• Artplan leva Amil a responder críticas com vídeos no Facebook

    Ação da Artplan para Amil

    As críticas iradas dos internautas, que caracterizam o Facebook, ganharam uma resposta diferente da Amil, numa estratégia criada pela agência carioca Artplan, responsável pela comunicação da empresa.
    Uma equipe de profissionais da empresa de saúde foi montada para gravar respostas totalmente personalizadas a cada crítica, daquelas começando mesmo com “Oi, Walter”, “Oi, Henrique” etc., e seguindo simpaticamente até tudo estar bem explicado.

    Luis Baselli, diretor de conteúdo da Artplan
    Luis Baselli, diretor de conteúdo da Artplan

    Mais de 150 vídeos foram produzidos até o momento, gerando mais de 20 mil engajamentos, conta o diretor de conteúdo da Artplan, Luis Baselli:

    “Esta é a primeira vez que uma empresa brasileira estrutura um fluxo de produção regular de vídeos, seguindo a tendência de personificar a interação com o usuário. O conteúdo visual engaja ainda mais a audiência por ser percebido como feito sob medida para responder às dúvidas individualmente, e não como uma resposta padrão”, diz o profissional.

    A ação foi produzida para que a Amil se preparasse para as críticas — já esperadas — à sua campanha, iniciada em novembro de 2018, na qual, com o tema “Cuidado certo pra você viver o seu melhor”, a empresa alerta para os excessos de exames e idas desnecessárias ao pronto-socorro.

    Para transformar o projeto em prática, a Artplan montou bunkers na própria agência e nos escritórios da Amil, onde a equipe de conteúdo da agência mapeava as principais dúvidas, localizavam quem melhor podia responder e web-roadies gravavam e editavam as gravações, tornando as respostas únicas. Em um dos comentários, uma pessoa conta que é cliente da Amil há 22 anos e a resposta é dada por um colaborador que possui o mesmo tempo de empresa. Outro exemplo é o de um internauta que relatou nunca ter visto um médico de família no Rio de Janeiro e a resposta foi dada por um médico de família carioca, comprovando, desse modo, que ele existe.

    “Essa estratégia tem tudo a ver com o momento que a marca Amil está vivendo. O contato personalizado é uma referência à nossa nova proposta de valor, que sugere o cuidado centrado em cada indivíduo, ao invés de uma abordagem padronizada”, explica Raony Araujo, gerente de Marketing Digital do UnitedHealth Group Brasil, controlador da Amil.

    A ação de interação na página da Amil do Facebook, que inicialmente duraria apenas dez dias, foi postergada por mais dez e agora já se estuda uma nova temporada.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×