Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Propaganda - Edição de 02/FEV/1987
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Ken Stephen, da Wm Teacher & Sons
Ken Stephen na Escócia

Teacher's vai à Escócia provar que é escocês

Ken Stephen, o escocês legítimo de 56 anos que há 7 anos preside a Wm Teacher do Brasil está de volta às tevês. Ontem, entrou no ar o primeiro flight da nova campanha do uísque Teacher's no Brasil, com três comerciais de 1 minuto de duração, apresentando Ken na própria Escócia, estratégia utilizada por sua agência de propaganda Scali, McCabe, Sloves para provar que o produto é realmente um "scotch whisky".
Nos comerciais, ele apresenta desde a sede da Wm Teacher & Sons em Glasgow até às centenárias destilarias nos "Highlands", passando pelos armazéns de envelhecimento e pelos tonéis de carvalho. Para filmar, uma equipe de 25 publicitários brasileiros se deslocou até à Escócia, incluindo a produtora brasileira Claquete, que na locação atuou em cooperação com a produtora escocesa Scope.
A campanha só prosseguirá dentro de alguns meses, com a chegada do frio, período em que tradicionalmente cresce o mercado de bebidas. Segundo Maurice Cohen -- vice­presidente da Scali e responsável pela estratégia de utilizar Ken Stephen como testemunha da origem escocesa do produto --, com esta campanha a Teacher deve aumentar ainda mais a sua participação no mercado brasileiro de uísques engarrafados no Brasil, que já é dominado pela marca com uma percentagem de 40% das vendas.
A criação dos comerciais foi de Maurice Cohen, Enio Basílio, Paulo de Tarso e Alfredo Aquino.

N.R.(2016): Veja o primeiro comercial de Ken Stephen no Youtube em youtu.be/z66UwEvPees, publicado pelo filho de Ken, Robert Stephen.

J.G: foi-se o publicitário...

Pouca gente, da nova geração de publicitários brasileiros, sabe que o poeta e deputado J. G. de Araújo Jorge, falecido semana passada, foi criador publicitário. E bem destacado, até.
Na década de 50, quando ainda não existia nas agências a moderna estrutura de direção de criação e duplas de redatores e diretores de arte, J. G. chegou ao cargo de maior importância da criação da McCann Erickson: chefe de redação, cuidando da área de imprensa - a de maior peso na época -, enquanto Manoel Leite cuidava de rádio, e Godofredo Dantas da recém-criada televisão.
Mozart dos Santos Mello, que foi colega de J. G. na McCann juntamente com outros publicitários cariocas, como Aldyr Nunes e Arthur Bernstein, lembra que o poeta foi o criador do antológico slogan que a Coca-Cola usou por mais de 10 anos: "Isto faz um bem!". E participou ativamente da formulação de outro grande conceito, inesquecível para os brasileiros de mais de 25 anos: "Só Esso dá ao seu carro o máximo".
Da geração de J. G. de Araújo Jorge também outros publicitários acabaram tendo destacada atuação na vida intelectual do País, como Emil Farhat, Guilherme de Figueiredo e Orígenes Lessa, este também já falecido.

Marketing Mix

Mais uma tacada da W/GGK, de Washington Olivetto: a conta de refrigeradores Brastemp, que estava na Denison. ••• O supervisor de contas Celso Schwartzer deixou a Almap pela Tribo Merchandising, para cuidar de um projeto envolvendo as imagens dos Trapalhões Dedé, Didi, Mussum e Zacarias. ••• O programa dos publicitários cariocas hoje às 20 horas é comparecer ao Clube Marimbás para ver a exposição de trabalhos que o pessoal de criação faz depois que sai da agência. E claro que vai haver oportunidade de se beber muito, também, como usual nas comemorações do gênero. ••• Em São Paulo, surgiu a primeira casa no Brasil especializada em rocamboles italianos, doces e salgados. É a Spa Rocambollini, visando ao público consumidor de fast-foods. ••• O mercado de vídeo no Brasil ainda enfrenta uma pirataria que ocupa 70% das prateleiras dos video­clubes. A fita mais vendida em 1986 em toda a América Latina foi Indiana Jones e o Templo da Perdição, com 27 mil cópias. ••• O CNDM - Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - também prorrogou por 6 meses o contrato de publicidade com a Delta, no valor de 5 milhões de cruzados, até junho de 1987. ••• A conta da Seiko, que estava na Denison, foi para a Leo Burnett. ••• Após 9 anos de atuação no Sistema Telebrás, onde foi o principal responsável pela introdução de telemarketing no Brasil, Mário Sérgio de Camargo está assumindo a presidência da RCT - Telemarketing Promocional, da São Paulo, da TMKT Comunicação, de Belo Horizonte, e a direção da Teleação, assessoria de projetos de telemarketing para empresas. ••• A DPZ-Rio contratou Maria Elisa Alemán, ex-JWT como coordenadora de comunicação da agência, e Marcello Serpa, ex­Worl und Partner e ex­GGK Dusseldorf como diretor de arte. ••• A Premium Propaganda, agência de porte médio com sede no Rio de Janeiro e filial em Brasília, apresentou no final de 1986, um crescimento, em sua receita operacional, da ordem de 412% em relação ao ano de 1985. ••• Por falar em Premium, vale aproveitar para lembrar que quem está lá como diretor de criação é o conhecido e competente Marcello Silva. ••• Correspondências para a coluna: Rua Visconde Silva, 156 cob. 701. CEP 22271. Rio-RJ. ••• Os profissionais e estudantes que desejarem fazer um curso de marketing nos Estados Unidos têm uma excelente opção no International Marketing Institute (IMI) da Harvard Business School, ainda mais agora que o seu Marketing Management Program foi condensado para seis semanas, unindo aulas teóricas e práticas. Quem quiser maiores informações escreva para o IMI no endereço: 29 Garden St., Harvard Square, Cambridge, MA 02138, USA. ••• Áurea Helena Silveira, ex-ABAP-Rio, é quem está agora cuidando do atendimento e divulgação da GCG-Globo Computer Graphics, dirigida pelo conhecido José Dias. ••• A Polícia Federal está com edital de licitação na praça, para a escolha de agência de propaganda que cuide da campanha de esclarecimento e mobilização dos estrangeiros para o seu recadastramento. A entrega de documentos e propostas será dia 27 de fevereiro, em Brasília. ••• A Fenapro já iniciou o levantamento de dados para o Ranking das Agências Brasileiras de 1986. As agências interessadas em participar e que não receberam o formulário podem pedir à entidade, escrevendo para Av. Brig. Luiz Antônio, 2367 conj. 1005, CEP 01401. São Paulo-SP. ••• A Prefeitura Municipal de Vitória também está com o seu cadastramento de agências. O Edital está à disposição dos interessados na Secretaria Municipal de Planejamento daquela cidade, à Av. Mascarenhas de Morais, 1.927, Bento Ferreira, Vitória-ES. O prazo de entrega dos documentos é 10 de fevereiro. ••• Release de Nicolau Maranini conta que custou 100 mil cruzados o spot de 30" gravado nos estúdios da Bandeirantes para o serviço de desentupimento da Insetisan. Já a veiculação, que diz ele ainda que produziu bons resultados, feita na Manchete e na Globo, ficou em Cz$ 80 mil. ••• Na CBBA/Propeg, onde Viviano Caldas já atua como V. P. Executivo do Rio, Rodolpho Janotti foi promovido a supervisor de Criação. ••• Nelson Sirotsky, supervisor de contas da SGB e filho de Sani Sirotsky, presidente do Conselho da agência, passou a dar aulas sobre publicidade na Universidade Gama Filho. ••• Humberto Neves, o conhecido gerente comercial da Rede Bandeirantes de Rádio no Rio, escreve pedindo que avise aos publicitários cariocas que a colega Ivone de Souza, ex­MPM, O Globo e Bandeirantes, está internada em recuperação na Clínica Gávea, e merece a visita dos amigos que a conheceram nas horas boas. A clínica fica na Estrada da Gávea, 151/3º, e o horário de visitas é domingos, das 14 às 16 horas.