Sebrae Nacional bate o martelo e mantem Nova SB e Lew’Lara\TBWA

Sede do Sebrae Nacional em Brasília

Ainda há prazo para recursos (que dificilmente aparecerão), mas o Sebrae Nacional oficializou que, após todas as fases de sua licitação, a Nova SB e a Lew’Lara\TBWA são as vencedoras da concorrência 01/2018. Portanto, nada muda no órgão, já que as duas vinham atendendo a conta nos últimos cinco anos.

As duas agências, que já haviam gabaritado na fase técnica, com os 60 pontos máximos, repetiram a performance na fase de preços, somando mais 40 pontos e fechando com 100, nota 100!

Em seguida ficaram Artplan com 99 (59+40), Heads com 98,3 (58,3+40), Propeg com 98 (58,5+39,5), Escala com 97 (57+40), PPR/NBS com 95 (57+38), Binder com 93,5 (53,5+40), De Brito com 91,3 (51,3+40) e, finalmente, Fields com 91,25 (59,5+31,75).

E aqui vale a curiosidade para o mercado entender o porquê de a Fields ter ficado em último na proposta de preço, com 31,75 pontos dos 40 possíveis: a agência foi a única das 10 concorrentes a não zerar seus Honorários de Produção nem o que iria cobrar por seus Custos Internos.

Todas as demais agências decidiram que poderiam trabalhar de graça para o Sebrae Nacional, em troca, portanto, dos Honorários de Veiculação e, naturalmente, da Bonificação de Volume (BV) concedida pelos veículos.

Reflexo de um mercado em que, cada vez mais, manda quem pode — o cliente que tem verba — e obedece quem tem juízo.

A Janela reproduz, na tabela abaixo, os percentuais oferecidos pelas concorrentes ao Sebrae, para conhecimento do mercado.

Agência

Descontos sobre Custos Internos

Honorários sobre Produção

Honorários sobre Produção (*)

Repasse do Desconto Padrão

Binder+FC

100%

0%

0%

5%

De Brito

100%

0%

0%

5%

Escala

100%

0%

0%

5%

Fields

95%

5%

10%

5%

Heads

100%

0%

0%

5%

Lew’Lara\TBWA

100%

0%

0%

5%

Nova SB

100%

0%

0%

5%

PPR (NBS)

100%

0%

0%

5%

Propeg

100%

0%

0%

5%

* Caso a utilização pelo Sebrae proporcione à agência o desconto padrão de agência a ser concedido por veículos de divulgação.

MX Publicidade
Publicidade

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta