Voz da Comunidade e Pedro Portugal lançam “O Som da Guerra”

Som da Guerra

O Voz das Comunidades lançou nessa terça-feira, 2 de maio, o vídeo da ação batizada como “O Som da Guerra”, realizada no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.

Nesse experimento, a equipe de jornalistas da ONG abordou cariocas e turistas de outros países pedindo para os entrevistados identificarem a origem de áudios reais de tiroteios do Complexo do Alemão. Respostas como “Síria” e “Afeganistão” revelaram que o complexo de 13 favelas vive numa guerra invisível.

Publicado na página do Jornal Voz das Comunidades no Facebook, o vídeo tem como objetivo chamar atenção e mostrar que os moradores das comunidades vivem um cotidiano de guerra. “É importante que a população tenha noção de que essa realidade está sendo vivida por milhares pessoas em favelas na mesma cidade em que elas vivem. É um contraste muito grande!”, comenta Rene Silva, presidente da ONG.

Os idealizadores do projeto, o fotojornalista Betinho Casas Novas e o publicitário Pedro Portugal — supervisor de criação da 3A Worldwide –, contam que a ideia surgiu depois dos últimos acontecimentos no Complexo do Alemão, quando 9 pessoas foram baleadas em apenas quatro dias. Além disso, os criadores afirmam que essa ação reforça o papel do jornal Voz das Comunidades como um dos veículos mais importantes de jornalismo de favela do Brasil.

O vídeo já tem quase seis mil compartilhamentos no facebook de nomes como Bruna Marquezine, Fabio Porchat, cantora Maria Rita e 100 mil visualizações.  Veja AQUI.

Ficha Técnica

Roteiro: Pedro Portugal
Imagens: Betinho Casas Novas e Renato Moura
Reportagem: Maria Morganti Pinheiro
Supervisão: Rene Silva

Dinâmica Talentos
Publicidade

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta