• Jornal do Brasil faz 128 anos e muda de sede na Rio Branco

    Nova sede do Jornal do Brasil

    O Jornal do Brasil estreou esta semana sua nova sede, na Avenida Rio Branco, 157, em pleno centro da cidade e a poucos metros do carioquíssimo — até mesmo pelo nome — Largo da Carioca. O centro do Rio é velho conhecido do Jornal do Brasil. Sua primeira redação funcionou na Rua Gonçalves Dias, 56, pertinho do endereço atual.

    No início do Século 20, o JB chegou a funcionar na Avenida Rio Branco, tempos em que ela ainda se chamava Avenida Central. Foi só nos anos 70 que, em seu auge, o jornal construiu o prédio monumental da Avenida Brasil, 500, onde ficou por 30 anos.

    Em 2002, já em crise, tendo seus diretores que vender a sede, o jornal voltou à Avenida Rio Branco 110, no Edifício Conde Pereira Carneiro. Em 2005, passou um tempo no Rio Comprido, na chamada “Casa do Bispo”.

    Fundado em 9 de abril de 1891, pelo jornalista e político Rodolfo Dantas, o JB comemorou também esta semana seu 128º aniversário. Desde fevereiro de 2017, o veículo está sob o comando do empresário Omar Catito Peres, que conseguiu retomar a sua edição impressa em 25 de fevereiro deste ano. Ao longo desta trajetória, o JB — que chegou a ter entre seus donos e editores Rui Barbosa — passou por diversos controladores, como o Conde Pereira Carneiro, sua mulher Maurina Pereira Carneiro, a Condessa, a família Nascimento Brito e, antes de Catito Peres, o empresário Nelson Tanure.

    Toninho Nascimento, diretor de redação do JB.
    Toninho Nascimento, diretor de redação do JB.
    A equipe do JB Online na nova redação.
    A equipe do JB Online na nova redação.

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. cezar v oliveira

      Fiquei muito feliz quando vi o prédio na Rio Branco,não acreditei, q prestígio ter vcs de volta. Já fazia tempo q não ia ao centro Cezar

    seta
    ×