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Exército nas ruas do Rio ganha comercial do Governo Federal

Defender o Rio é Proteger o Brasil

EM PRIMEIRA MÃO – Com a assinatura do Ministério do Desenvolvimento Social, o Governo Federal coloca no ar esta terça-feira, 1º de agosto, na abertura do Jornal Nacional da Rede Globo, um comercial de um minuto registrando a presença das Forças Armadas no Rio de Janeiro para reforçar o policiamento da cidade.

Criado pelo publicitário Elsinho Mouco, responsável pelo marketing de Michel Temer e do PDMB e agora também coordenador de mídia digital do Governo Federal, o filme mostra cenas da cidade e seus moradores, assim como de tanques do Exército circulando por comunidades cariocas, enquanto um ator interpreta o seguinte texto:

“Meu nome é Sebastião e estou ferido. Ferido, mas não me entrego. Sigo em frente, cheio de vida, alegria e beleza. A batalha pode ter tirado a minha paz, mas, não, a minha esperança. Agora, mais do que nunca, eu resisto, sabendo que essa luta não é só minha, mas de todos nós. Meu nome é Sebastião, São Sebastião do Rio de Janeiro, e o meu sobrenome é Brasil”.

A peça se encerra lançando a hashtag #rioeudefendo e o slogan “Defender o Rio é proteger o Brasil.”, com a locução lembrando que “essa luta é de todos nós”.

Urgência e surpresa

Segundo Elsinho Mouco, em conversa com Renata Suter, da Janela, sua ideia, ao criar, era a de o Governo Federal ter uma peça para circular pelas redes sociais.  Ele conta a história:

– O desafio do briefing seria produzir um filme para internet mostrando que a atuação das tropas federais no Rio de Janeiro, muito mais que uma ação isolada, trata-se, na verdade, de uma iniciativa que visa atender o desejo de toda população do estado e de todo o país. O pedido chegou na sexta, 28 de julho, às 22h45. O roteiro foi apresentado no dia seguinte, às 7h30 da manhã. E às 8h, a ideia estava aprovada.

Diz Elsinho que a produção, a cargo da Vapt Filmes, começou imediatamente, com uma grande pesquisa nos bancos de imagens e nos arquivos do Ministério da Defesa. À noite, o material já estava sendo editado, com trilha e locução gravadas. Domingo pela manhã, com o material pronto para ser postado nas redes sociais, veio a surpresa, exclama o publicitário:

– O ministro Moreira Franco (que já foi Governador do Rio de Janeiro) havia recebido tão bem o trabalho, que decidiu que ele deveria também entrar no ar em TV aberta!

A veiculação do comecial está sendo autorizada na mídia pela agência Leo Burnett Tailor Made, que atende a conta da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). E chegou às mídias sociais pelo canal da Secom no Youtube, com o título de “Rio SolidáRio”.

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Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
  • Antonio Luiz Accioly Netto

    Caramba ! Eles já prenderam alguém ? Acabaram com o roubo de cargas ? Acabaram com o tráafico de drogas ? Algum bandido vai ser escalado como ator a exemplo do filme “Cidade de Deus ” ?

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