte, sem preocupações administrativas. Esta é uma crise que, muito frequentemente, bate nos diretores de criação, que acabam se afastando da parte mais gostosa da atividade criativa, que é meter a mão na massa dos anúncios e comerciais. Mas Pecego deixa o cargo bem por cima. No último Colunistas­Rio, a Salles foi a 3ª agencia mais premiada do mercado carioca.
• O ex-Souza Cruz Peter Robertson deixou a DPZ e vai ser diretor de contas da Standard-Rio.
• Em compensação, Jose Henrique de Castro Teixeira, que era diretor da conta da Shell, na Standard, está indo para a DPZ.
• Arthur Armstrong está de volta à Almap-Rio, como supervisor de contas.
• Mauricio Magalhães, que estava na Salles como supervisor da conta de Brahma, foi para a MPM.
• A VS Escala está com várias novas contratações. No atendimento, como supervisores, foram contratados Kleber Nina (ex-Almap e Salles) e Felícia Brafman (7EB-SGB e Salles). E na criação, os redatores Bernardo Mariani (ex­Contemporânea), e Irene Meimberg (ex-MPM). Bernardo fará dupla com Danilo Peres e Irene, com Fernando Farah.
• Ricardo Meyer, que durante 12 anos atuou como RTVC em várias agências cariocas, passou a integrar a equipe de atendimento da Eugenio Vídeo.
• Luiz Carlos "Lula" Pinheiro, que já passou pela Denison, Premium, Rede Globo, e Caio, é o novo contratado da Pass Publicidade, para atuar na coordenação do departamento de mídia.
• José Estêvão, ex-Universal & Grey e Norton é a nova contratação da Giovanni, para assumir a chefia do estúdio, em substituição a Rogério Behnken, que está deixando a agência para se dedicar à sua recém-criada empresa.
• Gustavo Chagas foi contratado pela Sima, como supervisor da equipe de Mídia Impressa, reportando-se a lsnard Manso Vieira, o novo gerente do setor.
• Nesta nova estrutura da Sima, com gerentes e supervisores, Antonio Carlos Vianna assumiu a supervisão da área de mídia eletrônica, trabalhando diretamente com Pablito Gonzales, que gerencia a área.
• Octavio Florisbal comunica que Gilberto Leifert, do comercial da Rede Globo, é quem assumiu a coordenação do Prêmio Profissionais do Ano.
• A.F.J.Y&R, de São Paulo, contratou Eloy Simões, que estava no GTM&C, para ser seu diretor de operações, trabalhando diretamente com os departamentos de Produção Gráfica, Produção Eletrônica, Estúdio de Arte, Art­buyer e Trafego. Eloy foi um dos criadores do Prêmio Colunistas, há 21 anos, e continua no júri.
• A agência também levou para lá a redatora Rose Ferraz, que estava na W/GGK e participou da criação de trabalhos como "O Primeiro Sutiã", da Valisere, e "Vice-Liderança", do SBT.
• E, para a mídia; a F.J.Y&R contratou como supervisores Márcia Yurie (ex-SGB) e Cauby Vasconcelos (ex-DPZ-SP e Rio).
• Paulo Ghirotti, diretor de criação da DPZ, está na Colômbia, convidado para falar num seminário de publicidade, sobre "a criatividade para vender produtos que aumentam 1% ao dia".
• Falando em DPZ, seu diretor Roberto Duailibi foi eleito vice-presidente da área latino-americana do IAA-International Advertising Association, no congresso que a entidade realizou em Sidney, Austrália, no inicio deste mês.